aquariofilia marinha - REEFFORUM  
Coral Frags

Voltar   aquariofilia marinha - REEFFORUM > AQUARIOFILIA MARINHA > Discussão Geral, Técnica e Equipamento

Notícias

Discussão Geral, Técnica e Equipamento Discussão geral, montagens , duvidas sobre instalação e funcionamento de equipamento , sistemas e tecnicas, manutenção. Pede opiniões e esclarece dúvidas.

Tópico Trancado

LinkBack Ferramentas do Tópico Modos de Exibição
Antigo 02-07-09, 12:10   #1 (permalink)
Membro

Comentários: 40
Skimmer ati - ozono ?

Olá bom dia,

Estou a pensar comprar um escumador ATI Bubble Master 250 e gostaria de auscultar a opinião de quem tenha experiência do seu uso, sobretudo no que respeita à sua utilização como auxiliar ao uso de ozono.
A opinião geral é de um bom desempenho como escumador?
Posso usar este escumador como "reactor de ozono", ou quem o fez nota alguma alteração no acrílico?

Relativamente ao uso de ozono, o site da marca é omisso e a resposta que me enviaram por e-mail à pergunta, não me pareceu completamente tranquilizadora ("Ozone in normal doses is no problem for the Bubblemaster"); alguém tem experiência do uso prolongado de ozono com estes escumadores?

Obrigado pela vossa ajuda

César Silvério
Cesar Silverio está offline  
Antigo 02-07-09, 13:31   #2 (permalink)
Lojista

Comentários: 625
Re: Skimmer ati - ozono ?

Boas César.

Já tive e para mim é um MAU escumador. Fraca qualidade de construção, o corpo é muito pequeno, logo pouco volume de água, e a escumação que faz é muito liquida, muita água.

A nível de ozono não aconselho o uso devido há degradação precoce da mesh que equipa as bombas.

Fica bem,

Abraço

ReefQuest - Online ReefQuest

A minha ReefQuest Aquário João Judicibus
João Carlos Judicibus está offline  
Antigo 02-07-09, 20:49   #3 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 225

João,

essa opinião refere-se aos ATI de 1ª geração ou aos actuais?

Rui Feliciano
RuiFeliciano está offline  
Sponsored Links
Antigo 02-07-09, 23:07   #4 (permalink)
Membro Identificado

Comentários: 1,236

seja qual for o plástico o ozono ataca...
aliás tudo...

nós envelhecemos porque respiramos o2, básicamente aquilo que nos dá a vida, mata-nos lentamente...

as celulas são oxidadas e morrem, quantas mais perdermos mais depressa envelhecemos...
envenhecemos porque existe uma proteina uma tal de telomerase que é tipo cordão que de cada vez que a celula se multiplica perde um pouco...e depois de se multiplicar muitas vezes suicida-se...(qunado o cordão estiver pequeno), multiplica-se porque precisa de subsituir as outras...que morrem.
isso é o envelhecimento

ter ozono em casa, é tipo, ter o o2 com overdrive... o ozono é o3, milhentas de vezes mais reactivo, e oxidativo...já muita gente sabe que sou contra o o3, é capaz de siimplificar as coisas, e até acredito que melhora os aquários, mas não o colocaria...

habitar no mesmo espaço que isto é retirar de certeza absoluta uns anos de vida à minha familia, mesmo que não fosse cancerigeno, que até prova em contrário acho que tal pode acontecer...

bom falando então de escumadores, não conheço o ATI profundamente, só pelos comentários... mas pelo preço algo inflaccionado há alternativas bem melhores, uma que o judicibus comercializa na sua loja, os ATB, nunca vi ninguém dizer mal destes...

aliás comparam ao BK....e o julgamento sai favorável ao escumador mais barato... o ATB.
e digamos os BKs são largamente superiores aos ati.

A comparação com os ati sai ridicula, até meteram em forums os dois escumadores (equiparáveis, do messmo tamanho)
e com o atb com o dobro ou mesmo triplo da porcaria retirada...só que bem mais escura no atb...
hilariante a comparação...

Melhores pelas bombas, e pela conicidade, em forma de cone que não é só estética...

uma psk não se equipara a uma askoll...e com agulhas needlewhell são capazes de resistir mais ao ozono, quer dizer resistir nenhuma resiste, o plástico envelhece tipo 100x mais rapidamente... ha pois...oxidação... see eles podem durar 1000 anos, ficam a durar 10...

ou menos ainda...depende da espessura da coisa... daí as fibras de nylon do mesh não dever em principio resistir ao sofrimento que seria imposto, durantee muito tempo, sinceramente não sei se o nylon resiste ao ozono, mas cheira-me que é dos plásticos mais pereciveis, pelo que tenho visto em fios de pesca ao sol...apodrecem...

aconselho os escumadores ATB, por serem o melhor em relação preço qualidade...
mas de longe...e são bem connstruidos, por alguém que até já construiu um...

As bolhas sem qualquer turbulência direitinhas para o copo incriveel com débitos de água e ar tremendos....

Tenho o ATB, mas a ATI tabém merece uma menção honrosa, não são assim tão maus...só que há melhores, sei que vieram mexer com o status quo, e com os preços....um ati produziu uma concorrência até aos ATB levando os preços a baixar... foram os melhores sem termos preço/qualidade ...já não são....

mais uma coisa...
nem os deltec se comparam aos atb...
por mais uns trocos, tens um escumador com o triplo de ar/água, trocos tipo mais 30% do preço com muito mais escumador...

conheço quem mudou de um H&S que já por si são bons escumadores para um ATB e ficou impressionado...

o meu aquário está a perder algas...fiz várias alterações mas acho que a culpa também pode ser endereçada ao escumador...em paarte.
tenho um atb small cone...com a airstar 1500 askoll

qunado um produto vale o que custou, defendo, não tenho interesses comerciais com a ATB...

Minha webcam, temporariamente on e off...
http://reeftv.dyndns.tv:86
António Vitor está online agora  
Antigo 02-07-09, 23:16   #5 (permalink)
Membro Identificado

ATB 1050 vs ATI skimate protein skimmer pictures | Reef Builders

o ati parece maior, e não tem assim muito menos skimm mas...não sei..

Antigo 03-07-09, 00:37   #6 (permalink)
Membro Junior

Comentários: 6

Citação:
Colocada por António Vitor Ver Post
seja qual for o plástico o ozono ataca...
aliás tudo...

nós envelhecemos porque respiramos o2, básicamente aquilo que nos dá a vida, mata-nos lentamente...

as celulas são oxidadas e morrem, quantas mais perdermos mais depressa envelhecemos...
envenhecemos porque existe uma proteina uma tal de telomerase que é tipo cordão que de cada vez que a celula se multiplica perde um pouco...e depois de se multiplicar muitas vezes suicida-se...(qunado o cordão estiver pequeno), multiplica-se porque precisa de subsituir as outras...que morrem.
isso é o envelhecimento

ter ozono em casa, é tipo, ter o o2 com overdrive... o ozono é o3, milhentas de vezes mais reactivo, e oxidativo...já muita gente sabe que sou contra o o3, é capaz de siimplificar as coisas, e até acredito que melhora os aquários, mas não o colocaria...

habitar no mesmo espaço que isto é retirar de certeza absoluta uns anos de vida à minha familia, mesmo que não fosse cancerigeno, que até prova em contrário acho que tal pode acontecer...

bom falando então de escumadores, não conheço o ATI profundamente, só pelos comentários... mas pelo preço algo inflaccionado há alternativas bem melhores, uma que o judicibus comercializa na sua loja, os ATB, nunca vi ninguém dizer mal destes...

aliás comparam ao BK....e o julgamento sai favorável ao escumador mais barato... o ATB.
e digamos os BKs são largamente superiores aos ati.

A comparação com os ati sai ridicula, até meteram em forums os dois escumadores (equiparáveis, do messmo tamanho)
e com o atb com o dobro ou mesmo triplo da porcaria retirada...só que bem mais escura no atb...
hilariante a comparação...

Melhores pelas bombas, e pela conicidade, em forma de cone que não é só estética...

uma psk não se equipara a uma askoll...e com agulhas needlewhell são capazes de resistir mais ao ozono, quer dizer resistir nenhuma resiste, o plástico envelhece tipo 100x mais rapidamente... ha pois...oxidação... see eles podem durar 1000 anos, ficam a durar 10...

ou menos ainda...depende da espessura da coisa... daí as fibras de nylon do mesh não dever em principio resistir ao sofrimento que seria imposto, durantee muito tempo, sinceramente não sei se o nylon resiste ao ozono, mas cheira-me que é dos plásticos mais pereciveis, pelo que tenho visto em fios de pesca ao sol...apodrecem...

aconselho os escumadores ATB, por serem o melhor em relação preço qualidade...
mas de longe...e são bem connstruidos, por alguém que até já construiu um...

As bolhas sem qualquer turbulência direitinhas para o copo incriveel com débitos de água e ar tremendos....

Tenho o ATB, mas a ATI tabém merece uma menção honrosa, não são assim tão maus...só que há melhores, sei que vieram mexer com o status quo, e com os preços....um ati produziu uma concorrência até aos ATB levando os preços a baixar... foram os melhores sem termos preço/qualidade ...já não são....

mais uma coisa...
nem os deltec se comparam aos atb...
por mais uns trocos, tens um escumador com o triplo de ar/água, trocos tipo mais 30% do preço com muito mais escumador...

conheço quem mudou de um H&S que já por si são bons escumadores para um ATB e ficou impressionado...

o meu aquário está a perder algas...fiz várias alterações mas acho que a culpa também pode ser endereçada ao escumador...em paarte.
tenho um atb small cone...com a airstar 1500 askoll

qunado um produto vale o que custou, defendo, não tenho interesses comerciais com a ATB...
Onde fica a jodicibus? tem site ? onde posso ver o precos deste escumadores? urgente priciso de um men que seja usado
Joao Carlos Almeida está offline  
Antigo 03-07-09, 01:43   #7 (permalink)
Membro Identificado

dificilmente arranjas destes usados...
o judicibus tem site...
está no avtar dele
http://www.reefquest.pt.vu/

estava a falar deste:
http://reefquest.vstore.ca/product_i...2b4c6c2a9cf844

não são desmontáveis mas se não tiverem uma mão tipo gorila, conseeguem limpar por deentro e fora....não precisam de desmontar nada...
também são algo grandes...isto tem 25 cms quase de base no cone...agora somem a bomba...

Antigo 03-07-09, 10:45   #8 (permalink)
Membro

Olá a todos,

Gostaria de agradecer a todos a ajuda prestada.

Relativamente à escolha do escumador, o problema de espaço é uma questão decisiva.
O unico sitio que tenho para colocar o escumador é dentro da sump,em cima dum plenum, o que me deixa no máximo 58cm de altura disponível até à base do aquário e isso vai claramente limitar a escolha do escumador.
O que significa no ATB "não ser desmontável"? O copo não sai?

E para o meu aquário, que tem aproximadamente 750 litros de água (sump incluída) e que tem bastante carga, que modelo eventualmente escolher?

Neste momento tenho um Deltec APF 600, que pala além de ter algumas fissuras tapadas com cola, me parece ter um desempenho modesto para esta carga orgânica.

Mais uma vez obrigado pela vossa colaboração

César Silvério
Antigo 03-07-09, 11:02   #9 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 1,318

Boas a todos,

Eu tenho desde há alguns anos um ATI BM250 a funcionar e bem, estou muito satisfeito de tal maneira que recomendei ao César Silvério comprar também um tendo em conta o aquário espectacular que o César tem, peixes muito bem alimentados e uma população de corais saudáveis e em pleno crescimento.

Nestas coisas do material não há nada como ver para crer, uma das viagens que fiz a Coimbra com o objectivo de conhecer o aquário fantástico do nosso administrador e fundador forense Júlio Macieira vi pela primeira vez um destes escumadores em funcionamento e fiquei muito bem impressionado, de tal maneira que na semana seguinte comprei um. O meu termo de comparação foi um Bubble king 300 de um amigo que infelizmente estava longe das minhas possibilidades pelo seu elevado preço. Após ter verificado que os princípios de funcionamento entre estes eram idênticos e tendo em conta que ambos são silenciosos o ATI foi a escolha óbvia e em boa hora porque tratam-se de autênticas bestas chupadoras de ar!

Ao longo destes anos que tenho o escumador tenho usado pontualmente ozono no mesmo e até ao momento não detecto absolutamente nenhum sinal de deterioração. Ainda há poucos dias o retirei para uma lavagem completa.

Aproveito para salientar que não sou tímido a alimentar os peixes e gosto de ter corais grandes no aquário. Para terem uma ideia do que este escumador enfrenta no dia a dia deixo aqui uma foto do meu aquário:

Antigo 03-07-09, 11:48   #10 (permalink)
Lojista

Users Flag!

Comentários: 404

Boas

Ja agora deixo a minha opinião....
Eu uso ozono desde que iniciei na aquariofilia marinha, e ja usei ATI 250 e ATI 300 e sempre com ozono ligado diariamente,apesar de nao terem bons acabamentos e de nao terem qualidade materiais, e para mim apesar de nao ser adepto deles sao muito bons em relaçao preço qualidade,pelo menos trabalham muito bem como disse o Ricardo e muitos mais que os têm dirao ,pois eu vendi umas boas dezenas deles.... e nunca vi ninguem se queixar a nao ser das bombas que as vezes nao arrancam,de resto fazem o seu trabalho muito bem e as PSKI sao muito boas mesmo,agora nao queiram é transforma-las em Reddragons ou Askoll como tentaram fazer......ai claro ja deixam de prestar...... mas como disse nao sou adepto deles,sempre usei Bubble Kings ,a 5 anos que uso e gosto e tenho 2 neste momento (Bubbles kings 300 interno e externo) porque sao bons mesmo e na minha opniao dificilmente algum skimmers se equipara a eles,apesar de estarem sempre a dizerem nos foruns que nao mereçe o preço que têm, por ser excessivo,mas cada um tem a sua opniao e nao vamos discutir isso.
Em relaçao ao Ozono como disse sempre usei e uso e nunca vi nenhum ficar amarelado e ja tive varios, ate os ATI com a fraca qualidade de material.... nao amarelou ,Deltec tambem usei e nao notei nada e nos BK também nao,acho que desde que sejam marcas com nome nao ha problema porque os construtores sabem que se uso e que podem estar sujeitos ao ozono,os ATB com certeza que também nao fará mal e nao haverá qualquer problema,pois sao bons skimmers,e com um bom preço/qualidade.

Paulo Bravo
Paulo Bravo está offline  
Antigo 03-07-09, 14:50   #11 (permalink)
Membro Identificado

já vi um BK a funcionar e concordo plenamente que são bons...
pela fama que os ATI tiveram e têm, também são bons, com a má fama dos maus acabamentos, só falo do que sei... e do que tenho lido, são bons mas com maus acabamentos...
As bombas sicce são boas, as psk fazem 1000 litros hora ar, não fazem o mesmo que as askoll...óbvio....

aquilo que sei e que conheço é que o atb (cónicos) parece serem neste momento (as coisas podem mudar) o melhor escumador do momento, parece...na minha opinião que vale o que vale...
também por isso aceitei pagar 700 euros...mesmo assim são caros. mas vale mesmo a pena.
Este o tal dos 700 euros, tem uma bomba askoll que básicamente é a meesma bomba dos red dragon da Bk, talvez não completamente na parte eléctrica, não sei mas acreditem que as difernças são minimas, quitadas spela ATB com volute, da ATB...e portanto com o nome da ATB airstar....
são fabricadas pela Askoll...
que curiosamente vende bombas par máquina de lavar a 5 euros com mais potência...para peerceberem que messmo assim isto anda INFLACCIONADO, porque o hobby não sofreu ainda massificações...
nem vai sofrer...

Como a royal exclusiv não quer ficar para trás já vai lançar também escumadores cónicos, pode ser moda, e realmente nem serem mais eficientes por isso, mas é um facto...
se realmentte tivesse o melhor formato será que iriam investir num outro formato?

O MESH dá mais reendimento de ar, mas retira na água...é melhor ter mais ar até certo ponto...
também é verdade que eexistem atb com mesh....poortanto...

Sei que os ATBs tem acabamentos do melhor, mas sinceramente isto pouco faz para a escumação....
O importante é o corpo do mesmo e a bomba....básicamente...

E vou continuar a referir são todos bons escumadores, a preços diferentes, só quis dar a minha opinião no mais valioso pelo menor preço....mas as diferenças devem ser minimas...digo eu....

Ha e não quero colar o judicibus á marca ATB, sei que ele os vende, e peço desde já publicamente desculpas da minha parte ao Judicibus, por poder transparecer que quero que o judicibus venda....nada disso...
ele nem faz questão disso e pediu-me num email para não o voltar a fazer...por acaso pensei nisso quando coloquei aqui o meu post. mas fiz na mesma...porque gosto de partilhar a minha opinião...afinal já me tinha afastado por uns tempos do forum por isso mesmo, gosto de partilhar a minha opinião básicamente doa a quem doer, e neste caso curiosamente o mais chateado com isto foi o judicibus...

ele usa o forum palavras dele para se divertir e desanuviar, e não quer criar atritos nem confusões...nem faz muita questão em os vender....palavras dele...e que eu iria criar tensões que ele não gosta...por o associar ao atb e andar a divulgar que ele os vende... já não vai postar mais neste tópico por isso messmo...mais uma vez palavras dele num pm que recebi...

Eu não era um conhecido do judicibus, dialogamos só básicamente na compra do escumador e de mais uns apetrerchos, a partir dai dialogamos umas 2 vezes no messenger entre amigos de hobby que é o que ele passou a ser... apenas companheiro nestas lides, como muitos outros...ou como voçês todos....

e se virem bem no meu avatar, percebem que as minhas opções de compra são sempre fundamentadas e...básicamente adoro..repito adoro defender as minhas decisões... qunnado seei que foram acertadas...e as divulgar....qunado são más esccolhas também as divulgo...mas é ao contrário já aconteceu n vezes...

não sei se foi aqui se foi noutro forum, que divulguei a fraca qualidade nas membranas de osmose, comparando com marcas tipo dow...depois de ter gasto estupidamente dinheiro numa de marca branca ... arrependii-me e bem...

tal como a compra da xbox 360 em detrimento da ps3....em boa hora o fiz...

não sou conhecido do bill gates, nem do fabricante do ATB, mas do bill gates gostava de o ser...nem defendo o windows....mas defendo a xbox 360, como a melhor compra....tal como defendo que o ATB simplesmente explode com o status quo....de longe...

tal como a ATI já o tinha feito...
Sim....A Ati foi responsável na altura dela por um safanão que isto levou....baixa de preços e melhorees escumadorees...

O ATB que referi é dessmontável no copo óbviamente...só a base não sai...agora existem outros que o são ficando no entanto com preços ao nivel dos BK...e não são melhores, nem existe necessidade em os desmontar.
portanto não vale a pena gastar tanto....e fica a minha opinião...

São todos escumadores BONS e ponto final...só que no rácio preço qualidade e é nisso que falo o tal small cone second line (e não outras versões) rebentam com a concorrência.... e já não vou falar mais nisso.

Em relação a eu ser contra o ozono ...são manias...talvez com algum teor dee hipocondriquismo (não sei esta se palavra existe, pelo menos nestsa forma), mas não meto...

Última edição por António Vitor; 03-07-09 às 15:41.
Antigo 03-07-09, 15:11   #12 (permalink)
Membro Identificado

básicamente a ATB ganhou um fã...da parte dos escucmadores cónicos....
eu....

Se repararem no forum americano do reef central....já são mais que as mães...

Reef Central Online Community - ATB Conical Shape Skimmer Club

fãs que não dizem que os BK são piores, são semelhantes,a preços diferentes...
eu pelo menos não digo..

Antigo 03-07-09, 20:09   #13 (permalink)
RF Moderador

Comentários: 1,070

Olá a Todos

Vou dar a minha opinião, baseado em experiências que tive com os escumadores, que ao longo destes anos já cá passaram por casa.

DELTEC

Tive um deltec apf 600 e desde o seu funcionamento até à sua estética nada a apontar, fez sempre o seu trabalho e não fosse a mania das "modas", possivelmente ainda o teria a trabalhar no meu sistema.

ATI BM 200/250

Derivado à moda da altura, adquiri um BM 200, um escumador barato, pequeno e acolhedor, que me enchia as medidas, a mim e a muitos outros, pois era na altura a marca mais falada, que devido à sua qualidade/preço tinha vindo revolucionar o mercado dos escumadores.
Demorava um pouco a afinar, mas logo que afinado 5*****.
Mais uma vez a moda falou mais alto e pimba, vendi o BM 200 e comprei o BM 250.
Grande máquina, com 2 bombas psk modificadas com mesh, indicado para 3000 litros, não poderia estar mais satisfeito com a aquisição, pois além de ter um escumador super dimensionado para o meu sistema( 380 litros), estava novamente na moda.
Um escumador com um desempenho fora de serie, tirava porcaria a sério, agua do aquario sempre cristalina e um potencial redox de 350 sem ozono,
Espetáculo, que mais poderia eu crer.

Deltec

Bem, a odisseia continuou e mais uma teimosia e mais uma moda, um escumador externo, pois já estava mais que farto de tirar escumador da sump para o limpar, e conseguiria manter a parte de baixo do móvel esteticamente mais arrumada e a agua toda do aquário passaria pela escumação.
Toca de vender o BM 250( que saudades tenho dele) e procurar um Deltec 701 usado, pois os euros nao se multiplicam cá em casa(nem devia tar a dizer isto, pois mudei de escumador mais vezes que o normal ).
Lá arranjei um Deltec e toca de mudar de sump, e de escumador, horas a fio a tentar afina-lo e a regular entrada de água no próprio escumador.
Ainda mantenho o Deltec cá em casa a trabalhar, mas uma coisa vos garanto, podendo ou não ser criticado por estas palavras que lhe vou dizer, o BM 250, foi para mim o melhor escumador que tive até hoje.
Não querendo dizer que o deltec nao presta, nada disso ou que o bbking também não(pois nunca tive nenhum, mas com muita pena minha), mas que no tempo em que mantive este escumador, tinha um aquário de sonho, com umas cores e crescimentos brutais.
É pena, já passou de moda, mas que deixa saudades isso deixa.
Em relação aos ATB, escumadores que agora chegaram ao nosso mercado, ou pelo menos ao meu conhecimento, de certeza que também terão os seus méritos, tais como todos os outros têm e tiveram.
Estão neste momento na moda e na ribalta da aquarófilia, ainda bem é sinal que este hobbie está em crescente evoluçao, e que cada vez mais as coisas estão mais desenvolvidas, mas não é por isso que uma coisa há meses atrás era um fenómeno e fantástico, agora repentinamente deixou de o ser.

Esta foi a minha opinião baseado no meu testemunho de quem derivado às modas e querer estar sempre à frente no que respeita a este maravilhoso hobbie já gastou o que gastou só em escumadoresyb62 0

Abraço
Paulo J. Oliveira
Paulo J. Oliveira está offline  
Antigo 03-07-09, 20:29   #14 (permalink)
Membro Identificado

Olha concordo plenamente contigo Oliveira.

não disse que era muitissimo melhor disse só que na relação qualidade preço actual são os melhores, tomar nota...

Agora anda na moda os cónicos, não é porque os outros são maus, atenção, qunato muito meelhora a eficiência uns 10% se tanto...se calhar é só visual...e nem melhora...nunca se sabe...

Se já tens um escumador sobredimensionado vale a pena comprar outro sobredimensionado porque é meelhor uns pauzinhos...

acho que não...ou porque é mais bonito..menos ainda..

... este vai me encher as medidas por muito e bom tempo, eu talvez pecisa-se mesmo de um escumador, tive só escumadores da treta o melhor foi mesmo o último e foi feeito por mim...

Talvez chegasse mas para isso acontecer tinha mesmo de comprar uma psk....nova para o fazer funcionar como idealizado, ainda retirou muito e bom lixo...com uma multi 2500 alterada...

a bomba que tinha era fraquinha nem sequer era a psk, ok era sicce multi alterada com mesh...fazia uns 650 litros hora ar sofridos, mas duvido que chegasse aos 1000 de água... depois de comprar caudalimetro, fiquei ...surpreendido, pensava que tinha mais ar...
ou seja a performance do mesmo estava abaixo do que eu pensava que estava a acontecer...mesmo assim talvez talvez não precisasse de escumador...nem de bomba nova...

mas é daquelas coisas como o Oliveira disse...fui na onda...

tomei a decisão de comprar o atb deppois de muito pesquisar...

nunca encontrei ninguém a dizer mal do ATB...o que é estranho...muitissimo estranho..

Agora claro que daqui a uns tempos pode existir algo no mercado melhor e mais barato...é a evolução...mas por agora e neste momento é da minha honesta opinião de ser o melhor... (preço/qualidade) embora não muitissimo melhor...uns percentos de performance a mais...e ligeramente mais barato... são todos escumadorees de topo, estees que se falam, claramente...e serão sempre de topo...óbvio...

um ati é bom, a principal falha é no arranque das bombas, tenho reparado que esse é o principal problema... não os conheço nem nunca vi um a trabalhar de perto... mas sobviamente que não ganhavaam fama sem algum mérito...nem os deltecs, nem os H&S nem os BK....etc...

Antigo 04-07-09, 19:31   #15 (permalink)
Membro Identificado

Users Flag!

Comentários: 691

,
penso que não vou desvirtuar o tópico ou mesmo se vou ajuadr em alguma coisa... mais para constar.
Tenho um AquaC EV-1000 Protein Skimmerque comprei ao João e realmente, que máquinão nunca pensei. tem uma bomba que faz 30 000 litros hora que exagero

Abraço
António
António A Silva está offline  
Antigo 07-07-09, 13:22   #16 (permalink)
Membro

Olá a todos,

Mais uma vez venho agradecer a todos a colaboração prestada para a escolha do escumador.

Estou agora, penso eu, de posse da maioria dos elementos para poder decidir, o que farei em breve.

Obrigado pela vossa ajuda

César Silvério
Tópico Trancado

Tags
ati, ozono, skimmer

Membros Activos Atualmente A Ver Esse Tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Ferramentas do Tópico
Modos de Exibição

Regras para Comentários