![]() |
|
|||||||
| Discussão Geral, Técnica e Equipamento Discussão geral, montagens , duvidas sobre instalação e funcionamento de equipamento , sistemas e tecnicas, manutenção. Pede opiniões e esclarece dúvidas. |
![]() |
|
|
LinkBack | Ferramentas do Tópico | Modos de Exibição |
|
|
#1 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 30-10-04
Comentários: 1,997
|
Síndrome do Aquário Desleixado - a minha experiência
Boa tarde a todos
Depois de uma arranque interessante na montagem do meu aquário de 200L, surgiram à cerca de 2 anos alguns problemas financeiros que impediram a manutenção adequada do meu sistema - o nascimento do meu filho, quebra de trabalho na área da formação... Depois de no final de 2005, ter perdido grande parte dos corais provavelmente por invenções químicas, seguiu-se a morte dos meus peixes, provavelmente por picos de amónia, pois aconteceram sempre após limpezas do areão e movimentação de RV. Em todo o ano de 2006 fiz apenas 1 TPA. Em todo o ano de 2007 fiz apenas 1 TPA. Bom, aproxima-se a altura de fazer 1 TPA... Esta quebra de manutenção foi de algum modo planeada. A intenção não era a de desistir da aquariofilia, mas sim fazer uma pequena pausa, angariar recursos financeiros de modo a prosseguir o hobby com qualidade, ser motivo de orgulho, e ser ferramenta de educação do meu filho como pessoa. Neste tempo fui brincando... Brinquei aos escumadores... Escumador Tunze 220 (150L-400L) 'Kitado' Brinquei aos refúgios... Sump e mini-refúgios (1 ideia...) Neste momento abdiquei de ter um Reef. Pensei em voltar para os ciclídeos africanos do lago Tanganika, mas decidi fazer um FOWLR. A minha esposa como prenda de aniversário ofereceu-me um balde de sal da Red Sea. A ferramenta que faltava para a recuperação! Se em em 2006, o escumador ficou a funcionar, já em 2007 o escumador foi desligado. A matéria filtrante para a remoção de fosfatos é a mesma do início do ano passado. As macro-algas começam a aparecer fora do aquário. Uma bomba foi desligada por estar imunda. O vidro da frente está cheio de alga coralina esbranquiçada. As luzes do aquário são as mesmas de sempre. Neste tempo todo, os únicos resistentes dos tempos áureos, são um Strombus, minhocas, várias pequenas estrelas do mar e alguns pequenos caracóis?? Vou começar hoje a recuperação do meu aquário. Vou deixar aqui um registo fotográfico de uma recuperação que se irá prolongar durante a próxima semana ou semanas. Vou hoje limpar o escumador e depois disso vou raspar o vidro da frente. Já comprei uma caixa de plástico onde irei colocar a RV de modo a aspirar o areão. Durante a semana: Terei que remover as 4 bombas do aqua (2 tunze e 2 Marea) e limpá-las. Terei que aspirar a sump. Irei fazer nesta fase, 80L de água salgada, pois é a capacidade do meu aquário panorâmico de reserva. Dúvidas 1. Nesta recuperação, tendo em conta que o meu areão tem alguma idade, deverei substitui-lo? deverei substitui-lo na integra? 2. Tenho cerca de 30Kg de RV. Deverei tirar alguma para criar um layout leve para o FOWLR? 3. Que outros equipamentos deverei comprar? 1 sistema UV? 1 ozonizador? 1 filtro de areia? 3.1. Qual o preço estimado dos novos equipamentos a adquirir? 4. Os meus mini-refúgios estão com bom aspecto. Suportaria a remoção total de areão do aquário principal? Devo aqui referir que o FOWLR que pretendo fazer será para Ocellaris (para 2 casais e 1 salária...) Volto a prometer o registo fotográfico de toda a operação que se prevê longa... Grato pela atenção Pedro Ferrer
|
|
|
#2 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 08-04-06
Comentários: 247
|
Re: Síndrome do Aquário Desleixado - a minha experiência
Olá Pedro
Fico triste pela situação e ao mesmo tempo alegre por voltares ao hobby. Eu, se estivesse no seu caso, começaria tudo de novo. 1 se ainda tens algum animal vivo, colocaria-os em aquário menor ou abrigava-os em aquário de algum amigo; 2 Retiraria todas as rochas e megulhava-as em água doce com cloro adicionado a mais (20ml para cada 10l de H2O), por uns 5 ou 6 dias 3 retiraria o substrato e faria igualmente às rochas 4 lavaria as rochas e o substrato em água corrente e deixaria secar por mais de uma semana (ou menos - depende da temperatura); 5 Voltaria a colocar estes elementos em água doce de osmose ou deionizada, com uma bomba a circula-la junto com um saquinho de carvão ativado, 6 Após uns 2 dias, deixa-os a secar novamente; 7 Lavaria todo o aquário e sump e etc e voltaria-os ao lugar de sempre; 8 Remontava o aquário e esperava pelo final do ciclo; Veja, agindo desta forma, tu terías uns 3 ou 4 meses sem gastos com o aquário, o que já poderá lhe ajudar na remontagem, há de se contabilizar também o gasto com a energia, esta diferença tu pouparia para o recomeço. Espero ter lhe ajudado e também que outros digam seus pensamentos dobre o tema. Feliz 2008
No fim, conservaremos apenas o que gostamos, e gostaremos apenas do que compreendemos e compreenderemos apenas o que nos tiver sido ensinado.” Baba Dioum. _________________________ www.reefforum.net, www.ipaq.org.br e www.reefbrazil.org, unidos em prol do aquarismo marinho em lingua portuguesa. |
|
|
|
|
|
#3 (permalink) | ||||||
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 06-06-06
Comentários: 722
|
Pedro, parabéns pela vontade e coragem de continuar com o salgado.
Citação:
Matas toda a vide existente na rocha, passando a rocha morta contaminada com cloro. Citação:
.NÃO PODES lavar a RV com água doce pela razão que já expliquei a cima, a rocha viva também não pode secar, pela mesma razão.Se quiseres podes lavar o areão, mas se tiveres hipótese de o aspirar todo dentro do aquário (em água salgada) é melhor ainda, pois não perdes toda a vida que lá se encontra. ____________________________________ Respondendo às tuas dúvidas: Citação:
Citação:
Citação:
Citação:
Abraço, Paulo O Reef . . . . . . . . . . . . . . . .O Nano ![]() O meu reef em video (clica na palavra "video" para ver) Última edição por Paulo Vasconcelos; 06-01-08 às 19:24. |
||||||
|
|
|
| Sponsored Links |
|
|
#4 (permalink) |
|
Membro Identificado
![]() Registrado em: 02-03-06
Comentários: 757
|
Em relação à RV devo dizer, por experiencia própria, que o Paulo tem totalmente razão quando diz que lavar a mesma com água doce...nunca!!
Eu quando era novato (ainda hoje o sou), fiz o mesmo ou ainda pior pois para tentar livrar-me das algas lavei-a com água quente .Conclusão: De RV passou a RM (morta). Ainda hoje, passado um ano e tal não recuperou totalmente. |
|
|
|
|
|
#5 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Viva
Mesmo sabendo que as rv tornariam-se rm eu faria, pois como foi descrito elas também estão empregnadas de matéria orgânica e altas taxas de amônia e etc. Quanto ao dito que o cloro não a impregnará, pois é sabido que o cloro após alguns dias ele evapora por si só, portanto, não restaria nenhuma parrtícula deste produto. O descrito por mim, é exatamente matar toda a vida destas RV e areião, pois estão empregnados de matérias nocivas. Após este procedimento, a bem da verdade, muito radical, as rochas poderão adquirir nova vida se colocares algumas rv´s junto a elas e também acelerar o processo de colonização com aditivos, a exemplo os da prodibio. Fica aqui o faria, contudo, todos têm o sagrado direito de escolher o que melhor entender. Paulo, a mim, ao menos, não percebo frontilidade alguma, nem seria preciso desculpar-se, pois estamos todos aqui a aprender e muito mais a fazer amizades, esta condição é a segunda maravilha que nosso hobby nos oferece. Feliz 2008
No fim, conservaremos apenas o que gostamos, e gostaremos apenas do que compreendemos e compreenderemos apenas o que nos tiver sido ensinado.” Baba Dioum. _________________________ www.reefforum.net, www.ipaq.org.br e www.reefbrazil.org, unidos em prol do aquarismo marinho em lingua portuguesa. |
|
|
|
|
|
#6 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Citação:
, essa é a melhor postura a tomar para quem gosta de estar sempre a aprender, como é o meu caso, no entanto tento sempre evitar ferir susceptibilidades .Eu continuo a achar que o Pedro não deveria de matar a rocha toda, tendo em conta o preço que ela pode atingir aqui em Portugal (já vi nas lojas a mais de 25€ o quilo , 30Kg = 750€ ). Nos cá não temos rocha grátis como vocês aí no Brazil . Como ainda não vi fotografias da rocha, torna-se mais complicado aconselhar as medidas a tomar, no entanto, a solução pode passar pelo seguinte:
O areão… como vais começar de novo, podes lava-lo e voltar a usar (mas não ponhas no recipiente da rocha viva) |
|
|
|
|
|
|
#7 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Bom dia a todos.
Antes de mais, obrigado pelos vossos comentários. Tal como prometido, iniciei ontem a limpeza/recuperação do meu aquário e seguem as fotos. 1. Aquário com síndrome 1.jpg 2. As macro-algas no aqua 2.JPG 2_1.JPG 3. As bombas... lado esquerdo Tunze 2400l/h, lado direiro Wave Marea 2400l/h 3.JPG 4. O escumador
|
|
|
#8 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
5. Mini-refúgios
5_1.JPG 5_2.JPG 6. Fundo da sump 7. O aqua mais parece um refúgio... 7_1.JPG 7_2.JPG 8. Recipiente para colocar a RV 8.JPG
|
|
|
#9 (permalink) |
|
Moderador de Área
![]() Registrado em: 21-10-05
Comentários: 696
|
Pedro, segue a opinião do Paulo Vasconcelos. Não entendo materia organica nociva, impregnada. Tão pouco altos níveis de amonia. Não sei como as rochas poderiam "armazenar" altos níveis de amonia.
Se quiser uma limpeza mais radical, pode (como diz o Paulo) escovar as rochas em sua própria agua e depois retornar para o aquario. Se quiser pode "lavar" o substrato tambem em sua propria agua. Jamais deixando que ambos fiquem a seco. Mauricio |
|
|
|
|
|
#10 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Sinceramente (Baseado na foto nº3 do teu ultimo post), isso não me parece assim tão mau…Não vejo cianobactérias, nem algas filamentosas, esse “boom” de macro algas não é mais do que o sistema a tentar equilibrar-se a si mesmo, de certa forma isso até fui bastante benéfico (a natureza sabe o que faz), se não fossem as macro algas, podes crer isso estava bem pior. No entanto, se não gostas de macro algas no aquário (como é o meu caso), podes fazer o que te disse mais a traz (Deixar toda a rocha num recipiente com água salgada, sem iluminação (só com circulação, aquecimento e escumador), no teu caso acho que 3 ou 4 semanas seriam suficientes (mas atenção, não é garantido que as macro algas não voltem a crescer na rocha). Vou explicar-te por passos o que faria:
PS: Coloca o setup completo e pormenorizado do teu aquário PS2: esse escumador não me parece grande coisa.
Abraço, Paulo O Reef . . . . . . . . . . . . . . . .O Nano ![]() O meu reef em video (clica na palavra "video" para ver) Última edição por Paulo Vasconcelos; 07-01-08 às 19:50. |
|
|
|
|
|
#11 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Bom dia a todos
Obrigado pelos vossos comentários. Tentarei responder mais logo. Por agora, fica aqui esta observação. Tenho alguns seres np meu aquário que não sei identificá-los... http://www.reefforum.net/showthread....825#post101825 Grato pela atenção Pedro Ferrer
|
|
|
#12 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Bom dia a todos
Junto segue o setup do meu aqua Data de Montagem : 30 de Janeiro de 2005 Aquário : 100 x 40 x 50 – 200L (+- 160L reais) Substrato: Aragonite Sal: Red Sea Movimentação: 2 Tunze 7200/2 (pulsadora 500L/h – 2400L/h) com single controller 2 Wave Marea 2400 l/h Iluminação: Calha Lifetech PC 2 x 18W + 2 x 36W = 108W Sump: 70 x 35 x 40 – 70L reais Bomba retorno: Aquaclear Powerhead 901 – 3500L/h, ligada a SCWD Iluminação sump: 2 lâmpadas 18W (de cozinha) Escumador: Tunze 220/2 (150L – 400L) (nunca gostei muito dele...) Aquecimento: 1 Lifetech 200W Osmose inversa: Aqua safe – model 2004 reef (6 estágios) Reposição de água com Kalk: Osmoregulador da Tunze Refrigeração: 2 ventoinhas PC (instaladas no móvel da sump, uma a mandar ar para fora e outra para dentro, controladas por um termoestato electrónico a disparar aos 26.1º) Rocha viva: 10/02/2005 4.3 Kg (Indonésia) 19/02/2005 5.0 Kg (Indonésia) 16/03/2005 1.7 Kg (Indonésia) 18/03/2005 2.1 Kg (Indonésia) 05/04/2005 6.5 Kg (Indonésia) 19.5 Kg no total Rocha morta: 08/03/2005 3.1 Kg 5 Kg no total entre outras quantidades adicionadas com corais... Penso que não estou muito mal servido de equipamento... talvez o escumador... não sei... Grato pela atenção Pedro Ferrer
Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa... ou não! Última edição por Pedro Ferrer; 08-01-08 às 17:03. |
|
|
|
|
|
#13 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Boa tarde
Agora que sabem o meu setup... 1. Que outros equipamentos deverei comprar? 1 sistema UV? 1 ozonizador? 1 filtro de areia? 2. Qual o preço estimado dos novos equipamentos a adquirir? Estou a pensar retirar toda a RV do aqua para o recipiente que se vê nas fotos. Retirar o máximo de algas com uma escova da RV. Preservar todas as macro-algas. Podar e implantar as macro-algas no aqua principal de forma moderada. Limpar vidros laterais. Aspirar o máximo possível o areão. Seria melhor tirá-lo e lavá-lo cá fora? Grato pela atenção Pedro Ferrer
|
|
|
#14 (permalink) | |||
|
Membro Identificado
|
Olá Pedro,De equipamento não estás mal, no entanto, pensava em trocar de escumador (por um deltec AP600 ou APF600), aproveitava também (se tivesse espaço) para arranjar mais uns 5Kg ou 10Kg de rocha morta, para começar a colonizar dentro do recipiente junto à outra (podes optar por viva, mas eu gastava o dinheiro no escumador). A iluminação também pode ser insuficiente, mas só se pretenderes colar alguns duros sps mais exigentes, se não for o caso, troca de lâmpadas que essas já devem estar “nas lonas”. Os outros equipamentos que mencionas, não são fundamentais para o equilíbrio do reef, são opções para ajudar mais um pouco. O esterilizador UV: A favor: tenho no meu sistema, na minha opinião é benéfico, ajuda a fazer desaparecer as algas mais chatas e contribui para a boa saúde dos peixes. Contra: pode matar (por alteração genética) alguns organismos benéficos (mas só os que andem em suspensão na água). Ozonizador: A favor: sobe os níveis de ORP na água, melhora o bem-estar dos animais devido ao aumento de oxigénio, ajuda a prevenir doenças e aumenta a eficácia do escumador. Contra: se for utilizado sem controlador e se os níveis de ORP passarem do limite seguro (400 a 450mV) vai subindo e matando tudo o que tens dentro do aquário. É um equipamento que pode ser perigoso para pessoas e animais. Filtro de areia fluidizado: A favor: excelente a transformar amónia em nitritos e posteriormente em nitratos. Contra: não desnitrifica, não faz a última transformação do ciclo do nitrogénio, como acontece na rocha viva. Citação:
Citação:
Citação:
PS:Tenta fazer isso tudo numa tarde, não deixes para o dia seguinte, quanto mais tempo estiver o areão ou a rocha a seco pior. |
|||
|
|
|
|
|
#15 (permalink) |
|
Moderador de Área
|
Concordo com praticamente tudo que o Paulo disse, a única e importante excessão é o escumador (skimmer), não conheço os Deltec, entretanto não me parece trazer nenhuma novidade ou surpresa. Mas um Tunze bem regulado, é um Tunze, baixo consumo de energia, baixo nível de ruído, compacto e eficiente. Desde muito considero muito bom. Em alguns momentos vejo pessoas criticando muito os tunze, parece ser a velha fabula da raposa e das uvas.
Pedro, se quiser se desfazer do 220/2, pode mandar para o lixo lá de casa, porque eu, não vou deitar fora um equipamento como esse. Outra coisa, não precisa de UV, não precisa de ozonizador, não precisa de filtro de areia. É só ter paciencia e manutenção frequente que vai tudo bem. Mauricio |
|
|
|
|
|
#16 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Sinceramente, acho que o ponto forte da tunze, são as bombas de circulação, porque em escumadores deixa muito a desejar (basta olhar para as imagens do escumador dele).
Tal Como referi acima, a UV, ozonizador e o filtro de areia, não são equipamentos essenciais (essa é a minha opinião), mas achei que deveria explicar basicamente o que fazem, para deixar o Pedro tirar as suas próprias conclusões. Fotos fresquinhas, da porcaria que tira o meu Deltec APF600, em 3 dias de funcionamento :Só tenho pena de não conseguir postar aqui o cheiro a podre que isto deita.
Abraço, Paulo O Reef . . . . . . . . . . . . . . . .O Nano ![]() O meu reef em video (clica na palavra "video" para ver) Última edição por Paulo Vasconcelos; 08-01-08 às 23:38. |
|
|
|
|
|
#17 (permalink) |
|
Moderador de Área
|
Paulo, será que ficou algum mal estar aqui? Não critiquei ou ofendi voce, só coloquei minha opinião quanto ao Tunze e aos outros acessórios, assim como voce colocou a sua. Eu se tivesse disponível, não abriria mão de um Tunze por nada. Não disse que o seu nada contra seu Deltec.
Se um louco qualquer me colocar na pista do Estoril, com uma Ferrari, igual a do Massa. Se eu conseguir engatar a primeira marcha e der uma volta completa, tenho absoluta certeza que meu tempo será infinitamente maior do que o dele. Isso não quer dizer que o carro é ruim, só quer dizer que eu não sei usar o potencial maximo do carro. É essa minha opinião, o Pedro (desculpa e sem ofensa), não sabe usar o Tunze, isso não quer dizer que o Tunze é ruim, só precisa de ajuste. Mauricio |
|
|
|
|
|
#18 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Claro que não Maurício
, está tudo numa boa , não fiquei de forma alguma melindrado com a tua resposta, também não fui minha intenção dar a entender que estava, espero não ter deixado essa sensação “no ar” .Só quis compartilhar convosco a boa experiencia que tenho tido com o meu escumador, como não conhecias deltec já ficas com uma ideia do funcionamento dele. |
|
|
|
|
|
#19 (permalink) | |
|
Membro Identificado
|
Viva
Vendo agora as fotos postadas, retiro tudo que disse, pois também não vejo tanto problema como descrito no início. Pedro, com esta quantidade de macro-algas que tens, penso que seu aquário está muito bem estabilizado, apenas as algas cálcárias e outras que se criaram no vidro, basta apenas uma limpeza bem feita nos vidros e uma tpa que terás seu aquário novo. Apreoveita, então, a água que retirará da tpa para lavar apenas as rochas e coloca um peixe algueiro, aproveita também estas macro-algas e faça um belo refúgio, pois tu tens algas em bom estado e não deves se desfazer delas. Citação:
É fácil de entender, as rochas servem como filtro natural [/quote=Paulo Vasconcelos]Eu continuo a achar que o Pedro não deveria de matar a rocha toda, tendo em conta o preço que ela pode atingir aqui em Portugal (já vi nas lojas a mais de 25€ o quilo , 30Kg = 750€ ). Nos cá não temos rocha grátis como vocês aí no Brazil. [/quote] Bem Paulo, quando for para Portugal novamente, penso que irei neste ano no verão daí, vou levar uns 200kg ou mais de RV, pois aqui pagamos 3€ o quilo, assim, se vender a 25€, compro muitos equipamentos de aqui são bem mais caros. Só terei que achar uma forma de não pagar o peso da bagagem, nem tê-la retida pela alfandega
|
|
|
|
|
|
#20 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Concordo com esta ultima intervenção do Ricardo Lou,
Como pretendes manter macro algas no aquário principal, não precisas de colocar a rocha no recipiente sem iluminação. Basta escova-la cá fora com a água da TPA e voltar a pô-la no aquário. Também não valerá a pena lavar o areão cá fora, basta aspira-lo bem, ao mesmo tempo que fazes a TPA. Só falta saber como estão os teus níveis de amónia, nitritos e nitratos, para vermos que quantidade de TPA deves fazer e se podes colocar já a equipa de limpeza. |
|
|
|
|
|
#21 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Bom dia
Obrigado pelos vossos comentários. Não se esqueçam que vou fazer um FOWLR e macro-algas (quero ter diversas espécies bem podadas e arrumadas). Quanto ao escumador, o copo original (talvez por má regulação) enchia com alguma água suja, mas pouca porcaria sólida como observo e alguns escumadores, daí ter feito esta adaptação, que penso que pode funcionar melhor se subir um pouco mais o nível da água. Se não resultar, volto ao copo original...) Ontem removi as 2 Wave Marea (que já estavam desligadas por excesso de porcaria e faziam barulho...) Bomba1 10.JPG Bomba2 11.JPG 11_1.JPG Preparação da limpeza com vinagre 12.JPG Nesta operação recuperei uma dezena de pequenas lapas Lapa??Nudibrânquios ?? Não sei..., 1 minhoca, 1 estrela do mar Turbo Snail e Estrela do mar a cavalo e 3 Quitones http://www.reefforum.net/showthread....979#post101979. É algo que tento levar em linha de conta, tentar recuperar para o aqua todos os seres vivos observados. Grato pela atenção Pedro Ferrer
Onde quer que haja uma superfície plana, alguém se lembrará de lá colocar qualquer coisa... ou não! Última edição por Pedro Ferrer; 10-01-08 às 09:15. |
|
|
|
|
|
#22 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Bom dia
Ontem enchi o meu aquário de reserva (panorâmico 80L) com água de osmose. Hoje à noite vou misturar sal da Red Sea e aproveitar a taxa bi-horária para começar a aquecer a água. 2 questões: 1. onde posso comprar uma balança a preço acessível para pesar a rocha, mas sobretudo para dosear a quantidade de sal por litro? 2. qual o preço médio de um medidor de TDS? Grato pela atenção Pedro Ferrer P.S - a minha esposa está ansiosa pela recuperação do aqua
|
|
|
#23 (permalink) |
|
Moderador de Área
|
Ricardo, muitas são as teorias sobre como as rochas vivas funcionam. Umas dizem que por ser porosa a agua flui através dos poros atingindo pontos profundos na rocha e as "bacterias" ali fixadas capturam os nutrientes dissolvidos e os metabolizam. Outras dizem que pelo contrário, o fluxo de agua é muito pequeno e que as bacterias formam camadas sobre a rocha e essas diversas camadas é que capturam os nutrientes.
De tudo que li até hoje, uma coisa se mantem mais ou menos uniforme, as bacterias fixadas, capturam os nutrientes. Nunca encontrei qualquer tipo de referencia que fizesse menção a rocha viva atuar como um "retentor" de qualquer coisa. A rocha viva é um filtro biológico, muito diferente de um filtro mecanico que retenha particulas ou no caso amonia. Mauricio |
|
|
|
|
|
#24 (permalink) | |||
|
Membro Identificado
|
Citação:
Citação:
Citação:
|
|||
|
|
|
|
|
#25 (permalink) |
|
Membro Identificado
|
Bom dia a todos
Ontem enchi o meu aqua de 80L (tanque de reserva) com água de osmose e sal, coloquei 1 bombinha e 1 termostato. Ontem após mais uns olhares encontrei: 1 pólipo de 1 Zoanthus (realmente é um coral de combate, o ano passado estavam envoltos em algas filamentosas, peguei na escova dos dentes e esfreguei e esfreguei e apareceram uns Zoanthus que até mostraram crescimento até a rocha ter caído recentemente para as traseiras das rochas...) 14_1.JPG e 1 ser comprido, fino e de cor acastanhada que também já vi noutras rochas de cor translúcida, que vai "picando" as algas circundantes... 14.JPG Logo à noite vou iniciar a árdua tarefa de limpeza... Tenho umas dúvidas. Parece-me que tenho demasiada RV no aqua. Estava a pensar retirar um pouco do areão que tenho nas DSB's dos mini-refúgios e colocá-lo no aqua. O espaço ganho nos mini-refúgios com esta remoção, colocar alguma da RV lá, de modo a fazer um pouco um aquário mais plano... Qual a vossa opinião? Grato pela atenção Pedro Ferrer
|
![]() |
| Tags |
| aquário, desleixado, experiencia, minha, síndrome |
| Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes) | |
| Ferramentas do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
|
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Ajuda kh elevado | José Sousa | Discussão Geral, Técnica e Equipamento | 29 | 18-10-09 23:50 |
| Algas I e Algas II. | Alex Correa | Discussão de Artigos | 2 | 18-10-08 00:58 |
| Refugio | Julio Macieira | Discussão de Artigos | 0 | 11-06-07 00:05 |
| Aquário de água salgada de Recife | Ricardo Rodrigues | Discussão de Artigos | 0 | 26-09-04 14:41 |