Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 51 a 75 de 149

Tópico: De 200 para 400

Membro Identificado Avatar de Pedro Manuel Tavares
    Data de Ingresso
    31-05-07

Re: De 200 para 400

Mais fotos

Peixes novos cryptocarion no aqua vou ter de fazer um tratamento com exodin.

Um abraço
    Pedro Tavares

Data de Ingresso
    31-05-07

Não perdi nenhum peixe mas como não consigo ver-me livre do crypto (e já tenho três peixes afectados)resolvi desmanchar o aqua e fazer um tratamento de hiposalinidade seguindo as instruções deste site.
    ATJ's Marine Aquarium Site - Reference - Hyposalinity Treatment
    O tratamento baseia-se em por em dois dias o aqua a 1009 e manter esse valor por 4 a 6 semanas.
    Alguem já experimentou este tratamento com sucesso?
    1009 não é muito baixo para os peixes?
    Um abraço
    Pedro Tavares

Lojista Avatar de Gil Miguel
    Data de Ingresso
    10-09-04

Boas Pedro

Tens demasiados peixes para um aquário desse tamanho, ainda mais com as espécies que escolheste.

É muito difícil manter os peixes perfeitamente saudáveis nessas condições, algumas das espécies que tens precisam de muito espaço para nadar e se manterem em boas condições, que não é o caso do teu aquário.

O excesso de peixes gera stress constante nos mesmos, quer pelo espaço quer pela questão de territorialidade, e o stress gera problemas de saúde nos peixes..

Eu não colocaria esses peixes todos nem num aquário com o dobro da litragem como o meu, por exemplo.
    A quarentena e tratamento de hiposalinidade podem-te resolver o problema muito temporariamente, mas á posteriori, o stress constante e falta de espaço vão levar ao aparecimento de doenças que enfraquecem os peixes e que abrem a porta a outras doenças secundárias.

Alem do mais e após o tratamento de hiposalinidade, terás que que a fazer a todos os peixes que introduzires (espero que mais nenhum..), caso contrário, voltas ao ponto zero.

Boa Sorte
    www.reefcenter.vstore.ca
    There are no facts, only interpretations.
    Friedrich Nietzsche (1844 - 1900)

Data de Ingresso
    31-05-07

Citação Postado originalmente por Gil Miguel Ver Post
    Boas Pedro

Tens demasiados peixes para um aquário desse tamanho, ainda mais com as espécies que escolheste.

É muito difícil manter os peixes perfeitamente saudáveis nessas condições, algumas das espécies que tens precisam de muito espaço para nadar e se manterem em boas condições, que não é o caso do teu aquário.

O excesso de peixes gera stress constante nos mesmos, quer pelo espaço quer pela questão de territorialidade, e o stress gera problemas de saúde nos peixes..

Eu não colocaria esses peixes todos nem num aquário com o dobro da litragem como o meu, por exemplo.
    A quarentena e tratamento de hiposalinidade podem-te resolver o problema muito temporariamente, mas á posteriori, o stress constante e falta de espaço vão levar ao aparecimento de doenças que enfraquecem os peixes e que abrem a porta a outras doenças secundárias.

Alem do mais e após o tratamento de hiposalinidade, terás que que a fazer a todos os peixes que introduzires (espero que mais nenhum..), caso contrário, voltas ao ponto zero.

Boa Sorte
    Obrigada pelo concelho.
    Pois o mal está feito e depois do tratamento irei tomar a decisão de como vai ficar o aqua,não pondo mais peixes,se calhar faço um FOWLR.
    A minha duvida prende-se com a filtragem,o que é melhor bio balls ou materias filtrantes?
    Continuo a usar carvão?O escumador continua a funcionar?Devo adicionar bactérias nitrificantes como se tiver a lidar com um aqua novo de agua salobra?
    Um abraço
    Pedro Tavares

Data de Ingresso
    10-09-04

Boas Pedro

Pois... se manteres o aquário so com corais moles e peixes.. penso que podes colocar matérias filtrantes.. mas também com a rocha viva julgo não ser necessário mais filtração biológica, a não ser que pretendas uma filtração mecânica, e nesse caso podes usar esponjas ou lã de vidro.

O carvão activo vale sempre a pena usar em ambos os casos.

Deves manter sempre o escumador em funcionamento e tal como no caso anterior, se manteres a rocha viva, nao precisas de adicionar bactérias.

Cps
    Gil
    www.reefcenter.vstore.ca

Data de Ingresso
    31-05-07

Boas Pedro

Pois... se manteres o aquário so com corais moles e peixes.. penso que podes colocar matérias filtrantes.. mas também com a rocha viva julgo não ser necessário mais filtração biológica, a não ser que pretendas uma filtração mecânica, e nesse caso podes usar esponjas ou lã de vidro.

O carvão activo vale sempre a pena usar em ambos os casos.

Deves manter sempre o escumador em funcionamento e tal como no caso anterior, se manteres a rocha viva, nao precisas de adicionar bactérias.

Cps
    Gil
    Isso eu sei porque o tenho mantido assim.Agora a minha duvida é durante o tratamento de hiposalinidade como é a filtragem?
    Um abraço
    Pedro Tavares

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Citação Postado originalmente por Pedro Manuel Tavares Ver Post
    Não perdi nenhum peixe mas como não consigo ver-me livre do crypto (e já tenho três peixes afectados)resolvi desmanchar o aqua e fazer um tratamento de hiposalinidade seguindo as instruções deste site.
    ATJ's Marine Aquarium Site - Reference - Hyposalinity Treatment
    O tratamento baseia-se em por em dois dias o aqua a 1009 e manter esse valor por 4 a 6 semanas.
    Alguem já experimentou este tratamento com sucesso?
    1009 não é muito baixo para os peixes?
    Pedro

O teu problema de crypto nada tem a ver com muitos ou poucos peixes (vai ao youtub e procura por àquas de David Saxby...faço esta referência,porque pese embora o àqua deste Sr.tenha o tríplo ou mais do volume do teu àqua...proporcionalmente o nº de peixes è abissal...só que nos bastidores tem todo um suporte...conhecimento também... que lhe permite essa "alarvisse"),tem a ver com o facto de esse parasita,assim como outros,estar sempre presente nos àquas...e não tanto pelo stress...mas sim por uma alimentação deficiente e isenta de valores próteicos...aliados a uma má qualidade da àgua.
    Assim,um bom escumador...uma destribuição de comida regrada,vitaminada e com composto de alho e o mais variada possível...uma boa circulação...são suficientes para que o bicharoco não ataque.
    Na minha humilde opinião o que estás a fazer...como è vulgo dizer-se ,è pior a emenda que o soneto.
    Quanto aos filtros exteriores,pessoalmente usaria as bio-bolas...e não lhe tocava durante dois ou três meses...e quando o fizesse,colocava as bio-bolas num balde com àgua do àqua,limpava o filtro e na hora de as voltar a colocar,só as agitava dentro dessa àgua e colocava novamente no filtro.
    Espero ter,de alguma forma,ajudado.
    Um abraço

Jorge Neves

Data de Ingresso
    10-09-04

Ah Pedro..

Peço desculpa nao percebi.. Quando dizes que desmontaste o aquário, foi na totalidade (esvaziaste-o e retiraste tudo o que lá estava?)

A questão é que os tomontes sobrevivem cerca de 24 horas mesmo em seco, e senão fizeste este procedimento, mais vale fazeres o tratamento num aquário á parte sem uso e nada do aquario anterior.

Assim sendo, para fazeres o tratamento, deves utilizar um aquario, termostato, iluminação relativamente fraca ou reduzida, e um filtro externo com carvão activo, esponjas e la de vidro e o escumador ( que se ainda estiver em funcionamento, deverá ser deixado em agua quente durante cerca de 1 dia (quente, nao a ferver).

Como a utilização de rocha viva é desaconselhável, quer pelo facto de na tua rocha existir os tomontes do cryptorian, quer pelo facto da maioria dos invertebrados que lá estão, provavelmente morrem, mais vale utilizares por exemplo esses aditivos de bactérias.

O problema que se coloca é se será necessário. Como terás que fazer mudanças de água constante, á partida não haverá o perigo de teres picos de amónia ou nitritos. Ao mesmo tempo, como nao tens rocha nem areia, as bactérias não se fixam, sendo retiradas da coluna de água.

Se nao quiseres arriscar, coloca esponjas e la de vidro (que nao tivesses a usar no aquario quando tava montado) e adiciona as bactérias, ai terão hipoteses de se fixarem de alguma forma, mesmo que não seja em grandes grandes quantidades.Mal não faz..

O mais importante de tudo são de facto as mudanças de água, que terás que fazer com atenção ao pH, salinidade e temperatura, para evitar ao máximo o já previsivel stress dos peixes.
    www.reefcenter.vstore.ca

Data de Ingresso
    31-05-07

Citação Postado originalmente por Jorge Neves Ver Post
    Pedro

O teu problema de crypto nada tem a ver com muitos ou poucos peixes (vai ao youtub e procura por àquas de David Saxby...faço esta referência,porque pese embora o àqua deste Sr.tenha o tríplo ou mais do volume do teu àqua...proporcionalmente o nº de peixes è abissal...só que nos bastidores tem todo um suporte...conhecimento também... que lhe permite essa "alarvisse"),tem a ver com o facto de esse parasita,assim como outros,estar sempre presente nos àquas...e não tanto pelo stress...mas sim por uma alimentação deficiente e isenta de valores próteicos...aliados a uma má qualidade da àgua.
    Assim,um bom escumador...uma destribuição de comida regrada,vitaminada e com composto de alho e o mais variada possível...uma boa circulação...são suficientes para que o bicharoco não ataque.
    Na minha humilde opinião o que estás a fazer...como è vulgo dizer-se ,è pior a emenda que o soneto.
    Quanto aos filtros exteriores,pessoalmente usaria as bio-bolas...e não lhe tocava durante dois ou três meses...e quando o fizesse,colocava as bio-bolas num balde com àgua do àqua,limpava o filtro e na hora de as voltar a colocar,só as agitava dentro dessa àgua e colocava novamente no filtro.
    Espero ter,de alguma forma,ajudado.
    Um abraço

Jorge Neves
    Realmente esses aquas são fantasticos.
    Achas as bio bolas melhores que as ceramicas?
    Um abraço
    Pedro Tavares

Data de Ingresso
    22-07-07

Realmente esses aquas são fantasticos.
    Achas as bio bolas melhores que as ceramicas?

Pedro

A referência que faço sobre o filtro com bio-bolas,è para quando tiveres o àqua estabilisado.
    Durante o tratamento faz como o Gil referiu...usa as cerãmicas no fundo e as esponjas em cima,não vejo necessidade do uso da lã de vidro (algodão hidrófilo ) ...e no mínimo limpa-as uma vez por semana,sempre com àgua do àqua.
    Espero que resolvas a situação o mais depressa possível e sem baixas.
    Um abraço

Jorge Neves

Data de Ingresso
    31-05-07

Tirei todos os corais e todos os invertebrados e o Mandarin para não morrer de fome.
    A areia como não tinha onde a pôr ficou.Deixei também alguma rocha para os peixes terem esconderijos e não haver stress.
    Baixei a salinidade ontem para 1020 depois para 1014 e hoje para 1011 amanha corrijo para 1009.
    O ph está a 8,2 e a temperatura a 27º falta-me medir o kh.
    Na sump pus para além do escumador e da uv que já lá estavam,lã de vidro,matérias filtrantes,cerâmicas,bio bolas,carvão e bactérias nitrificantes.
    Um abraço
    Pedro Tavares

Data de Ingresso
    31-05-07

iluminação relativamente fraca ou reduzida,
    A iluminação tem alguma influencia no tratamento?
    Um abraço
    Pedro Tavares

Data de Ingresso
    10-09-04

Boas Pedro

Não tem influência directa, mas já que não tens corais, não necessitas de ter algo a aquecer a agua e é menos um factor de stress para os peixes.
    Durante o tratamento não convem estarem excessivamente activos.
    www.reefcenter.vstore.ca

Membro Identificado Avatar de Miguel Fernandes
    Data de Ingresso
    14-07-05

boas Pedro

li diversas opinioes e diversas resoluçoes para o problema que se apresenta no teu aquario!
    nao concordo com a causa apresentada pela Gil
    eu pessoalmente conheço o teu aquario!
    ao enves de admitirem logo a partida que é um exesso de populaçao e stresse porque ninguem se lembra que houve oscilaçoes de temperatura nos ultiumos dias?
    um belo factor para causar o aparecimento de criptocarium!?
    principalmente no teu! exposiçao solar, num cafe logo ar condicionado! quebras de temperatura durante o dia e a noite devido as HQI! por exemplo!! estou certo??
    basta haver haver ligeiras variaçoes que novos habitantes principalmente com pouca rotina nesse aquario e ainda por cima muito suceptiveis a cripto " caso do leucosternon" para despontar um pequeno surto!

isto é a minha humilde opiniao!!

A meu ver a emenda foi pior que o soneto!
    num aquario estabilizado com varios anos como o teu, com peixes pré-historicos como os teus, com varios anos de aquario bastaria um pouco de carinho e de atençao! como a minha avó custuma dizer nada que os mimos nao curem!!

o que com isto quero dizer é que bastaria uma alimentaçao mais rica em vitaminas, diversificada! enpaturra-los literalmente e esperar que o sistema imunitario dos animais tratassem do resto!
    nunca correria o risco que estas a correr em que praticamente destabilizas-te todo o sistema! em que derrubas-te todo o filtro biologico!
    praticamente nao faria nada no sistema, deixaria o mesmo recuperar por si!

mas ao decidires fazer algo acho que o tratemento por hiposalinidade muito eficaz! como método de prevençao e nao como método de ataque a doença!
    se os peixes ja estao debelitados com o surto mais irao ficar com as modificaçoes ao sistema!

sei que nada agora servem as minhas palavras tardias!
    pois o processo ja esta em andamento! mas para um problema futuro quiça as minhas palavras ajudem!

por agora limito-me a aconselhar:
    - enriqueceres bem a alimentçao dos animais
    - ligares a tua Uv
    - manteres as luzes desligadas para nao provocares ainda mais stresse nos animais devido aos poucos esconderijos disponiveis devido a reduzida quantidade de rv, e se possivel porque nao tapas a frente do aquario durante o tratamento?
    - faria varias trocas de agua tipo 20 a 30% por semana visto ao aquario estar com o filtro biologico em baixo
    - e quando por fim desaparecesse a doença voltava a subir gradualmente a densidade e voltaria a por o aquario como estava antigamente sem tirar nem por!

cumrimentos
    Faça o que fizer tudo hade dar certo!!!!!

Data de Ingresso
    31-05-07

Citação Postado originalmente por Miguel Fernandes Ver Post
    boas Pedro

li diversas opinioes e diversas resoluçoes para o problema que se apresenta no teu aquario!
    nao concordo com a causa apresentada pela Gil
    eu pessoalmente conheço o teu aquario!
    ao enves de admitirem logo a partida que é um exesso de populaçao e stresse porque ninguem se lembra que houve oscilaçoes de temperatura nos ultiumos dias?
    um belo factor para causar o aparecimento de criptocarium!?
    principalmente no teu! exposiçao solar, num cafe logo ar condicionado! quebras de temperatura durante o dia e a noite devido as HQI! por exemplo!! estou certo??
    basta haver haver ligeiras variaçoes que novos habitantes principalmente com pouca rotina nesse aquario e ainda por cima muito suceptiveis a cripto " caso do leucosternon" para despontar um pequeno surto!

isto é a minha humilde opiniao!!

A meu ver a emenda foi pior que o soneto!
    num aquario estabilizado com varios anos como o teu, com peixes pré-historicos como os teus, com varios anos de aquario bastaria um pouco de carinho e de atençao! como a minha avó custuma dizer nada que os mimos nao curem!!

o que com isto quero dizer é que bastaria uma alimentaçao mais rica em vitaminas, diversificada! enpaturra-los literalmente e esperar que o sistema imunitario dos animais tratassem do resto!
    nunca correria o risco que estas a correr em que praticamente destabilizas-te todo o sistema! em que derrubas-te todo o filtro biologico!
    praticamente nao faria nada no sistema, deixaria o mesmo recuperar por si!

mas ao decidires fazer algo acho que o tratemento por hiposalinidade muito eficaz! como método de prevençao e nao como método de ataque a doença!
    se os peixes ja estao debelitados com o surto mais irao ficar com as modificaçoes ao sistema!

sei que nada agora servem as minhas palavras tardias!
    pois o processo ja esta em andamento! mas para um problema futuro quiça as minhas palavras ajudem!

por agora limito-me a aconselhar:
    - enriqueceres bem a alimentçao dos animais
    - ligares a tua Uv
    - manteres as luzes desligadas para nao provocares ainda mais stresse nos animais devido aos poucos esconderijos disponiveis devido a reduzida quantidade de rv, e se possivel porque nao tapas a frente do aquario durante o tratamento?
    - faria varias trocas de agua tipo 20 a 30% por semana visto ao aquario estar com o filtro biologico em baixo
    - e quando por fim desaparecesse a doença voltava a subir gradualmente a densidade e voltaria a por o aquario como estava antigamente sem tirar nem por!

cumrimentos
    Boas Miguel
    Só decidi avançar para um tratamento tão radical porque quero manter estes peixes juntos.
    Poderia ter tirado os peixes afectados(C.collare,C.falcula,Hepatus,leucosternon ,Holocantus e Narvachus)fazer o tratamento à parte mas de certeza que iria ter mortes derivado às mudanças e quando os fosse introduzir iria ter outra vez o mesmo stress e o ictio voltava.
    Presentemente o hepatus o narvachus e o Holocantus estão aparentemente limpos.
    Quando acabar o tratamento vou decidir como vai ficar o aqua,igual não vai ficar de certeza.
    Um abraço
    Pedro Tavares

Data de Ingresso
    31-05-07

Passado uma semana de tratamento de hiposalinidade não se vislumbra nem um ponto branco em nenhum peixe e estão todos em forma.

Agora é só mesmo esperar até 14 de julho para aumentar a salinidade.
    Como estou fazer quarentena a toda a rocha que vou colocar no aqua vou tambem fazer quarentena aos corais e invertebrados,um mês chegará?
    Para alem de corais moles quais os corais duros é que acham que posso introduzir com estes peixes?
    Um abraço
    Pedro Tavares

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Boas Pedro,

Excelente notícia.

Em relação aos corais não colocaria duros, apenas moles. Sarcophytons de várias espécies, Sinularias e afins.
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Data de Ingresso
    31-05-07

Citação Postado originalmente por Ricardo Rodrigues Ver Post
    Boas Pedro,

Excelente notícia.

Em relação aos corais não colocaria duros, apenas moles. Sarcophytons de várias espécies, Sinularias e afins.
    Eu sps já calculava que não dava,estava tentado a experimentar uma euphilia.o que achas?
    A quadricolor verde dividiu-se três dias depois de chegar ao meu nano será que as mudanças (stress) ajudam a elas se dividirem?
    Um abraço
    Pedro Tavares

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Boas,

Eu não arriscava, tens peixes cuja dieta inclui esses corais.

A anémona já tinha um certo tamanho, não acredito que o stress tenha induzido a sua divisão. Até porque durante este processo o tecido por onde a anémona se divide fica frágil e sujeito ao ataque de agentes patogénicos.
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Data de Ingresso
    22-07-07

Como estou fazer quarentena a toda a rocha que vou colocar no aqua vou tambem fazer quarentena aos corais e invertebrados,um mês chegará?

Pedro

Corais e invertebrados,não são portadores de crypton.
    Colocava só os corais de quarentena para prevenir uma possível infestação de nudibrãnquios ou outros parasitas.

Ps:Nunca utilizes a àgua do transporte.

Um abraço.

Jorge Neves
    Última edição por Jorge Neves; 11-06-09 às 09:08.

Data de Ingresso
    31-05-07

Pedro

Corais e invertebrados,não são portadores de crypton.
    Colocava só os corais de quarentena para prevenir uma possível infestação de nudibrãnquios ou outros parasitas.

Ps:Nunca utilizes a àgua do transporte.

Um abraço.

Jorge Neves
    Tens razão mas os tomontes do crypto podem vir na rocha onde o coral está agarrado e sei lá se não pode vir enfiado nos espinhos de uma diadema só para dar um exemplo.
    Os tomontes estão até 28 dias fechados com cerca de 200 parasitas lá dentro e só morrem três dias depois de sairem da cápsula se não encontrarem nenhum peixe.
    Portanto a quarentena de pelo menos 31 dias num aqua sem peixes justifica-se depois de ter tido o trabalho de fazer hiposalinidade ao aqua principal.
    Mesmo sem usar a agua do transporte vai sempre uma gota.
    Um abraço
    Pedro Tavares

Data de Ingresso
    31-05-07

Citação Postado originalmente por Ricardo Rodrigues Ver Post
    Boas,

Eu não arriscava, tens peixes cuja dieta inclui esses corais.

.
    Quais são os peixes que comem euphilias?
    Um abraço
    Pedro Tavares

Data de Ingresso
    22-07-07

Tens razão mas os tomontes do crypto podem vir na rocha onde o coral está agarrado e sei lá se não pode vir enfiado nos espinhos de uma diadema só para dar um exemplo.
    Os tomontes estão até 28 dias fechados com cerca de 200 parasitas lá dentro e só morrem três dias depois de sairem da cápsula se não encontrarem nenhum peixe.
    Portanto a quarentena de pelo menos 31 dias num aqua sem peixes justifica-se depois de ter tido o trabalho de fazer hiposalinidade ao aqua principal.
    Mesmo sem usar a agua do transporte vai sempre uma gota.

Pedro

Vais perdoar-me e a comunidade também ...mas tanto quanto sei os ditos tomontes são livres na àgua e não se agarram a nada que não sejam os peixes,aguardando a altura mais propicia para a infestação (debilidade,stress,etc.)
    Se eu estiver enganado,provem-me e depois dêm-me nas orelhas
    Um abraço

Jorge Neves
    Última edição por Jorge Neves; 11-06-09 às 21:32.

Data de Ingresso
    31-05-07

Pedro

Vais perdoar-me e a comunidade também ...mas tanto quanto sei os ditos tomontes são livres na àgua e não se agarram a nada que não sejam os peixes,aguardando a altura mais propicia para a infestação (debilidade,stress,etc.)
    Se eu estiver enganado,provem-me e depois dêm-me nas orelhas
    Um abraço

Jorge Neves
    Não sei se estás enganado ou não o estudo que fiz foi em sites como este.
    ATJ's Marine Aquarium Site - Reference - Marine "Ich"
    Um abraço
    Pedro Tavares

Data de Ingresso
    22-07-07

Não sei se estás enganado ou não o estudo que fiz foi em sites como este.
    ATJ's Marine Aquarium Site - Reference - Marine "Ich"

Pedro

Em anexo estrato de um livro em lingua Portuguesa ("Aquário de Àgua Salgada"),editado em 1986 e que possuo desde 1988...em que de uma forma mais sintetizada (simplista ou + acessível se quizer,para os que não dominam muito bem a língua Inglesa),faz a mesma referência que no site de pesquisa que anexou e onde eu não encontrei qualquer referência à necessidade de se quarentenar rocha viva (há outros alertas,mas não esse)...até porque só a cama (substrato...no caso do livro e há època fundo do aquário)tem condições para que os ovos se desenvolvam...sendo que, para o efeito,a rocha viva è estéril.
    Em tudo istolouvo a sua atitudena manutenção do seu àqua,depois de tudo porque passou

Um abraço

Jorge Neves
    Imagens Anexas Imagens Anexas

Página 3 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 4 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 4 visitantes)

Tópicos Similares

1. Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de Outubro
    Por Luis Faustino no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 11
    Último Post: 11-07-06, 21:43

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem