Resultados 1 a 5 de 5

Tópico: ajuda teste salifert Mg

Membro Identificado Avatar de Ruben Miguel
    Data de Ingresso
    16-07-07

ajuda teste salifert Mg

Boas

comprei numa loja online um teste salifert de magnésio e as instruções vêm em holandês ..

Alguem me pode explicar como se faz o teste?

obrigado

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Re: ajuda teste salifert Mg

Viva

1º - Colocas 2ml de água do aquário na proveta usando a seringa mas larga

2º - À água da proveta Adicionas 4 gotas do reagente mg 1 e não agites

3º - À solução que agora está na proveta, adicionas uma colher rasa do pó do reagente mg 2 e agita durante 10 seg.

4º - coloca o bico na seringa mais fina e retira para essa seringa reagente mg3 até que a base do pistão da seringa (borracha preta) fique alinhada com o traço de 1ml no topo da seringa. Vai ficar ar mas isso é devido ao bico de precisão colocado na seringa e não interfere no resultado do teste.

5º - Vai adicionando gota a gota, o reagente mg3 que está na seringa, à solução na proveta que agitas suavemente de cada vez que cai uma gota e fazes isto até a cor rosada ou magenta mudar para cinzento ou azul. Nessa altura para imediatamente de adicionar gotas, e faz a leitura do traço onde ficou a base do pistão da seringa. Esse valor comparado na tabela, vai-te indica-te o teor de magnésio que tens na água do aquário.

Eu não tenho aqui comigo a folha de instruções do teste e a que me surge na net é da versão antiga, por isso escrevi isto tudo de memória e posso ter confundido alguma passagem com as do teste de Cálcio que é muito semelhante, por isso com estes dados e olhando para os valores e reagentes que te são indicados na folha de instruções que dizes ser Holandês mas provavelmente é Alemão, vê se notas alguma discrepância e se notares avisa que acertamos. Já agora Tropfen significa gota...

Nota: também é indicado colocar metade dos reagentes para um teste mais rigoroso com uma amostra de água menor. Não ligues a isso porque não necessitas neste momento. Por isso se vires 4 gotas ou 2 gotas para o reagente mg1 por exemplo, isso significa que 4 gotas é a versão normal de teste, 2 gotas é para versão reduzida para maior rigor.

Espero que isto ajude e neste momento é o melhor que posso fazer.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    16-07-07

obrigado pedro

acabei de fazer o teste deu-me 1260 mg/L ( pensei que tivesse pior)

já agora não me sabes dizer se existe alguma tecnica de medir 5g de buffer que comprei hoje tambem, é que não tenho balança de precisão

PS: é capaz de ser mesmo alemão, mas como na caixa diz "made in Holand".... ...as aparencias enganam.

obrigado
    Ruben Rosário

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Ruben Miguel
    obrigado pedro

acabei de fazer o teste deu-me 1260 mg/L ( pensei que tivesse pior)
    De facto está razoavel mas sobe esse valor para 1320 ou 1350 mg/L ou ppm.

já agora não me sabes dizer se existe alguma tecnica de medir 5g de buffer que comprei hoje tambem, é que não tenho balança de precisão
    Neste momento só se ligar para a Hermione Granger ou a Ginny Weasley, talvez o Harry Potter ou o Neville Longbottom ou o Professor Albus Percival Wulfric Brian Dumbledore......não resisti....

Existem pequenos recipientes marcados que podem enchidos até determinado ponto dão x grama.

O melhor que te posso dar é usares as medidas de uma colher de chá como descrito na resposta nº 47 do questionário de química Melhorar conhecimentos quimicos de Reef... ( 1 2 3), post nº 54, página 3

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
    aqui vai mais uma resposta que nos poderá ajudar a todos mesmo muito quando chega a hora de dosear o que quer que seja que tenhamos de colocar na água do sistema, seja sólido, liquido, gelatinoso, os volumes de medida de colheres de mesa e colheres de chá, frequentemente indicados como unidade de medida em produtos de fabrico Inglês, Americano, Australiano, Neozelandês...

47. Quantas colheres de chá Americanas existem numa colher de sopa Americana?
    A. Duas
    B. Três
    C. Quatro
    D. Cinco

Resposta 47. A colher de mesa é uma unidade de volume igual a ½ onça fluida ou 14.8 mililitros. Na Inglaterra, Canada e Nova Zelândia da actualidade a colher de mesa é 15 mililitros. Na Austrália é 20 mililitros. A colher de mesa dos Estados Unidos da América é igual a três colheres de chá ou 1/16 (um dezasseis avos) de uma chávena. A colher de chá é uma unidade de volume igual a 4.9 mililitros. Na Inglaterra, Canada, Austrália e na Nova Zelândia uma colher de chá métrica é 5.0 mililitros. Podem encontrar aqui um calculador para várias unidades de volume relacionadas. Mais detalhes sobre as unidades de medida da manutenção de recifes são dados neste artigo. A resposta correcta é a B.

porque aí poderás ter a possibilidade de dosear sem pesar. Podes também talvez usar uma colher ou recipiente de medida para medicamentos em pó que costumam ter valores em ml e grama....
    Melhor do que isto neste momento, só mesmo consultando as pessoas acima.....mas pelo menos tento o mais possível dar informação...

PS: é capaz de ser mesmo alemão, mas como na caixa diz "made in Holand".... ...as aparências enganam.

obrigado
    Ruben Rosário
    São línguas de estrutura significativamente diferente, embora tenham palavras semelhantes....e Holandesas ou Alemãs...eu entendo-as

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    16-07-07

épa sabes os nomes todos

Quanto ás Holandesas concordo contigo....eheh

obrigadinho á mesma Pedro... Não me apetece nada comprar uma balança ........vou ver se encontro alguma medida para pó ou qualquer coisa do género para me basear.

Obrigado

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Oak's reef - O 1º salgado - Ajuda
    Por Pedro Nuno Carvalho no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 85
    Último Post: 01-04-10, 11:06
  2. Salifert Profi Test Iodo
    Por CunhaVelho no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 6
    Último Post: 26-04-08, 19:06
  3. Teste a escumadores AP850 \ baby shorty II
    Por Carlos Mota no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 27