Resultados 1 a 13 de 13

Tópico: Mudas d'Água (Beginers)

Membro Identificado Avatar de Miguel Cabral Ferreira
    Data de Ingresso
    14-06-05

Question Mudas d'Água (Beginers)

Boas,

Antes demais gostaria de saber porquê a tão referenciada "muda de água"...!!!

É só porque dizem que tenho que mudar a água semanalmente por volta duns 60L, ou por se evaporarem +/- 2L por dia que terei que repor!!!
    Assim sim, faz sentido, agora ter que mudar porque dizem que tenho que fazer as mudas... Só fazer porque dizem!!!

Além de sair caro, o que daria apróximadamente uns 240L mensais...!!!

Pois a agua que já se encontra no aquário não será como sabem só água, será também todos os outros produtos que temos que por para a nossa vida marinha, o que nos faz manter o aqua.

Ai não, aconselho unicamente a todos os que ainda não estão bem dentro do assunto a repor a agua, que se evaporou diariamente os tais aprox. 2L, mas repo-la unicamente num só dia os tais 10L, ao invés de estar a por 2L por dia, porque assim a água que entra é toda igual!!!

Quando quiserem repor a água nunca, mas nunca o façam às 2as Feiras, por serem sempre feitas nas bem ditas companhias de águas, análises e testes à mesma.

Esta é a minha opinião, e claro só será valida se efectuares as mudas com água da companhia...

Gostaria que exposessem as vossas opiniões,

Abraços,
    Abraço,

Miguel Cabral Ferreira

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Re: Mudas d'Água (Beginers)

Olá Miguel,

Para ser sincero não percebo os teus comentários - se todos dizemos que tens que fazer mudas de água, não é como deves calcular só para chatear! De facto as mudas de água (TPA´s) são necessárias não só para repor alguns elementos que são consumidos nos nossos aquários, como também para controlar níveis de nitratos e fosfatos, entre outros elementos.

Quanto à reposição, esta deve ser diária e não semanal, pois isso fará com que a salinidade aumente para valores que podem ser perigosos.

Espero que tenha sido claro!

Abraço,
    Diogo

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Olá Miguel

Antes de mais quero te dar os meu parabens pelo titulo que escolheste para o tópico que colocastes Mudas d'Água (Beginers) acho-o perfeitamente adequado aos comentários colocados.

Vou aguardar as respostas dos membros.
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Membro Identificado Avatar de Ricardo Lacerda
    Data de Ingresso
    09-09-04

Eu faço TPAs porque sou um chato ....
    ...adoro ter trabalho e gastar sal!!! Não sei o que fazer ao dinheiro por isso lembrei-me de fazer TPAs.
    A reposição faço diária porque assim posso usar uma carica... por dia coloco cerca de 150 caricas de água....
    ...se fosse mensal eram muitas e eu perdia-me a meio das contas....

(se calhar o Miguel queria colocar isto no tópico "Convívio & diversão")
    Última edição por Ricardo Lacerda; 23-06-05 às 15:04.

Data de Ingresso
    08-09-04

Olá de novo amigos RF

Parece-me que houve uma pequena confusão entre reposição de agua e trocas de agua pelo nosso amigo Miguel.

Reposição - Repôr a agua evaporada do dia (agua doce)
    Trocas de agua - Trocar a agua salinada (com materia organica acomulada) por agua salinada nova.
    Um abraço

Julio Macieira

Membro Identificado Avatar de Mário Geraldo
    Data de Ingresso
    08-06-05

Boas,

desde já agradeço o topico para levantar um pedido:

vou montar um aqua no sótão de 1200 de aqua + sump + lagoa e refugio aumentando a capacidade para uns > 2500 litros

Como também não me quero chatear com as TPA's venho solicitar a todos os membros uns dedais de costura... desculpa Ricardo mas já não bebo minis e não dá para tanta carica.... ao menos os dedais dá para empilhar uns nos outros....

Desde já muito obrigado

Membro Identificado Avatar de Nuno Cruz
    Data de Ingresso
    23-03-05

Quando quiserem repor a água nunca, mas nunca o façam às 2as Feiras, por serem sempre feitas nas bem ditas companhias de águas, análises e testes à mesma.
    Penso que também não se deva usar agua directamente do "cano"

Membro Identificado Avatar de Duarte Conceição
    Data de Ingresso
    09-09-04

Por acaso o meu dia das TPA's até é a 2ª feira

Valha-me o belo do Cabo Raso que me tem safo desse malefício que são as 2ªs feiras ...

Convidado de RF Avatar de João Magano
    Data de Ingresso
    13-02-05

Citação Postado originalmente por Miguel Cabral Ferreira
    Antes demais gostaria de saber porquê a tão referenciada "muda de água"...!!!
    As TPAs, ou Transferencias Parciais de Agua, tem como objectivo substituir agua poluida dos nossos aquarios por agua limpa (dentro do possivél) diminuindo assim os niveis de poluição no sistema. Além deste primeito objectivo também ajudam a repor os elementos consumidos.

É só porque dizem que tenho que mudar a água semanalmente por volta duns 60L, ou por se evaporarem +/- 2L por dia que terei que repor!!! Assim sim, faz sentido, agora ter que mudar porque dizem que tenho que fazer as mudas... Só fazer porque dizem!!!
    Espero bem que não ...

Estás a misturar duas coisas distintas, uma são as tpa e outra é a reposição de agua. A primeira deve ser efectuada com agua salgada e a segunda com agua doce o mais pura possivél, de preferencia de osmose. A agua que evapora é doce, consequentemente a concentração de sal aumenta no aquario com a evaporação, por isso a reposição deve ser frequente e feita com agua doce.

Pois a agua que já se encontra no aquário não será como sabem só água, será também todos os outros produtos que temos que por para a nossa vida marinha, o que nos faz manter o aqua.
    Pois é, ... e mais um monte de poluição proveniente do metabolismo dos animais, dos restos de alimentação, etc, etc.

Ai não, aconselho unicamente a todos os que ainda não estão bem dentro do assunto a repor a agua, que se evaporou diariamente os tais aprox. 2L, mas repo-la unicamente num só dia os tais 10L, ao invés de estar a por 2L por dia, porque assim a água que entra é toda igual!!!
    A que entra é toda igual, mas muito diferente da do aquario, são sempre de evitar os choques provocados por variações bruscas dos parametros da agua. Quanto mais espaçadas forem as reposições maior flutuação de valores vais ter, nomeadamente da densidade.
    Última edição por João Magano; 23-06-05 às 16:26.
    João Magano

Percula 90: Full ReStart e Fotos

A preguiça ... é um mamífero de hábitos nocturnos que vive em pequenos bandos nas florestas tropicais húmidas da Guianas, Venezuela, Nordeste do Brasil... e em Queluz, Monte-Abraão !

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Eu tomei este tópico como sendo sério!!! Se calhar devia ter falada da minha técnica das chávenas de café que é muito mais eficaz do que a das caricas e a dos dedais!!!!

Abraço,
    Diogo

Convidado de RF Avatar de João Magano
    Data de Ingresso
    13-02-05

Para não dizerem que levo tudo para a brincadeira, vamos falar a sério:

Passo a explicar os meus procedimentos diários de reposição de agua, que consistem numa conjunção das 3 técnicas referidas, Chávena, Dedal e Carica.

1 - Reposição 3 vezes por dia, de manhã, a hora de almoço (vou todos os dias de Lisboa a Queluz para o fazer) e a noite;
    2 - Uso 4 Chávenas, 3 Dedais, 2 Caricas e uma Colher de Pau
    3 - Encho 3 Chávenas de agua de osmose
    4 - Encho 3 Dedais com agua do aquário
    5 - Com uma carica, atenção a ordem que é importante, ponho uma carica de agua da 1ª chávena na chávena vazia, aguardo 1,5 m
    6 - Ponho uma carica de agua do 1º dedal na referida chávena, aguardo 3 m, é necessário mais tempo porque a agua é mais densa
    7 - misturo a agua na chávena com a colher de pau
    8 - Encho a outra carica, com a agua da chávena e despejo no aquário, devagar muito devagar e com muito cuidado para não entornar, não vá ter uma inundação
    9 - Repito a sequencia ate acabar a agua das 3 chávenas

Sou um bocado desastrado, e por vezes dou uma cotovelada nas chávenas ou nos dedais, o que me obriga a recomeçar tudo de novo !

Atenção: Isto são medidas a usar no Percula 90, no mini uso 1/3 das doses.
    João Magano

Percula 90: Full ReStart e Fotos

A preguiça ... é um mamífero de hábitos nocturnos que vive em pequenos bandos nas florestas tropicais húmidas da Guianas, Venezuela, Nordeste do Brasil... e em Queluz, Monte-Abraão !

Membro Identificado Avatar de Ricardo Lacerda
    Data de Ingresso
    09-09-04

Grande João....

... estou sem palavras!!!

PS: espero que o miguel não leve a mal... mas já faltava um post destes para libertar algum stress "contido" !!!

Data de Ingresso
    08-09-04

Não vou moderar estas respostas, porque hoje é Quinta-Feira e a malta esta toda stressada á espera do fim-de-semana que nunca mais chega. É certo e sabido que as Quintas-Feiras têm repercurssão no bom raciocinio das pessoas, devido ao nivel de cansaço fisico e intelectual do ser humano, ainda para mais agravado pro estes dias de extremos calor.

No entanto, penso que brincadeiras a parte, os comentários respondem á questão levantada pelo nosso membro Miguel.
    Um abraço

Julio Macieira

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Primeiras trocas ,mudas de agua
    Por João Lourenço no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 6
    Último Post: 07-11-06, 05:28

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem