Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 43

Tópico: Nascimento de Pteropogon kauderni (bangai)

Lojista
    Data de Ingresso
    19-02-05

Nascimento de Pteropogon kauderni (bangai)

Boa noite,
    Finalmente após quinze dias de espera ( ) consegui capturar o meu Pteropogon Kauderni macho, para lhe conseguir tirar as 26 crias que ele tinha na boca. Coloco fotos dos novos bangais!!!

Última edição por MIOSOTIS; 06-04-08 às 02:57.
    um abraço
    miosotis
    Avenida Visconde Barreiros 124
    MAIA TEL.229413415

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Thumbs up Re: Nascimento de Pteropogon kauderni (bangai)

Viva
    É fantástico como um peixe de que tenho fotografias numa edição da revista TFH (Tropical Fish Hobbyist) que nessa edição foi "apresentado" ao mundo como raridade e como tal na altura há quase 20 anos, comandava um preço elevado pelo seu estatuto de raridade, hoje é criado em ambiente doméstico o que contribui seguramente para a sua preservação. Fantástico.
    Parabéns pela criação destes magníficos peixes e obrigado pela divulgação e partilha de tal informação.
    Pela descrição presumo que a recolha do Pterapogon kauderni macho com as crias se terá efectuado com uma caixa armadilha para não o assustar, daí a espera dos 15 dias até que nela entrasse

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Paulo Fornelos
    Data de Ingresso
    25-08-05

Re: Nascimento de Pteropogon kauderni (bangai)

Boas
    Parabens pelo sucesso
    Vá colocando umas fotos da evolução para se poder acompanhar.
    obrigado

Lojista
    Data de Ingresso
    19-02-05

Boas,
    No início, ainda usei uma caixa armadilha para o capturar mas ele nunca chegou a entrar. A minha segunda tentativa foi sempre com recurso a um camaroeiro, à noite depois de apagar as luzes, fui fazendo sempre as minhas tentativas, pois nao foi facil apanha-lo num aquario de 180x70x70. Ao fim de alguns dias, ele mal me via, desaparecia logo. Ontem, em mais uma das minhas tentativas, só às 2h00 da manha consegui finalmente captura-lo. trasportei-o para o refugio da minha sump, onde lhe retirei as crias da boca! Penso que, em mais um ou dois dias, os perderia todos, visto que a boca estava "completamente lotada"!!!
    um abraço
    miosotis
    MAIA TEL.229413415

Lojista
    Data de Ingresso
    19-02-05

Boas,

Coloco fotos dos pequenos Pteropogon Kauderni, quase 24h após os ter retirado da boca do pai, tendo já todos a nadar normalmente.

um abraço
    miosotis
    MAIA TEL.229413415

Data de Ingresso
    08-06-06

Thumbs up Re: Nascimento de Pteropogon kauderni (bangai)

Viva
    A natureza tem coisas fantásticas, encontra soluções à medida do que o meio ambiente lhe permite para que seja viável e quando conseguimos descobrir essas coisas e aprender a lidar com as mesmas, temos exemplos como este que nos dão força e mais vontade para evoluir e aprender mais.
    Tao pequeninos e já tão organizados e arrumadinhos, fabulosas estas imagens de um cardume de alevins se assim lhes posso chamar

Há uns meses atrás iniciei a tradução de um manual de criação destes peixes que interrompi temporariamente e pretendo retomar brevemente, embora o autor principal não se tenha mostrado muito receptivo. Nesse manual descreve detalhadamente os meios e técnicas empregues mas agora gostaria de saber o que foi efectuado neste caso.

1 - Os Pterapogon kauderni que deram origem a este cardume vivem também em cardume no sistema ou é um casal apenas

2 - Que outras espécies de peixes vivem com os mesmos

3 - Que alimentação está a ser dada aos alevins

seguramente que há mais e até melhores perguntas, mas se puder obter resposta para estas já é muito bom.

Mais uma vez, obrigado pela partilha

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    REEFS MAGAZINE

Lojista
    Data de Ingresso
    19-02-05

Bom dia, caro Pedro Nuno Ferreira!
    Como pediu eu vou responder às suas perguntas:

1- Os Pteropogon Kauderni que deram origem a este cardume vivem num aquário comunitário á 2 anos. Esta é a 4 desova deste casal, a primeira vez que o consegui apanhar, tive azar porque as crias não estavam completamente formadas calculei mal o tempo, apenas uma conseguiu sobreviver, que me morreu quando o passei para um outro aquário.

2- Tenho a viver com este casal 23 peixes, sem contar com eles, cujo os nomes passo a escrever:
    1-Chrysiptera Cyanea
    1-Synchiropus Marmoratus
    1-Paracanthurus Hepatus
    1-Zebrasoma Flavescens
    1-Zebrasoma Xanthurus
    1-Zebrasoma Scopas
    1-Nemateleotris Magnifica
    1-Salarias Ceramensis
    3-Amphiprion Percula
    2-Amphiprion Ocellaris B/W
    1-Centropyge Bicolor
    1-Centropyge Bispinosus
    1-Heniochus Acuminatus
    1-Pseudocheilinus Hexataenia
    1-Halichoeres Chrysus
    1-Labroides Dimidiatus
    1-Pseudochromis Paccagnellae
    1-Cryptocentrus Leptocephalus
    2-Ecsenius Bicolor

3- A alimentação que estou a dar aos alevins, neste momento é artémia recém eclodida e um liquido da JBL que é o Nobil Fluid.

O mais interessante é que as crias comem ou tentam comer qualquer coisa que lhe coloque á disposição, embore algumas coisas nao lhe cabem nas pequenas bocas mas nao deixam de lá ir beliscar.

Mais alguma questão que queira colocar estou ao seu dispor.
    Última edição por MIOSOTIS; 07-04-08 às 17:28.
    um abraço
    miosotis
    MAIA TEL.229413415

Membro
    Data de Ingresso
    31-10-06

5 estrelas é bonito ver o que se pode fazer nos nossos aquarios de recife parabens.

Membro Avatar de LuisValadas
    Data de Ingresso
    19-05-07

Maravilhoso!!

Boa sorte

Membro Identificado Avatar de Anthony Rosado Neto
    Data de Ingresso
    18-06-07

Parabens ta muito porreiro.

Membro
    Data de Ingresso
    27-10-04

fala miosotis,

Parabens pelo sucesso obtido com a reproduçao dos bangais

Seria possivel postar uma foto do casal a fim de se observar as sutis diferenças entre o macho e a femea?

Outras perguntas...

Os peixes estão com vc ha 2 anos, certo?

Vc colocou varios exemplares e o casal se formou ou vc adquiriu apenas 2 exemplares jovens e , na sorte, era um casal?

E o mais importante é em relaçao á alimentaçao dos bangais adultos.

Eles comem raçao em flocos ou a alimentaçao constitui-se de artemias, camarão e outros alimentos não tão comuns?

Pergunto pq gosto muito de bangais , mas infelizmente esses peixes não aceitam raçao em flocos, salvo raras exceçoes.

[]s

Membro Identificado Avatar de RicardoLuis
    Data de Ingresso
    22-01-07

Antes de mais nada, os meus sinceros PARABÉNS!

Tenho também uma questão referente à pequenada...

Há algum tempo li um artigo disponível aqui no RF que falava sobre a reprodução dos Cardinais, e lembro-me que a certa altura se mencionava a necessidade de se ter ou simular um ouriço Diadema para onde as crias se refugiam ficando assim protegidas de possíveis predadores, pois colocam-se todas entre os espinhos do referido ouriço.

No seu caso não irá colocar por estarem no tal refúgio dentro da sump havendo assim a inexistência de predadores? e quando os colocar no aquário principal? é algo a pensar ou pensa que não será necessário?

Obrigado e MUITO BOA SORTE com a ninhada!

Lojista
    Data de Ingresso
    19-02-05

Caro Carlos André,

Sim, tenho o casal há 2 anos comigo.
    Só coloquei 2, e não foi um caso de sorte pois ja tinham as suas configurações diferentes.
    O meu casal está habituado a comer praticamente de tudo, desde congelados a secos, incluindo os flocos de que falou, além do mais todos os peixes do meu aquario comem banana uma vez por semana!

Em seguida, coloco as fotos que me pediu!
    Se tiver mais alguma questão, estou totalmente ao dispor!
    um abraço
    miosotis
    MAIA TEL.229413415

Lojista
    Data de Ingresso
    19-02-05

Caro Ricardo,

Para já, não necessito de qualquer tipo de refugio, pois os peixes além de estarem no refugio, estão dentro de uma maternidade.
    Posteriormente, quando os colocar fora da maternidade, colocarei na sump, um diadema falso, feito por mim com tiras de plástico para torna-lo o mais natural possível!

Seguidamente colocarei fotos do tal "diadema falso"
    um abraço
    miosotis
    MAIA TEL.229413415

Lojista
    Data de Ingresso
    19-02-05

O tal "diadema falso" de que falei.

um abraço
    miosotis
    MAIA TEL.229413415

Lojista
    Data de Ingresso
    19-02-05

Fotos do casal:

(nas duas fotos, o macho é o da esquerda e a fêmea a da direita)

Foto do macho:

Foto da Fêmea:

Se repararem, o macho tem uma coloração mais branca e a fêmea num tom mais amarelado, e na frente o macho possui uma máscara maior, além de ter feições frontais diferentes (no caso do macho uma "barra" superior e uma "bola" inferior, e no caso da fêmea, duas "bolas" alinhadas no sentido vertical)
    um abraço
    miosotis
    MAIA TEL.229413415

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por MIOSOTIS
    Bom dia, caro Pedro Nuno Ferreira!
    Como pediu eu vou responder às suas perguntas:

1- Os Pteropogon Kauderni que deram origem a este cardume vivem num aquário comunitário á 2 anos. Esta é a 4 desova deste casal, a primeira vez que o consegui apanhar, tive azar porque as crias não estavam completamente formadas calculei mal o tempo, apenas uma conseguiu sobreviver, que me morreu quando o passei para um outro aquário.
    Viva e obrigado pelas respostas que ajudam a bem esclarecer/entender

Percebe-se que são peixes que já estão bem integrados e também se fica a saber que pelo menos 15 dias serão o limite de tempo para separar temporariamente as crias do progenitor para as criar tranquilamente no refúgio ou outro local livre de potenciais predadores até que cresçam o suficiente para se lhes poderem juntar novamente e assim aumentar o cardume.

Deixo mais duas perguntas:

a) Quantos dias efectivamente devem decorrer para se poder recolher o progenitor afim deste libertar as crias já formadas que trás na boca

b) como foi feito para que o progenitor libertasse as crias que protegia na boca

2- Tenho a viver com este casal 23 peixes, sem contar com eles, cujo os nomes passo a escrever:
    1-Chrysiptera Cyanea
    1-Synchiropus Marmoratus
    1-Paracanthurus Hepatus
    1-Zebrasoma Flavescens
    1-Zebrasoma Xanthurus
    1-Zebrasoma Scopas
    1-Nemateleotris Magnifica
    1-Salarias Ceramensis
    3-Amphiprion Percula
    2-Amphiprion Ocellaris B/W
    1-Centropyge Bicolor
    1-Centropyge Bispinosus
    1-Heniochus Acuminatus
    1-Pseudocheilinus Hexataenia
    1-Halichoeres Chrysus
    1-Labroides Dimidiatus
    1-Pseudochromis Paccagnellae
    1-Cryptocentrus Leptocephalus
    2-Ecsenius Bicolor
    Uma bela colecção, sem dúvida. Percebe-se bem que os peixes além de estarem bem integrados, a sua reprodução é viável num sistema comunitário com numero apreciável de habitantes bem diversificados e de temperamentos que vão desde o mais calmo até ao mais mexido. Apenas temos de estar atentos para retirar o progenitor com as crias no momento certo.

Pergunto que o casal dava caça a quem se aproximasse como por exemplo o Pseudochromis paccagnellae, ou outros

3- A alimentação que estou a dar aos alevins, neste momento é artémia recém eclodida e um liquido da JBL que é o Nobil Fluid.

O mais interessante é que as crias comem ou tentam comer qualquer coisa que lhe coloque á disposição, embore algumas coisas nao lhe cabem nas pequenas bocas mas nao deixam de lá ir beliscar.
    Estive a analizar o Nobil Fluid na página da JBL http://www.jbl.de/factmanager/index.php?lang=en e o Nobil Fluid é um alimento para alevins à base de artémia e muito mais.

Pergunto se o Cyclopeeze também poderia ser um alimento a considerar

Mais alguma questão que queira colocar estou ao seu dispor.
    Mais uma vez, muito obrigado pela partilha e respostas detalhadas

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Lojista
    Data de Ingresso
    19-02-05

Aproveito também, para agradecer a todos os que se têm interessado por este tópico e me têm dado os parabéns pelos meus "novos meninos", a todos um sincero obrigado!
    Espero ainda, poder contribuir para o sucesso de mais alguns membros na criação desta espécie, com o meu testemunho e contributo, e claro ir também aprendendo com as opiniões e ideias de todos os que tem participado!
    um abraço
    miosotis
    MAIA TEL.229413415

Lojista
    Data de Ingresso
    19-02-05

Caro Pedro,
    Respondendo às suas perguntas:
    a) Pela minha expriência e outras já no passado com este casal, penso que nunca devem ser retirados entre o 12º e o 15º dia. Aponto este tempo, já que uma vez retirei um cardume da boca do pai por volta do 10º dia e os peixes ainda não se encontravam completamente formados, pareçiam-se com crias de guppy ao nascer. Não mais do que, o 15º dia já que o tamanho da boca do pai se começa a tornar insuficiente para albergar todas as crias.

b) Para retirar os peixes da boca do pai, costumo colocar o peixe verticalmente sobre a maternidade, apenas com a boca dentro de àgua. Retirando-o e voltando a colocar com a boca na àgua, por vários e curtos espaços de tempo, pois com esta ação, obrigo o peixe a abrir a boca.

Não, o casal nunca teve qualquer tipo de comportamento agressivo ou territorial para com outros peixes do aquário e noto que nesse período o casal se separa muito mais, pois o macho se refugia nos locais mais calmos do aquário. Depois de retirar as crias, o casal volta novamente a andar quase sempre junto pelo aquário, como se pode ver pelas fotos de hoje.

Penso que pode utilizar o Cyclopeeze, mas considero que neste momento ainda seria uma altura inadequada, ja que esse alimento ainda tem um tamanho demasiado grande para as crias. É um alimento a considerar, depois de os peixes crescerem mais um pouco, neste momento estão a comer muito bem artémia viva.

É sempre um prazer poder ajudar, continue a dispor e qualquer questão/opinião ou conselho não hesite, será bem-vinda!
    um abraço
    miosotis
    MAIA TEL.229413415

Convidado Avatar de Paulo J. Oliveira
    Data de Ingresso
    15-03-05

Caro Carlos André,

Sim, tenho o casal há 2 anos comigo.
    Só coloquei 2, e não foi um caso de sorte pois ja tinham as suas configurações diferentes.
    O meu casal está habituado a comer praticamente de tudo, desde congelados a secos, incluindo os flocos de que falou, além do mais todos os peixes do meu aquario comem banana uma vez por semana!

Em seguida, coloco as fotos que me pediu!
    Se tiver mais alguma questão, estou totalmente ao dispor!
    Olá
    Antes de mais os meus sinceros parabéns por tal registo, e boa sorte com esses meninos.
    Como em tudo, estamos sempre a aprender, gostaria que me explicasse a razao pela qual os peixes comem banana uma vez por semana.

Abraço
    Paulo Oliveira

Em tom de brincadeira
    Sei que nós os adultos comemos banana de forma a prender os intestinos, será que com os peixes será para eles nao sujarem muito a agua

Membro Identificado Avatar de Jose Neves
    Data de Ingresso
    07-04-07

Parabens Sr. Carlos
    Cumprimentos

Jose Neves

Membro Identificado Avatar de RicardoLuis
    Data de Ingresso
    22-01-07

Seguidamente colocarei fotos do tal "diadema falso"
    Gostei da ideia desse diadema falso, embora tenha visto algures um que poderá ser uma alternativa mais "natural look" que o idealizado por si.

Consiste numa meia esfera plástica (talvez PVC) cheia de furos, e nesses furos são colocados "pêlos" pretos de vassoura, talvez dará um pouco mais de trabalho, mas no final, visto que fica com os "espinhos" mais "direitos" e rígidos, acaba por simular um pouco melhor um diadema.

Não estou de modo algum a apontar defeitos ao seu diadema falso, apenas relatei um exemplo que achei muito bom que encontrei algures na net.

E já agora... algum desenvolvimento da pequenada?

Cumprimentos,
    Ricardo Luís

Membro
    Data de Ingresso
    27-10-04

fala Carlos,

Valeu por colocar as fotos do casal, pois serão muito uteis qdo for comprar bangais aqui no Brasil.

Alem de 1 barra e uma "bola" na cabeça do macho, tb pode ser observado 2 listras embaixo da mandibula, no "queixo", enquanto a femea só tem uma?

Entendi. Vc adquiriu os 2 exemplares quase adultos, já q em peixes jovens essas diferenças sexuais externas não são tão visiveis, certo?

Não querendo ser chato com as perguntas, mas essa questão da alimentaçao é vital para q eu coloque bangais novamente, pois ja perdi 2 bangais q nunca comeram raçao em flocos e soh comiam artemia.
    Morreram alguns meses depois...

Quando vc comprou os 2 bangais, eles já comiam raçao em flocos ou eles "aprenderam" a comer depois?

Se não comiam raçao seca quando chegaram, eles demoraram para pegar os flocos e vc adotou algum procedimento para condiciona-los a comer raçao?

Obrigado pela atençao

[]s

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por RicardoLuis
    Gostei da ideia desse diadema falso, embora tenha visto algures um que poderá ser uma alternativa mais "natural look" que o idealizado por si.

Consiste numa meia esfera plástica (talvez PVC) cheia de furos, e nesses furos são colocados "pêlos" pretos de vassoura, talvez dará um pouco mais de trabalho, mas no final, visto que fica com os "espinhos" mais "direitos" e rígidos, acaba por simular um pouco melhor um diadema.

Não estou de modo algum a apontar defeitos ao seu diadema falso, apenas relatei um exemplo que achei muito bom que encontrei algures na net.

E já agora... algum desenvolvimento da pequenada?

Cumprimentos,
    Ricardo Luís
    Viva Ricardo
    Não sei se foi isto que encontraste na net, mas dois dos locais onde explica como fazer um ouriço-do-mar artificial é aqui Pterapogon kauderni no post nº 26 e no manual de criação de Bangai aqui Cultivo do Cardinal de Bangai Pterapogon kauderni

http://www.soest.hawaii.edu/seagrant...fish-Final.pdf página 13

Relativamente ao manual falta-me conseguir convencer o Steve Hopkins a deixar publicar o manual em Português...

De qualquer modo e com este evento maravilhoso que a Miosotis nos está a relatar em detalhe, não tarda a termos todos o manual made in Portugal by Miosotis...

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Paulo J. Oliveira
    Olá
    Antes de mais os meus sinceros parabéns por tal registo, e boa sorte com esses meninos.
    Como em tudo, estamos sempre a aprender, gostaria que me explicasse a razao pela qual os peixes comem banana uma vez por semana.

Abraço
    Paulo Oliveira

Em tom de brincadeira
    Sei que nós os adultos comemos banana de forma a prender os intestinos, será que com os peixes será para eles nao sujarem muito a agua
    Viva Paulo
    No meu tópico do Zanclus canensces, cornutus, Kihikihi ou o zigzags
    no post nº 230, página 10, podes ver como comem banana

http://www.reefforum.net/photopost/d...mer_Banana.MOV

http://www.reefforum.net/photopost/d...r_Banana_1.MOV

no post 232 podes ver o que a banana tem

http://www.emedix.com.br/dia/ali008_1f_banana.php

http://www.todafruta.com.br/todafrut...?conteudo=7905

Uma das vantagens oferecida pela banana, é o facto de nos permitir dissimular na mesma, suplementos que de outro modo seriam dificeis de fazer os peixes ingerir, além do que tem valor nutritivo apreciável e os peixes gostam do seu sabor tal como também gostam de alho e não precisam de ser bacalhaus....

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Cultivo do Cardinal de Bangai Pterapogon kauderni
    Por Ricardo Calado no fórum Técnicas de Reprodução e Propagação
    Respostas: 28
    Último Post: 29-03-11, 15:50

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem