Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 27

Tópico: Projecto 2008 , Viabilidade, opiniões.... Talvez mais um FO...

Membro Identificado Avatar de Ricardo Carpinteiro
    Data de Ingresso
    21-09-05

Lightbulb Projecto 2008 , Viabilidade, opiniões.... Talvez mais um FO...

Bem companheiros,

Depois de uma ausência mais ou menos prolongada, derivada de vários problemas, começei a pensar em reatar e muito contribuiu o novo projecto do Diogo, algo que eu já queria ter feito e fui aconselhado a faze-lo por um amigo e como sempre não lhe dei ouvidos....

Assim sendo, e como este projecto é só para por em práctica para 2008, tenho tempo de pensar em tudo, fazer as coisas como devem de ser. Poucas coisas estão definidas, as medidas do aquário sim, estão, 140x55x55 (423L) e vai ser um FO.... ( Desculpa Diogo, não é para copiar tudo o que fazes, mas realmente o que fazes é sempre bem, por isso, nada melhor que arranjares uma legião de seguidores )

Vou colocar aqui esta imagem, com a minha primeira ideia, de Aquário e estrutura, realço que o aquário é para ser colocado na sala ( maior divisão da casa, e com chão em mosaico, muito importante esta parte), o revestimento do móvel será em MDF Hidrofugo e com a cor wengué, agora a própria estrutura não sei se farei em madeira ou se farei em ferro galvanizado, pois é uma estrutura um tanto ao quanto complexa e julgo que dispendiosa, mas isso veremos para frente. Sei que existem vários membros aqui no forum que têm as suas estruturas feitas em madeira e gostava de ouvir as opiniões deles, pois poderei ter um feedback da durabilidade do material ( que por acaso tb não sei qual usar!!??? ), a coluna seca será no vidro lateral direito ou então como já alguem me disse, um colunca seca externa, mas terei de saber ao certo o que é e como funciona, pois não sei.

Sem mais demoras e mais conversa segue então a primeira imagem do projecto:

Espero receber as vossas ajudas, como já disse não tenho pressa, é uma coisa para ir fazendo com muita calma, por isso preciso de ouvir quem sabe e o melhor local é aqui....
    Abraços

Membro Identificado Avatar de Paulo Serrano
    Data de Ingresso
    23-09-04

Re: Projecto 2008 , Viabilidade, opiniões.... Talvez mais um FO...

Olá Ricardo
    Eu na minha opinião estás no bom caminho mas não fazia coluna seca punha um furo de 50 que chega e sobra para a queda de água para a sump.
    Eu optava pelo ferro pesno que é mais doradoura, mais resistente e penso que mais leve.
    um abraço e boa sorte
    Paulo Serrano
    Leiria
    Portugal

Lojista Avatar de João Carlos Judicibus
    Data de Ingresso
    29-10-06

Boas.

Acho que o esqueleto da Estrutua, sem duvida em Ferro. Agora em vez de galvanizado porque não Zincado ou mesmo Ferro "normal" e dás tu o tratamento?

De resto eu optava po uma coluna seca "interna".

Abraço
    Obrigado e Abraços

ReefQuest - Online ReefQuest

A minha ReefQuest Aquário João Judicibus

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Olá Ricardo,

Citação Postado originalmente por Ricardo Carpinteiro
    Depois de uma ausência mais ou menos prolongada, derivada de vários problemas, começei a pensar em reatar e muito contribuiu o novo projecto do Diogo, s.... e vai ser um FO.... ( Desculpa Diogo, não é para copiar tudo o que fazes, mas realmente o que fazes é sempre bem, por isso, nada melhor que arranjares uma legião de seguidores )
    Em primeiro lugar devo dizer-te que, ou bebeste ao almoço a ainda não recuperaste ou então estás mesmo louco!!! Garanto-te que nem tudo o que faço, faço bem!! Aliás, estou bem longe disso!!!!

Mas vamos ao que interessa...

De facto a estrutura poderás fazer em ferro. Se a fizesse hoje seria concerteza o material que iria escolher. Quanto ao tratamento... não sei!

Terás que pensar como vais fazer a filtração do aquário, pois se vais ter um FO e não um FOWLR como eu terás que tratar da filtração biológica, além de obviamente a mecânica.

Eu como tenho um refúgio com DSB, vou ficar com 80 kg de RV (mais maturada é impossível), vou apenas colocar uma UV de 55W, um ozonizador e um filtro de areia (já encomendado).

Abraço,
    Diogo

Membro Identificado Avatar de Pedro Marreneca
    Data de Ingresso
    31-10-06

É o que eu digo sempre. Quem tem o "bichinho" dos aquários não consegue viver sem eles. Boa sorte com o teu novo projecto
    Um Abraço

Pedro Marreneca

Deve-se viver a vida como uma jornada, não como um destino

O meu antigo nanoreef http://www.reefforum.net/showthread....6970#post66970

O meu novo reef http://www.reefforum.net/showthread.php?t=9527

Data de Ingresso
    21-09-05

Citação Postado originalmente por Diogo Lopes
    Olá Ricardo,

Em primeiro lugar devo dizer-te que, ou bebeste ao almoço a ainda não recuperaste ou então estás mesmo louco!!! Garanto-te que nem tudo o que faço, faço bem!! Aliás, estou bem longe disso!!!!

Abraço,
    Diogo
    Não sejas modesto!! Acho que é unanime aqui no forum e fora dele queo que fazes fazes bem, pode não ser a perfeição mas que é bem feito isso é!

Quanto a ser um FO ou FOWLR, é claro que será um FOWLR.... Só essa história do filtro de areia é que não sei o que é, para que serve, quais as vantagens, mas concerteza que me poderás explicar assim que tiveres tempo.

Abraço
    Abraços

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Citação Postado originalmente por João Carlos Judicibus
    Boas.

Acho que o esqueleto da Estrutua, sem duvida em Ferro. Agora em vez de galvanizado porque não Zincado ou mesmo Ferro "normal" e dás tu o tratamento?

Abraço
    Boas, João...

Eu não recomendaria ferro normal com tratamento, ainda ontem à conversa com o Cesar Pinto ele me disse que já teve uma estrutura em ferro normal com 10 de mão de um material anti ferrugem e que logo após um mês tinha pingos de ferrugem na estrutura!

Pelo que tenho observado o melhor mesmo é o inox, sendo que no meu próximo vou optar por este material!

Um abraço.
    ...

Data de Ingresso
    21-09-05

Percebo-te José, mas infelizmente o Inox não está ao alcançe de todas as bolsas...
    Abraços

Data de Ingresso
    09-11-05

Percebo-te José, mas infelizmente o Inox não está ao alcançe de todas as bolsas...
    Mas olha que o Ricardo Bulário, há pouco tempo, mandou fazer um estrutura em inox, em que ele próprio comparou o orçamento entre ferro galvanizado e esse mesmo inox e chegou à conclusão de que os poucos euros de diferença compensavam o investimento!

Um abraço!
    ...

Data de Ingresso
    21-09-05

Bem, então vou ter de falar com o Ricardo Bulário...
    Abraços

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    07-06-06

ola.... eu mandei fazer a minha estrutura em inox 304.... que ficou em 180euros.... em ferro galvanizado ficava em 135 euros, para a proteger ainda mais tou-lhe a dar com um primario de epoxi da marca titan... que comprei na leroy merlin....vou dar umas 3 ou 4 demão de primario... e vou pintar depois com esmalte maritimo tambem da marca titan.... isto numa estrutura de inox 304 se fosse em galvanizado.... então dava umas 10 demãos de epoxi......lololololololololol se quiseres saber onde fiz eu digo-te(vou lá contigo, pois é uma oficina de um velhote e é complicado de lá ir)

Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Tens a certeza que o Inox 304 é resistente à água salgada? É que sempre ouvi que o único era o 316...

Abraço,
    Diogo

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    07-06-06

tenho a certeza que não é..... por isso é que utilizei o primario de epoxi.... esse sim dá uma resistencia.... é indicado pra dar no inox que esteja sempre em contacto com a agua salgada.
    http://www.titanlux.com/productos.as...nea_producto=5

Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Citação Postado originalmente por Ricardo Bulario
    tenho a certeza que não é..... por isso é que utilizei o primario de epoxi.... esse sim dá uma resistencia.... é indicado pra dar no inox que esteja sempre em contacto com a agua salgada.
    Então porquê gastar dinheiro em inox? Sinceramente não entendo. As minhas duas estruturas são em Inox 316 - foram mais caras, mas penso que por 400 euros se consegue fazer. Na minha opinião é dinheiro bem empregue!

Abraço,
    Diogo

Data de Ingresso
    21-09-05

Queria saber a opinião do pessoal que tem as estruturas feitas em madeira, se tem problemas, se a madeira se tem aguentado com o contacto com água salgada, e ja agora, qual a madeira utilizada (para a estrutura em si) e o tratamento que levou (material utilizado, forma de aplicação).
    Sei que o Vasco Santos tem a estrutura dele feita em madeira, e o que quero fazer é muito similar ao que ele tem, era uma opinião válida...

ALO, ALO, Vasco Santos, por favor queira deixar aqui o seu depoimento!
    Abraços

Membro Identificado Avatar de Vasco Santos
    Data de Ingresso
    30-12-05

Alo Alo Alo daqui Vasco Santos

Eu sinceramente não tenho quexas nenhumas da minha estrutura a madeira aguenta bem tem é de ser bem tratada e pintada, mas tem a vantagem de ser barata e facilmente montada se ter que pedir a terceiros para soldar como o casa das estruturas de metal, a meu ver foi uma boa opção.
    Cumps
    Vasco Santos

Vivam cada dia como se fosse o ultimo
    O meu Reef de 800L http://www.reefforum.net/showthread....ighlight=sonho
    Algumas fotos minhas http://vascosantos.jalbum.net/Underwater-peixes/

Data de Ingresso
    21-09-05

Vasco, é precisamente essa a minha opinião.
    Em todo o caso, se me puderes dizer qual a madeira utilizada na estrutura, qual o material que utilizas-te para o tratamento e pintura. Se por acaso fosse agora aconselhavas algum tipo de madeira que agora conheças e na altura não, ou farias com a mesma madeira?

Entretanto vou visitar o teu post para ver os passos da construção, mas se fosse possível enviares fotos de toda a construção da estrutura eu agradecia, pois estou com algumas duvidas na união das peças.

Abraço e obrigado, mas continuem a comentar...
    Abraços

Membro Identificado Avatar de Vasco Santos
    Data de Ingresso
    30-12-05

Se fosse agora, voltava a fazer igual, quanto á madeira é pinho pois é bastante boa e resistente, a pintura foram varias de mão de branco(quanto mais plastica a tinta melhor pois isola melhor) e no principio uma sub-capa para impermeabilizar bem a madeira e ganhar mais aderencia para a tinta final.

Fotos da montagem só mesmo as que estão no meu topico, posso é tirar mais umas e colocar aqui no teu ou no meu topico.
    Cumps
    Vasco Santos

Vivam cada dia como se fosse o ultimo
    O meu Reef de 800L http://www.reefforum.net/showthread....ighlight=sonho
    Algumas fotos minhas http://vascosantos.jalbum.net/Underwater-peixes/

Data de Ingresso
    09-11-05

Queria saber a opinião do pessoal que tem as estruturas feitas em madeira (...)
    Ricardo...

A minha estrutura é em madeira, e fui eu quem a fez, em pinho, dei-lhe 2 de mãos de verniz marítimo e até hoje... Não tive qualquer problema!

No entanto e apesar de estar satisfeito, a próxima será em aço inox, e a cobertura feita por um carpinteiro (mas não és tu... , não leves a mal! ), por forma a ficar perfeito!

Seja como for, em madeira também não ficou nada barato (pois comprei-a integralmente no leroy merlin)!

Um abraço!
    ...

Membro Senior Avatar de Hugo Miguel Santos
    Data de Ingresso
    14-09-04

Boas...

O meu móvel também é feito em madeira... uma vez que somos quase vizinhos, convido-te a passar por cá para veres...

Não sei que madeira é... não fui eu que o fiz...

Cumps,
    Hugo Santos

Data de Ingresso
    21-09-05

Ando a pensar sobre este novo projecto, surgiram 2 novas opções, mais uma vez condicionadas pelo espaço que diponho.

Opção 1:

Aquário e Estrutura:

Estrutura :

Este é um canto da minha sala, que talvez pudesse ser utilizado, fica mesmo juntinho ao sofá por isso julgo que o impacto visual iria ser muito bonito.

Opção 2:

Estrutura:

Aquário, estrutura e iluminção imbutida (DIY):

Esta opção seria para ser colocada junto à parede e ao sofá, neste caso teriamos 2 vistas do aquário, a CS não desenhei pois não sei bem onde colocar mas talvez no vidro que fica junto à parede. Este aquário é de maiores dimensões, sendo que o vidro frontal teria 170cm, os laterais 120cm e a altura 58 pelas minhas contas uma litragem à volta do 390L.
    As barrinhas brancas seriam as T5 a colocar, imbutadas na tampa que abriria por meio de dobradiças para fazer manutenção das mesmas e para manutenção do áqua utilizava-se as 2 portas frontais.
    A estrutura seria em madeira ou em ferro galvanizado. ( dúvida! )

Agora com estas 3 opções, a 1a logo no início do post e estas duas, gostava de ouvir opiniões.

Obrigado
    Abraços

Data de Ingresso
    21-09-05

Então, ninguem diz nada??? Está assim tão mal que nem merece uns comentários?
    Abraços

Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Eu faria ou a primeira ou a última, mas não entendo como é que vais ter duas vistas num aqua triangular!!?? Isso dificulta e muito o layout.

Abraço,
    Diogo

Data de Ingresso
    21-09-05

Olá,

Simples Diogo, só 1 lado do triangulo é que vai ficar encostado a uma parede, o outro lado ficaria nas costas do sofá! É um bocadinho dificil de explicar, talvez eu consiga passar isto para um desenho.
    Abraços

Data de Ingresso
    21-09-05

Olá,

Depois de uma troca de ideias com alguem que também manda lá em casa , chegamos a uma conclusão, nada de aquários com formas estranhas como postei da ultima vez, nada maior que 120cm e nada a mais que 450L, ou seja, reduzir para metade a nossa ultima experiência que andava à volta dos 900L.

Assim sendo, voltei à minha ideia inicial ( originalmente feita pelo Diogo Lopes e também já utilizada pelo Vasco Santos ).
    Será um FOWLR, esta designação estranha.
    Alguns aspectos já definidos:

1.) 120x60x60 - 432L Brutos( vidro de 10mm ou 12mm )
    2.) CS no vidro lateral direito ou no canto traseiro direito ( 3 furos, ladrão, esgoto e retorno )
    3.) Sump 80x50x40 - 160L Brutos ( vidro de 8mm ), deve trabalhar com 80L-100L
    4.) 60-80 Kg de ( RV+RM )
    5.) 3cm de areão de 3mm
    6.) Iluminação em principio será 6x54w (324w) ou então 4x54w (216w).
    7.) Escumador BM200
    8.) Circulação, para este tipo de aquário não sei qual o volume que deve de ser circulado, estava com a ideia de fazer um close loop, para não ter bombas à vista, caso não seja possivel, vou optar pelas Wave Marea.
    9.) Retorno talvez use uma Sicce 4000 ou 5800.

Dúvidas:

1.) A execução da estrutura em madeira tal como a ideializei não sei se será um trabalho muito simples, preciso de estudar bem como juntar algumas peças do puzzle. A executar em madeira seria tal como o Vasco Santos fez, barrotes de 3x3 em pinho com o devido tratamento e pintura. Terei de me informar mais tarde.
    2.) A execução da mesma estrutura em ferro galvanizado, implica que ela seja feita em 2 módulos que seria unidos no local. Mas ainda vou pedir preços e saber se é exequível.
    3.) Execução de refúgio, a estrutura estaria preparada para receber um refúgio superior, mas preciso de saber ao certo as vantagens num sistema FOWLR.
    4.) Espécies a colocar.... tenho tempo para pensar nelas, mas é obvio que tenho as minhas preferências.....

Neste momento não vejo mais nada de essencial para dizer, mas espero o vosso contributo/ajuda.

Estrutura:

Revestimento e estrutura:

Já me esquecia, o revestimento da estrutura será em MDF Hidrofugo de 10mm pintado à cor que eu decida na altura ( mais provável Wengué ), não é necessário nada mais espesso pois não estará sujeito a cargas.

That's all Folks....
    Abraços

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Escumadores como Trabalham
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 8
    Último Post: 27-11-04, 17:14
  2. Composicao de ASW
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 3
    Último Post: 18-09-04, 05:30
  3. Artigo sobre iluminação da reefkeeping
    Por Daniel Teixeira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2