aquariofilia marinha - REEFFORUM  
TMC Iberia

Voltar   aquariofilia marinha - REEFFORUM > AQUARIOFILIA MARINHA > Discussão Geral, Técnica e Equipamento

Notícias

Discussão Geral, Técnica e Equipamento Discussão geral, montagens , duvidas sobre instalação e funcionamento de equipamento , sistemas e tecnicas, manutenção. Pede opiniões e esclarece dúvidas.

Resposta

LinkBack Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 01-07-09, 08:16   #801 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 1,998
Re: Síndrome do Aquário Desleixado - a minha experiência

Bom dia

Citação:
Ao ver seu post lembrei-me, do projeto Yemanjá :OMULUM MANGROVE.
Jeff, bem mais simples do que tinhas percebido...

Já encontrei fotos para vos explicar o que pretendo fazer no aquário para os mangues...

Encontrei na 'Maternidade do Coral' do Machado de Sousa.

Não será isto, mas é a base do trabalho... , se a isto juntarmos uma cota decrescente em Z das divisões de modo a formar uma escada, iremos ter bastante agitação à superfície em todo este trajecto...

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 01-07-09, 21:17   #802 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Boa noite

Junto segue projecto 3D, daquilo que vai ser a nova casa dos meus mangues...
A água virá directamente do aquário, passando em 1ª instância por uma mini-sump.
As divisórias estão desniveladas de modo a criar ondulação, permitindo assim uma maior oxigenação.
Depois de passar pela sump, a água volta para 'trás', passando por uma mini-DSB com 12cm de altura, indo para a sump propriamente dita.

Este aquário vai ter C22 x L27 x H27cm.

Que acham da ideia?
Mais logo coloco os desenhos 2D...

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 01-07-09, 21:59   #803 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 38

Boas Pedro!

Primeiro que tudo parabéns pelo teu tópico e pela grande montagem que estas a realizar

O teu desenho levanta-me uma duvida! Se fizeres as placas inclinadas ate ao fundo não te arriscas a criar zonas com pouca circulação no fundo, uma vez que crias uma zona que só tem uma abertura em cima?

No desenho do tópico do colega Machado, as zonas inclinadas são abertas também no fundo, penso eu, para evitar este problema.

Peço desculpa caso a minha leitura esteja errada.

De resto parece-me bastante bem

Abraço

João Gregersen
João Gregersen está offline   Responder com Citação
Sponsored Links
Antigo 01-07-09, 23:29   #804 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Boa noite João

Citação:
Se fizeres as placas inclinadas ate ao fundo não te arriscas a criar zonas com pouca circulação no fundo, uma vez que crias uma zona que só tem uma abertura em cima?
A ideia também passa por aí.
Provocar a sedimentação de detritos no fundo, portanto não preciso de agitação no fundo.
Provocar ondulação de modo a auxiliar trocas gasosas.

Mais opiniões?

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 02-07-09, 01:16   #805 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Boa noite

Junto seguem os desenhos 2D...

Já pedi cotação à Vidromoldura.

Abraço
Pedro Ferrer

Última edição por Pedro Ferrer; 02-07-09 às 01:32.
Pedro Ferrer está offline   Responder com Citação
Antigo 03-07-09, 01:07   #806 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Boa noite

Ninguém mais comenta o projecto???
Hum!?

Bom, este aquário à pouco mais de um ano parecia um plantado... agora até tem uns frags... caminha na direcção de um reef...
Existe agora uma ideia para aumentar o potencia Redox e igualmente reter algumas das impurezas numa mini-sump/mini-refúgio que poderá ter alguns defeitos, que poderão ser corrigidos com a vossa ajuda...

Boa!?
Então digam lá qualquer coisita, sejam amiguinhos!

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 04-07-09, 12:07   #807 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 154
Smile Re: Síndrome do Aquário Desleixado - a minha experiência

Citação:
Colocada por Pedro Ferrer Ver Post
Boa noite

Existe agora uma ideia para aumentar o potencia Redox.....
Abraço
Pedro Ferrer
Ola, Pedro
Vai transmitindo essas ideias :p que tambem estou interessado!

Regards,
Pedro Gomes
Antigo 04-07-09, 13:26   #808 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 225

Olá Pedro,

Essa estrutura que estás a planear tem o objectivo mais alargado de te suportar os mangues para além da retenção de particulas e o meu comentário apenas vai no sentido de comentar a parte da retenção de particulas/sedimentos.

Quando montei o meu aquário há 7 meses atrás depois de muito ler resolvi montar uma sump que promovesse a retenção de particulas e tivesse a função (imprescindivel segundo me diziam) de quebra bolhas e para tal fiz uma sump com dois compartimentos, um com a queda do esgoto que albergava o escumador e depois de dois vidros quebra bolhas o segundo compartimento com a bomba de retorno e onde depois cheguei a criar chaetomorpha.

Long story short, 7 meses decorridos de usar essa sump, há 2 dias muni-me de um martelo e parti os dois vidros da sump que faziam a divisão da mesma e tenho agora uma sump toda ampla e, embora ainda apenas tenham decorrido dois dias, não quero outra coisa! A sump anterior era um autentico deposito de trampa pois eu não tenho pachorra para andar sempre a revirar as rochas que lá tenho para aspirar aquilo tudo bem.
O simples facto de ter partido os vidros faz com que o caudal de saída do escumador mantenha toda a superficie de água da sump com uma movimentação jeitosa e ainda lhe vou meter mais uma bomba para que toda a água da sump esteja em permanente reboliço. Ao fazer isso contribuo para um aumento das trocas gasosas mas, fundamentalmente, mais do que querer fomentar acumulação de trampa na sump, eu quero é mantê-la toda em suspensão até a mesma me ir para ao escumador ou ao saco de 200 microns que tenho no esgoto.
Tinha um ORP crónico de 280 (sem uso de ozono) que passou instantaneamente para 330 após esta modificação. Anteriormente subir o ORP era um calvário, agora ligo o ozonizador e o ORP sobe num instante embora com ele a 330 não tenha de o fazer.
Esta modificação não foi imaginada da minha cabeça mas sim após ver aquários saudáveis que eram mantidos desta maneira, uma sump simples em deterimento de várias divisórias mas há que colocar as coisas em contexto, eu não quero refugios nem mangues.
Apenas um outro ponto de vista sobre detritos em suspensão.

Rui Feliciano
RuiFeliciano está offline   Responder com Citação
Antigo 04-07-09, 14:43   #809 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Boa tarde

Rui a minha sump está da seguinte forma...

Tirando os copos do filtro, é assim que está... aquilo a que eu chamo mini-sump, recebe a água do aquário e muita porcaria fica aí depositada. Como fica a um nível elevado torna-se fácil a sua aspiração com uma mangueira utilizada nas bombas de ar para um balde de 10L...

De resto, com 2 divisórias a limpeza da sump é bastante simples, ainda para mais porque a minha bomba de 'TPA Suja' vai fazendo a sua aspiração diariamente...

(...)

Ontem quando cheguei a casa após 1 semana de trabalho fora de casa, tinha mais um Apogon morto... apenas me resta um, que continua sem comer...

No espaço de 1 semana morreram-me 3 peixes... se fosse outro e noutros tempos já estava extremamente preocupado!
Mas não... 2 mortes de peixes que nunca demonstraram apetite e um peixe que saltou para fora do aquário.

De resto o aquário após muito esforço, dedicação, estudo, criatividade e investimento, respira saúde!
Os peixes estão bonitos (aqueles que comem...) e os corais crescem apesar de não colocar qualquer aditivo.
Continuo a não usar 'carvão activado', nem qualquer outra matéria filtrante, a não ser no tanque de água salgada, onde entre a bomba e aquário tenho 1 copo de filtro com esponja anti-fosfatos, para retirar fosfatos do sal, apesar de afirmarem que não tem fosfatos...

De resto, a filtragem está a cargo do escumador DIY, COADAS e mangues.

A água continua cristalina e o CA mantém-se estável nos 420, logo penso que o Mg esteja igualmente estável.

Gostaria de deixar aqui uma nota.
Ao contrário do que afirmam, eu nunca limpei as folhas dos meus mangues, nem borrifei com água! e no entanto, continuam a crescer a olhos vistos.

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 05-07-09, 17:46   #810 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Boa tarde

Para deixar uma nota acerca dos crescimentos dos meus SPS's...

A 'Acropora Formosa verde', na sua base, está-se a alastrar e a cobrir a cola epoxy! Ou seja, prepara-se para criar ramificações! Yuppie!

Todos os outros mostram crescimentos, ainda para mais estando eu ausente de casa 1 semana... parece que crescem mais

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 08-07-09, 19:31   #811 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Boa tarde

A Vidromoldura já me respondeu ao pedido de cotação da nova mini-sump para os mangues - 29€

Não vejo a hora de montar todo o sistema!
A malta não pode parar...

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 11-07-09, 15:02   #812 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Bom dia

Após 1 semana fora de casa devido a questões profissionais, esta manhã foi detectado pelas visitas (Paulo Cautela, Nuno e Luís) que uma das secções do foco de leds não estava em funcionamento...

Após algumas trocas de fios a fim de verificar se seria alguns dos transformadores que estivesse danificado, chegámos à conclusão de que não era daí o problema... poderá ser algum fio partido, mas não nos apercebemos, daí que poderá ser algo na placa...

Já fiz um mail ao fabricante, vamos ver como as coisas se irão desenrolar a fim de solucionar o problema...

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 12-07-09, 13:52   #813 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Bom dia

Hoje reforcei ligeiramente a equipa de limpeza com a entrada de:
6 Cerites
+1 Lysmata Amboinensis (tenho 2 no total)

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 13-07-09, 14:48   #814 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Boa tarde

Após notificar o fabricante do foco de leds que uma das secções estava sem funcionar... eis que surge o primeiro contacto por parte do mesmo:

Citação:
"Is that you turn the lights on 24 hours per day for one week?”
Jesus!
Eu!? 10h/por dia!

Vamos ver.

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 13-07-09, 17:25   #815 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 144

Citação:
Colocada por Pedro Ferrer Ver Post
Boa tarde

Após notificar o fabricante do foco de leds que uma das secções estava sem funcionar... eis que surge o primeiro contacto por parte do mesmo:

Jesus!
Eu!? 10h/por dia!

Vamos ver.

Abraço
Pedro Ferrer
Boas Pedro espero que tenhas sorte com a assistencia ,mas pelas primeiras palavras dele .
Tambem estava a pensar mandar vir uma calha igual á tua ,mas acho que me vou limitar as t5 enquanto não chega cá a Portugal opções a preços convidativos .
Espero sinceramente que tenhas sorte com essa calha .

Fica bem
Luis Santos está offline   Responder com Citação
Antigo 16-07-09, 11:04   #816 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Bom dia

Acerca do foco de leds...o fabricante acredita que seja um mau contacto, uma hipótese que já havia sido avançada por quem viu o foco.

Citação:
Dear Pedro,

Thank you so much for the photos you send to me. I am so sorry about not getting back to you so soon.

With regard to the problems of power unit, I had ask our engineer for answer, he told me it maybe the short of circuit or poor contact, would you please check the lights if there is any fall line?

Best regards,
Respondi a pedir conselhos, pois não me quero aventurar muito a desmontar todo o foco...

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 16-07-09, 17:28   #817 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 1,093

Boas Pedro,

Uma hipótese será talvez ter havido algum curto-circuito electrónico causado por humidade da água evaporada...

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."
Artur Fonseca está offline   Responder com Citação
Antigo 16-07-09, 23:32   #818 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Boa noite Artur

Não me parece, pois o foco está devidamente isolado. Os leds estão protegidos por um vidro.

Abraço
Pedro Ferrer
Antigo 18-07-09, 14:45   #819 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Bom dia

Hoje voltei a verificar o CA e o Kh do meu aquário.
CA - 420
Kh - 8, desceu de 9 para 8

Volto a lembrar que apenas faço reposição de elementos com TPA's diárias de 4L e recentemente TPA's de cerca de 8L ao fim de semana, de modo a aspirar o areão que apresenta cyanos... continuo a não adicionar kalk.

Penso que estas cyanos de devem aos sucessivos maus tratos no areão.
Várias nuvens de poeira sempre que mexia nas cochas em tempos que já lá vão, ficavam depositadas no areão.
Inclusivamente na última vez que as tirei para as colar com epoxy, essa nuvem de poeira existiu, ficou depositada no areão e não me preocupei em aspirar.
Cerca de 4 meses depois, surgem-me cyanos. Foram 4 meses sem equipa de limpeza, apenas com 1 strombus.

Em algumas zonas que aspiro, aquilo é nitidamente poeira e ao aspirar é frequente chegar a uma zona escura, que não sei o o que é, mas que já detectei noutras vezes, nomeadamente quando movia rochas do sítio.

Penso que este cinzento seja fruto de decomposição de comida, etc...

Estou a ponderar aspirar uma boa percentagem de areia e colocar nova.
Questão. Como se coloca nova areia? Com um tubo???

Outra questão. Devo-me preocupar com a descida do KH de 9 para 8?

Já tenho a nova mini-sump para os refúgios, falta-me o móvel...

Grato pela atenção
Pedro Ferrer
Antigo 18-07-09, 15:14   #820 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 147

Pedro
como se têm portado os 2 Lysmata Amboinensis que tens no aqua
Paulo Jorge Rocha está offline   Responder com Citação
Antigo 19-07-09, 09:55   #821 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 757

Pedro

Eu uma vez coloquei areia viva através de um tubo com uma parte de uma garrafa de plastico enfiada numa extremidade. Para nã levantar muita poeira antes de retirar o tubo, muito lentamente, deixei "assentar" a poeira e consegui que a areia ficasse quase no sitio sem levantar muita poeira.
As cyano são assim. Sem motivo aparente, aparecem. Com calma e trocas frequentes elas vão desaparecendo. Mas levam tempo. A mim apareceram-me, entre o areão e o vidro da frente, umas poucas nas rochas, e só ao fim de uns meses é que estão a começar a desaparecer.
Quanto à descida do kh, penso que não será muito problemático. Eu tenho-o a 9, mas penso que há membros que o têm a 7 sem problemas.

Manuel Faria está offline   Responder com Citação
Antigo 19-07-09, 17:46   #822 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Boa tarde

Citação:
como se têm portado os 2 Lysmata Amboinensis que tens no aqua
Um é tamanho 'L' e ou outro é tamanho 'S'.
Até à data dão-se lindamente. Coloquei mais um (o 'S', pois havia relatos de que se tornam mais extrovertidos quando em pares.)

Já agora deixo aqui uma questão.
Que outros tipos de Lysmatas poderei colocar no aquário?

(...)

Citação:
Sem motivo aparente, aparecem.
Pois, mas há que encontrar causas....

Deixo aqui um relato que poderá ser interessante.
Ontem neste mesmo tópico, relatei que tinha encontrado uma zona cinzenta no areão, após alguma aspiração.
Estas zonas cinzentas conheço-as de outros tempos em que meu aquário andava nas ruas da amargura...
Nunca gostei delas...

Onde eu quero chegar é o seguinte:
De manhã a zona estava cinzenta e não mais aspirei. Deixei assim para ver o que se iria passar...
À noite, após a luz acenderem, não tinha cinzento, mas a zona 'afectada' estava agora encarnada de cyanos!!! Um pouco mais de 12h...

(...)

Estas cyanos têm uma causa... ou causas....
Vou enunciar as causas suspeitas:
1. Excesso de lixo no areão
2. Esponja de fosfatos esgotada. Localizada em filtro intermédio para retirar eventuais fosfatos de água salinada ('Tanque TPA limpa' - COADAS)
3. Sujidade localizada no 'tanque intermédio' do COADAS. É o local onde é feita a água salinada e ao longo do tempo algumas impurezas que existem no sal sintéctico, vão ficando depositadas.

Medidas correctivas já aplicadas:
1. Aspiração manual em algumas das zonas afectadas
2. Consequente aumento das TPA's em virtude da operação acima referida.
3. Eliminação da esponja/filtro intermédio no 'Tanque TPA limpa' - (COADAS) -> sump
4. Aumento da equipa de limpeza com Cerites e Ermitas (1x patas encarnadas + 1x patas brancas)

Medidas correctivas a aplicar:
1. Limpeza do 'tanque intermédio' COADAS
2. Continuação do reforço da equipa de limpeza a entrar no próximo sábado, dia 25/07

(...)

Seguem fotos da mini-sump a instalar no sistema para albergar os mangues

(...)

Foco de leds, sem a parte central em funcionamento. Apenas 80W em vez dos 120W...

Não está muito mal...

Agradeço uma vez mais a vossa participação.
Grato pela atenção
Pedro Ferrer
Antigo 20-07-09, 11:23   #823 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 744

Boas Pedro,

Essas manchas pretas são más .... se cheirares o areão dessas zonas pretas verás que te cheira a enxofre.

Pessoalmente eu aspirava-as.
Quando colocares areão novo verifica que as rochas não ficam assentes nele. O ideal seria levantar um pouco a rocha com PVC para não criar essas zonas estagnadas.

Essas zonas estagnadas que eu falo e as zonas pretas que tu referes são a mesma coisa e serão bolsas de Sulfito de Hidrogénio se não estou em erro. (muito CUIDADO ao mexer nelas ....).

De qq maneira não te esqueças que tens colocado alguns peixes, e tiveste algumas mortes pelo que é natural que o aquário ainda se esteja a habituar à nova carga orgânica.

Cianos penso serem naturais mas com as TPA's que fazes isso rápidamente vai ao sítio. Vai aspirando enquanto fazes a TPA de Fim-de-semana com um tubo daqueles fininhos de ar.

Quanto ao KH tenta mantê-lo estável. O mais importante é a estabilidade. é preferível teres um KH baixo e estável do que andares a tentar subi-lo e teres valores oscilantes.

Se estivesse no teu lugar continuava com as TPA e deixava o aquário encontrar o seu próprio equilíbrio.

Só mais uma coisa, se bem me lembro não foi assim à muito tempo que colocaste as resinas de fosfatos a trabalhar, pelo que não me parece que seja a resina esgotada.

Abraços e boa sorte .... o meu está quase ... outra vez ....

<º)///><

Já tens o DVD do 2º Aniverário do Reeffórum?
Rui Manuel Gaspar está offline   Responder com Citação
Antigo 20-07-09, 16:22   #824 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 1,093

Boas Pedro,

Para resolver esse problema das cianos é relativamente fácil... arranjas uma receita de eritromicina de um amigo médico ou farmaceutico... ou então subornas alguém numa farmácia... colocas um comprimido, passados uns 3 dias as cianos já eram...

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."
Artur Fonseca está offline   Responder com Citação
Antigo 20-07-09, 22:18   #825 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 978

Citação:
Colocada por Artur Fonseca Ver Post
Boas Pedro,

Para resolver esse problema das cianos é relativamente fácil... arranjas uma receita de eritromicina de um amigo médico ou farmaceutico... ou então subornas alguém numa farmácia... colocas um comprimido, passados uns 3 dias as cianos já eram...
Artur

E muitas das bactérias essenciais ao equilibrio do àqua também .
Fica bem

Jorge Neves
Jorge Neves está online agora   Responder com Citação
Resposta

Tags
aquário, desleixado, experiencia, minha, síndrome

Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Comentários