![]() |
|
|||||||
| Discussão Geral, Técnica e Equipamento Discussão geral, montagens , duvidas sobre instalação e funcionamento de equipamento , sistemas e tecnicas, manutenção. Pede opiniões e esclarece dúvidas. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico | Modos de Exibição |
|
|
#1 (permalink) |
|
Membro
![]() Registrado em: 04-09-09
Comentários: 49
|
Osmose Inversa/Água regeitada
Boa noite:
Alguém me sabe dizer se posso ligar a saída da água regeitada de uma Osmose Inversa e fazê-la passar por outro processo de osmose? A ideia seria aproveitar os dois aparelhos que tenho e assim poupar água. Quer dizer...poder posso. Mas dará resultado? Obrigado |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) | |
|
Equipa RF
![]() Registrado em: 26-06-06
Comentários: 2,232
|
Re: Osmose Inversa/Água regeitada
Citação:
![]() Se quiseres podes aproveitar a água rejeitada para outras utilizações que não o consumo humano. Última edição por José Passos Campainha; 19-01-10 às 16:45. |
|
|
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#4 (permalink) | |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 11-08-05
Comentários: 146
|
Citação:
a menos que tenhas um sistema de pressão entre o primeiro e segundo estágios, não vais ter pressão para a segunda membrana e só vais ter mesmo excedente sem água utilizável. Imagino que a solução de membranas em série, caso possível, seria um achado fantástico e óbvio. A meu ver só com sistema intermédio de pressão em circuito aberto entre a saída do primeiro estágio e a entrada do segundo, a bombar a pressão mais ou menos constante, de acordo com os parâmetros da membrana. As er possível, teria que ser muito bem calibrado para evitar rebentar com a segunda membrana. Um abraço |
|
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Moderador de Área
![]() Registrado em: 30-05-05
Comentários: 1,169
|
Olá Carlos.
Sim é possivel, nos USA á osmoses com varias membranas que aproveitam quase 100% da agua. Estou a estudar a maneira de fazer uma com 3 membranas mas ainda me falta informação para a sua contrução. Um abraço Rogério.
|
|
|
|
|
|
#6 (permalink) |
|
Membro
|
Sim é possivel, nos USA á osmoses com varias membranas que aproveitam quase 100% da agua.
Foi precisamente por isso me lembrei de utilizar os dois sistemas. Vi um vídeo no Youtub onde se recupera a água rejeitada (que é muita). A minha ideia não era utiliza-la para consumo humano, mas sim para as TPAs. É muita água que vai pelo esgoto abaixo...e a conta ao fim do mês também é choruda! |
|
|
|
|
|
#7 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
Sim Rogério, é possível. As estações de dessanilização utililizam estágios de 6 e 7 membranas em série, todas elas pressurizadas.Há que ter em conta que as membranas funcionam por diferencial de pressão entre superfícies. Ao estarmos a colocar um sistema em série sem ser pressurizado, estamos a fechar o circuito hidráulico de saída e ao pressurizar a saída do esgoto reduz-se a eficiência da membrana. Em contrapartida, se se pressurizar após a saída de esgoto, com uma bomba de membrana, e com válvulas anti retorno, aí já poderemos ter luz...isto teoricamente, claro. Na prática, entra o mestre dos DIY ![]() Infelizmente ainda não vi nada com os sistema convencionais que utilizamos em casa que não são mais do que "brinquedos". Mas que seria francamente bom para o emagrecimento da nossa conta de água, lá isso seria.... Um abraço |
|
|
|
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 26-05-07
Comentários: 684
|
,acho que estão a falar no aparelho com 3 etapas, certo? Realmente desperdiça muita agua, quando tinha esse modelo aproveitava para a sanita. Mas investi num com 5 etapas e sinceramente acho que valeu a pena. Se fizermos contas, o valor do aparelho já está pago várias vezes. Abraço António |
|
|
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Membro
![]() Registrado em: 21-02-05
Comentários: 97
|
Eu tenho um aquario de 200 litros há 3 anos só utiliso agua de furo ou poços da minha terra para reposição e tpa do cabo raso e com mais problemas ou menos o sistema vai indo por isso recomendo
Já agora pergunto quando há cheias que os rios descarregam nos mares da barreira de coral ou chove como é os corais terão problemas ? duvido, osmose para quem só pode tirar agua da torneira, ai talvez por causa da porcaria que põe na agua para purifica-la para nós, de resto o mais natural possivel , a natureza é mãe. bemhaja |
|
|
|
|
|
#10 (permalink) | |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 18-03-08
Comentários: 675
|
Citação:
Podes utilizar para o jardim, lavar carros, rega, saneamento,etc Já agora um sistema de 5 estágios desperdiça menos agua? |
|
|
|
|
|
|
#11 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 30-10-04
Comentários: 1,987
|
Bom dia
Também acho estranho... Tenho um sistema de 6 estágios e a ideia que eu tenho é que aquilo é 50% - 50%... apesar de ter a torneira para regular, só a abro toda quando é para limpeza, caso contrário tenho-a fechada. A minha osmose: Aquasafe – model 2004 reef (6 estágios) É isto sem a bomba e acessórios. Comprada na antiga ReefDiscus Cascais. Abraço Pedro Ferrer
|
|
|
#12 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Acho que está aqui uma grande confusão. Quando as nossas osmoses caseiras dizem que têm "n" estágios, referem-se ao número de elementos filtrantes entre a entrada e saída da água "boa". Membrana, apenas tem uma, o que equivale a dizer que o esgoto é equivalente numa osmose com 3 ou 6 estágios. Estas podem ter eventualmente filtros (estágios) intermédios (nomeadamente filtros de sedimentos - normalmente são dois de calibragens diferentes -, de carvão activado, e outros).
Salvo melhor opinião, a única forma de melhor a eficiência de uma osmose é pressurizar a entrada da membrana, o que faz melhorar o rácio entre água "boa" da água "má". A ideia do Carlos, se bem entendi, seria na tentativa de reaproveitar a água do esgoto na passagem de nova membrana e assim, rentabilizar o sistema, diminuindo o "caudal" de água para esgoto que, em osmoses caseiras normais tem um desperdício de 4/5 a 3/4.
|
|
|
#13 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 26-05-07
Comentários: 684
|
,sim, poupas dinheiro porque desperdiçadas muito menos agua com estes aparelhos SoSafe - A Complete World of Top Quality Water Purification Products. no meu caso... ainda não contabilizei ao certo, mas seguramente que consigo, em 15 litros de agua boa, desperdiço menos de 1 litro. Que é o que costumo fazer. Encho um caneco que leva 15 litros e esse tal litro vai para um balde de plástico que posteriormente é aproveitada para a sanita. Abraço António |
|
|
|
|
|
#15 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
António, agora fiquei baralhado. Já montei algumas osmoses, em casas de amigos e tenho 3 sistemas em casa, um pressurizado e outros dois não O desperdício é o tubo com maior caudal!!!! Como já disse, cerca de 3/4 da água que entra perde-se. Se o teu sistema só está a "desperdiçar" apenas 1 litro em cada 15, tens seguramente qualquer coisa que está a falhar. Ou a membrana não está a trabalhar, ou tens um estrangulamento algures, ou tens os tubos trocados.......e ai estarias a deitar para sanita a água boa (?). Por favor verifica isso! Conceito osmótico
|
|
|
|
#16 (permalink) |
|
Membro
![]() Registrado em: 15-12-09
Comentários: 62
|
Eu também tive algumas dúvidas quando montei a minha osmose.
As instruções na caixa estavam uma bos*a e as cores dos tubos nada tinha a ver com o que vinha na caixa. No meu caso tive que usar de bom senso, cheiro e gosto para perceber qual era o tubo da água boa; neste momento a perda é de cerca de 50 a 60%, mas não mais. |
|
|
|
|
|
#17 (permalink) |
|
Membro
|
O Pedro Alvela tem razão.
A minha ideia nunca foi a de utilizar a água rejeitada directamente, mas sim fazê-la passar por outro processo de osmose em sequência. Realmente o desperdícipo é muito. Eu faço cerca de 100 litros por semana - 75 para a TPA semanal e o restante para reposição e kalk. Mas já percebi que necessito de dar mais pressão à água da rede, que em Beja é muito baixa (tenho cerca de 2,3 bares). |
|
|
|
![]() |
| Tags |
| inversa or Água, osmose, regeitada |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Àgua de osmose. | Roger_Tavares | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 7 | 26-10-09 17:11 |
| Duvidas sobre a osmose inversa? | RobertoSimao | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 8 | 19-01-08 11:31 |
| Osmose de 3 estágios Dimm 284l/dia Qual a vossa opinião sobre este produto | Dean Mark Figueira | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 3 | 31-01-07 15:53 |
| Métodos de Purificação da água | Bruno Quinzico | Discussão de Artigos | 3 | 14-05-06 04:45 |
| Qualidade da Água de Osmose | Luis Delgado | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 13 | 05-05-06 19:27 |