É. Cuntudo o reactor de calcio facilita-te a vida porque te consegue manter melhores niveis e mais estaveis.
Mas não é obrigatorio. Consegue-se manter um aqua com duros sem reactor de calcio.
Um abraço,
JC
boas pessoal,
será possivel ter corais duros num aquario sem que este tenha reactor de calcio???
fiquem bem![]()
Carlos Amorim Silva
É. Cuntudo o reactor de calcio facilita-te a vida porque te consegue manter melhores niveis e mais estaveis.
Mas não é obrigatorio. Consegue-se manter um aqua com duros sem reactor de calcio.
Um abraço,
JC
Sim, é possível
Vc pode usar o metodo de balling, dosando cloreto de calcio e bicarbonato de sodio, mas dá um certo trabalho para acertar a dose
Abraços
Sim Carlos é possivél, vais é ter que adicionar produtos que te mantenham o Calcio e a dureza em Carbonatos nos niveis adequados.
João Magano
![]()
Percula 90: Full ReStart e Fotos
A preguiça ... é um mamífero de hábitos nocturnos que vive em pequenos bandos nas florestas tropicais húmidas da Guianas, Venezuela, Nordeste do Brasil... e em Queluz, Monte-Abraão !
Eu tenho um bom # de SPS/Tridacnids sem reactor de calcio e diria que tenho tido relativo sucesso mas e necessario usar testes confiaveis como Salifert e testar regularmente senao pode haver desequilibrios bruscos com consequencias desastrosas. Ademais o custo com o tempo sera muito maior do que investir num reactor de calcio. Felizmente faço meu proprio suplemento de cal/alc a um custo drasticamente reduzido. Podes ver uma foto do meu aqua:
Roberto,Postado originalmente por Roberto_Denadai
Não penso que seja necessario o metodo de balling.Tenho até um pouco de medo deste metodo. Não dá para distrair ou facilitar.
Simplificaria com adiçoes mais simples, produto a produto.
Um abraço,
JC
ok, é isso que vou fazer inicialmente
obrigada a todos
Carlos Amorim Silva
Balling é isso, dosar produto a produtoPostado originalmente por João Castelo
![]()
Abraços
Fazer o que, Balling ou usar um suplemento de duas partes {calcio/alcalinidade} ?Postado originalmente por Carlos Amorim
Roberto,Postado originalmente por Roberto_Denadai
Eventualmente não me expliquei bem.Eu uso produtos separados, ou seja, pingo kalk, adiciono buffer nas tpa´s com água do mar, semanalmente biocalcio, semanalmente magnesio e de tres em tres dias duas gotas de iodo.
Não me parece que este seja o metodo de balling. Contudo é simples e funciona. Tenhos corais duros e não tenho reactor de calcio.
Um abraço,
JC
posso evitar tudo isso comprando um reactor de calcio certo???
Carlos Amorim Silva
Estas planejando ter um aquario dominado por SPS ? Se nao pode ser facilmente mantido por pingar kalk e usando um suplemento de 2 partes. Se a resposta for sim entao a long prazo sera muito mais economico e estavel se usares reactor. A importancia de testar regularmente com testes confiaveis vai ser necessaria com ou sem reactor.Postado originalmente por Carlos Amorim
Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)