Porque as coisas sao ciclicas e chega uma altura em que precisamos mudar, apresento então o novo pojecto em curso.

Antes de vos dar a conhecer gostaria de perder um minuto a explicar o nome.
Quem já viu o meu aquario, sabe que se chama 'chill out aqua', o que faz todo o sentido, é o meu canto de paz e prazer. É o meu momento Zen de cada dia. Faz todo o sentido continuar com esse nome.
O 'Mad' surge como homenagem à pessoa que tem sido responsavel por uma serie de coisas neste projecto, aparentemente quase tudo, e que é um membro aqui do forum, ao qual gostaria de prestar aqui publicamente homenagem e agradecimento, o amigo Pedro Vicente.

Este projecto é uma continuidade de um projecto dele.

Passemos então à parte mais tecnica da coisa.


O Aquario é um Percula 90 Modificado, vai ter uma sump em separado.

Podem ver tanto um como outro neste topico

Aquario Percula 90 MOd

Sump: 75 X 40 X 40 com

Escumador: Replica Bubble Master 250 DIY alimentado por eheim 1265 (Mad dog skimmer)

Circulação: 2 x Tunze Nanostream 6045 + 3 x Resun 1200 lts/h na traseira do Percula

Reactor Kalk: DIY por Marcos Cavaleiro

Reactor de Calcio: Knop Calcium Reactor C

Reposição Eheim 1265 3200 lts/h

Osmose 5 estagios, repositor Aquamedic SP3000

Controlador de PH e Controlador de temperatura

Chiller Polar Bear (Modelo Americano) apenas se necessario, até hoje as temperaturas nos aquarios la de casa nunca passaram dos 27 e apenas levavam com 1 ventoinha.

UV 9 Watts

50 kgs de rocha viva do Chill Out Aqua

45 kgs de Areão + argamax

Artemia NaupliStar

Agua Natural com fartura

A iluminação está ainda por decidir, mas estou inclinado para uma calha com 6x39Watts T5

De qualquer forma para iniciar terá que ser a HQI de 150W com o refletor Lumenarc DIY que já está no Chill Out.

Talvez me tenha esquecido de alguma coisa...

Fotos de como a coisa está a ficar para breve.

Aceitam-se comentários, questões, ou o que seja.


Gostaria de agradecer a várias pessoas ainda, que me têm ajudado e muito ao longo desta caminhada.

A long path it is to became a true jedi!
My master is the greatest! Obrigado por fazeres acreditar

Ao Roberto Pacheco, ao Quinzico, ao João Monteiro, à equipa reefforum (esses grandas malucos), ao Antonio Leote, ao Cesar Pinto, ao Marco Madeira.

E à malta do ALGAREEF, os Algarvios (ou deslocados) com reefs, esses são do melhor!