Página 3 de 17 PrimeiroPrimeiro 123456713 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 51 a 75 de 423

Tópico: De volta a carga (carlos Mota)

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Re: De volta a carga (carlos Mota)

Olá,

Eu percebo a tua ideia e concordo. Eu tinha também muita circulação e toda a lateral do aqua com coluna seca, garantindo que grande parte da porcaria ia para a sump. Com uma sump bem feita e grande como a tua podias ter à vontade 5000 l/h de retorno e ter ainda assim toda a deposição possível. A minha sump só tem 100 cm e com os 5000 l/h a água passa bem devagar...!

Abraço,
    Diogo

Membro Identificado Avatar de Tiago Garcia
    Data de Ingresso
    13-10-04

Boas,

Citação Postado originalmente por Diogo Lopes
    Olá,

Eu percebo a tua ideia e concordo. Eu tinha também muita circulação e toda a lateral do aqua com coluna seca, garantindo que grande parte da porcaria ia para a sump. Com uma sump bem feita e grande como a tua podias ter à vontade 5000 l/h de retorno e ter ainda assim toda a deposição possível. A minha sump só tem 100 cm e com os 5000 l/h a água passa bem devagar...!

Abraço,
    Diogo
    Não posso deixar de concordar!
    Tenho uma Sicce Multi 5000Lt e realmente a agua passa bem devagar na sump. Cria o tal efeito de depositar detritos no fundo, tal como tu falas Carlos.
    Gostei bastante do layout, está bem conseguido.
    Boa sorte para esse teu novo e arrojado projecto!

Atentamente,
    Atentamente,
    Tiago Garcia

O meu Aquario
    O meu Video
    A minha Pagina web
    "O teu futuro depende dos teus sonhos, por isso não percas tempo, vai dormir...!!"

Membro Identificado Avatar de Luis Delgado
    Data de Ingresso
    31-07-05

Citação Postado originalmente por Carlos Mota
    desde sempre tive a ideia que a agua deve passar devagar na sump
    por varias razões primeiro a nossa luta sempre foi tirar o maximo dos detritos da agua
    isso não acontece se tiver um retorno maluco toda a materia organica que cai na sump vai de novo para o aquario
    com um retorno lento a maior parte da materia organica fica na sump que é o que eu consigo limpar melhor
    um dos meus erros de inicio foi ter pouca amplitude de queda de agua,resumia-se a um buraco de 50mm e um e 32mm o que fazia com que por mais circulação que tive-se no aquario a materia organica acabava sempre pousar e não ir para a sump
    o que penso que agora está resolvido com 160cm de queda
    minha ideia resumindo é está
    muita circulação no aquario para mexer a mer*** muita queda para ela cair na sump e fraco retorno para ficar lá
    Olá Carlos,

Parabéns pelo teu novo projecto!!!

Mas essa de usar o corredor de entrada é mesmo verdade???

Bem quanto à acumulação de detritos, considero que o importante é a água passar lentamente no escumador (para que haja tempo suficiente de contacto entre cada bolha de ar e a água que passa no mesmo) e não necessariamente na sump.

Se a água não circular com algum débito (ao nível do débito que refere o Diogo para a bomba de retorno) vais ter pouca água a circular na sump e, portanto, poucos detritos a entrarem na mesma.

A ideia das paredes laterais é muito interessante para o alojamento das bombas e serão locais de acumulação de detritos, naturalmente. Todavia, pelo débito que as bombas têm e pelo facto de ter sido necessário fazer mais furos, fico com a ideia de que nessas divisórias vais ter muito fluxo de água, coisa que não vai ajudar nada à acumulação de detritos. Assim, tenho receio que os detritos, na sua maior parte, serão reenviados para o aquário vezes sem conta até se depositarem em zonas de menor circulação, junto às rochas.

Se aumentares o débito do retorno da sump, irás aumentar bastante a quantidade de detritos que entrarão na mesma e que poderão passar pelo escumador (reforçando o seu rendimento). Na sump, tal como o Diogo tb refere, tens espaço para que os detritos se acumulem mais facilmente devido à dispersão da água, coisa que não te acontece nas caixas laterais (mesmo que lá tenhas alguma acumulação de detritos).

Quanto ao débito útil da água do aquário que deverá alimentar o escumador para tirares o máximo rendimento do processo de escumação, este deveria rondar os 1000 L/h, assumindo que terás um volume total de água para movimentar na ordem dos 1200 L (contando com a sump). Estes cálculos baseiam-se no pressuposto de que o volume total de água do sistema deverá passar integralmente pelo escumador duas vezes por dia, tal como recomendado pelo Pablo Escobal (Aquatic Systems Engineering).

Para este efeito, tens de ter escumadores com secção de coluna superior a 8 polegadas, o que me parece ser o caso.

Já agora, não sei como tens ligada a alimentação de água aos escumadores, mas sendo dois, e se os tiveres ligados em paralelo, o débito de entrada de água na sump (só a contar com eles) pode ser na ordem dos 2.000 L/h desde que depois tenhas 1000 L/h a passar dentro de cada um deles.

Todavia, como já disse, seria desejável um débito de água bastante maior na passagem pela SUMP (extra escumadores) de modo a poderes ter uma boa acumulação de detritos em zonas de grande dispersão de água, coisa que dificilmente penso poderes ter nas divisórias onde estão as turbinas, pela força das mesmas e o elevado débito de água que aí se verifica.

Outra coisa, fiquei com a ideia de que as divisórias se ficam a ver no vidro da frente, mesmo com aquela moldura de granito (ou algo parecido).
    Um abraço,

Regista-te aqui e serás notificado com a publicação de novos frags.
    Faz um frag de um coral e publica no CoralFrags.org

Lojista Avatar de Carlos Mota
    Data de Ingresso
    10-12-04

boas

Mas essa de usar o corredor de entrada é mesmo verdade???
    maluqueira maluqueira

Se a água não circular com algum débito (ao nível do débito que refere o Diogo para a bomba de retorno) vais ter pouca água a circular na sump e, portanto, poucos detritos a entrarem na mesma.

A ideia das paredes laterais é muito interessante para o alojamento das bombas e serão locais de acumulação de detritos, naturalmente. Todavia, pelo débito que as bombas têm e pelo facto de ter sido necessário fazer mais furos, fico com a ideia de que nessas divisórias vais ter muito fluxo de água, coisa que não vai ajudar nada à acumulação de detritos. Assim, tenho receio que os detritos, na sua maior parte, serão reenviados para o aquário vezes sem conta até se depositarem em zonas de menor circulação, junto às rochas.
    devo ter +/- a volta de 1800 litros de retorno e pela agua que passa pelos pentes acho que chega

não sei se dá para ver nas fotos mas de nessas divisorias tenho 2 furos de 50mm em cada,que faz com que a agua dos pentes entre nesses furos directo a sump

pelo que tenho apreciado os detritos acumulam no fundo das caixas o que é bom pois é relativamente facil aspirar com um tubo em cada TPA

os escumadores são alimentados com uma bomba de 2400 litros com uma torneira em cada entrada para regular o fluxo

RF Moderador Avatar de Paulo Marinheiro
    Data de Ingresso
    13-09-04

Eu sou da opinião que devias ter um retorno mais forte Carlos...mas teorias há muitas . Dava-te jeito, pelo menos, para poderes alimentar directamente os escumadores...poupavas alguma energia nas bombas que tens de ter para os alimentar.

Abraço,

Paulo Marinheiro

Data de Ingresso
    10-12-04

boas
    Eu sou da opinião que devias ter um retorno mais forte Carlos...mas teorias há muitas . Dava-te jeito, pelo menos, para poderes alimentar directamente os escumadores...poupavas alguma energia nas bombas que tens de ter para os alimentar.
    alimentar os escumadores directamente foi o que sempre fiz e ainda acho a melhor opçcão

mas infelizmente com este sistema agua nunca cai certa o que faz com que seja impossivel de regular os escumadores

Data de Ingresso
    13-09-04

É um pouco estranho dizeres que a água tem variações de caudal.. ..se a bomba envia de forma constante "x" litros...obrigatoriamente regressam à sump de forma constante os mesmos "x" litros.. . O que é que não funciona aqui para teres essa variação de caudal?
    Podias até colocar um retorno mais forte, onde o caudal útil correspondesse exactamente à capacidade de recepção dos dois escumadores...terias toda a água a passar primeiro na escumação....mas com certeza não te estou a dar novidade nenhuma...Só não percebo a tua opção...porque, na minha opinião, estás a colocar os skimmers em subrendimento...já que eles absorviam mais caudal sempre com água por escumar. No teu caso muita da água que entra nos escumadores acabou de sair deles, porque ainda não saiu da sump...não sei se isto rentabiliza o sistema. Penso que a água que entra na sump, deveria ser calculada, principalmente em função da capacidade de escumação do skimmer que temos. Por exemplo no caso de um reactor de calcio ou num reactor de KalK que pinga constantemente, já não interessa tanto um caudal assim tão reduzido a passar na sump.
    Penso que o que ganhavas era fundamentalmente, mais economia (menos bombas) e um caudal de retorno dimensionado exactamente para a escumação que tens.
    Enfim...são ideias

Cumprimentos,

Paulo Marinheiro

Data de Ingresso
    10-12-04

boas

É um pouco estranho dizeres que a água tem variações de caudal.. ..se a bomba envia de forma constante "x" litros...obrigatoriamente regressam à sump de forma constante os mesmos "x" litros.. . O que é que não funciona aqui para teres essa variação de caudal?
    Podias até colocar um retorno mais forte, onde o caudal útil correspondesse exactamente à capacidade de recepção dos dois escumadores...terias toda a água a passar primeiro na escumação....mas com certeza não te estou a dar novidade nenhuma...
    minha primeira ideia foi essa mesmo e liguei os escumadores assim

mas como as melhores ideias na pratica nem sempre funcionam e passo a explicar o porquê

tenho de cada lado nessas caixas ao nivel da agua um furo de 50mm que de cada vêz que liga as 6100 faz com que esvazie as caixas um pouco até se fazer pressão de desnivel necessaria no aquario para entrar com mais força pelos buracos inferiores,nesse meio termo deixa por um curto espaço de tempo cair agua o que faz que o nivel no escumador tambem baixe

como tenho as 6100 a alternar cada 10 segundos isso está sempre a descer e subir

Data de Ingresso
    13-09-04

Já estou a perceber o problema ...mas isso não se resolveria com mais um furo inferior para entrar mais água nas caixas?...ou depois a coisa funcionaria ao contrário....Será que com um outro furo extra, entraria muita água para as caixas, e na altura em que as tunze estivessem a debitar menos caudal o pente deixaria de funcionar? Entraria directamente para o furo de escoamento sem que transbordasse o pente?
    Penso que talvez seja possível chegares a uma solução de equilibrio...e às tantas essa solução passaria por um retorno mais forte... para compensar a quebra de injecção de água no aquário quando as tunze estão no periodo de caudal reduzido.
    Com esta opção o mais que te poderia acontecer penso que seria haver oscilações no nível de água da sump.

Abraço,

Paulo Marinheiro

Data de Ingresso
    10-12-04

boas

por via de tirar duvidas vou experimentar uma OR 6500

depois direi alguma coisa

Membro Identificado Avatar de Pedro Nuno Alves
    Data de Ingresso
    12-02-07

Boas Carlos

Se quiseres tenho uma aqui encostada à boxe se quiseres levar é só vir buscar

Membro Identificado Avatar de Jose Neves
    Data de Ingresso
    07-04-07

Carlos perde um tempinho e actualiza este topico
    Cumprimentos

Jose Neves

Membro Identificado Avatar de Heitor Simões
    Data de Ingresso
    23-03-06

Ya!

Mete fotos e conta segredos.

Membro Identificado Avatar de Heitor Simões
    Data de Ingresso
    23-03-06

Olá!

Carlos mete uma foto geral para vermos como está o brinquedo.

Lojista Avatar de Duarte Araujo
    Data de Ingresso
    11-04-06

então essas fotos vem ou quê?

Data de Ingresso
    10-12-04

boas

a pedido de varias familias

primeiro como vou fazer TPA

um aquario de 600 litros numa cave com um escumador ap600 duas resistencias onde será acertado densidade e kh

tem uma bomba heim 1260 para enviar a agua para o principal sem acartar bidões

esgoto da sump encanada para a rua onde vê a mangueira que vem da cave

resultado final depois de ter passado dois dias a cortar e acentar pedra na parede

pormenores

Data de Ingresso
    10-12-04

boas

está muito longe do que um dia foi,mas aos poucos vai chegar de novo lá

direita do aquario

esquerda

centro

Lojista Avatar de Duarte Araujo
    Data de Ingresso
    11-04-06

excelente Carlos! outra coisa não seria de esperar

agora este coral, Duncanopsammia axifuga, tenho de ir aí ver isso. é uma peça grande?

Membro Senior Avatar de TelmoRiFernandes
    Data de Ingresso
    12-09-06

Brutal !!!
    E a parede onde está o aquário está muito mais bonita... A ideia das bombas está incrível. Tenho que ver isso ao vivo.
    Aquário para Tpa´s na cave com furos para o andar de cima, corredor de entrada tapado, parede quase demolida... Qualquer dia deitas abaixo a casa por causa do aquario
    Abraço

Membro Identificado Avatar de Paulo Serrano
    Data de Ingresso
    23-09-04

Carlos
    Já estou a ver que tenho que ir ai para ver essa maravilha.
    Um abraço
    Paulo Serrano
    Leiria
    Portugal

Membro Identificado Avatar de RicardoLuis
    Data de Ingresso
    22-01-07

ADOREI A PAREDE!!!! (desculpem o CAPS, mas foi mais forte que eu... )

e PARABÉNS PELO PROJECTO!!! (de novo... )

Membro Identificado Avatar de Carlos Amorim
    Data de Ingresso
    30-05-07

a evoluir muito bem,

gostei das actualizações

continua
    Carlos Amorim Silva

Membro Identificado Avatar de Fernando Soares
    Data de Ingresso
    09-12-04

Carlos

Parabens.
    Alem do layout estar perfeito, Gosto particularmente da nova cobertura da parede, fica muito melhor assim, do que com um aro em toda a volta, como tinhas anteriormente.

Estás satisfeito com o efeito de ondas gerado pelas bombas, ou tens a sensação que os peixes estão sempre em desequilibrio?

É que tinha pensado fazer uma coisa semelhante para o meu novo projecto, e assim tu estas a servir-me de cobaia.
    Última edição por Fernando Soares; 10-10-07 às 01:07.
    Cumprimentos
    Fernando

Membro Identificado Avatar de Jose Neves
    Data de Ingresso
    07-04-07

A linda anemona????
    Cumprimentos

Jose Neves

Membro Senior Avatar de Carlos Gião
    Data de Ingresso
    06-03-06

Carlos
    Essa do tanque das tpas na cave
    Boa sorte
    Cumprimentos
    Carlos Gião

Tudo tem o valor que lhe concedemos!

Página 3 de 17 PrimeiroPrimeiro 123456713 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem