Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: Tridacna comida

Lojista Avatar de Gil Miguel
    Data de Ingresso
    10-09-04

Tridacna comida

Boas
    Hoje quando cheguei a casa, a minha unica tridacna estava literalmente comida.. restando apenas umas pequenas partes da mesma.
    Depois de examinar a casca a unica coisa que encontrei foi um ermita de patas brancas muito pequeno (apanhado em sezimbra) lá dentro. Poderá ser um Suspeito ou apenas um oportunista?
    Mais alguma Ideia do que poderá ter comido a Tridacna ? Poderá ter morrido por qualquer motivo e posteriormente atacada por oportunistas ?

Ela já estava no meu aquário á bastante tempo e sempre saudavel.A noite passada quando as luzes apagaram estava aberta e com uma cor excelente como sempre.

Edit: acabei de saber que ontem enquanto nao tive em casa uma bomba caiu dentro de água, revolvendo o areão e enterrando a tridacna. Um familiar meu parece que ao retira-la da agua manteve-a fora de agua alguns segundos até fixar novamente a bomba...Penso que terá sido a causa da morte. Mesmo assim estranho já que quando cheguei a casa ela estava perfeitamente normal.
    Última edição por Gil Miguel; 21-07-05 às 19:43.

Equipa RF Avatar de Roberto Pacheco
    Data de Ingresso
    10-09-04

Re: Tridacna comida

encontrei foi um ermita de patas brancas
    Gil tens a certeza que era ermita ?

Sera que era parecido como estes ?

Inspect the clam around the mantle and “byssus” (foot) to make sure there are no Pyramidellid (“Pyram”) snails. These parasitic snails can do serious damage to the clam and must not be allowed into your aquarium. Make sure that you carefully examine the specimen for the presence of jelly-like sacks which house the eggs of these snails. Several dozen snails can hatch simultaneously. If Pyramidellids are discovered in your aquarium, there are a few fish that will help in controlling them, such as Coris formosa, Coris gaimard, and the popular Sixline Wrasse, Pseudocheilinus hexataenia. Manually removing these pests at night (when they are feeding) may also be necessary.
    http://www.wetwebmedia.com/ca/cav1i3.../Clam_care.htm
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Data de Ingresso
    10-09-04

Boas Roberto
    Obrigado Pela Dica mas era mesmo um ermita de patas brancas

Convidado de RF Avatar de Vitor Pestana
    Data de Ingresso
    01-02-05

Gil, tenho cerca de 30 ermitas de patas brancas da nossa costa no meu aquario, nunca os vi terem um comportamento predatorio nem mesmo com os caracois que caem de barriga para cima.

Também tenho a tridacna no areão com muito ermitas da nossa costa e também nunca os vi a tentar comer a tridacdna.

Em relação à tua questão de ela ter estado fora de agua por alguns segundos, acho que não seria razão para ela morrer visto que já fiz o mesmo com a minha e não foram apenas "alguns segundos".

Penso que a razão da morte da tua tridcna deverá ter sido pelo facto da mesma se encontrar enterrada durante bastante tempo.

Moderador de Área Avatar de Rogerio Miguel Gomes
    Data de Ingresso
    30-05-05

oi , nao foi outro mantis , já apanhas um ai no teu aquario , pode haver outro nao.

Data de Ingresso
    10-09-04

Nao existem relatos que mantis comam tridacnas..quer dizer pelo menos nunca li nada sobre isso...
    para mim foi o facto de ter ficado enterrada algum tempo ou o ar..fica a duvida

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Comida
    Por Bruno Morais no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 1
    Último Post: 28-05-11, 00:45
  2. Tridacna Comida
    Por Bruno JR Silva no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 17
    Último Post: 29-01-10, 13:21
  3. Comida corais
    Por Rui Silveira Nunes no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 1