Resultados 1 a 4 de 4

Tópico: Um grande susto!

Membro
    Data de Ingresso
    12-12-04

Um grande susto!

Um grande susto!
    Ontem à noite a minha esposa queixou-se que em quanto passava em frente ao aquário lhe tinha caído água em cima e que a água do aquário tinha muita areia em suspensão (o que as vezes acontece pois o substrato é muito fino e por vezes com movimentos mais bruscos “levanta”), fui ver o que se passava. Quando me aproximei do aquário dei por falta do peixe palhaço (clark) e fiquei assustado pensei que tivesse saltado, procurei logo à vota do aquário, mas nada. Após uma busca meticulosa de alguns minutos descobri-o inanimado, na parte de trás do aquário preso entre o fundo e um tubo.
    Grande foi o desespero era um sítio onde eu não chegava pensei em desmontar o setup, mas isso ia demorar muito tempo, não hesitei, mergulhei os braços, pedi a minha esposa a colher mais comprida que houvesse cá em casa e a muito custo libertei-o. Meio tonto, meio ”cambaleante” o clark começou a nadar. Que alivio pensei eu, mas o pior ainda não tinha terminado, pois no momento imediatamente a seguir, este começou a ser “selvaticamente” atacado por um Zebrasoma Flavescens, e a “coisa” não parava nem a Heteractis Magnifica, que geralmente lhe servia de casa/refugio o safava, só quando apaguei todas as luzes é que o frenesim parou. Hoje já está tudo normal/em paz, alguém sabe o que se possa ter passado?
    O clark já esta comigo à mais de três anos e o Zebrasoma à ano e meio, sem nunca ter deslumbrado qualquer problema.
    Muito estranho.

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Re: Um grande susto!

Olá José

Não teria sido o palhacito ferido e isso estivesse a estimular o apetite a Heteractis Magnifica ?

Quanto ao YT ainda acho mais estranho, pois já deveria estar familiarizado com ele, só consigo compreender mesmo pelo facto de ele se encontar com alguma ferida e que isso tambem nele lhe estivesse a estimular a agressividade.
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Membro
    Data de Ingresso
    12-12-04

Obrigado pela resposta Júlio. Mas o clark não estava doente nem ferido, pelo menos no que me foi possível observar.
    É mesmo muito estranho e ainda mais porque o clark (+/-10cm) é maior de o Zebrasoma (+/-8cm). Geralmente é o clark que costuma ser o “Bully” do aquário, enquanto que o Zebrasoma é o tímido e pacífico.
    Já agora os outros habitantes são:

Peixes:
    1 - Zebrasoma Flavescens
    1 - Centropyge bispinosus

Corais:
    1 - Galaxea fascicularis
    1 – Briareum sp.
    2 - Sarcophyton
    1 - Zoanthus
    Várias colónias de Discosoma
    Uma espécie que eu ainda não identifiquei

Outros:
    1 - Heteractis Magnifica
    Varias Sabellas
    Vários Eremitas
    1 - Stenopus hispidus
    2 - Ophiolepis superba
    1 - Ophiothris spp.
    1 - Ouriço
    1 – Pistol shrimps (possivelmente falecido já não o oiço à varias semanas)

Que será o culpado?

Equipa RF Avatar de Roberto Pacheco
    Data de Ingresso
    10-09-04

Quando os peixes notem que um deles esta fraco ou ferido muitas vezes comecem a atacar as vezes criando um "frenzy". Quando o meu Chelmon rostratus se feriu num ph todos os peixes comecarem a picar nele ate ele morrer.
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Grande aquário particular
    Por Pedro Pacheco no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 0
    Último Post: 10-04-07, 17:50

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem