Resultados 1 a 12 de 12

Tópico: cypraea comedora de corais

Convidado de RF Avatar de Vitor Pestana
    Data de Ingresso
    01-02-05

cypraea comedora de corais

Qual não foi o meu espanto depois de ter perdido 2 pocilophoras com um intervalo de 2 dias ver a minha cypraea a devorar uma das ultimas resistentes...

Este animal devora com um apetite voraz pocilophoras ficando apenas o esqueleto para contar a historia, e o pior de tudo isto é que esta devastação apenas se passa de noite, como muitos sabem, no meu aquário quando é de noite, é mesmo de noite o torna ainda mais difícil encontrar o culpado.

Observei o aquário durante este mesmo período, quando isto sucedia muitos dos frags que se encontravam perto das pocilophoras eram arremessados para o chão.

Tentei pesquisar algo mais acerca deste assunto mas nada encontrei, penso que esteja relacionado com falta de comida, sobretudo algas.

Neste momento encontra-se no compartimento de RV onde não pode provocar nenhum estrago.

Quem tiver cypraeas que fique de olho nelas.

Pestana

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Re: cypraea comedora de corais

Viva Vitor
    Não estranho esse comportamento porque sei que há várias espécies de Cypraea que se alimentam de corais. Eu tenho três cá no sistema e são alguívoras, uma é uma Cypraea histrio e as outra duas que inclusive já fizeram uma postura que acabou por não vingar, são Cypraea annulus se não me engano ou moneta. É muito importante que coloques imagens da Cypraea em causa para que eu a possa identificar (se conseguir...) e ficarmos ainda melhor esclarecidos.
    Entretanto vou reunir a informação que tenho sobre o assunto e coloco aqui.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Heitor Simões
    Data de Ingresso
    23-03-06

Olá!

Vitor, tenho três cypreas e já estão todas na sump, comeram-me LPS e suspeito que me estivessem a destruir alguns SPS.

Ainda tenho la um a cyprea pequenina com cerca de 1 cm que não me recordo o nome mas assim que a vir salta tambem.

Data de Ingresso
    08-06-06

Viva de novo
    Nunca tive problemas com as Cypraea e até recomendei ao Heitor que pelo que nos escreve teve problemas. As espécies que mantenho são consideradas alguivoras no entanto este relato na Reefs.org Cowries dá-nos uma indicação de que podem ter um comportamento bem diferente e aleatório. No caso concreto a pessoa tinha/tem duas Cypraea annulus que nunca lhe tinham dado problemas, até que um dia colocou uma Polyphilia talpina e uma das Cypraea deu problemas e a outra continuou como era sem problemas.
    Sei que as espécies do Género Ovolidae como a Ovula ovum são de evitar porque são predadoras de cnidários, mais concretamente pólipos de corais moles e há muitas outras espécies que se alimentam de cnidários, e outros invertebrados, agora espécies como a Cypraea annulus ou moneta, Cypraea histrio, são consideradas habitualmente como alguívoras e de facto as que tenho, passam a noite a comer algas que crescem nos vidros.
    Com relatos destes são seguramente animais a pelo menos manter sob vigilância caso já os tenhamos e que nunca tenham dado problemas.
    Aqui neste site temos muitas identificações e imagens

Hawaiian Cowries - Species Descriptions and Photos

vou reunir mais informação e volto novamente.
    Heitor, sei que fotografaste as que tinhas/tens, e assim sugeria que colocasses aqui as imagens das mesmas para também ficarem identificadas.

Atenciosamente
    Pedro Nuno
    Última edição por Pedro Nuno Ferreira; 12-07-08 às 04:30.

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Viva
    Algumas espécies a evitar porque se alimentam de tecido e/ou pólipos de coral. Não são onrigatóriamente do Género Cypraea mas podem ser vendidas como tal ou como Cowries

{NT: Cowrie=Caurim - ZOOLOGIA: molusco gastrópode de concha branca e transparente;concha deste molusco serviu de moeda em certos pontos da África e da Ásia;na gíria popular significa também calote; logro;...A palavra tem origem na palavra hindustani - kauri }

Cyphoma gibbosum - alimenta-se de tecido das gorgónias Gorgonia flabellum e Grogónia ventalina

http://www.unep-wcmc.org/GIS/coraldis/cd/snails.htm

Cypraea annulus é dada como incerta por autores como Svein A F e Alf Jakob Nilsen no 4º volume do livro The Modern Coral Reef Aquarium, o mesmo acontecendo para Cypraea tigris e Cypraea arabica, recomenda cautela. Para Cypraea moneta e Cypraea caputserpentis estes autores indicam serem puras comedoras de algas, logo boas adições para sistemas de recife. Também estes autores mencionam o facto de os hábitos alimentares das Cypraea serem variáveis.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-06-06

Viva
    Continuando a pesquisa, temos aqui mais relatos

Este aqui involve Cypraea tigris que de resto se sabe poder fazer isto
    http://www.canreef.com/vbulletin/showthread.php?t=40449

aqui novamente Cyphoma gibbosum (Flamiongo tong = Lingua de Flamingo) a comer gorgónias
    http://www.seasaba.com/TargetPages/C...FlamingoTongue

http://www.georgesreef.com/GalleryDe...=208&pageID=ug

aqui o relato aponta para que quando a Cypraea tigris atinge a maturidade, deixa de ser ou pode deixar de ser segura para o recife
    http://www.brettsreef.com/index.php/...uarium-snails/

o mesmo é indicado acontecer para Cypraea spadicea (Chestnut cowrie = Caurim castanha = Beijinho do Mar Castanha)

http://www.oceanlight.com/lightbox.p...praea_spadicea

aqui uma Pseudosimnia que pode vir com Dendronepthya
    http://chemistry.csudh.edu/faculty/j...ll/cowrie1.jpg
    http://diver.net/bbs/posts002/72865.shtml

aqui o relato é diferente e indica o contrário para três das espécies anteriormente mencionadas, seja como for, há que exercer cuidado
    http://www.petsforum.com/personal/tr...mstoavoid.html

aqui uma listagem por imagens
    http://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Cypraeidae

A Cypraea histrio, uma das espécies que tenho e que comprei ao João M Monteiro e nunca me deu problemas, nem tenho para já indicações de que seja problemática

Pesquisa por imagens Cypraea histrio

http://www.oceanlight.com/lightbox.php

segundo este estudo a Cypraea caputdraconis é idêntico ao da Cypraea caputserpentis da Havai (uma das espécies recomendadas com seguras) e essencialmente alguivoro e está muito relacionado com a disponibilidade de alimento
    http://scholarspace.manoa.hawaii.edu/handle/10125/1745

Vou continuar a recolher informação.

Atenciosamente
    Pedro Nuno
    Última edição por Pedro Nuno Ferreira; 12-07-08 às 14:13. Razão: Acrescentar elos de pesquisa por imagens

REEFS MAGAZINE

Convidado Avatar de Paulo J. Oliveira
    Data de Ingresso
    16-03-05

Citação Postado originalmente por Vitor Pestana
    Qual não foi o meu espanto depois de ter perdido 2 pocilophoras com um intervalo de 2 dias ver a minha cypraea a devorar uma das ultimas resistentes...

Este animal devora com um apetite voraz pocilophoras ficando apenas o esqueleto para contar a historia, e o pior de tudo isto é que esta devastação apenas se passa de noite, como muitos sabem, no meu aquário quando é de noite, é mesmo de noite o torna ainda mais difícil encontrar o culpado.

Quem tiver cypraeas que fique de olho nelas.

Pestana
    Olá Vitor

Infelizmente também se passou o mesmo comigo, há cerca de 4 meses um menbro ofereceu-me uma cypraea, e coloquei-a no meu sistema, até aqui tudio bem.
    Passados para ai 2 meses de a introduzir começei a notar as bases de uns corais e frags e a minha pocilopora ratada, sem saber o que era e pensando que se tratava de um caranguejo, coloquei me à espreita durante vários dias, até que a vi numa investida danada nos meus corais.
    Tirei de imediato e coloquei-a no meu refugio, pois ai ajudava me a podar as macro-algas e ficaria descansado e nao precisava de podá-las .
    Só que ela nao gostou da mudança e aventurou-se pela sump e foi colocar-se no compartimento da bomba de retorno e o resultado foi triste para ela, acabou sugada pela mesma, nao a consegui salvar a tempo.
    Ela que descanse em paz, mas foi de barriguinha cheia de corais .
    Por isso aconselho e como referiu Pedro Nuno pesquisem quais as que sao erbivoras para que assim nao tenham estes dissabores.

Abraço
    Paulo

Data de Ingresso
    01-02-05

Pois...

Parece que estou longe de estar sozinho nesta experiencia.

Pedro Nuno, a minha cypraea é a mesma que a tua, fica de olho nela.

Pestana

Data de Ingresso
    08-06-06

Pois...

Parece que estou longe de estar sozinho nesta experiencia.

Pedro Nuno, a minha cypraea é a mesma que a tua, fica de olho nela.

Pestana
    Viva
    Qual delas, Cypraea histrio ou Cypraea annulus

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    01-02-05

Sim, é uma Cypraea Histrio sem sombra de duvidas.

Presta atenção à tua, a minha tem uma preferencia por pocilophoras.

Pestana

Data de Ingresso
    08-06-06

Sim, é uma Cypraea Histrio sem sombra de duvidas.

Presta atenção à tua, a minha tem uma preferencia por pocilophoras.

Pestana
    Viva
    Vou vigiando...

Entretanto pesquisei mais um pouco e no site abaixo fui para a página que exibe uma lista por imagens muito vasta e ajudará nas identificações. Vou continuar a pesquisar...há pouca informação sobre estes animais e os seus habitos alimentares, etc...o que de certo modo nos torna pioneiros...o que neste caso não dá jeito nenhum...

http://www.oceanlight.com/lightbox.p...lls__specimens

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Convidado de RF Avatar de Matias Gomes
    Data de Ingresso
    02-06-06

aqui em Ilhabela sempre encontro as Zebras e acabei colocando uma no refugio para ver o comportamento dela, em uma mudança no reef coloquei uma colonia de cloves no refugio e ela comeu a colonia inteira em quase 1 hora.

Matias
    Ilhabela
    Brasil
    MSN matias-ilhabela@hotmail.com

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Eric Borneman - Entendendo as Doenças de Corais
    Por Julio Macieira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0
    Último Post: 27-11-04, 02:54

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem