Página 1 de 11 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 260

Tópico: Recife54 - Setup e Diário

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Recife54 - Setup e Diário

Boas, aqui fica o setup do Recife54, um nano originalmente pensado para fauna e flora de recife, que porém entretanto tem também albergado alguns invertebrados e algas da nossa costa

Montagem
    26 Novembro 2007

Peixes
    2 x Amphiprion Ocellaris
    1 x Chaetodermis Pencilligerus
    1 x Halichoeres Chrysus
    1 x Paracanthurus Hepatus
    1 x Pseudocheilinus Hexataenia
    1 x Zebrassoma Flavescens

Camarões
    1 x Lysmata Amboinensis
    3 x Lysmata Seticaudata

Invertebrados
    2 x Eremitas
    1 x Holothuria Sp. "Pepino do mar castanho com espinhos"
    ? x Monodonta Lineata "Burrie"
    11 x Nassários
    1 x Palaemon Serratus "Camarão Espinho"
    3 x Turbos

Corais
    Acropora Formosa Sp.
    Amplexidiscus rosa
    Caulastrea verde
    Clavularia Viridis (Green Star Polyps)
    Echinophyllia Aspera
    Entacmaea Quadricolor amarela esverdeada (morreu...)
    Euphyllia Ancora
    Euphyllia Glabrescens
    Euphyllia Paradivisa
    Euphyllia Parancora
    Galaxea Astreata
    Montipora ??? verde
    Montipora Capricornis verde
    Pocilopora amarela
    Pocilopora rosa
    Ricordea ???
    Sarcophytum Sp.
    Seriatopora Caliendrum
    Seriatopora Hystrix roxa
    Sinularia Sp.
    Zoanthus Sp.

Macroalgas
    Caulerpa Prolifera (desapareceu)
    Caulerpa Racemosa
    Chaetomorpha Sp.

Características Técnicas
    Dimensões: 60x30x30 cm3; 47 litros (54 brutos)
    Sump: Cilindro de 12 litros para decantação (temporariamente desactivado)
    Filtragem: AquaClear 70, volume de cerca de 3 litros, com filter pad de lã na primeira fase e um mini-refúgio com macro-algas
    Termostato: Jagger 75W (25ºC)
    Iluminação: 72 watts (calha ShinMao 4xT5 60cm com 3 x T5 Aquamedic (1 x Reef White 15000K + 1 x Marine White 10000K + 1 x Reef Blue); Moonlight: Hagen Marina Micro Led Aquarium Light 2 x leds azuis
    Circulação: 3700l/h (1 x Tunze 6025 2500l/h + AquaClear 70 1200l/h)
    Rocha Viva: 7.9kg
    Areão: 4kg do tipo esférico (com 2 a 3 cm de altura), que estou a substituir progressivamente para areão fino, tipo sugar size
    Escumador: Aquamedic Miniflotor modificado com bomba venturi Newjet 700l/h

Alimentação
    Tropical Marine Gran regularmente, Sera marine gran, Nori; Nutron Bloodworms, Artémia eclodida, ocasionalmente

Manutenção
    Diária: reposição de água evaporada manualmente com água da companhia (cloro, fosfatos e metais pesados aglutinados quimicamente)
    Semanal: TPA de 10% (6 litros) com água natural do mar + limpeza das esponjas brancas do filtro. Adição de 5ml dos componentes Sera Marin 3-7 (Elementos Traço, Estrôncio, Magnésio), aliás o de magnésio nem sempre... e uma gota do componente 7 (Iodo), por vezes de dois em dois dias.
    Cálcio: Adição de 5ml de Sera Marin, componentes 1 e 2 (Ca e kH), de três em três dias, que corresponde a aproximadamente 25ppm de cálcio para um consumo diário de 8ppm. Se o kH estiver demasiado baixo (< 7ºd), normalmente no caso das TPAs, adição de um pouco de Tripple Buffer da Tropic Marin
    Limpeza Vidros: lavagem e escovagem com Hagen Marina Algae Magnet + raspagem com Hobby Klingen Magnet Jumbo + limpeza externa vidro com limpador vidros auto
    Aditivos: Sempre que necessário, algumas gotas de Ultra Life da OceanLife, para anular os nitratos e fosfatos; Na preparação da água da torneira para osmose adição de Sera Aquatan + Sera Phosvec; ocasionalmente, essencialmente na fase de ciclagem, Sera Nitrivec

O tópico da montagem encontra-se aqui:
    http://www.reefforum.net/showthread.php?p=97879
    Última edição por Artur Fonseca; 27-01-10 às 17:07.
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    29-01-07

Re: Recife54 - Setup

Boas Artur, o Codium Tomentosum tem-se mantido bem a essa temperatura?
    THE NUNO´S REEF

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por NunoAlexandre
    Boas Artur, o Codium Tomentosum tem-se mantido bem a essa temperatura?
    Boas Nuno, as algas andam à solta no aqua, à deriva conforme a corrente ou os invertebrados as levem. O codium neste momento tem partes repletas de alga coralina e aparentemente está ok, mas sinceramente não tenho estado muito atento às algas... Nas fotos que tirei esta semana dá para ver uma parte da alga, vou ver se coloco mais fotos amanhã

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    29-01-07

ok artur e que ja tentei ter no refugio essaalga e acaba sempre por morrer
    THE NUNO´S REEF

Membro Identificado Avatar de Jose Neves
    Data de Ingresso
    07-04-07

Artur tens que pedir umas algas ao Jacques Cousteau, Julio Verne e Moby Dick
    Cumprimentos

Jose Neves

Data de Ingresso
    21-06-07

Algumas fotos de dia 21.02.2008...

Na sexta foto dá para ver os novos frags de corais moles: uma sinulária branca e uma euphilya verde. E na penúltima foto, dois dos nassários.

Espero que gostem das fotos... resolvi passar a colocar neste formato para não se queixarem de imagens grandes e lentas a abrir... assim vai-se vendo uma a uma aos poucos... hehe... mas claro que se gostarem de uma ou outra em particular, podem sempre fazer um quote com a versão 800x600

Membro Identificado Avatar de Miguel Correia
    Data de Ingresso
    14-06-05

Olá Artur,

Tens o aquário infestado de cianos, deves ter algum desequilíbrio no aquário, enquanto tentas descobrir as causas, tenta aspirar isso e faz tpas duas vezes por semana a ver se elas desaparecem.

Cumps,
    Miguel

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

Citação Postado originalmente por Miguel Correia
    Olá Artur,

Tens o aquário infestado de cianos, deves ter algum desequilíbrio no aquário, enquanto tentas descobrir as causas, tenta aspirar isso e faz tpas duas vezes por semana a ver se elas desaparecem.

Cumps,
    Miguel
    Boas...

O Miguel tem toda a razão, apenas um apontamento ao que ele disse... Podes soprar as ciano com uma bomba e depois fazes a TPA, assim aproveitas e remove-las do aquário facilmente!

Um abraço e boa manutenção!
    ...

Data de Ingresso
    21-06-07

Mais uma carrada de fotos.. do dia 27.02.2008...

(continua...)

Data de Ingresso
    21-06-07

(continua...)

Data de Ingresso
    21-06-07

Data de Ingresso
    21-06-07

Citação Postado originalmente por Jose Neves
    Artur tens que pedir umas algas ao Jacques Cousteau, Julio Verne e Moby Dick
    hehehe

Citação Postado originalmente por Miguel Correia
    Boas Miguel, não estou muito familiarizado com as ciano-bactérias mas presumo que sejam aquelas algas castanhas/escuras que se vê nas fotos no vidro de trás e em algumas partes da rocha, nomeadamente naquela foto lateral, que dá para ver a parte de trás das rochas com com essas algas, certo?

Eu sinceramente tenho deixado aquele vidro de trás intacto propositadamente , e só limpo semanalmente os vidros da frente e dos lados, isto para deixar alguma "comida" para os invertebrados e equipa de limpeza. Mas se realmente essas algas castanhas são perigosas vou ter de tratar da saúde delas... Por isso em breve vou então limpar o vidro traseiro.

No areão não notei assim tantas mas vou ver se também limpo com sifão.

Citação Postado originalmente por José Francisco Duarte
    O Miguel tem toda a razão, apenas um apontamento ao que ele disse... Podes soprar as ciano com uma bomba e depois fazes a TPA, assim aproveitas e remove-las do aquário facilmente!
    Muito obrigado pela dica. Em princípio amanhã já vou dar uma limpadela geral e a próxima TPA também será em breve, no domingo.

Em relação aos corais moles recém chegados, avisaram-me por MP que as ciano-bactérias poderão matá-los. De qualquer forma, para já, após exame visual, a sinulária tem uma ou outra alga mas parece-me ser coralina, portanto no problem... e a frag de euphylia está porreira tb.

Já agora, aproveito para pedir, se alguém puder confirmar, nas fotos dos camarões há um que aparenta estar com ovos e portanto ser um camarão espinho (da nossa costa) fêmea. Será mesmo?

Data de Ingresso
    14-06-05

Viva,

As cianobactérias não são as castanhas, é esse manto cor de vinho que cobre as rochas, atenção, não confundas isso com alga coralina, a alga coralina é dura, as cianos são moles, ao passar a mão ou ao apontar a bomba, soltam-se da rocha, se fizeres uma pesquisa no fórum por "cianobactérias" ou "cianos" vais encontrar muita informação sobre o assunto e como remover.

Cumps,
    Miguel

Data de Ingresso
    21-06-07

Chiça... e eu a pensar que aqueles filamentos cor tinto era alga coralina... realmente as rochas estão repletas disso

Será boa ideia retirar a rocha viva para um balde e escová-la para tirar essas cianos? E depois aspirar o areão

É que se limpar as rochas com uma bomba de circulação no aqua aquilo deve ficar infestado...

Data de Ingresso
    14-06-05

Citação Postado originalmente por Artur Fonseca
    Chiça... e eu a pensar que aqueles filamentos cor tinto era alga coralina... realmente as rochas estão repletas disso

Será boa ideia retirar a rocha viva para um balde e escová-la para tirar essas cianos? E depois aspirar o areão

É que se limpar as rochas com uma bomba de circulação no aqua aquilo deve ficar infestado...
    Boas,

Como dizia o José Francisco, usa uma bomba (aponta para a rocha), elas soltam-se e depois com uma mangueira fina retiras as algas (aspiras), se retirares as rochas as cianos ficam coladas e é mais difícil de tirar (acho eu).
    Tira logo que possas, experimenta aspirar directamente com a mangueira, se não estiver a saír, então usas a bomba.

Cumps,
    Miguel

Lojista Avatar de Duarte Araujo
    Data de Ingresso
    11-04-06

com umas trocas de água levas isso ao sitio! agora vai dar algum trabalho...

mas não te preocupes mta com essa confusão que fizeste é natural de quem ainda está a começar.

aliás, isto se fosse a uns meses atras diria que estavas no bom caminho para pertenceres à equipa Reefforum o importante era escrever muito e saber pouco

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas, já estou a sifonar com um tubo fininho e está a ser uma beleza, as algas são aspiradas lindamente Vou aproveitar também para dar um pequeno arranjo nos equipamentos, a ver se melhoro a estética geral Agradecido pelas dicas

Data de Ingresso
    21-06-07

Ontem acabei por pegar em toda a rocha e colocar de novo, com uma nova disposição. A parte direita já está definitiva. O lado esquerdo ainda vou considerar colocar aquela rocha maior mais "ao alto" a ver se esconde a bomba e o escumador. O termostato tombou... agora está de lado... hehe... ainda não no sítio definitivo, tou a pensar colocá-lo perto do fundo ou então perto da superfície, assim haverá sempre um ângulo para fotografar o aqua sem ele visível Com a mexida na rocha e a sifonagem do areão, o aqua acabou por ficar com a água completamente turva, pelo que nem tirei uma única foto ontem...

Então aqui ficam as fotos de hoje... 03.03.2008... o escumador de bolhas de ar é uma maravilha

(continua...)

Data de Ingresso
    21-06-07

PS: Ah, esqueci-me de referir que também fiz uma TPA de uns 10 litros... e amanhã faço outra igual

Data de Ingresso
    21-06-07

Aqui fica uma actualização fotográfica do nano...

Desde finais de Abril que tenho estado a estagiar noutra cidade, então a manutenção do aqua tem sido apenas aos fins-de-semana, TPA's, alimentar invertebrados, pouco mais.

Está com uma praga de aiptasias.... :EEK!:

Sei que dá para eliminá-las com injecção de kalk nelas, mas ainda não tive oportunidade de arranjar uma seringa emprestada de um drogado... lol :SbSourire2:

Por outro lado, sei que há uma espécie de camarão que lhes chama um petisco - Peppemint Shrimp; Lysmata wurdemanni - tenho ver se arranjo um...

(continua...)
    Última edição por Artur Fonseca; 28-09-08 às 01:46.

Data de Ingresso
    21-06-07

PS: notei que a sinularia também está aparentemente mais pequena e agora que comparei com as fotos de Março, a evolução negativa (tipo atrofiamento) é notória... parece que está a perder ramificação...
    Última edição por Artur Fonseca; 28-09-08 às 02:03.

Membro Identificado Avatar de Cristóvão Veríssimo
    Data de Ingresso
    10-09-08

boas, Eu ainda estou tambem no inicio e nem montei o aqua, mas olhando para o teu aquario vejo que tava bonito nesta foto:

Parece-me é que tem sido vitima da tua falta de tempo

Gosto tambem de ver as fotos maiores

Mas julgo que tás no bom caminho e com cuidado o aqua fica mais bonito ainda!

Um abraço, boa sorte
    Reef 350L Construido... (ciclo time)

Data de Ingresso
    21-06-07

Boas, realmente estive uns tempos com pouca disponibilidade para os hobbies, então só consegui manutenção mínima.

Entretanto, este Domingo iniciei um ataque para controlar as aiptasias. Uma vez que tenho vergonha de ir a uma farmácia comprar uma seringa, estava por aqui a pensar e lembrei-me de uns ferros de soldar que tinha por cá a apanhar pó... Então Domingo e Segunda, estive a fritar aiptasias. Tirei as rochas uma a uma para um balde e fui neutralizando-as. É curioso que no aquário, vê-se tipo 40 em cada rocha, mas no balde e, especialmente, fora de água, só consigo ver umas 10 dessas 40. Então as maiores consegui despachar mas reparei, após colocar de volta a rocha no aqua, que ainda sobraram muitas, mais pequenas, que estavam mais protegidas nos buracos.

Entretanto uma colecta de água e novos corais. Amanhã, com a água já mais estabilizada, coloco aqui novas fotos.

Data de Ingresso
    21-06-07

Após uma valente manutenção (fritar aiptasias, troca de água significativa, introdução de novos corais e um layout em mudança), aqui deixo uma fotos actualizadas...

Há dois dias...

Agora...

E tal como prometido, mais fotos com mais pormenor...

Dica: clicar nas fotos pequenas para ver em maior resolução

Última edição por Artur Fonseca; 01-10-08 às 04:51.

Data de Ingresso
    21-06-07

Novidades...

Além dos novos corais, introduzi no nano um pequeno amphiprion ocellaris, também na semana passada. É com felicidade que vejo que se adaptou bem, pois os primeiros dias são cruciais e aparentemente está rijo e para as curvas.

E correndo tudo bem, em breve estou a pensar arranjar-lhe um companheiro.

Página 1 de 11 12345 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Recife54 - Diário
    Por Artur Fonseca no fórum Diário do Meu Aquário
    Respostas: 3
    Último Post: 08-01-09, 14:04
  2. Bombas de circulação e apresentação de setup
    Por Jorge_Gonçalves no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5
    Último Post: 11-12-08, 12:33
  3. Help Iluminação - Setup
    Por Jorge LA Costa no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 2