Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 31

Tópico: aquario de 500l pronto a arrancar

Membro Identificado Avatar de Miguel Fernandes
    Data de Ingresso
    14-07-05

aquario de 500l pronto a arrancar

boas pessoal

venho com este topico expor o meu futuro projecto na area dos salgados!
    tenho como interese manter alguns corais moles nada d mais! anemonas e alguns peixes de tamanho consideravel como 1 anjo! nada de corais duros nem nada de muito complicado!!

para tal vou passar a expor o seguinte setup do meu futuro reef se assim o posso chamar!?

aquario: 110c x 60L x 73A = 500l
    sump: 100c x 30L x 35A
    escumador: red sea berlim HO (aquarios ate 1000l)
    bomba de recalque: aquabee up 3000 (3000L/h)
    bombas de circulaçao: aquaclear 802 (1500L/h) + tunze 6060 + maxijet de 1000l/h por de tras da parede de rv
    25 kg de areao coral
    cerca de 45kg de rocha viva + 20 kg de rocha morta
    luz: calha jebo com 2 HQI 150w (14000k) + 2 actinicas
    termostatos: 2x 300w

agua tratada por osmose e com sal instant ocean

acho que não falta mais nada para dar asas ao meu projecto!

cumprimentos

miguel F.
    Última edição por Ricardo Lacerda; 20-07-05 às 12:16.
    Faça o que fizer tudo hade dar certo!!!!!

Data de Ingresso
    14-07-05

Re: aquario de 500l pronto a arrancar

bem pessoal aqui vai umas fotos dos acontecimentos e dos equipamentos!

o aquario colado ainda falta a aramdura me madeira e os travamentos!! mas ja faltou mais

rv em maturaçao cerca de 30kg ainda falta adquirir alguma mais uns 15kg e depois rocha morta pa base

escumador que vai tomar conta do sistema a funcionar no meu aqurio mais onde moram um hepatus e 1 donzela!
    diogo tou a espera que te fartes do teu shorty!

as 2 bomas que comprei agora a tunze 6060 para a circulaçao e aquabee para o retorno! a circulaçoa ainda ta a cabo de 1 powerhead 802 de 1500l/h e d 1 maxi jet de 1000l/H por de tras da parede de rv!

a osmose da aqulight 190l dia e 25kg de sal instante ocean! para fazer agua sintetica! não (palavra corrigida) ha possibilidades por agora de ir ao cabo raso!

em relaçao a iluminçao tambem ja tenho mas ta guardada e não (palavra corrigida) consegui tirar fotos
    bem por agora é tudo !!! so falta mms montar a sump e a coluna seca!!
    mas bem acabando de colar o aqurio vou começalo a enxer!!

continuem a mandar dicas!!

cumprimentos

miguel f.

Membro Identificado Avatar de Pedro Pacheco
    Data de Ingresso
    09-09-04

Olá Miguel

Para já só gostava de saber qual a espessura do vidro que usaste para fazer o aquário?
    Obrigada
    Abraço
    Pedro Pacheco
    Setup do aquário A minha poça
    A vida não vale pela sua duração mas pela elevação que atinge

Data de Ingresso
    14-07-05

boas pedro

a espessura é de uns incriveis 8mm!!
    espero que com a estrutura aguente a agua que la colocar!!
    mas se nao aguentar ja tenho outras soluçoes!!
    heheheh

cumprimentos

miguel f.

Membro Identificado Avatar de Aderito Pereira
    Data de Ingresso
    12-09-04

Eu não arriscava encher isso com vidro de 8mm.
    Vais ver o "abaular" dos vidros. Tem cuidado se "explode" pode ser muito perigoso.
    Já vi um com vidro de 8mm e com 100X50X60 rebentar com uma trave francesa agora imagina nesse que é muito maior.
    Tem cuidado.

Data de Ingresso
    14-07-05

podes qrer que vou ter muito cuidado!!
    isto é tudo fruto da ignorancia!!
    comprei o vidro ja a 3 anos!! era o que me tinham aconselhado!! ainda nao havia nada ounde podesemos tirar as nosas duvidas!!
    mas ja que o renho vou experimentalo!! tou a apostar na estrutura de madeira que vai tar mt bem revestida com silicone!!
    vamos verno que da!! 1º vou fazer um teste de agua doce como é obvio!!
    se aguentar durante 48h nao havera problema! axo eu!!

cumprimentos

miguel f.

Convidado de RF Avatar de João Magano
    Data de Ingresso
    13-02-05

Citação Postado originalmente por miguel fernandes
    se aguentar durante 48h nao havera problema! axo eu!!
    Receio que se aguentar 48h, apenas ficas com a certeza que aguentou essas 48h. Deves tirar medidas de modo a detectar se o vidro "abaula", a distancia entre os vidros deve ser a mesma quer nas extremidades quer no centro.
    João Magano

Percula 90: Full ReStart e Fotos

A preguiça ... é um mamífero de hábitos nocturnos que vive em pequenos bandos nas florestas tropicais húmidas da Guianas, Venezuela, Nordeste do Brasil... e em Queluz, Monte-Abraão !

Lojista
    Data de Ingresso
    09-09-04

concordo inteiramente com o João, a certeza é só mesmo essa.

coloca mais um vidro no fundo, faz o tal rebordo no interior do aqua com vidro. e depois tira medidas..

é mesmo muito provavel que com 400-500litros num aqua com vidros de 8mm vá "abaular"

cumps

Data de Ingresso
    12-09-04

Imagina que o vidro aguenta essas 48 horas, depois ficas convencido que afinal aguenta e enches o "aqua". Um belo dia estás tu ou alguém da tua família (pode ser uma criança) em frente ao "aqua" e ... bummmm. Acredita que os vidros voam a uma velocidade impressionante.
    Na minha opinião não deves brincar com o fogo ou ainda te magoas ou pior podes magoar quem não tem culpa nenhuma da tua "experiência".
    Se esses 8mm chegassem achas que andávamos a comprar vidro de 10mm e mais para fazer os nossos aquários?
    Se consultares na net tens várias tabelas que falam da grossura dos vidros para aquários, não perdias nada em pesquisares um pouco antes de te pores em risco.
    Isto é apenas a minha opinião, achei que te devia avisar. Agora é contigo.

Data de Ingresso
    14-07-05

boas pessoal

obrigado pelas sugestoes!!
    de facto ja tou a tomar medidas para resolver o problema!
    tal como mandar construir um aquario por medida!!
    é que a colagem nao saiu a melhor de todas!! ta uma valente m...
    bem se alguem souber onde se pode mandar construir um a bom preço e com qualidade rasuavel!! por favor que mo diga!! ou algum ja montado usado!! tambem serve!!

cumpriementos

miguel f.

Membro Identificado Avatar de Pedro Pacheco
    Data de Ingresso
    09-09-04

Pois… era o que eu pensava, vidro fino demais.
    Com esse vidro fazia uma sump para o aquário nunca o próprio aquário, e mesmo assim a sump não devia ter mais de 40cm de altura.
    Só para teres uma ideia, quando montei pela primeira vez o meu aquário marinho (medidas 130*60*60) mandei fazer um aquário com 10mm coloquei madeira a volta com 2cm que em nada ajuda a fortalecer o aquário, quando o enchi tinha uma diferença de +/- 1,5cm no centro do aquário, não gostei, tive medo de chegar a casa e ter tudo no chão, por isto tudo que já vivi, sei que nunca vai resultar um aquário com essa altura feito em vidro de 8mm.
    Se queres um conselho de amigo nem experimentes encher esse aquário, o resultado por ser feio… muito feio mesmo.
    Abraço
    Pedro Pacheco
    Setup do aquário A minha poça
    A vida não vale pela sua duração mas pela elevação que atinge

Membro Identificado Avatar de Ricardo Lacerda
    Data de Ingresso
    09-09-04

Citação Postado originalmente por Aderito Pereira
    .....Se esses 8mm chegassem achas que andávamos a comprar vidro de 10mm e mais para fazer os nossos aquários?
    ..de 10 mm... e de 12 e de 15 e de 19 mm e de 2x10mm, etc..etc...

Vai por mim.... não arrisques...

O meu tem vidro de 15mm com 60mm de altura e tem um abaulamento de cerca de 5mm ....
    .. e já faz com que eu não durma 100% descansado...!!!

Data de Ingresso
    14-07-05

tava a pensar num de 10mm!! qua axao!? as medidas as mesmas mas mando ja fazer a coluna seca!!
    ninguem sabe onde posso mandar fazer a um bom preço!?
    ditem la um palpite de quanto me pode custar??

cumprimentos

miguel f.

Data de Ingresso
    12-09-04

Podes ficar com uma ideia sobre os vidros:

http://faq.thekrib.com/pt/intro-tables.html

Atenção que isto é uma referência, há muitas mais, umas muito pessimistas outras menos. Deves ter em consideração o factor "dormir descansado" que serve como margem de segurança.

Convidado de RF Avatar de João Magano
    Data de Ingresso
    13-02-05

Transcrição de um topico do forum da revista @qua:

Citação Postado originalmente por Sergio José em forum @qua
    Meu aqua tem 1,5mX 70cmX 75cm.
    A coluna d'agua tem 72 cm. os vidros são todos de 10mm. quando ele está cheio eu encostei uma regua grande na parte frontal e percebi que ao longo da extensão. 1,5mt. o vidro faz uma barriga no meio de 2 milimetros.

Isso é normal? Será qua vai estourar?
    Citação Postado originalmente por Ricardo Miozzo em forum @qua
    Com 70 cm até 75, usa-se vidro de 12mm.
    Infelizmente, seu aquário corre sério risco de abrir. Ele provavelmente não vai quebrar, como muita gente imagina que acontece. A curvatura que o vidro sofre por excesso de pressão faz com que a cola de um ou dos dois lados comece a soltar, daí o aquário "abre".
    Isso pode acontecer rápido, ou demorar.
    A única maneira, alternativa a ter que fazer outro aquário, é travar todas as laterais do tanque com lâminas de 10 mm de espessura e 6 a 8 cm de largura, colando as tiras por dentro, fazendo com que, assim, ele fique travado também pelos lados.
    Estou partindo do princípio que seu aquário tem 2 travas francesas transversais (duplas) em cima, e foi travado no fundo.
    Se ele não é assim, é bom você começar a pensar em fazer um tanque com a espessura de vidro apropriada.
    Citação Postado originalmente por Sergio José em forum @qua
    Estoumuito triste. no mesmo dia que escrevi a mensagem meu aqua estourou o vidro frontal.
    Ele tinha apenas travas francesas no fundo e na parte superior (80mm) de largura.
    Ele estava com 73 cm de água. dai eu estava mexendo no sump embaixo e ouvi um barulho de trinca. Quando olhei a trava francesa superior havia rachado bem no meio. daí eu me afastei e fiquei sem saber o que fazer. Depois de 10 segundos que a tyrava francesa rachou o vidro frontal estourou. Fez um barulhão. por sorte não me machuquei com lascas de vidro. inundou toda a sala. foram ao total 750 litros na minha sala. Eu tive a maior sorte do vidro não ter pegado em mim porque senão acho que teria ido parar no hospital todo cortado.

Minhaoutra sorte é que ainda estava sem vida. o aqua. estava somente funcionando o sistema de bombas, skimmer para testar. Aindabem. Porque se estivessem com peixe e corais eu teria tido um troço.

Agora eu fou ver que desmontar o resto. aproveitar somente o fundo e estou pensando em adquirir vidro de 12mm para fazer a frente e a traseira. O que vcs acham. Estou confusoagora.

Alguém sabe onde acho vidro mais barato. o de 12mm encontrei por 500,00 o metro quadrado.

Me dêem uma dica se alguém souber um lugar onde vende vidro de 12mm mais barato.

SOCORRO.
    João Magano

Percula 90: Full ReStart e Fotos

A preguiça ... é um mamífero de hábitos nocturnos que vive em pequenos bandos nas florestas tropicais húmidas da Guianas, Venezuela, Nordeste do Brasil... e em Queluz, Monte-Abraão !

Data de Ingresso
    14-07-05

se colocar travas no centro em nada ajuda??
    tive a ver algumas souluçoes! e vou alterar as dimensoes do aquario para 150x60x60!mais couna seca!
    e diseram-me o seguinte:
    aquario destas dimensoes com vidro de 8mm! travas francesas em baixo e em cima e travamento central!!
    mas nao sei se mande fazer ou nao!? tou a pensar em mandar fazer de 10mm
    mas sempre sao mais uns trocos que nao possu-o
    que axam??

Membro Junior
    Data de Ingresso
    07-03-05

....

aquario destas dimensoes com vidro de 8mm! ....

que axam??

Eu por mim não arriscava e ia no minimo para 12mm (sempre para mais, nunca para menos).

Membro Identificado Avatar de Ricardo Lacerda
    Data de Ingresso
    09-09-04

(...) vou alterar as dimensoes do aquario para 150x60x60!mais couna seca!
    (...)aquario destas dimensoes com vidro de 8mm!

Citação Postado originalmente por Ricardo Lacerda em SETUP do NOVO REEF
    Aquário: - 150 x 60 x 60 em vidro de 15mm (...)
    Citação Postado originalmente por Ricardo Lacerda
    O meu tem vidro de 15mm com 60mm de altura e tem um abaulamento de cerca de 5mm ....
    .. e já faz com que eu não durma 100% descansado...!!!
    Palavras para quê!!!!

Data de Ingresso
    14-07-05

desculpem devia por ter sido de ser altas horas!!
    mas nao era a 8mm que me referia! mas sim de 10mm! mas tava a pensar em 12 mas nao possuo dinheiro para tal! mas vai levar travas centrais? logo o abaulamento é menor ou mms inezistente ou isso nao significa nada??

Lojista Avatar de Ricardo Santos
    Data de Ingresso
    14-07-05

Olá Miguel fernandes, olá pessoal...
    as traves centrais ajudam muito um aqua a nao abaular, mas como ja te deves ter apercebido nao sao utilizadas em aquas de agua salgada, devido a iluminacao. Com 1.5m o ideal era colocares 2 traves centrais assim como 2 iluminacoes(se tiveres a pensar em hqi) e isso vai fazer com que ao centrares as traves e as iluminacoes coincidam, ficando assim as traves mesmo por baixo das lampadas e isso nao vai proporcionar ao teu aqua as melhores iluminacao...o concelho que eu te dou e de nao colocares essas traves, mas sim as "francesas" combinadas com um vidro no minimo de 12mm. Nao tenhas pressa de montares o teu aqua, pois assim nao vais ter seguranca no teu aqua, o que pode tambem nao dar a melhor seguranca aos seres que la habitaram...outro concelho que te dava e poderias comecar a montar o teu aqua, era reduzires um pouco o comprimento deste, mas a espessura nunca(tipo 1m ou 1.20 e no minimo 10/12mm), pelo menos tinhas um aquario seguro, e iria-te sair um pouco mais barato, compensando assim, mas se e mesmo essas as medias que queres colocares, aguarda mais uns tempos, e junta mais uns trocos, porque nunca te esquecas que o importante nao e so teres um reef em casa mas sim poderes teres um reef com as melhores condicoes de seguranca e de vida para os seus habitantes.

Membro Junior Avatar de Mário Monte
    Data de Ingresso
    10-03-05

tudo fixe ...mas não metas anémonas...é um crime...pra ti e pra elas

Data de Ingresso
    12-09-04

Agora pergunto eu: Porque não fazes um de 80X40X40, sempre são cento e poucos litros de água e dava para começares.
    Tens muitas vantagens pois o equipamento que precisas para "arrancar" é menos dispendioso que para um maior e precisas menos rocha viva. Pode ser que na loja te aceitem/troquem as bombas muito potentes que adquiriste.
    Deves ter em atenção que quanto mais pequeno mais dificil é a sua estabilização e menos "peixes" podes ter. De qualquer modo tens exemplos aqui no forum de "aquas" pequenos e que vão muito bem.

Lojista
    Data de Ingresso
    13-10-04

Amigo Miguel,

Chamou-me imenso a atenção a espessura de vidro e realmente ainda estou com a impressão que nem os 8mm que falou tem, parece-me que são 6mm, por favor confirme melhor.

Quanto a ajudar, estarei cá para o que precisar, se o que precisar for apoio técnico relativamente a espessuras, travamentos, diga, aqui estamos habituados a fazer alguns milagres apenas para consumo próprio e por isso conheçemos bem os limites. Já partimos alguns.

Quanto ao apoio em alguma colagem também puderemos falar.

Quanto a alguns vidros velhos ou usados quem sabe?

Alguns aquários usados quiçá?

O que não deve é realmente avançar por uma situação que pode pareçer mais económica mas que um dia por estoirar tem prejuizos incalculáveis em animais mortos, quimicos usados, bombas de água e termostatos queimados por trabalhar em seco e talvez até um incêndio e acima de tudo uma cara triste a olhar para o sucedido.

Conte com a nossa ajuda, sei que tenho lá uns vidros de 1,500 x uns 0,700 de um aquário que tinha um erro de esquadria numa lateral e que tive de desmontar, tem muito trabalho a fazer a nivel de limpeza pois têm o silicone lá agarrado, mas nada que a boa vontade não resolva. São vidros de 12mm se não estou enganado.

Esses vidros que aí tem podem servir com jeito para um belo Sump.

Espero puder ajudar.
    Um Abraço

Equipa Dido`s Farm

Mário Sustelo

Data de Ingresso
    14-07-05

boas caros amigos

tenho vos a agradecer e muito a vossa colaboraçao no meu projecto!
    realamente nao vou avançar com este aquario pois como voces me aconcelharam ( nao vai dar resultado nem daqui a 100 anos)

os vidros do aquario principal sao de facto de 8mm! os do aquario onde se encontra a rv é que sao de 5mm! mas é um aquario de 40x40x30!

obrigado dido´s pela oferta de auxilio! é algo que vou aceitar de bom grado! pois agora neste momento estou um bocado a deriva sem saber o que fazer e um pouco desprovido de numerario!

realmente estes vidros que possu-o ca so serviram mesmo para a sump e e a posteriori para construir um refugio!!

cumprimentos

miguel f.

Membro Junior Avatar de NunoCarvalho
    Data de Ingresso
    27-10-04

15mm... mais não digo

Abraço

Nuno Carvalho
    Abraços

NunoMar

"Se algo não entrar no aqua, force! se ele quebrar é porque precisava mesmo de ser substituido por um aqua maior"

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. O meu aquario de 500l iluminado com leds
    Por Eduardo Ferreira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 144
    Último Post: 25-04-13, 12:47
  2. O aquário está pronto mas não confio nele, e agora???
    Por Luiz Argollo no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 7
    Último Post: 21-04-09, 22:36
  3. Dúvidas ao arrancar...
    Por Nuno R Santos no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 24
    Último Post: 09-11-07, 01:39

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem