Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 49

Tópico: Book of Coral Propagation - Anthony Calfo

Membro Identificado Avatar de Pedro Cruz
    Data de Ingresso
    03-02-06

Book of Coral Propagation - Anthony Calfo

Boas noites,

Acabo de receber um exemplar da 2ª edição do livro "Book of Coral Propagation" do Anthony Calfo.
    Capa dura; papel de grande qualidade e cerca de 400 páginas com imagens e informação detalhada sobre propagação de corais.
    É sem dúvida uma obra prima e um livro a comprar.
    Se este tipo de iniciativa não for apoiada, dificilmente continuaremos a ter publicações desta qualidade.
    Para os mais curiosos:

http://www.readingtrees.com/

Entretanto, algumas fotos do livro.
    Acho que a 3ª foto ainda se vai tornar uma realidade por cá (sem a neve).
    Vamos ficar de Pestana aberta e de Machado à vista.

Pedro Cruz
    aka ZRK
    Imagens Anexas Imagens Anexas

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Wink Re: Book of Coral Propagation - Anthony Calfo

Viva
    Aproveito para informar que o Reefforum obteve a autorização do Anthony Calfo para traduzir este livro para Português, sendo a tradução efectuada por mim que a comecei a fazer na versão anterior e aguardo a chegada da versão actualizada, esta que se vê nas imagens, para poder avançar. Quanto a publicar ainda não há dados definidos, mas poderá vir a ser uma publicação do Reefforum. Terão de ser analizados os custos bem como os fundos que o Reefforum consiga obter e que vêm dos leilões, dos donativos, da boa vontade e envolvimento de todos. Uma coisa fica certa, ficará traduzido em Português porque disso estou eu a tratar, o resto dependerá de todos nós.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Jose Neves
    Data de Ingresso
    07-04-07

Re: Book of Coral Propagation - Anthony Calfo

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
    Viva
    Aproveito para informar que o Reefforum obteve a autorização do Anthony Calfo para traduzir este livro para Português, sendo a tradução efectuada por mim que a comecei a fazer na versão anterior e aguardo a chegada da versão actualizada, esta que se vê nas imagens, para poder avançar. Quanto a publicar ainda não há dados definidos, mas poderá vir a ser uma publicação do Reefforum. Terão de ser analizados os custos bem como os fundos que o Reefforum consiga obter e que vêm dos leilões, dos donativos, da boa vontade e envolvimento de todos. Uma coisa fica certa, ficará traduzido em Português porque disso estou eu a tratar, o resto dependerá de todos nós.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

Ja tinha conhecimento, fico a aguardar a traduçao para adquirir um exemplar.

Se nessecitares de ajuda na traduçao estas a vontadade:sbOk

Os meus Parabens
    Cumprimentos

Jose Neves

Biologo
    Data de Ingresso
    27-10-04

Viva

Parabens pela coragem de traduzir esta obra.

Certamente que estás à altura de tão grande responsabilidade.

A tua dedicação a este hobby e a este forum são sem dúvida alguma um grande exemplo do que é ter "amor á camisola"!

Cumpsy

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Ricardo Calado
    Viva

Parabens pela coragem de traduzir esta obra.

Certamente que estás à altura de tão grande responsabilidade.

A tua dedicação a este hobby e a este forum são sem dúvida alguma um grande exemplo do que é ter "amor á camisola"!

Cumpsy
    Viva Ricardo
    Será mais gosto por ajudar o próximo/promover o conhecimento/ajudar a fazer a diferença e quem sabe talvez um dia tenha a sorte de poder traduzir o teu livro dos camarões (chamei-lhe assim para a facilitar) como já tive a sorte de traduzir um artigo científico teu

Capacidade do camarão Lysmata seticaudata controlar Aiptasia pallida - tópico

Capacidade do camarão Lysmata seticaudata controlar Aiptasia pallida - artigo

é bom Portugal ter gente de valor e conhecimento científico como tu

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Jose Neves

Ja tinha conhecimento, fico a aguardar a traduçao para adquirir um exemplar.
    Viva José

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
    Vês Júlio o Reefforum já tem um cliente....
    Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Lojista Avatar de Carlos Mota
    Data de Ingresso
    10-12-04

boas

Colocada por Pedro Nuno Ferreira
    Vês Júlio o Reefforum já tem um cliente....
    dois

Membro Identificado Avatar de NunoFilipe
    Data de Ingresso
    13-04-07

Eu posso ser o terceiro?
    Cump,
    Nuno Filipe Silva

Membro Conselheiro Avatar de Joaquim Galinhas
    Data de Ingresso
    18-08-06

Boas

Podem contar comigo para contribuir e ajudar a que a publicação seja do REEFFORUM se for essa a vontade da maioria dos membros. É menos um coral que compro para o aquário mas fico com a satisfação de colaborar num objectivo comum. Digam quando, onde e como.

Um abraço
    A grandeza de um Homem mede-se pelo respeito que tem pelos animais que vivem á sua volta incluindo os da sua espécie

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Boas...

Esta é um iniciativa, em que também podem contar comigo... Isto sim... Grande iniciativa!!!

Um abraço.
    ...

Data de Ingresso
    08-06-06

Viva
    Para que fiquem com uma ideia de como fica em Português coloco aqui uma pequena passagem do livro sobre como aclimatar corais e invertebrados de recife a novos esquemas de luz:

Citação Postado originalmente por Anthony Calfo - Book Of Coral Propagation - Traduzido por Pedro Nuno Ferreira

Aclimatar Corais e Invertebrados de Recife a Novos esquemas de Iluminação

*Dicas para animais expedidos, Novos ou Por Qualquer Razão Debilitados

Dica de Aclimatação: em síntese desta secção sobre aclimatar corais, é minha recomendação que todos os corais acabados de importar e corais provenientes de níveis de luz desconhecidos, sejam colocados em sistemas a uma profundidade de não menos do que 50 cm sob luzes fluorescente e de iodetos metálicos mais fortes (assumindo que a intensidade de tal luz é apropriada depois de o animal ultrapassar o desgaste). A aclimatação até ao ultimo nível de apresentação pode ser abordada gradualmente em incrementos de 10-15 cm semanalmente ou menos frequentemente dependendo do comportamento do coral. Aquaristas dedicados podem escolher construir ou simplesmente comprar blocos de construção densos, (talvez feitos de acrílico) que podem ser usados temporariamente num espaço aberto do aquário. Pequenos blocos ou prateleiras ajudarão a aclimatar um coral sem preocupação num sistema bem bem guarnecido para encontrar espaço na disposição de rochas num percurso até à posição final. Outra técnica interessante é a de colocar um conjunto de redes grosseiras acima do novo coral, para filtrar a luz, talvez na janela do aquário se for caso de colocar imediatamente um coral na sua posição final. Numero suficiente de folhas de rede para cada dia das duas ou três semanas do período de aclimatação, ficarão sobre o novo animal. É removida uma folha de rede cada dia até todas terem saído, providenciando ao coral um período de ajuste gradual e filtrado. Os aquaristas desenvolveram muitas outras técnicas para aclimatarem invertebrados de recife a mudanças de luz.
    A manutenção adequada dos sistemas de iluminação, reduzirão o impacto das causas da redução de luz. Muitos factores podem influenciar a disponibilidade de luz: cor do substrato, cor de fundo, partículas na água, posição das lâmpadas, distancia da lâmpadas à água, existência de lentes ou coberturas, idade das lâmpadas, poeiras ou detritos sobre as lâmpadas, e orgânicos ou agentes que amarelam na água (particularmente em água envelhecida ou aquários sem um bom plano de trocas parciais de água). Medicações tais como corantes orgânicos também afectam a penetração da luz, mas são muito perigosos para muitos invertebrados. Nunca devem ser usados um sistemas de corais. Os jardins de corais são sistemas cheios de filtradores e como tal, manchas de corantes orgânicos matarão provavelmente muitos invertebrados tais como esponjas e corais.

O tempo de vida de uma lâmpada é o aspecto mais óbvio da manutenção do sistema de iluminação. Todas as lâmpadas perdem a sua eficiência com a idade. Algumas lâmpadas perdem a sua eficiência mais rápido do que outras. As lâmpadas fluorescentes são mais baratas do que as de Iodetos metálicos, mas o seu tempo de vida útil é significativamente mais curto. É recomendado que as lâmpadas fluorescentes sejam trocadas a cada seis a nove meses. Lâmpadas com débito elevado têm tempo útil de vida mais curto do que as lâmpadas fluorescentes convencionais! Muito embora a iluminação de aquário seja de facto uma parte muito significativa do orçamento para sistemas de recife, poupar em aprovisionamentos de iluminação esticando o tempo de rotação das lâmpadas velhas, é absolutamente ridículo. A perda de vigor e saude dos animais no sistema, para não mencionar retorno perdido por crescimento lento e propagação de corais de cultura, excedem o investimento em rotação adequada de lâmpadas. Não é invulgar ouvir os aquáristas queixarem-se de que não substituiram as suas lâmpadas e não tencionam fazê-lo porque não têm disponibilidade financeira para o fazerem com a frequência recomendada para óptima eficiência. Se isso fosse verdade tais aquaristas diriam de facto que planearam tão mal o seu sistema marinho que investiram milhares de dollars para criarem o sistema ao ponto de ficarem sem dinheiro para o manterem, e assim, para pouparem algumas dezenas de dollars ou duas centenas para a maioria dos sistemas, negligenciam a rotação adequada de lâmpadas que comprometerá talvez milhares de dollars em animais. Que irónico que é o facto de os animais de recife sobreviverem ao trauma da importação e chegar a um sistema de recife doméstico, tudo só para sofrerem e talvez morrerem em resultado da administração frugal das tarefas de manutenção. As lâmpadas de iodetos metálicos têm categoricamente, tempo de vida mais longo do que as lâmpadas fluorescentes. Para muitas foi determinado conseguirem manter cerca de 90% da sua eficiência ou mais durante a maioria da vida da lâmpada. Isto é impressionante comparado com o declínio decrescente das lâmpadas fluorescentes que ficam mesmo comprometidas a meio da sua vida útil. As lâmpadas de iodetos metálicos duram geralmente dois anos antes de necessitarem de ser substituidas. Eu tive uma vez uma lâmpada Radium de 400 watts e 20000 K que manteve um cor de rosa metálico brilhante de uma Montipora digitata depois de quatro anos em uso! Além disso algumas lâmpadas desviam a cor para componentes do espectro menos úteis. É É sabido que algumas lâmpadas fluorescentes desviam a cor na direcção do limite quente do espectro (temperaturas de cor kelvin mais baixas) em que as cores "quentes" são conducentes para o crescimento de plantas e algas. Isto pode causar problemas para aquaristas com corais que não conseguem competir tão eficientemente por nutrientes com plantas e algas nocivas. Outras restrições tais como arrefecimento e temperaturas de operação, afectam o desempenho das lâmpadas. As lâmpadas fluorescentes geralmente têm melhor desempenho quando estão quentes. Por favor consultem as especificações de produto para informações sobre o desempenho das lâmpadas.
    e mais não coloco, mas há muito mais e quem tiver o livro poderá ir à procura desta passagem e ler/entender talvez melhor com o apoio desta tradução.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de NunoFilipe
    Data de Ingresso
    13-04-07

Isto promete.
    Reitero a minha vontade de estar na lista de espera.
    Cump,
    Nuno Filipe Silva

Membro Identificado Avatar de Manuel Faria
    Data de Ingresso
    02-03-06

viva,

Também estaria interessado numa futura publicação. Aqui não encontro nada sobre aquariofilia e, como preciso de aprender, esta seria uma boa oportunidade.
    Um Abraço amigo
    -----------------------------------------------
    M. Faria

Data de Ingresso
    08-06-06

Viva novamente
    Já vi que nos últimos 4 dias mais de 50 membros leram este tópico muito oportunamente colocado pelo Pedro Cruz, mas só alguns "encomendaram" a obra. É importante que se manifestem se de facto gostarem e apoiarem a iniciativa.

Eu escrevi que não colocava mais nada, mas vou colocar ainda mais uma passagem sobre um assunto que tem frequentemente sido objecto de perguntas, dúvidas...Simulação da Luz do Luar ou da Lua...

Citação Postado originalmente por Anthony Calfo - Book of Coral Propagation - Traduzido por Pedro Nuno Ferreira

Luz da Lua Simulada

Dica: Os aquaristas deviam considerar a importância dos ciclos lunares, foto período e temperatura para estimularem a reprodução dos animais de recife. Existem possibilidades para desencadear ocorrências de reprodução em peixes por ciclos naturais manipulados. Manipular foto períodos diurnos e temperatura para imitar ocorrências sazonais, podem ser os maiores catalisadores para estimular a reprodução sexual. Em alguns casos, os animais responderam a programas acelerados de criação que produzem desovas duas ou mais vezes anualmente em espécies de reprodução anual! Foi conseguido mantendo os animais em "tempo-duplo"; a manutenção é conduzida em planos de 24 horas com dois períodos diurnos de 6 horas e dois períodos nocturnos de 6 horas. Luz da lua simulada foi mantida por coincidência e pode também desempenhar um papel importante. Se mais daí não resultar, é uma dimensão natural e educacional de um sistema de aquário (...este último comentário é para os críticos (NT: do bota abaixo...), <piscar de olho>). Espécies de peixes e corais que anteriormente eram difíceis, rapidamente se tornam viáveis para cultura com a manipulação de tais parâmetros. Os Aquaristas imaginaram várias técnicas interessantes para simular luz da lua e ocorrências lunares. O dispositivo menos caro consiste no uso de uma luz incandescente azul (NT: Agora temos os focos de leds de baixa intensidade) ligado a um comum comutador de variação de intensidade de corrente doméstico (NT: reóstato para candeeiros domésticos). A placa do comutador de variação de intensidade de luz é personalizada com um papel ou mascara autocolante que assenta sobre a face. A mascara é marcada com marcas como a face de um relógio que representa um ciclo lunar completo. Por favor orientem-se pelo diagrama como instrução simples ilustrada. A lâmpada azul ilumina sempre o sistema e é ajustada manualmente pelo aquarista, ligeiramente todos os dias seguindo o ciclo lunar (consultar um calendário, almanaque, etc...) Para o aquarista tecnologicamente avançado a luz azul pode ser monitorizada com um microprocessador a partir de um computador para fazer ajustes automaticamente. Isto pode ser crucial para explorar estratégias de reprodução sexual na propagação de corais.

A reprodução/propagação de corais, peixes, etc... é muito importante não só pelo facto de assim estarmos a promover a protecção das espécies, do meio ambiente, a continuidade, como também para percebermos como "funcionam" as espécies, o porquê das coisas, o que fazer, o que não fazer. Muito se tem lido, particularmente nestes últimos anos, sobre aquecimento global, extinção de espécies, conservação da natureza, etc... e de um modo geral coloca-se a origem do problema nas actividades humanas e os seus modelos de economia e de facto essas actividades tem um impacte (não confundir com impacto) acelerador das condições negativas, mas há muito mais que não é dito ou conhecido e oportunamente escreverei sobre o assunto. O registo fóssil permitiu à comunidade científica que se debruça sobre o assunto, determinar pelo menos 5 grandes extinções em massa cujas as causas são ainda objecto de especulação académica/científica, mas, e cada vez mais, o conhecimento avança no sentido de evidenciar que tais eventos destrutivos não são mais do que a dinâmica de um planeta vivo como é o Planeta terra onde vivemos, em acção e que "periodicamente" dá uma "resfrescadela ao visual"...enfim estou a simplificar imenso mas é assunto para outro tópico embora tenha ligação com este. Se lerem por exemplo The Emerald Planet de David Beerling - ISBN 978-0-19-280602-4, um jovem Paleoclimatólogo Inglês, vão perceber isso e muito mais! Mas justamente pegando apenas numa dessas 5 extinções em massa, a do período Permiano que se estima ter extinto 53% de todas a famílias marinhas, 84% de todos os Géneros marinhos, cerca de 96% de todas as espécies marinhas e uns estimados 70% de todas as espécies terrestres (insectos, plantas, vertebrados, etc...), e que se considera ter significado evolutivo muito elevado, ou seja um motor para a evolução, facilmente poderemos perceber que os eventos actuais são graves mas há pior, mas por muito ligeiros que possam ser, são importantes e assim conhecer os animais com que lidamos, saber e promover a sua propagação, é sem dúvida o caminho para a continuidade, para a sustentabilidade a par de muitas outras acções que as sociedades começam a levar a cabo.
    Penso que esta obra, este trabalho é uma referência muito importante nesta demanda e se for complementada com a intervenção de membros do nosso fórum que têm experiência na matéria, será sem dúvida um excelente "motor" de evolução do conhecimento, sustentabilidade das espécies, do comercio e da economia às mesmas associadas, de toda esta actividade muito interessante que é a manutenção de recifes.

Se estiverem de acordo, poderemos abrir um tópico para o qual desde já convido membros como o Machado de Sousa, o Gil Miguel, o Rui Ferreira de Almeida, o Pedro Azevedo, o Carlos Mota, o Júlio Macieira, o Diogo Lopes e muitos outros que aqui não menciono por razão de espaço, pessoas que sei saberem e terem até sistemas de propagação. Nesse tópico que intitularíamos apropriadamente, cada um colocaria as suas experiências e apresentaria os seus sistemas de propagação que até podem agora estar desactivados mas já funcionaram e há as imagens que assim servirão de testemunho e guia para todos. Fica o convite, o desafio, a sugestão.

Atenciosamente
    Pedro Nuno
    Última edição por Pedro Nuno Ferreira; 14-01-08 às 19:54. Razão: Correcção ortográfica e pontuação

REEFS MAGAZINE

Membro Conselheiro Avatar de Joaquim Galinhas
    Data de Ingresso
    18-08-06

Boa Tarde, Pedro

Acho que não precisas de ter dúvidas que uma publicação destas em português com o Apadrinhamento do REEFFORUM (leia-se todos nós) será um sucesso, pouco ou nada de interessante encontras por aí, gente interessada mas com vergonha de dizer que não percebe nada disto cada vez são mais mas óbviamente não o dizem para não ficarem mal na fotografia, por isso é ir em frente e acreditar que vai dar certo.
    Por mim já afirmei aqui a vontade de ajudar, digam como e eu ajudo dentro das minhas limitações mas vou lá, quanto a comprar isso nem tem pergunta está garantido!!! já vi também outros membros manifestarem vontade neste projecto, é diferente! é arrojado! talvez outros depois sigam o exemplo, mas... dá sempre mais gozo ser o primeiro. Vamos lá, força nisso nem que tenhamos que ir arrumar carros ao Domingo para angariar fundos

Um abraço
    A grandeza de um Homem mede-se pelo respeito que tem pelos animais que vivem á sua volta incluindo os da sua espécie

Membro Identificado Avatar de João Filipe Ramos
    Data de Ingresso
    15-09-05

Mais um interessado e parabéns pela iniciativa.
    Joao Ramos

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Olá companheiros

É bom poder observar que ainda existe quem goste de ajudar sem ter obrigatóriamente que ganhar.

Neste caso a minha consideração pelo trabalho e dedicação do nosso amigo e colaborador Pedro Nuno Ferreira e ao tambem nosso amigo Anthony Calfo.

Como as coisas não aparecem feitas, sem que alguem as tenha pensado e dedicado tempo para elas aparecessem feitas, não posso deixar de relembrar, a autorização expressa dada pelo Anthony, quer pela gratuita tradução de todos os seus artigos, quer pela sua disponibilidade em oferecer gratuitamente todos os seus direitos para a produção exclusiva do seu livro para REEFFORUM, alem de nos ter prometido enviar uma introdução especial a inserir nessa mesma publicação dedicada a toda a comunidade de lingua Portuguesa.

Ao Anthony Calfo e em mnome de REEFFORUM o meu muito obrigado.

Já que a surpresa foi divulgada.... fica o meu óbvio interesse neste possivel sonho de virmos a ter uma publicação com o carimbo RF

Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Membro Identificado Avatar de Fernando Soares
    Data de Ingresso
    09-12-04

Grande iniciativa

Tambem estou interessado na obra, e ajudo no que for necessario.
    Cumprimentos
    Fernando

Lojista Avatar de Carlos Mota
    Data de Ingresso
    10-12-04

boas

Grande iniciativa

Tambem estou interessado na obra, e ajudo no que for necessario.

Membro Identificado Avatar de Pedro Azevedo
    Data de Ingresso
    20-09-04

Podem contar comigo
    Cump.
    Pedro Azevedo
    "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência."-Mark Twain

Membro Identificado Avatar de Nuno Silva
    Data de Ingresso
    22-01-05

Venha ela daí!!!

Membro Identificado Avatar de Jose Neves
    Data de Ingresso
    07-04-07

Citação Postado originalmente por Nuno Silva
    Venha ela daí!!!
    Para quando esta prevista a saida do Livro, e onde o podemos comprar??
    Cumprimentos

Jose Neves

Lojista Avatar de Hugo Oliveira
    Data de Ingresso
    25-05-05

Eu como futuro "propagador" tambem apoio de todo a elaboração de mais uma bela forma de espalhar Bom conhecimento em Português.

Força

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    04-05-05

Podem contar comigo!
    Ricardo Sousa

Membro Identificado Avatar de Antonio_Mota
    Data de Ingresso
    04-03-07

Eu tambem alinho
    Many people would sooner die than think; in fact, they do so." - Bertrand Russell

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Agresividade de Corais
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 1
    Último Post: 12-02-05, 22:21

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem