Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: Lá Entro Eu Nos Salgados, Isto ainda vai dar pró torto....

Membro Identificado Avatar de Sérgio Calado
    Data de Ingresso
    18-04-07

Lá Entro Eu Nos Salgados, Isto ainda vai dar pró torto....

Bem, vou começar a colocar fotos do meu nano, desde o início da montagem, tenham calma que eu vou actualizar este tópico aos poucos. É que é um tópico já grandito, num outro fórum. Achei que já era tempo de o pôr aqui.

Medidas - comp x larg x alt
    Aqua - 60 x 30 x 35
    Sump - 26 x 26 x 53

May 7 2007, 06:14 AM

Antes de mais nada, apenas a água, aqua e rochas é para manter.
    A localização, a calha e a quantidade de água disponível, é tudo provisório.
    Data da montagem, é mais ou menos perto de 18 ou 17 de Abril. Foi algures nessa semana...

Para já, o aqua está nos arrumos, leva com luz solar por cima e pela frente, que atravessa as telhas transparentes e as janelas foscas. Está em cima da minha bancada de trabalho, debaixo de uma estrutura de 150cm x 50cm que veio com o meu aqua grande. A ver se o meu camarada da empresa vai lá buscar o raio da estrutura ou se a corto com a rebarbadeira e levo ao Ecoponto...já estou farto de a ter ali à espera do novo dono.

Geral do bicho. Especial atenção às barras de persianas, componente especial da minha calha, apoiada em suportes de alumínio. :twisted: Mas as barras de persiana resultam, é fácil colocar mais lâmpadas, basta colocar mais barras, são brancas para reflectir melhor, são de plástico, nada de metal perto do aqua.

Geral, mais a direito, para se ver bem que tenho rocha viva a mais. :silly: Rocha de um aqua desmontado, salvo erro, mais de 1 ano de uso. Veio cheia de alga coralina e um monte de bicharada agarrada. Até mexilhões tem, mas acho que estão mortos. Muitos pedragulhos, apenas um compridão e uns pedaços mais pequenitos. A bomba à direita é de 800Lt/h, provisória. Tive de lhe pôr uma "boca" para desviar a corrente para o vidro, no lado esquerdo do aqua, a areia tinha fugido.

Os meus 2 supostos Zoanthus miniatura, 1 dos 3 caracóis da praia, alguedo verde lindo.

Zoom das lâmpadas, escumador DIY, seguindo o esquema da lenitita. Espuma que se farta, o desgraçado!!! E é só uma pedra difusora das normais, ainda não chegaram as de madeira.

Balastros aparafusados a barras de persianas.

Minha grande Sump. Do lado direito, está a minha bomba de teste. Ainda não tenho a bomba definitiva. Também ainda me falta acabar a tampa da sump e montar as tubagens de retorno.

Esqueci-me de tirar foto à "overflow-box".
    A minha ideia é retirar água à superfície com a "box", entrar na sump, bater em cima de fragmentos de Rocha Viva ou em Bioballs, escumador, divisórias-mata-bolhas, refúgio pequenito, bomba de retorno, entrada no aqua por tubos de 1/2'', um tubo em cada canto do aqua, para fazer a corrente.

Entre a entrada da água e o escumador, também tem espaço para Rocha. Pouco, mas tem.
    No refúgio, estou a pensar colocar areia de coral, rocha viva, alga Caulerpa, a nossa "alface do mar" e ver se aparece lá bichezas e plâncton, para os habitantes do aqua.

Futuramente:
    Luz por cima da Sump para alimentar as algas, com foto-período diferente do aqua, para fazer tampão ao pH.
    Tampa na sump feita de acrilico transparente.
    Calha do meu aqua de 60cm de água doce, modificada para 2 lampadas de 18w actinicas; 2 PC, ou 4 PC ou 1 de 18w Daylight.
    O aqua vai ficar tapado, com ventiladores na zona das lampadas e ventiladores para a superfície da água.

De notar que acho mais piada a corais do que a peixes. Nota-se as preferências, no meu aqua de água doce acho mais piada às plantas do que aos peixes... :mrgreen:
    Se calhar é por se mexerem muito.

May 13 2007, 11:58 PM

Estive a fazer um silenciador para abafar o ruido de queda de água no tubo de queda para a sump. A ver se a silicone seca e amanhã ponho o dia todo a trabalhar.
    Está a ficar na hora de mudar o salgado para o sitio definitivo.

May 15 2007, 01:09 AM

Não estou lá muito contente com o barulho de queda de água na sump. Nem na overflow-box, já agora.
    Se elimino o barulho de vez, o caudal diminui e a bomba faz o aqua transbordar. Se deixo ficar o barulho, o caudal fica porreiro mas eu subo pelas paredes (além de me começar a dar vontade fazer um xixizinho...) Terei de testar outras soluções.

Tipo isto:
    http://www.rl180reef.com/frames.htm
    http://ozreef.org/diy_plans/water_mo..._stockman.html
    http://ozreef.org/diy_plans/water_mo...minimiser.html

Mais cenas nos próximos capítulos.

May 16 2007, 01:34 AM

Fartei-me!!!! Enchi o saco!!! Arre para o barulho!!!
    Tentei o durso, não aguentei o barulho. Quando quase conseguia, começava a transbordar o aqua. Não tenho mais pachorra.

Decidi-me, furos no vidro traseiro do aqua e uma overflow-box interna.
    Vou acabar de desmontar o meu aqua de 60cm de água doce e furar o vidro. Vou demorar a ter o sistema pronto da maneira como quero, mas tenho tempo, o aqua vai ciclando.

JÁ TENHO 4 ZOANTHUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Aquilo está a espalhar-se bem, bem fixe.

Mais episódios dentro de instantes...

EDIT: enquanto estive a mudar a Rocha viva para a sump e a fazer novo layout no aqua, notei vários mexilhões pequenitos, bem coloridos. No meio da rocha, encontrei 2 caranguejos pequenitos, deixei-os no aqua, é mais bichos a passear. Devem ter vindo na RV e andaram escondidos este tempo todo.
    Tinha na RV duas espécies de minhocas, com a parte traseira mais gorda. Não sabia o que era, em caso de dúvida, acabei com elas. Não encontrei fotos delas na net, e aquela frente em forma de tubo que esticava, não me inspirava confiança.

EDIT2: Fotos mais recentes. Ainda não está como quero, mas para lá caminha.

Meus lindos zoanthus:

E uma geral. À direita, escumador esquisito que encontrei, vamos a ver se resulta. À esquerda e ao centro, 2 pedaços de RV com algas, vão ficar na sump, um dia destes:

Gosto bastante deste layout. 2 montes de cada lado e 1 pedragulho ao centro, perto do vidro de trás. Layout cheio de buracos e declives. Depois de "plantar" corais ali, deve ficar engraçado.
    Última edição por Sérgio Calado; 30-06-07 às 21:27.

Lojista Avatar de João Carlos Judicibus
    Data de Ingresso
    29-10-06

Re: Lá Entro Eu Nos Salgados, Isto ainda vai dar pró torto....

Tá a ficar com bom aspecto.

Essa Sump é caricata, feita sobre altura. Testa-a bem para não teres dissabores.

Esse escumador já o vi há venda em vários sitios, no entanto acho que serve como "secundário", acho que devias tentar um DIY com uma bomba, por pequena que seja suponho que tenhas melhores resultados.

Já começou a escumar-se ???

Abraço.

João Judicibus.
    Obrigado e Abraços

ReefQuest - Online ReefQuest

A minha ReefQuest Aquário João Judicibus

Data de Ingresso
    18-04-07

A sump esteve vários dias só com água, em teste de fugas.
    O escumador neste momento está na sump e tira lixo aguado de 2 em 2 dias.
    Vou actualizando com calma, este tópico tem muitas fotos, tenho de o ir pondo aqui aos poucos.

May 20 2007, 08:57 PM

Ficou durante a noite passada a pingar 1 Lt de kalkwasser. Já percebi, de 2 em 2 dias, evapora 1 Lt. Mas como a temperatura anda a subir (estava a 29º), vou é levantar a tampa e colocar as ventoinhas. Deve evaporar mais, depois vejo quanto.

Jun 7 2007, 02:37 AM

Nesta altura, pensava que tinha uma aptasia mas afinal é um espirografo.
    O nassárito tentou apanhá-lo, ele escondeu-se. A seguir foi o eremita, nada. A seguir fui eu de pinça e nada!!!!

Vamos é às fotos...

O interior da minha caixa de controle da iluminação

A minha central EDP já com caixa na posição

Não gostei do aspecto, forrei a caixa

Geral

Ó pro sistema completo, coisa mais linda

Detalhe do escuma e do ginga-joga para abafar o barulho de queda de água na sump. 2 T's em PVC para ter vários pontos de queda de água, até micro-bolhas faz e não se ouve nadinha

O espirografo, difícil de fotografar

e novamente

como ele me foge, decidi chamar a cavalaria

tá-tá-rá-tá-rááááá

Á CARGA!!!!!!!!!!!!!!

Ataque frustrado...........

E a minha linda esponja roxa que já vinha na rocha viva, não a alimento com nada em especial e está gorda e a cresçer

De notar que este salgado já foi desmontado 2 vezes. Nos arrumos estava num aqua de 60cm x 30 x 35cm e mudei tudo para o Hall de entrada para um aqua de 60cm x 30 x 30cm com uma overflow-box. Como não gostei do resultado, furei o aqua de 60cm x 30 x 35cm no vidro traseiro e transferi tudo para lá. E é este que está a funcionar, com a sump e tudo.
    Cada mudança foi pensada para tentar minimizar alguns erros nas montagens, depois de ver vários posts por aqui e em vários outros fóruns, ler bastante e pesquisar com fartura.

Membro Avatar de Simão Oliveira
    Data de Ingresso
    07-09-06

Boas Sérgio
    Até agora estou a gostar muito do teu tópico.
    Parabéns e boa sorte
    O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.

O meu segundo Hobby até pode ser chato mas não deixem de visitar
    http://simaooliveira.blogspot.com/

Data de Ingresso
    18-04-07

Obrigado Simão Oliveira

Nova foto da coisa esquisita que tenho, se não me enganaram, um espirografo:

Jun 9 2007, 10:53 PM

Deixa ver, tenho algas, mexilhões, espirógrafo, esponja e zoanthus. Está a ficar bonito.

E hoje fui à praia apanhar camarões e 3 peixes das poças,para ciclarem o aqua.
    A ver se o aqua fica bem ciclado. Não quero põr os Ocelaris e ficarem doentes por causa de um aqua mal ciclado.

Jun 15 2007, 02:59 PM

Já tenho Caulerpa e Chaetomorfa na Sump, no meu mini-refugio.
    Consegui numa TPA, apanhar um camarão na sump. Ainda lá está 1 peixe que não consegui apanhar. Até esvaziei a sump e nem assim, ele escondia-se na Bubble-trap...ainda lá anda, vou alimentando o bixo, quando o vir distraído, tento apanhá-lo.

Coloquei uma rede de plástico no pente da coluna seca, para evitar novos emigrantes. new_snipersmilie.gif

Estou a acabar a minha reposição automática. Funcionou tudo no teste na banca da cozinha, vamos a ver no aqua.
    Até 2 sensores de nível fiz. Sensor "reed" de ampola, suporte em teflon, bóias em esferovite e está a rolar.

Tenho de tirar fotos aquilo tudo.

Jun 17 2007, 05:19 AM

Tirei fotos à reposição automática, mas não é bem aquilo que quero que fique.
    Para já, que estava a ficar urgente, fica, mas vou fazendo um mais bonitinho. Tenho de arranjar uma caixa de telemóvel da Optimus.
    A minha ideia, era furar a parede atrás do aqua e esconder os depósitos na despensa, mas naquela parede passa tubagem para a casa de banho, corria o risco de fazer asneiras!!!!!!
    Vou tratar de fazer um móvel com calha e prateleiras e depois escondo tudo atrás de um biombo. Esta parte foi sugestão da minha mulher... :mrgreen:

Durante o upload para pôr as fotos online, apercebi-me que não tirei fotos ao aqua e à sump, camarões e peixes da nossa costa, nem ás algas que o Rui Monge me enviou (obrigadão camarada!!!!!)...tenho de tirar mais fotos.

Baseei-me neste reactor:

O sensor "Reed" magnético, de ampola, cérebro dos meus 2 sensores de nível:

O sensor de nível da sump:

O reactor de kalk, com mais 1 sensor de nível:

O reactor e o depósito de 10lt, com uma bobine de 220v de máquina de lavar no tubo de saída, logo seguido do extraordinário prensa-tubos de sistema de soro, gentilmente enviado por uma amiga (obrigado!!!!!):

E a caixa de controle, com 2 relés, 4 resistencias e 2 transistores. Para comandar a jinga-joga toda:

Aquele condensador enorme, é só pra filtrar ruído do transformador. Assim que um sensor de nível actuava, os relés começavam a funcionar tipo campainha. Tenho de ir comprar um transformador de jeito, aquele tem muito ruído interno.

Ora, funcionamento geral:

1ª parte -- assim que a água na sump evapora e desce o nível até actuar o sensor, liga a bobine e começa a entrar água com kalk. Fica neste modo automático sempre, excepto entre a 1h e as 3h da manhã, altura em que o temporizador desliga e deixa de alimentar esta parte do automatismo.

2ª parte -- entre a 1h e as 2h da manhã, liga o temporizador que vai alimentar a bomba no depósito e a bomba de mistura no reactor. A bomba do depósito desliga assim que o sensor de nível no reactor actuar. Entre as 2h e as 3h da manhã, a mistura de kalk está a repousar.

Acho que não fiz nenhuma asneira no automatismo. Tentei apenas fazer automáticamente, o que eu fazia manualmente, de 2 em 2 dias, com o sistema pinga-pinga.

Data de Ingresso
    18-04-07

Jun 18 2007, 04:53 AM

Geral:

Sump:

Peixinho das rochas da nossa costa, tenho 3 deste, o que estava na sump, subiu para o aqua principal SÓZINHO!!!!! Não sei como é que ele fez, se calhar foi durante um desligar das bombas para alimentar:

Camarão da nossa costa, acho que tenho 6 destes:

Acho que tenho 1 Ofiúro no meio da rocha, só vejo 4 tentáculos a aparecer entre algumas fendas. E anda a passear entre as fendas. Ainda não lhe vi a cabeça/boca central, por isso não tenho a certeza.
    Tenho é umas minhocas peludas aos montes e uma espécie de camarões/pulgas transparentes, que saiem só de noite.

Membro
    Data de Ingresso
    13-08-06

Ola Sergio, parabens pelo seu aquario!

Suas rochas estao com clacareas de cor bem bonita

Abracos!

Data de Ingresso
    18-04-07

Obrigado, Marcio Moraes.
    Por acaso deu sorte, ter encontrado um camarada com RV que estava num aqua à mais de 1 ano e que foi desmontado. Comprei a Rocha já bem ciclada e já com bastante coralina. Coralina que já aumentou bastante.

E as fotos mais recentes que tenho:

Jun 28 2007, 11:24 PM

Corais já tenho, os Zoanthus,

um espirografo que pensei que era aptásia

e um coral novo, uma muda comprada na semana passada, uma Sinularia spp.

que já cresceu e tudo.

E a reposição automática com água de "kalk" está a resultar bem, a alga coralina está a espalhar-se por todo o lado. É nos vidros, na areia, na bomba interna, no tubo de retorno...

Agora, à volta da zona das algas, está-me a aparecer um algedo verde na areia e até alga coralina.

Não sei se é falta de circulação ou se é da luz.

E descobri uma maneira de apanhar o malfadado caranguejo minusculo que tinha no aqua e que não conseguia apanhar. Trouxe da praia um caranguejo maior. Ele tratou de apanhar o pequenote... :snipersmile:
    Com esta não contava, pensei que o caranguejo pequenote até já tinha morrido.
    Bem, tenho neste momento 6 camarões pequenitos, 1 caranguejo grande e 3 camarões grandes. Sempre ciclam o aqua e dão mais vida à coisa. Tem a sua piada, ver os camarões a passear pelo aqua e a correrem atrás da comida granulada que ponho no aqua. Quando começarem a entrar mais corais moles e os peixitos, voltam para o mar. Se bem que os 3 camarões grandes têm a sua piada.... :mrgreen:

Hoje, 10 de Julho, o caranguejo grande está morto...o meu filho encontrou-o no Sábado, em cima do tapete da sala. O bicho lá resolveu sair do aqua e foi passear. Acabou por morrer seco. Como o aqua está destapado por causa do calor, o caranguejo saiu.

Aqui à umas semanas, um caracol da praia morreu. Deixei a concha dele no aqua. Durante este fim de semana, o eremita de patas vermelhas mais pequeno, deve ter mudado de casa, já que a concha antiga está perto do sítio onde estava a concha do caracol.

Data de Ingresso
    18-04-07

Uma linda Euphylia, a minha aquisição mais recente:

A caixa onde o coral vinha, chegou amassada. Até parecia que esteve dentro de uma máquina de lavar. Resultado: a Euphylia até parecia bem, mas depois de a tirar da saca, notei que o esqueleto calcário, o "pescoço", estava partido, preso por apenas um canto. Colei o bicho a ver se não morria.
    Estive para cortar um bocado do esqueleto, para assentar melhor na rocha, mas depois de ver como estava o pescoço, achei melhor nem mexer.
    Ao fim de uns 30 minutos, lá pôs o corpo de fora.
    Agora vou deixá-lo ambientar-se, daqui a uns meses vejo se é preciso colocá-lo noutra zona ou se ali fica bem.

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

boas Sérgio,

pá a tua sump tá realmente bela

onde posso arranjar uma assim?

olha uma ranhosa hehe hei-de "colectar" uma

essas algas devem ser óptimas para absorver fosfatos não me queres vender uns pézitos?
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ainda não domino isto muito bem...
    Por Jorge Carvalho no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 2
    Último Post: 07-02-08, 00:30

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem