Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Salifert Profi Test Iodo

Membro
    Data de Ingresso
    20-03-06

Salifert Profi Test Iodo

comprei pela net 2 testes da salifert, o fosfatos e o iodo profi,
    alguns dos reagentes vêm sem identificação da salifert. alguém tem estes testes que me possa dizer se é usual os testes da salifert virem assim. Além disso o teste do iodo vem com umas instruções em inglês totalmente diferentes das instruções em holandês

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Re: Salifert Profitest Iodo

Citação Postado originalmente por CunhaVelho
    comprei pela net 2 testes da salifert, o fosfatos e o iodo profi,
    alguns dos reagentes vêm sem identificação da salifert. alguém tem estes testes que me possa dizer se é usual os testes da salifert virem assim. Além disso o teste do iodo vem com umas instruções em inglês totalmente diferentes das instruções em holandês
    Viva Cunha
    Isso não é normal como poderás ver pela fotografia que tirei ao meu Kit

Quanto ao texto eu traduzi a versão Inglesa que é a única instrução que tenho e assim coloco-a também aqui para que possas comparar.

Citação Postado originalmente por Instruções Kit Teste Iodo Salifert - traduzido por Pedro Nuno Ferreira

Profi Teste de Iodo

Manter fora do alcance das crianças

Este teste só pode ser usado para água salgada

Guarde todos os reagentes ao abrigo da luz

Há varias formas de iodo como iodeto e iodato e iodo molecular.
    A água domar natural contém iodeto e iodato.
    A concentração natural de iodeto é de 0.02 - 0.03 ppm e para iodato 0.03 - 0.04 ppm. Nos aquários uma concentração de 0.03 - 0.06 ppm para ambos, é boa.

Em geral o iodato é muito mais estável num aquário do que o iodeto e este último pode ser esgotado muito rapidamente. Isto é provavelmente devido a algumas reacções químicas que ocorrem no aquário.

O suplemento natural de Iodo da Salifert contém ambos, iodeto e iodato. Algumas outras marcas contêm apenas iodeto e algumas contêm também iodo molecular.
    Há alguns suplementos que contêm iodo organicamente ligado/em complexo e não podem ser medidos com este teste.

Interferências:
    O uso de suplementos do dito iodo temporizado ou suplementos contendo iodo organicamente ligado/em complexo, darão resultados falsos.

A presença de substancias fortemente redutoras tais como ácido ascórbico, também darão um valor falso. Alguns suplementos contêm ácido ascórbico. Os anti-cloro são também substancias fortemente redutoras.

Uma elevada concentração de substancias oxidantes tais como nitrito ou ozono, darão um valor falso positivo.

Este kit de teste tem dois procedimentos diferentes e o primeiro procedimento permite apenas a medição do iodeto. O segundo procedimento permite a medição do iodato e o iodo molecular. Em geral se dosear iodo molecular este será convertido no espaço de horas em iodeto e iodato.

Depois de cada teste, lave a proveta cerca de dez vezes com água da torneira ou com água de osmose.

Instruções

Procedimento de Iodato

1] Lave a proveta de teste antes de usar, com um pouco de água do aquário e adicione 2ml de água com a seringa.

2] Adicione 4 gotas do reagente I2-1 e misture em redemoinho suavemente durante 10 segundos.

3] Adicione 4 gotas do reagente I2-3 e misture em redemoinho suave durante 2-3 segundos depois de cada gota (I2-2 é omitido neste procedimento!). Depois de exactamente 4 minutos a seguir a ter adicionado este reagente, compare as cores com a porção de iodeto da tabela de cores, segurando a proveta com a sua parte lateral bem encostada a uma superfície branca da tabela de cores, olhando pelo lado oposto. Esperar mais do que 4 minutos provocará escurecimento das cores. Para comparação das cores use luz do dia difusa. Por vezes as cores podem ter um tom mais amarelo dependendo da temperatura de cor da lâmpada.

Se a cor virar a azul, purpura ou preto ou se se formar um precipitado, então a concentração de iodeto é bem acima de 0.2 ppm.

Após cada teste lave a proveta de teste cerca de dez vezes com água da torneira ou água de osmose.

Procedimento combinado de iodato e iodo

1] Lave a proveta de teste antes de usar com um pouco de água do aquário e adicione 1 (um) ml de água com a seringa.

2] Adicione 1 gota de I2-2 (I2-1 é omitido neste procedimento) e misture em redemoinho suave durante 10 segundos.

3] Adicione 4 gotas de I2-3 e misture em redemoinho suave durante 10 segundos.
    Deixe a repousar durante 3 minutos.

Agora olhe pelo lado da proveta de teste.
    Se a cor for amarelo escuro, verde ou azul ou se tiver mesmo várias partículas coloridas de azul, isso sugere que a concentração de iodato é muito mais elevada do que 0.2 ppm e pode-se formar um precipitado no próximo passo. Isto pode resultar numa solução quase incolor no próximo passo com minúsculas partículas azuis.

O próximo passo permitirá medir se a concentração de iodato não está muito acima dos 0.2 ppm.

4] Adicione 5 gotas de I2-2 e misture em redemoinho suave durante 10 segundos. Agora compare as cores com a parte da tabela de cores relativa ao iodato, segurando a proveta de teste com o seu lado bem encostado à porção branca da tabela de cores e olhe pelo lado oposto.

Após cada teste lave a proveta de teste cerca de dez vezes com água da torneira ou de osmose.
    011-2005 N2-1 N2-3
    Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Membro
    Data de Ingresso
    20-03-06

Re: Salifert Profi Test Iodo

obrigado Pedro Nuno
    a versão que colocas-te é identica á que eu tenho em holandês
    mas a versão em inglês que eu tenho é muito estranha e deve ser totalmente errada porque nem sequer inclui o reagente I2-1
    estou á espera de uma resposta do vendedor
    depois se não for satisfatória coloco aqui no fórum

Membro
    Data de Ingresso
    20-03-06

já agora
    fiz o teste á minha àgua e deu o iodato uma inormidade, isto é uma lição para aprender a não usar suplementos sem fazer os testes
    como tenho o aquário cheio de moles estava a colocar 2 gotas de lugol por dia, mas não tive em conta que não estou a utilizar carvão à cerca de 2 meses
    em 200l é muito
    já começava a suspeitar porque os corais estavam a começar a fechar mais

Lojista Avatar de Hugo Oliveira
    Data de Ingresso
    25-05-05

Ola Cunha,

A minha opiniao em relação ao uso do iodo é que tem que ser muito bem doseado com toda a atenção, muito mais num sistema pequeno em que as reaçoes sao muito mais intensas, no caso de 2 gotas de iodo.

Eu sempre usei iodo no meus sistema de 300 litros mas como so usei o teste 1 vez, as quantidades que introduzo no aquario sao sempre a menos, muito menos que o aconselhado no frasco do Iodo da Tropic Marin, assim sendo so meto 1 gota de 15 em 15 dias ou ate 1 por mes.

A minha opiniao em relaçao a este tipo de aditivos é que devem ser administrados controladamente, ou seja atravez de testes, ou na ausencia dos testes, dosear muito pouco de cda vez para ter tempo de observar a reacção de cada coral e todo o ambiente dento do aquario.

tenta resolver os valores disso, e confirmar se a credibilidade dos frascos sem rotulo.

Cumprimentos
    Hugo Oliveira

Lojista Avatar de Gil Miguel
    Data de Ingresso
    10-09-04

Boas

Eu não administraria iodo nem moderamente nem de outra forma qualquer .

A água natural e os sais sintéticos têm iodo em quantidades mais que suficientes para o que necessitamos nos nossos aquários.
    www.reefcenter.vstore.ca
    There are no facts, only interpretations.
    Friedrich Nietzsche (1844 - 1900)

Membro Identificado Avatar de Ricardo_Lou
    Data de Ingresso
    08-04-06

Viva

Sempre fui adepto a este pensamento, ou seja, dosear a menor quantidade de aditivos, seja iodo ou o que for, é a teoria do mínimo necessário que é bem defendida pelo meu amigo João Basso.

Muitas vezes ao se adiocionar o iodo, principalmente, acamos por super-elevar os níveis e, com isto, causar problemas por vezes irreversíveis.

No caso do iodo, é sabido que sua concentração nas águas dos mares é muito inferior ao que se pensa, portanto, num sistema fechado, sem o conhecimento real do nível deste composto, uma gota pode ser demasiadamente grande para ele.

Fazer testes e TPA creio ser a maneira mais salutar para manter-se o equilíbrio dos nossos aquários.

Citação Postado originalmente por Hugo Oliveira
    Ola Cunha,

...
    as quantidades que introduzo no aquario sao sempre a menos, muito menos que o aconselhado no frasco do Iodo da Tropic Marin, assim sendo so meto 1 gota de 15 em 15 dias ou ate 1 por mes.
    ...
    Cumprimentos
    Hugo Oliveira

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Iodo num reef
    Por Raul Silva Santos no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 16
    Último Post: 12-11-07, 02:44
  2. O iodo e os corais!
    Por Pedro Futre no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 1
    Último Post: 26-06-07, 12:26
  3. Parâmetros Da Água
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2