Resultados 1 a 24 de 24

Tópico: Ajuda!!!! Maldita alga!!!!

Membro Senior Avatar de Nuno Gregorio
    Data de Ingresso
    11-08-06

Ajuda!!!! Maldita alga!!!!

Preciso de ajuda para identificar e eliminar esta alga.
    Já procurei no google por bubble algae mas pouco ou nada encontrei e a mais parecida tem por nome 'Red Valonia', mas não sei como a eliminar, quando removida parece ela arrebenta e deixa um liquido viscoso na rocha e neste momento tenho-a numa rocha com green star polyps que está a matar tudo.
    Alguem sabe como a remover!!!!!!
    Imagens Anexas Imagens Anexas

Membro Senior
    Data de Ingresso
    16-10-05

Re: Ajuda!!!! Maldita alga!!!!

boas

segundo ouvi dizer NÃO deves rebentar as bolhas devido a esse mesmo liquido viscoso originar novas colonias de algas
    deves tirar as rochas contaminadas e posteriormente tirar as algas sem escorrer o liquido para cima das rocha

é apenas a minha opnião espera por mais opniões...

Membro Identificado Avatar de Jose Neves
    Data de Ingresso
    07-04-07

Citação Postado originalmente por Micael Alves
    boas

segundo ouvi dizer NÃO deves rebentar as bolhas devido a esse mesmo liquido viscoso originar novas colonias de algas
    deves tirar as rochas contaminadas e posteriormente tirar as algas sem escorrer o liquido para cima das rocha

é apenas a minha opnião espera por mais opniões...
    eu pela foto nao consigo ver sao umas esferas esverdiadas???
    Cumprimentos

Jose Neves

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Olá

Será algo semelhante a isto ?

Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Data de Ingresso
    07-04-07

Citação Postado originalmente por Julio Macieira
    Olá

Será algo semelhante a isto ?

Ca esta uma foto a julio
    Cumprimentos

Jose Neves

Data de Ingresso
    08-09-04

Citação Postado originalmente por Jose Neves
    Ca esta uma foto a julio

a foto não é minha José.

A foto é do nosso companheiro Miguel Marçal dos Santos
    Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    07-04-07

Citação Postado originalmente por Julio Macieira

a foto não é minha José.

A foto é do nosso companheiro Miguel Marçal dos Santos
    Fica corrigido... se for essa mesma alga que deveremos nos fazer??? quando andava a povoar o meu aqua com corais reparei que 2 vinham com algo paracido a isso mas esverdiadas e disseram-me para tirar, andei eu feito talhante, de faca em punho a tirar essas bolitas dos corais, era necessario? quais sao os efeitos?
    Cumprimentos

Jose Neves

Data de Ingresso
    08-09-04

Praga

Um dos possiveis controles biológico passa pela introdução de um
    Mithraculus sculptus

Um abraço

Julio Macieira

Membro Identificado Avatar de Ricardo_Lou
    Data de Ingresso
    08-04-06

Olá Nuno

Não sei se é esta alga que tu menciona, pois não consigo vê-la com nitidez a tua foto.

Mas tenho uma que acho que se assemelha com a postada pelo Amigo Júlio

Caso seja idêntica, trata-se de uma Botryocladia, muitas vezes chamada de valonia vermelha.

Alimentam-se de nitrato e fosfato, de modo que, talvez estes elementos estão em níveis altos, caso afirmativo, desta forma, zerando estes níveis elas desaparecerão por falta de nutrientes.

Penso que são benéficas, pois se se alimentam de nitrato e fosfato auxiliam-nos a reduzir estes elementos, mas para isso penso ser prudente tê-las junto a um refúgio.

Logicamente se ó crescimento destas algas tornar descontrolado, algo deverá ser feito para reduzir os níveis dos elementos já citados.

Porém, para eliminá-la, caso queira, é prudente que retire os corais desta rocha e após retire as algas fora do setup, pois poderá introduzir alguma toxina no sistema; quanto a rocha deverá deixá-la alguns dias em água doce para matá-las, além de toda biologia da mesma.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços

Ricardo

PS: No meu caso ainda mantenho-a como na foto!
    No fim, conservaremos apenas o que gostamos, e gostaremos apenas do que compreendemos e compreenderemos apenas o que nos tiver sido ensinado.” Baba Dioum.

www.reefforum.net, www.ipaq.org.br e www.reefbrazil.org, unidos em prol do aquarismo marinho em lingua portuguesa.

Data de Ingresso
    11-08-06

A alga é mesmo aquela que o Ricardo Lou referiu, já a tinha encontrado com red velonia, mas pouca ou nenhuma informação encontrei, mas obrigado na mesma aos outros membros.
    Lá vou eu pegar na "malinha do sr. doutor" e fazer os testes, porque essa alga não para de crescer no meu aquario, vamos ver como se encontra estes elementos....

Data de Ingresso
    08-04-06

Boas Nuno

Fico feliz em saber que pude contribuir para sua pesquisa.

Não sei se tens um refúgio no teu sistema, mas caso o tenha, como disse na mensagem anterior, poderia cultivá-la nele.

Pesquisei um pouco mais sobre esta alga e dizem que se estourarmos suas "bolinhas" isto fará com que ela cresça em outros locais. Li também que um grande devorador destas são os Desjardinii.

encontrei este artigo do nosso Amigo Pedro Nuno Ferreira:

"...Se realmente querem cultivar algas úteis adequadamente, pensem, é preferível criá-las sob controlo num refúgio e apenas oferecer porções colhidas da mesma aos pastadores no aquário onde vivem. Deste modo as algas não serão sujeitas à possibilidade de pastagem excessiva. Para algumas espécies de alga como a bonita “uvas vermelhas” Botryocladia, isso é obrigatório na medida em que são muito delicadas para suportarem qualquer tipo de pastagem de todo.(...)" (sic) in As Melhores Plantas e Algas para Refúgios Artigo de Anthony Calfo traduzido por: Pedro Nuno Ferreira, publicado com autorização.

Abraços
    Última edição por Ricardo_Lou; 09-07-07 às 07:35.
    No fim, conservaremos apenas o que gostamos, e gostaremos apenas do que compreendemos e compreenderemos apenas o que nos tiver sido ensinado.” Baba Dioum.

www.reefforum.net, www.ipaq.org.br e www.reefbrazil.org, unidos em prol do aquarismo marinho em lingua portuguesa.

Data de Ingresso
    11-08-06

Pois, já fiz os teste de fosfato, nitritos e nitratos e realmente não esta como eu esperava, pois estão todos a zero , tenho que encontrar outra fonte para o seu aparecimento. Mais alguem me pode ajudar???

Data de Ingresso
    08-04-06

Olá Nuno

apenas para teres um idéia de como elas se proliferam, estas fotos são hoje que fiz do meu aquário.

As algas creceram até nas bombas de circulação

Abraços

Ricardo Lou

Membro Identificado Avatar de Nuno Silva
    Data de Ingresso
    22-01-05

Olá Nuno,

A fonte de crescimento das algas já te foi dita, é o nitrato e fosfato que circula no teu sistema. Agora como deves calcular, se tens essa algas a crescer é porque ela te está a consumir TODO o nitrato e fosfato que o aquario produz, não sendo assim detectáveis pelos testes. Á medida que o teu sistema produz fosfato e nitrato a alga consome-o e usa-o para crescer. Afinal é esse o objectivo das algas no refúgio.

Para te veres livre da alga só tens duas hipoteses: Ou compras um Zebrassoma desjardini (limpou-me essa alga todinha ) ou então tratas de minimizar a produção de fosfatos e nitratos e vais removendo à mão as algas que tens ( cuidado pra não rebentar as bolas ). Aconselho as duas ao mesmo tempo.

Abraço
    Nuno Silva

Data de Ingresso
    07-04-07

Citação Postado originalmente por Nuno Silva
    Olá Nuno,

A fonte de crescimento das algas já te foi dita, é o nitrato e fosfato que circula no teu sistema. Agora como deves calcular, se tens essa algas a crescer é porque ela te está a consumir TODO o nitrato e fosfato que o aquario produz, não sendo assim detectáveis pelos testes. Á medida que o teu sistema produz fosfato e nitrato a alga consome-o e usa-o para crescer. Afinal é esse o objectivo das algas no refúgio.

Para te veres livre da alga só tens duas hipoteses: Ou compras um Zebrassoma desjardini (limpou-me essa alga todinha ) ou então tratas de minimizar a produção de fosfatos e nitratos e vais removendo à mão as algas que tens ( cuidado pra não rebentar as bolas ). Aconselho as duas ao mesmo tempo.

Abraço
    Nuno Silva
    Em relaçao a praga eu tenho um Zebrassoma desjardini e nao o vi a dar muita importancia, mas algo que funciona é pegar numa ceringa com vinagre e injectar uma quantidade minima dentro da bolita,em menos de 1h ja nao nos chateia mais.
    Cumprimentos

Jose Neves

Data de Ingresso
    11-08-06

Em relaçao a praga eu tenho um Zebrassoma desjardini e nao o vi a dar muita importancia, mas algo que funciona é pegar numa ceringa com vinagre e injectar uma quantidade minima dentro da bolita,em menos de 1h ja nao nos chateia mais.

Vinagre e o sistema aguenta?

Membro Identificado Avatar de Nuno Silva
    Data de Ingresso
    22-01-05

Olá José,

O meu Limpou tudo. O teu também é muito pequeno, deixa-o crescer mais um bocado.
    Essa técnica que referes não aconselho. Primeiro injectar vinagre nas bolas todas pode ser um problema. Depois não tens maneira nenhuma de saber se os espóros que estão dentro da bolha morrem ou não. Se não morrerem só estás a espalhar mais a praga.

Abraço
    Nuno Silva

Data de Ingresso
    08-04-06

Boas
    Citação Postado originalmente por Nuno Silva
    Olá Nuno,

(...) Agora como deves calcular, se tens essa algas a crescer é porque ela te está a consumir TODO o nitrato e fosfato que o aquario produz, não sendo assim detectáveis pelos testes. Á medida que o teu sistema produz fosfato e nitrato a alga consome-o e usa-o para crescer. Afinal é esse o objectivo das algas no refúgio.(...)

Abraço
    Nuno Silva
    É justamente por esta razão que não as elimino do sistema, apenas que faço é controlar o crescimento delas para não se tornarem um problema.

Abraços
    Ricardo Lou

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Citação Postado originalmente por Ricardo_Lou
    Boas

É justamente por esta razão que não as elimino do sistema, apenas que faço é controlar o crescimento delas para não se tornarem um problema.

Abraços
    Ricardo Lou
    Boas...

Ricardo, e porque não usas antes Chaetomorfa? Sendo que esta alga é muito mais "controlável" que a Botryocladia ou valónia vermelha!

Dessa forma, exportas os nutrientes e não corres o risco de uma praga no aquário...

Nuno, em relação ao vinagre, caso não seja uma quantidade industrial não tem problema, pois não vai baixar o pH de forma acentuada! Caso seja numa grande quantidade, aí sim poderás ter problemas...

Um abraço!
    ...

Data de Ingresso
    11-08-06

Pois é, o melhor vai ser não arriscar porque ela encontra-se muito espalhada , em principio vouo optar pela maneira mais natural, se não der resultado depois logo estudo as outras opções.

Data de Ingresso
    08-04-06

Citação Postado originalmente por José Francisco Duarte
    Boas...

Ricardo, e porque não usas antes Chaetomorfa? Sendo que esta alga é muito mais "controlável" que a Botryocladia ou valónia vermelha!

Um abraço!

Boas José Francisco

É que em verdade não as cultivo, nem mesmo sei como surgiram no reef (certo é que devem ter entrado por algum coral que lá pus), assim deixo-as como parte da "decoração".

Abraços

Ricardo

Membro Junior
    Data de Ingresso
    14-11-06

ola para todos tinha esta alga em meu aquario ,
    nao estourem ela no aquario pois ela se espalha ainda mais..
    voceis devem com uma gilete cortar bem rente aonde ela esta presa e retirar com uma peneira..

Membro Junior
    Data de Ingresso
    14-11-06

se preferir pode colocar um zebrasoma velliferum ou um zebrasoma desjardini
    eles comem elas

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Citação Postado originalmente por Ricardo_Lou
    Boas José Francisco

É que em verdade não as cultivo, nem mesmo sei como surgiram no reef (certo é que devem ter entrado por algum coral que lá pus), assim deixo-as como parte da "decoração".

Abraços

Ricardo
    Ok, e foi ficando... Tornando-se como dizes e bem, um método de exportação de nutrientes e de decoração!

Um abraço...
    ...

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Alga vermelha no fundo AJUDA PLEASE
    Por Alexandre Dax no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 12
    Último Post: 22-02-11, 16:45
  2. Alga ajuda
    Por AndreCardoso no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 4
    Último Post: 20-02-08, 11:21
  3. ajuda - Alga Falkenbergia Rufolanosa
    Por Vasco Lobao no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 0