Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 26 a 35 de 35

Tópico: Organismos venenosos-perigosos do recife/Reef venomous-dangerous critters

Membro Identificado Avatar de Gonçalo Rio
    Data de Ingresso
    05-10-06

Re: Organismos venenosos-perigosos do recife/Reef venomous-dangerous critters

Citação Postado originalmente por Filipe Pacheco Ver Post
    Trachinus draco:

Echiichthys vipera:

Comum nas zonas de areia é também o largarto da costa Synodus saurus, que também provoca uma bela comichão...

.
    Eu no verão passado, saquei 4 destes "belos meninos" numa pescaria (e alguns grandotes). Para quem não conheça é muito fácil confundir-se com um robalinho ou tainha (a evidência nota-se porque ele vem engatado a estender a barbatona dorsal, que nota-se logo por ser preta).

Conheco um pescador que foi pescando estes exemplares e os foi colocando num saco. No fim do dia arrumou o material todo e.....agarrou o saco com a mão mesmo em cima dos "amiguinhos" (em vez de segurar pela ponta). Escuso dizer o estado em que ficou a mão dele.....
    "Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade"..
    Leonardo da Vinci (1452-1519)

"The definition of spooky: Things that don't fit into 3D!" Kryon, Jan 2009

Membro Identificado Avatar de Miguel L. Jeronimo
    Data de Ingresso
    22-04-07

Citação Postado originalmente por Gonçalo Rio Ver Post
    ...Para quem não conheça é muito fácil confundir-se com um robalinho ou tainha (a evidência nota-se porque ele vem engatado a estender a barbatona dorsal, que nota-se logo por ser preta)....
    Boas, Gonçalo.

Esta afirmaçao, era a brincar??
    O seu mergulho e as suas ferias de sonho, na ilha das Flores, Açores - http://www.azoresferias.com

'Avalia cada dia, não pelo que fizestes, mas pelo que semeaste'

Membro Identificado Avatar de Gonçalo Rio
    Data de Ingresso
    05-10-06

Citação Postado originalmente por Miguel L. Jeronimo Ver Post
    Boas, Gonçalo.

Esta afirmaçao, era a brincar??
    Viva,

Não, não era a brincar. Já vi muitos pescadores tipicamente novatos a confundirem o peixe com robalinhos ou tainhas (alguns da mesma forma que confundem a tainha com o robalo ).

Para quem nunca apanhou nem o viu , muitas vezes com a excitação corre para o peixe para o agarrar e desempatar e pimba....

Abraço
    "Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade"..
    Leonardo da Vinci (1452-1519)

"The definition of spooky: Things that don't fit into 3D!" Kryon, Jan 2009

Membro Identificado Avatar de Roberto Isidoro
    Data de Ingresso
    25-02-07

Tenho que por um peixe desses no aquário
    Abraço Roberto

Novo Site: Roisa Reef II

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

a todos

... è brincadeira...que o digam quem já teve a pouca sorte de pisar um ...especialmente as crianças...pois è um peixe que procura alimento mesmo na zona de maré.
    Aqui na costa Alentejana è conhecido por peixe "Aranha".
    Um abraço

Ps: Dá um grande petisco

Jorge Neves

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Viva

Quando era miudo, aí com 6 anos, assisti na praia de Valadares Sul em Gaia, sem preceber bem o que estava a acontecer, a um incidente com um peixe desses que picou a minha mãe no pé, ou melhor, foi calcado inadevertidamente por ela na zona de rebentação, o que implicou ida imediata ao sanatório que então funcionava logo acima da praia no outro lado da rua e que hoje funciona tanto quanto sei como instituição da ordem dos enfermeiros. Foi um susto e tanto até porque a mobilidade ficou logo afectada e teve de ser transportada.

Podem ler e ver mais aqui sobre o Echiichthys Vipera

A maioria das picadas em Portugal deve-se ao peixe-aranha-menor (Echiictys vipera ou Trachinus vipera). Possuí um espículo venenoso junto de cada opérculo branquial e 3 dos raios da primeira barbatana dorsal são também venenosos. Vivem em fundos arenosos móveis, mas vêm muitas vezes às zonas costeiras onde estão a poucos centímetros de profundidade, semienterrando-se na areia podendo picar um membro de um animal que esteja na praia. Também podem ser apanhados em redes de pesca onde podem picar as mãos de pescadores mais incautos e os animais que se encontram por perto.

Este peixe apresenta grande vitalidade, permanecendo vivo muitas horas após serem retirados da água.; mesmo depois de mortos, a sua picada permanece venenosa por muito tempo.

A picada de peixe-aranha provoca uma dor violenta, intensa, intolerável, podendo durar 2 a 24 horas; é sujeita a exacerbações e irradia para a raíz do membro atingido, que fica edemaciado e, por vezes, apresenta sufusões hemorrágicas.
    e mais aqui Manual Subaquático - Peixe Aranha Comum

e aqui Peixe Aranha

Estes incidentes podem ser evitados/reduzidos com uso de botas de mergulho, luvas de mergulho ou sapatos de piscina que se não eliminam por completo os riscos, reduzem-nos substancialmente.

Excelentes intervenções

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Membro Avatar de Paulo Torres
    Data de Ingresso
    29-04-07

Afinal ter um reef não é assim tão inofensivo... E todos ficam sujeitos a riscos!!
    Caminho Triunfal

Data de Ingresso
    08-06-06

Wink Re: Organismos venenosos-perigosos do recife/Reef venomous-dangerous critters

Viva
    O artigo agora publicado é mais um dado a acrescentar a este tópico. A natureza não é má,defende-se! e quem com ela lida tem de ter em atenção estes aspectos.

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Exclamation Re: Organismos venenosos-perigosos do recife/Reef venomous-dangerous critters

REEFS MAGAZINE

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira Ver Post
    Boas,

Mais perigosa que a palitoxina é a teimosia humana...
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Rochas vivas brasileiras no aquarismo e mais...
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0
    Último Post: 25-02-05, 23:58

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem