Resultados 1 a 25 de 25

Tópico: reposição de agua evaporada com agua de rede????Duvida

Membro Senior Avatar de LuisNobre
    Data de Ingresso
    25-09-07

Question reposição de agua evaporada com agua de rede????Duvida

boas gostava de saber se alguem faz reposições de agua evaporada com agua da rede e se teve alguns problemas, sei que faz crescer mais algas...

Digão-me por experiencia

Membro Identificado Avatar de Nuno Silva
    Data de Ingresso
    22-01-05

Re: reposição de agua evaporada com agua de rede????Duvida

Olá Luis,

Depende muito da zona em que estejas.
    Há zonas do país onde a água de rede até tem boas caracteristicas e é usada sem grandes problemas. No entanto ha outras zonas em que a água é imprópria para usar no aquario, ou porque contem fosfatos, ou nitratos, etc etc.

De qualquer modo, não é muito aconselhavel o uso de água da torneira uma vez que a pode levar à acumulação de minerias que mais tarde podem tornar-se tóxicos.

Se estás a começar um aquario não te aconselho a usares porque até nem vais ter muita vida a absorver esses minerais em excesso e podes prolongar a fase de algas por muito muito tempo.

Se usares então pelo menos faz uns testes antes e lembra-te de eliminar o cloro antes de introduzires no aquario ( deixar o recipiente destapado e com movimentaçao durante 24 h )

Abraço

Membro Senior Avatar de LuisNobre
    Data de Ingresso
    25-09-07

boas eu tenhu um recipiente onde ponho a agua da torneira e adiciono umas gotas do produto tetra aquasafe que remove os metais pesados e o cloro e deixo repousar durante 1 dia para uma eliminação mais eficiente...achão que faço bem em utilizar este produto???????

ha e mais outra coisa ja estive a pesquisar e ja vi aquarios bem sucedidos com sal sintetico e agua da torneira e com reposições com agua da torneira

Membro Identificado Avatar de Nuno Silva
    Data de Ingresso
    22-01-05

Na minha opinião não deves usar nada disso...

Sabes o que isso é na realidade?
    Sabes como actua?
    Remove os metais pesados para onde?

Abraço

Membro Senior Avatar de Pedro Miguel Lopes
    Data de Ingresso
    17-04-06

Eu começei com agua da torneira e tive problemas em estabilizar a agua ,tive muitas algas so resolvi o problema com TPAS de agua de osmose.nao arisques agua natural ou de osmose com sal sintetico.
    cumprimentos:

pedro

Membro Identificado Avatar de Mauricio Foz
    Data de Ingresso
    21-10-05

Pedro Miguel,
    Não entendi tua afirmação. Poderia explicar melhor?

Grato,
    Mauricio

Membro Identificado Avatar de Joao Carlos Pereira
    Data de Ingresso
    15-08-05

Eu usei água da torneira ( tive que por de lado a osmose pq desperdiçava muita agua) no aqua velho e não tive problemas. Agora no aqua novo continuo a usar agua da torneira, tenho algumas algas que considero normal devido á maturação do substrato e a uma deficiente escumação. vou trocar o escumador Red sea xl por um BM250.
    Abraço
    JC
    Cumprimentos
    Joao C Pereira

"Nunca desprezes os outros quando estiveres a subir, pois poderás encontra-los quando estiveres a descer."

Eu.

Membro Identificado Avatar de Ricardo_Lou
    Data de Ingresso
    08-04-06

Boas

Creio que o amigo deva então usar água deionisada, pois não irás desperdiça-la mais e terás uma água com melhor qualidade para o aquário.

Data de Ingresso
    21-10-05

Eu uso agua de RO e não jogo fora nem uma gota. Tenho um reservatório de 100 litros para a agua de RO e outro de 250 para a agua descartada. A medida que vamos precisando, usamos a agua reservada e fazendo mais até encher o de 100 litros. Ganho 2 vezes porque tenho a agua e RO e ainda uso o descarte para as coisas regulares onde existe consumo normal de uma residencia.
    Uso a agua de descarte para regar o jardim, lavar o carro, pisos, e até mesmo roupa. Tenho uma mangueira extra e uma bomba, minha esposa já esta acostumada a usar essa mangueira para encher a maquina de lavar roupa.
    Vale completa e absolutamente a pena usar um sistema desses.

Mauricio

Membro Identificado Avatar de Rui Machado Santos
    Data de Ingresso
    10-01-07

Boas Mauricio
    Sei de quem teve sussesso e nunca utilizou agua de RO. Isto na zona de Lisboa onde a agua é de excelente qualidade. O problema reside no facto de haver uma rotura na rede e ser lançado uma dose superior de cloro ou de outro desinfectante qualquer sem qualquer conhecimento dos consumidores e está o "caldo entornado".
    Eu próprio estou tentado a fazer uma experiência durante uns tempos e ver qual os resultados. Mas usando toda a agua da RO, porque a agua que não deve ser aproveitada sempre é semi filtrada, pois só não passa é pela membrana. Mas senão tivesse um aquário establizado e um refugio, nunca o que o faria.
    Um abraço

Equipa RF Avatar de José Passos Campainha
    Data de Ingresso
    26-06-06

Citação Postado originalmente por Pedro Miguel Lopes
    Eu começei com agua da torneira e tive problemas em estabilizar a agua ,tive muitas algas so resolvi o problema com TPAS de agua de osmose.nao arisques agua natural ou de osmose com sal sintetico.
    Boas, Pedro.

Estamos a falar de reposição de água evaporada e essa deve ser sempre feita com água doce, nunca com água natural ou de osmose salinizada que deve ser, como tu dizes, usada nas trocas parciais de água (TPAs).

Na reposição uso água da torneira e, periodicamente, faço testes a essa água para ver se contem fosfatos. Nunca tive problemas.

Contudo, conheço casos que usam somente água de osmose e têm algas (diatomáceas).

Data de Ingresso
    21-10-05

José Passos, o problema da agua de torneira, é que ela não contem somente fosfatos, existem inumeros outros metais. Não acredito que hoje em dias as empresas forneçam agua coletada diretamente de uma fonte comPletamente limpa. Todas usam agua tratada, e esse tratamento inclui o uso de inumeros produtos e metais, é claro que diferentes localidades podem apresentar diferentes padrões de qualidade na agua, mas porque arriscar? Quanto custa um RO e o uso dessa agua? E quanto voce já tem investido em animais? Será que realmente vale a pena o risco?

Gostaria realmente de entender o raciocínio de quem usa agua de torneira.

Mauricio

Membro Identificado Avatar de Manuel Faria
    Data de Ingresso
    02-03-06

Viva Mauricio

Eu entendo o Passos. Por vezes nem é o preço da osmose. É mais o desperdicio de água que se faz. Se olharmos o mundo e ambiente em que vivemos, cada vez nos convencemos mais que a água é um bem demasiado precioso para desperdiçar.

Eu tenho osmose e nem sempre utilizo água da mesma na reposição. É claro que vou sempre verificando a "pureza" da mesma e, embora concorde contigo quando dizes que a água tem outros elementos prejudiciais ao sistema, podemos sempre tentar. Se realmente não dá, então aí sim, há que fazer opções. Dependerá sempre de cada um de nós.
    Um Abraço amigo
    -----------------------------------------------
    M. Faria

Membro Identificado Avatar de Pedro Nuno Alves
    Data de Ingresso
    12-02-07

Olá companheiro Mauricio Foz

Eu uso o sistema de reposição de àgua evaporada com àgua da torneira , e sempre o fiz assim .
    O método que utilizo é muito simples , encho 2 "jerry cans" de 15 ltrs cada um , que durante 3 dias serão adicionados no aquário passando atravès do rector de kalkwasser , que me retirará (não na totalidade mas em grande parte ) metais pesados .
    Visto estar neste hobby há 5 anos e têr tido utilizado sempre este método e nunca têr tido algas filamentosas , baseado na minha experiência posso afirmar que será uma solução simples e muito viável e barata usada por muitos membros deste forum .

Quanto às TPA´s , várias pessoas que me conhecem sabem que não sou adepto delas , em 2 anos que tenho este aquário montado mudei 2 vezes cerca 100 ltrs , e mudei por desporto , já no antigo aquário com 3 anos se mudei 2 ou 3 vezes devem têr sido muitas .
    Nunca tive grandes problemas de diatomaceas , cyanobacterias , filamentosas , etc .
    Apenas 1 praga me assolou este aquario novo , aptasias , mas que um chelmon pequeno me resolveu em 3 meses .

É claro que tudo depende de aquario para aquario , cada aquario tem as suas proprias caracteristicas , iluminação , dsb , rv , quantidade de peixes , quantidade de corais , tipo de alimentação que se utiliza para peixes corais e invertebrados , etc .

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Wink Re: reposição de agua evaporada com agua de rede????Duvida

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Alves
    ...

O método que utilizo é muito simples , encho 2 "jerry cans" de 15 ltrs cada um , que durante 3 dias serão adicionados no aquário passando atravès do rector de kalkwasser , que me retirará (não na totalidade mas em grande parte ) metais pesados .
    ...
    Boas Pedro...

Podias explicar melhor a questão do reactor de kalk retirar os metais pesados? Dizes isso por potencialmente se acumularem no fundo? Ou tens outra razão? É pela precipitação do hidróxido de cálcio, que poderá levar à "condução" dos metais para o fundo?

A questão, julgo não ser tão linear como parece, no entanto a questão do "repouso" durante 3 dias poderá fazer com que por exemplo o cloro seja removido da água mediante a evaporação deste, mas os metais pesados...

Um abraço!
    ...

Membro Identificado Avatar de Paulo Pacheco
    Data de Ingresso
    12-01-07

Thumbs up Re: reposição de agua evaporada com agua de rede????Duvida

Citação Postado originalmente por LuisNobre
    boas gostava de saber se alguem faz reposições de agua evaporada com agua da rede e se teve alguns problemas, sei que faz crescer mais algas...

Digão-me por experiencia
    Olá!
    Após ter lido os variados comentários, expressando as suas opiniões , eu dou-te por conselho que utilizes água engarrafada, tipo Serra da Estrêla ou Glaciar, tendo em conta a sua composição, ou outra tambem engarrafada com as mesmas características. Água da rede, nunca! A não ser que passe por um aparelho de osmose inversa!
    A opção da água engarrafada não fica cara e não desperdiças! Faz os acrescentos ou reposições com essa água e se não vives perto do Mar, então utiliza essa água para fazer Água salgada artificial, usa um bom Sal e segue as instruções, faz a água hoje e aplica-a amanhã, com o sal já bem diluido.
    Já viste bem quanto custa um garrafão de 5 lts de água???!!!!! Vale a pena!!!!
    Um Abraço!
    Última edição por Paulo Pacheco; 29-11-07 às 15:31.
    Aprender até morrer!!!

Membro Avatar de Antonio Leote
    Data de Ingresso
    13-10-05

Algumas duvidas ....

Sera possivel alguem que tenha um TDS meter fazer uns testes tipo a agua da torneira, agua engarrafada, destilada etc ....

e postar os resultados ...

acho que ajudaria um pouco a discussão ...
    António Leote

Data de Ingresso
    12-02-07

Boas José Francisco Duarte ...

Com as tuas perguntas respondes às minhas teorias
    Citação Postado originalmente por José Francisco Duarte
    Boas Pedro...

Podias explicar melhor a questão do reactor de kalk retirar os metais pesados? Dizes isso por potencialmente se acumularem no fundo? Ou tens outra razão? É pela precipitação do hidróxido de cálcio, que poderá levar à "condução" dos metais para o fundo?
    Depois com a manutenção do reactor de kalkwasser e remoção de kalk velho substituido por novo haverá uma remoção de possiveis depositos .
    Estarei errado ?

Já li várias opinioes , post´s , artigos em que "defendiam" a "remoção" parcial de metais pesados através do hidróxido .
    Por exemplo , se é mais que provável que o uso de àgua da companhia resulte em várias consequências e sendo uma delas o aparecimento de algas filamentosas , então porque é que nunca as tive ?

Quanto à evaporação do cloro , no terceiro dia já não haverá mais de sensivelmente 10 ltrs de agua para repor , servindo sim os 2 primeiros dias para a evaporação do cloro .

Data de Ingresso
    26-06-06

Citação Postado originalmente por Mauricio Foz
    José Passos, o problema da agua de torneira, é que ela não contem somente fosfatos, existem inumeros outros metais. Não acredito que hoje em dias as empresas forneçam agua coletada diretamente de uma fonte comPletamente limpa. Todas usam agua tratada, e esse tratamento inclui o uso de inumeros produtos e metais, é claro que diferentes localidades podem apresentar diferentes padrões de qualidade na agua, mas porque arriscar? Quanto custa um RO e o uso dessa agua? E quanto voce já tem investido em animais? Será que realmente vale a pena o risco?

Gostaria realmente de entender o raciocínio de quem usa agua de torneira.

Mauricio
    Boas, Mauricio.

Concordo plenamente contigo, quando diz que se corre um risco. Esse risco tem início quando nos embrenhamos neste hobby nada barato. Também uso água natural nas TPAs. Sei que também corro riscos. Um dia tudo pode correr mal e... desastre.

Contudo, tenho de confiar nas fontes. Felizmente, a região onde habito, Viana do Castelo (Alto Minho, a Noroeste de Portugal Continental) não há grandes índices de poluição. Quase todas as praias são "bandeira azul", símbolo de qualidade da água da União Europeia. Por cá, ainda há ribeiros onde se pode beber água sem qualquer problema... Mas, independentemente disso, como tu referes, corre-se sempre um risco. Só espero que esse nunca se cruze no meu caminho.

Data de Ingresso
    26-06-06

Citação Postado originalmente por Paulo Pacheco
    Olá!
    Após ter lido os variados comentários, expressando as suas opiniões , eu dou-te por conselho que utilizes água engarrafada, tipo Serra da Estrêla ou Glaciar, tendo em conta a sua composição, ou outra tambem engarrafada com as mesmas características. Água da rede, nunca! A não ser que passe por um aparelho de osmose inversa!
    A opção da água engarrafada não fica cara e não desperdiças! Faz os acrescentos ou reposições com essa água e se não vives perto do Mar, então utiliza essa água para fazer Água salgada artificial, usa um bom Sal e segue as instruções, faz a água hoje e aplica-a amanhã, com o sal já bem diluido.
    Já viste bem quanto custa um garrafão de 5 lts de água???!!!!! Vale a pena!!!!
    Um Abraço!
    Boas, Paulo.

Cuidado que isso da água engarrafada não é tão linear como afirmas. Já te preocupastes em ler bem os rótulos e a composição da água?!

Antes de usar água da torneira também pensei usar água engarrafada, mas ao ler o rótulos verifiquei que continham fosfatos e nitratos, mesmo as marcas mais conhecidas do mercado.

Portanto, cuidado.

Membro Identificado Avatar de Paulo Pacheco
    Data de Ingresso
    12-01-07

Citação Postado originalmente por José Passos Campainha
    Boas, Paulo.

Cuidado que isso da água engarrafada não é tão linear como afirmas. Já te preocupastes em ler bem os rótulos e a composição da água?!

Antes de usar água da torneira também pensei usar água engarrafada, mas ao ler o rótulos verifiquei que continham fosfatos e nitratos, mesmo as marcas mais conhecidas do mercado.

Portanto, cuidado.
    Olá Passos!
    Realmente é um facto que todas elas contem fosfatos e nitratos, mas em quantidades muito, mas mesmo muito pouco significativas, tal como qualquer BOA Água colhida em minas ou fontes naturais, dentro de valores com margens bastante aceitaveis.
    Um Abraço!
    Aprender até morrer!!!

Data de Ingresso
    09-11-05

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Alves
    Boas José Francisco Duarte ...

Estarei errado ?

Já li várias opinioes , post´s , artigos em que "defendiam" a "remoção" parcial de metais pesados através do hidróxido .
    ...
    Boas...

Atenção que a remoção será apenas parcial, não deixando a água totalmente liberta de metais pesados.

Quanto às águas engarrafadas, tenham em atenção que apesar de terem que respeitar a lei (no que toca aos parâmetros) poderão ter cobre, para além deste facto, ninguém garante a 100%, que em todo o intervalo de tempo em que a água é recolhida ela respeita esses mesmos parâmetros, apesar de dever!

A melhor opção acho (e se querem ter certezas) é mesmo investir numa OI, aí não há dúvidas nem questões...

Um abraço a todos.
    ...

Data de Ingresso
    21-10-05

O problema de se frequentar este forum é que se coloca um comentário e não ha tempo pra responder e muitas outras coisas acontecem e eu fico meio perdido.
    Vou tentar recuperar, já que fui citado algumas vezes.

Eu não acredito, infelizmente como diz o Lula, eu estou completamente convencido de que é muito importante colocar nossas opiniões no contexto correto.
    Eu estou em São Caetano do Sul, cidade pequena, da região metropolitana da Grande São Paulo, no estado de São Paulo, Brasil.
    Quando coloco um comentário, penso na minha região e tento me colocar na posição de outras pessoas que podem morar em outras regiões daqui e "orgulhosamente" penso nos anfitriões portugueses que nos receberam tão bem.
    Colocado isto.
    Postar um opinião (com absoluto respeito) particular, pode dar a falsa ideia de verdade, e em verdade é só uma experiencia. Então, agua de torneira, duma forma genérica não é indicado, nao é razoavel, a excessão daqueles que residem em regiões especiais.
    A preocupação com as reservas de agua doce, são neste momento imperiosas, e faço o possível para aproveitar. Ontem mesmo descobri que o consumo de minha família é de 12.000 litros mes, é um absurdo, um exagero, e tenho que descobrir outras formas de uso racional da agua para economizar.
    Eu conheço aquarios que nunca, nunca receberam uma troca parcial, e falando nisso o objetivo teórico de uma TP é de remover o excesso do que não queremos e acrescentar o que esta faltando. Então teoricamente é possível ter um volume muito pequeno do que não queremos e repor de outras formas o que esta faltando, daí que teoricamente é sim possível viver sem TP, eu só acho mais pratico, eficiente e produtivo fazer as TPs.
    Eu não conheço nenhum metodo ou explicação de como o kalkwasser pode precipitar metais pesados da agua em repouso, sei que faz isso com fosfato, mas metais pesados é novidade pra mim, e gostaria de uma indicação, um leitura para esclarecer. A precipitação do hidroxido de calcio, se dá poque atingiu o ponto de saturação e nada mais é dissolvido. Esse pó decantado, não carrega metais com ele.
    Aqui no Brasil, temos muitos engarrafadores de agua mineral, o problema na sua utilizãção é a quantidade de mineirais dissolvidos. Não creio ser esta uma boa solução, no passado a Nestle produzia uma agua que era de RO, essa dava pra usar, mas saiu do mercado.
    Por tudo isso é que continuo a acreditar que uma boa agua de RO, é a melhor solução "DE MODO GERAL", sem me detalhar nas particularidades de cada região e a qualidade da agua obtida.

Desculpem se ficou longo, me entusiasmei.

Mauricio

Data de Ingresso
    12-02-07

Boas ...

Jose Francisco DuarteAtenção que a remoção será apenas parcial, não deixando a água totalmente liberta de metais pesados.
    Ja estamos em concordância ; parcial mas nao total

Mauricio Foz : Postar um opinião (com absoluto respeito) particular, pode dar a falsa ideia de verdade, e em verdade é só uma experiencia.
    Precisamente , nem mais nem menos

]Mauricio FozEu conheço aquarios que nunca, nunca receberam uma troca parcial, e falando nisso o objetivo teórico de uma TP é de remover o excesso do que não queremos e acrescentar o que esta faltando.Então teoricamente é possível ter um volume muito pequeno do que não queremos e repor de outras formas o que esta faltando, daí que teoricamente é sim possível viver sem TP, eu só acho mais pratico, eficiente e produtivo fazer as TPs.
    Este tema ainda é um pau de dois bicos , temos uma percentagem de aquariofilistas que não são adeptos , ou apologistas ou simplesmente não sentem necessidade de trocar parcialmente de agua e com base em factos o provam , e temos outra percentagem que defende e practica a tpa como meio de exportar excessos .
    É claro que não estou a pôr em causa a TPA , seria maluco em dizer-lo porque é incontestável os benefícios de uma TPA .
    Mas tambem é claro (óbvio) que podemos viver sem elas com alguma disciplina e equipamento à altura .

Mauricio FozEu não conheço nenhum metodo ou explicação de como o kalkwasser pode precipitar metais pesados da agua em repouso, sei que faz isso com fosfato, mas metais pesados é novidade pra mim, e gostaria de uma indicação, um leitura para esclarecer. A precipitação do hidroxido de calcio, se dá poque atingiu o ponto de saturação e nada mais é dissolvido. Esse pó decantado, não carrega metais com ele.
    Não vou mentir , a leitura que fiz já foi à algums anos mas tentarei encontrar e expor o link para fundamentar as minhas afirmações .

Abraço ...

Data de Ingresso
    09-11-05

Boas...

Pedro, podias-me explicar então o que afirmas?

Como se processa essa precipitação?

Só por curiosidade faço uma analogia para "contrariar um pouco a tua desconfiança", sendo o sódio um metal alcalino e o cálcio um metal alcalino-terroso, e caso juntasse-mos hidróxido de cálcio (kalk) à água salgada, afirmas então que teríamos água dita doce (com uma baixa salinidade), isso pelo que entendi da tua afirmação, existiria uma precipitação total dos metais encontrados na água. Ou entendi de forma errada?

Um grande abraço e parabéns por suscitares esta saudável discussão!
    ...

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Escumadores como Trabalham
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 8
    Último Post: 27-11-04, 17:14
  2. Rocha Viva como Filtração Biologica
    Por Julio Macieira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 4
    Último Post: 12-10-04, 21:43
  3. Mudanças Da Água
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0