Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 51 a 75 de 85

Tópico: Ideia para fazer rocha viva porosa

Membro Senior Avatar de willian de assis
    Data de Ingresso
    30-11-08

Re: Ideia para fazer rocha viva porosa

Citação Postado originalmente por Rubens Rabello Ver Post
    ola amigos, eu utilizo a mistura de sal grosso na massa junto com bolinhas de isopor, depois de seca eu pulverizo thiner na rocha que derrete o isopor deixando a rocha ainda mais porosa.
    mas o tiner não prigna na rocha porque não usa um forno ou carvao tipo churrasco,derreteria até dentro não.

Membro Identificado Avatar de Luis Santos
    Data de Ingresso
    06-03-06

Não posso afirmar com certeza ,mas muita rocha vendida em Portugal (e não só)como rocha viva deve ter sido feita artefecialmente e depois curada no oceano e depois apanhada.Algumas empresas que exportam rocha viva já fazem isso para repor o que foi tirado ao mar .

Membro Identificado Avatar de João Seguro
    Data de Ingresso
    25-02-09

boas, eu estou, já há algum tempo, a aprender como construir e manter um aquário de água salgada e ao mesmo tempo, como os € são poucos, a arranjar o material aos poucos. Como tal pensei em fazer umas rochas para poupar dinheiro. Mais tarde faço um tópico a explicar com fotos como fiz.

Queria somente falar da minha experiência em relação ao sal nas rochas DIY. Eu para fazer as rochas uso as seguintes quantidades: 2 ostra triturada, 1 cimento, 1/2 água, 1 sal.

1º misturo o cimento na água até fazer uma pasta
    2º misturo as cascas de ostra trituradas
    3º meto o sal e misturo mas pouco para não dissolver o sal(o objectivo é ficar com os cristais do sal para depois quando for para meter na água dissolve-los e ficarem os buracos)
    4º com uma colher de sopa vou metendo a massa no molde sem acalcar (por vezes dou um toque pequeno só para ficar mais consistente mas quanto mais se mexe menos irregularidades tem)

o molde inicialmente fazia no sal mas verifiquei que se utilizasse um recipiente cheio de ostras trituradas para fazer o molde era melhor porque as formas ficavam mais irregulares e não parecem tão artificiais.

para fazer rochas para acentar no fundo do aquário e servirem de base para a estrutura utilizo um saco plastico. Fica assim a parte de cima da rocha com as tais irregularidades e a base lisinha ^^

Já agora utilizo o :

-cimento branco do bricomarche 5kg-2.37€
    -cascas de ostra trituradas de um armazem agricula (alimento de galinhas ^^) 1kg- 0.75€
    -sal de cozinha

Assim +- 15 Kg rocha -> 10€

Membro Senior Avatar de Pedro Miguel Lopes
    Data de Ingresso
    17-04-06

eu fiz com cimento branco e restos de coral (aronicta grossa acho que se chama assim).Para tapar as minhas bombas de circulaçao.
    cumprimentos:

pedro

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Boas,
    eu tenho duas rochas a curar à cerca de um mês.
    Fiz mais ou menos como o João, mas utilizei 3 de ostra para 1 de Cimento Portland II e 2 de Sal Pedra utilizado na lavoura.
    - 1 kg de ostra 0,65 (granja)
    - 5 kg de cimento 2,75 (maxmat)
    - 25 kg de sal pedra 7,41 (agroutil)
    O que não gostei:
    - não gostei de utilizar o sal como molde, preferia usar areia, mas aqui a areia é preta e certamente que se vai agarrar ao cimento.
    - também achei que a rocha ficou com demasiadas aresta bem vivas (a tua ficou assim João?);
    O que gostei:
    - extremamente ecológico;
    - o aspecto;
    - pudermos moldar ao nosso gosto.
    No projecto que tenho em mente penso colocar apenas este tipo de rocha, só não sei se vai ser com casca de ostra.

Já agora, nunca tive grandes dificuldades em estabilizar o meu aquário, apesar de ter apenas 3kg de Bali, sendo toda a restante rocha calcária (um pouco feia é verdade!).
    Penso que o meu sucesso reside em 3 factores:
    - muita aragamax;
    - não ter lojas por perto o que me obriga a fazer introduções muito esporádicas;
    - ter muito mar à volta o que me facilita as TPA.

Portanto, para quê contribuir para dar cabo dos recifes!

Abraço
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    08-10-05

Esqueci-me,

vejam isto

YouTube - DIY Live Rock - by Ed
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    25-02-09

boas Carlos, a minha não ficou assim com arestas muito vivas, mas isso depende da perspectiva :P

experimenta usar as cascas de ostra para fazeres os moldes, eu comecei a utilizar e gostei mais, ficam as bases menos planas ao contrário do sal.

o que notei foi hoje, 1 mês depois de estarem a curar no autocolismo, meti dentro de um aquário com água doce (as pedras ainda têm muito sal) e medi o PH... deu quase 9 :O penso que ainda vai demorar mais algum tempo até estarem boas para ir para um ambiente com vivos.

Data de Ingresso
    08-10-05

Pois, eu quando pego na rocha maior até me dói nos dedos.
    Então para a próxima hei-de experimentar com a base de ostras.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Membro Identificado Avatar de Filipe Pacheco
    Data de Ingresso
    07-07-06

Vejam a aparência desta rocha passado um ano, ninguém diria que é artificial...YouTube - Growing Great Coralline Algae
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...
    http://www.reefforum.net/f18/aquario...a-costa-17469/

Data de Ingresso
    25-02-09

bem Carlos a semana passada fiz uma rocha de uns 7 kilos e notei a mesma coisa. Nunca tinha feito uma assim tão pesada e não notava essas arestas das conchas, penso que não haja nenhuma maneira de contornar isso... mesmo assim gostei muito da forma que que tomou ^^
    Última edição por João Seguro; 20-10-09 às 15:48.

Membro Senior Avatar de Raul Bernardino
    Data de Ingresso
    09-09-06

Citação Postado originalmente por João Seguro Ver Post
    bem Carlos a semana passada fiz uma rocha de uns 7 kilos e notei a mesma coisa. Nunca tinha feito uma assim tão pesada e não notava essas arestas das conchas, penso que não haja nenhuma maneira de contornar isso... mesmo assim gostei muito da forque que tomou ^^
    Então e fotografias dessas obras?

Data de Ingresso
    25-02-09

deixei-as numa praia a curar dentro de água, mas tenho umas lá no aquário de casa a "lavar". vou ver se tiro e depois meto aqui

Membro Senior Avatar de Raul Bernardino
    Data de Ingresso
    09-09-06

Estamos à espera dessas fotos!

Agora a sério, não deixem de colocar fotos para se ver como ficou, se estiverem mal digam que é da máquina... Nós acreditamos.

Eu fiz uma experiência "acelerada" com 1Kg de cimento branco (0.60€), 1 Kg de casca de ostra (0.55€), misturei tudo (1 minuto) juntei 2 Kg de sal grosso (desviado da cozinha) misturei novamente e vazei para um recipiente com sal.

A primeira coisa que notei foi que a parte inferior ficou com uma textura muito diferente da superior.

Esperei 8 dias, limpei o excesso de sal com um banho de água doce.

Esperei mais 8 dias e coloquei dentro de água doce (não cabe no autoclismo )

Vamos ver se se desfaz toda...

Abraços,

PS: Eu tirei fotos mas estava sem rolo...
    (costumava resultar antes das digitais...)
    "your soul becomes a fish
    you swim in idle waters and drink other fishes piss
    your soul feeds on fish
    on piss, puss and men
    who in turn, become as you have become,
    a fish" - Bauhaus

Membro Identificado Avatar de marcoferro
    Data de Ingresso
    09-06-09

Boa tarde a todos!
    a duvida sobre a fabricação de rochas artificiais é em relação ao ph e fosfatos e nitratos,
    eu li nesse mesmo topico alguma coisa relacionadas ao ph, a duvida é: cimento branco ou sinza depois de curado (seco) podem alterar o ph da agua e podem comprometor os niveis de nitrato e fosfato?

obrigado
    Marco

Membro Junior
    Data de Ingresso
    20-10-09

Carlos Jorge, viva bom dia

Estou a iniciar-me nos Salgados e no inicio do proximo ano vou começar a fazer o meu aquario de agua salgada e tenciono eu propio fazer a rocha mas estou completamente ás escuras onde arranjar casca de ostra e sal pedra, será que me podes dar uma ajuda onde a posso comprar?

Obrigado
    Pedro

Data de Ingresso
    08-10-05

Olá Pedro,

eu moro nos Açores! O João Seguro deve saber, no entanto podes procurar em casas que vendam produtos para aves e lavoura.

Mas Pedro, eu ainda não estou totalmente convencido com a casca de ostra, ainda vou experimentar com areia de coral grossa, só que eu aqui não consigo arranjar disso portanto ainda vai levar algum tempo.

Citação Postado originalmente por Pedro Jorge Ferreira Ver Post

Estou a iniciar-me nos Salgados e no inicio do proximo ano vou começar a fazer o meu aquario de agua salgada e tenciono eu propio fazer a rocha mas estou completamente ás escuras onde arranjar casca de ostra e sal pedra, será que me podes dar uma ajuda onde a posso comprar?

Obrigado
    Pedro
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Citação Postado originalmente por Pedro Jorge Ferreira Ver Post

Obrigado
    Pedro
    Pedro

As cascas de ostras,compras numa qualquer casa de passarada...o sal è o normal de cozinha...o cimento convém que seja de boa qualidade (Torite por ex.) e vende-se nas superfícies comercias dedicadas a materiais de construção (Bricomarchê:Aki ou outros).
    Um abraço

Jorge Neves

Membro Junior
    Data de Ingresso
    20-10-09

Boa tarde a todos,

Obrigado pelas dicas, vou vasculhar umas lojas por Lisboa a ver o que encontro.

Abraço a todos
    Pedro

Data de Ingresso
    25-02-09

Em relação a onde comprar é como te disseram, numa loja qualquer que tenha suplementos para pássaros. As cascas de ostra são utilizadas como suplmento de cálcio para os ovos das galinhas LOLOL... Em relação a não caber nos autoclismos tenta arranjar uma caixa de plástico grande nos chineses e mete-as lá dentro e vai mudando a água... Eu deixei umas no mar o mês passado e fui lá na sexta buscá-las mas o mar levou-as :/

Data de Ingresso
    09-06-09

Meu Deus...
    eu li errado ou to ficando louco mesmo?
    "eu pulveriso tiner na rocha pra derreter o isopor" cara... tiner na rocha?
    mesmo que ela fique 100 anos curando isso seria totalmente irregular...
    "Go all the way to the tower find out the secrets behind!"

Data de Ingresso
    09-06-09

Gente eu estava lendo o topico inteiro hoje porque ia começar a fazer um pouco de rocha essa semana pra testes...

e li que na segunda pagina se falou muito sobre proibir ou nao a retirada do meio ambiente de coisas naturais... eu sou apaixonado por aquarios desde quando tinha 5 anos, meu pai tinha aquarios com discos naquela epoca o que era raro pq nao tinha informações sobre o hooby, alem de ser aquarista sou mergulhador, e como tal sou contra a retirada de qualquer coisa da natureza , eu sei que tem muita gente que vai dizer, "hã como assim , nao tens peixe no teu aquario entao?" tenho sim e digo que realmente isso é complicado de se discutir, alguem aqui sabe como são coletados algumas especies de peixes? bom com cianureto , alguem aqui falou "ah mais o hobby de aquarismo insentiva os estudos das especies e nao tem problema algum, é muito ridiculo proibir" eu concordo nos aquaristas estudamos , tentamos manter nossos animais em perfeitas condições (ponto) , agora será que o pessoal que retira "rocha viva" pensa e age assim??? se alguem aqui ja viu extração de rocha sabe do que eu estou falando, eu ja vi pessoalmente e confesso que é de cortar o coração , se nao eh com C4 é com pé de cabra
    e eles nao estão preocupados se quebra coral, se mata peixe etc...

quando se fala de o "bicho" homem faz qualquer coisa, e por isso o IBAMA proibiu algumas extrações e confesso que pegou os aquaristas desprevinidos , mas ao mesmo tempo , bato palmas pro IBAMA que tem com isso preservado bastante especies em nossos recifes ,

querem um exemplo classico?
    alguem conhece Angra dos Reis ? com certeza os brasileiros aqui conhecem
    eu mergulhei la pouco antes das usinas começarem a funcionar e era muito bonito, fui depois em 2001 pra la e parece historinha de criança , mas acabou ... angra dos reis nao existe mais no cenario do mergulho, infelismente
    mas na epoca foi dito "ha usina nao vai atrapalhar em nada , nao vai degradar e agredir o meio ambiente" balela...

por isso concordo com que o ibama esta fazendo no Brasil , e isso deveria ser feito no mundo inteiro...

senao daqui a 10 anos o hobby acabara tb...

tem que haver maior controle sim!!!

Data de Ingresso
    08-10-05

Marco,

concordo contigo.

Sei que há algumas empresas que lançam rocha para o mar para posteriormente a colectarem, mas não sei qual a percentagem de rocha à venda que tenha proveniência nestes tipos de projectos. Se alguém souber que me diga!

Devido a estas dúvidas e por acreditar que a extracção de rocha será porventura o impacto mais negativo que o nosso hobby tem no ambiente, vou optar por, no meu novo projecto, usar apenas rocha diy.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    09-06-09

eu ja vi também esse esquema de colocar num sitio de rochas no mar para que elas se desenvolvam e apos algum tempo retira-la, mas o problema que tem algumas pessoas que coletam rochas e corais que destroem muito , foge do controle , por isso que eu acho que deveria ter um controle melhor , assim nao precisariamos de criar rocha artificial é so realmente controlar isso ...

mas como nem todos tem a mesma consciencia da nisso

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

REavivando este tópico, que me interessa...

onde comprar:

cascas de ostra, cimento branco portland e thorite?

Membro
    Data de Ingresso
    21-10-05

Hugo,

Quanto a thorite, penso que te referes a isto. Os restantes componentes não faço ideia.
    Atendendo que existem tantos anúncios de venda de rocha viva por desmontagem ou mudança de aquários, penso que será mais rápido e barato adquirir a mesma a algum membro do fórum.

Atentamente,
    Pedro Peres

Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Sistema de Jaubert I e II.
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0
    Último Post: 25-02-05, 23:20
  2. Rocha Viva como Filtração Biologica
    Por Julio Macieira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 4
    Último Post: 12-10-04, 21:43
  3. Composicao de ASW
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 3