Boas![]()
Parece um pólipo de tubastrea áurea, mas posso estar enganado…![]()
A todos
Alguem sabe que bicho laranja é este que está a crescer no meio dos meus discossomas?
![]()
Um abraço
Pedro Tavares
Isso é um ser filtrante. Não é prejudicial.
![]()
Não sei se ajuda mas ele faz uma especia de teia.
![]()
Um abraço
Pedro Tavares
Acho que não é tubastrea.Postado originalmente por Paulo Vasconcelos
A teia serve para ele se alimentar,lança-a e depois engole-a juntamente com o alimento que lhe está agarrado,um autentico pescador.
Um abraço
Pedro Tavares
Alguem dá uma ajuda a identificar isto.
Um abraço
Pedro Tavares
Viva
Trata-se de Petaloconchus. É um gastropode inofensivo que se fixa ao substrato rochoso, forma um tubo, parece um verme tubicula mas não é. Recolhe-se dentro do tubo que constroi e ali vive fixo podendo fechar o tubo com uma "tampa" que tem. Quando se reproduz as crias são pequenos gastropodes livres que saem do tubo e se deslocam para encontrar um sitio onde se fixarem e passam depois a viver fixos. Alimenta-se projectando esses filamentos que se vê na imagem com que captura particulas e plânkton em suspensão na coluna de água. Normalmente chega aos nossos sistemas vindo à "boleia" na rocha viva, um frag, uma peça de coral.
Atenciosamente
Pedro Nuno
"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
Charles Darwin, a Origem das espécies
Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
REEFS MAGAZINE
Não diria Inofensivo. Essa teia que ele lança é bastante incomodativa para outros corais, especialmente para os sps. Tinha um a crescer dentro de uma montipora e essa teia provocou grandes estragos na mesma porque onde ela toca o coral não cresce. Como só tens actinodiscus junto desse animal pode não ser prejudicial mas fica aqui registado o possível problema destes interessantes animais.Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
Abraço
Nuno Silva
Postado originalmente por Nuno Silva
Viva
Confirmo essa possibilidade. Se de facto se fixar sobre, dentro ou próximo de um coral, corais, a teia pode irritar os tecidos do coral se neles tocar e danificar o mesmo. Nessas situações normalmente optamos por remover o bicho, mas nem sempre é fácil e sem dano para o coral. Tratando-se de actinodiscos, pode já não ser desse modo, mesmo assim....
Atenciosamente
Pedro Nuno
"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
Charles Darwin, a Origem das espécies
Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
REEFS MAGAZINE
Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)