Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 40

Tópico: Red Sea 2008

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Red Sea 2008

Olá companheiros

Por falta de tempo ainda não tinha partilhado as fotos da viagem deste ano ao mar vermelho... mais vale tarde que nunca

Este ano não fui para fazer fotografia, apenas filmagens, por isso as fotos não são minhas mas sim de companheiros de mergulho que foram comigo.

A eles, o meu muito obrigado

Tenho umas centenas de fotos por "trabalhar" ainda, mas para já seguem algumas.

Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Data de Ingresso
    08-09-04

Re: Red Sea 2008

Continuando

Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    08-09-04

Para incentivo a visita REEFFORUM de 2009

Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    08-09-04

Para quem gosta de adrenalina pura

Um abraço

Julio Macieira

Equipa RF Avatar de José Passos Campainha
    Data de Ingresso
    26-06-06

Boas, Juca.

Como sempre, fantásticas as imagens dessas expedições ao Mar Vermelho!

Data de Ingresso
    08-09-04

Mais umas fotos "engraçadas"

Uma esponja que o companheiro Pedro Nuno talvez reconheça

Um abraço

Julio Macieira

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Viva Júlio
    Excelentes imagens. Mesmo podendo não terem sido tiradas por ti, vou-te fazer perguntas.... ....Para já vou apreciar e aproveito para sugerir a todos os que virem estas imagens, que pensem, analisem e olhem para o que reuniram nos respectivos sistemas, e procurem perceber o que possa estar "errado" nos mesmos....ou seja, espécies a conviver que na realidade nunca o fariam no meio natural...e se for viável, possível, "corrijam" o que possa estar menos bem combinado e assim aproximem o que têm o mais possível de ser um diorama de um local de um recife, de um pedaço de um recife verdadeiro. Fica a sugestão...e perguntem muitas coisas ao Júlio...

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Membro Identificado Avatar de Carlos Prates
    Data de Ingresso
    29-09-06

Olá Julio,

Que belas imagens, apesar de não serem tiradas por ti. Já tenho saudades...

Em que zona estiveste?

Em Março estive nas Maldivas e também experimentei o video e passei a a máquina fotográfica para a minha buddy que até se safou. Podes ver umas fotos aqui: http://www.reefforum.net/showthread.php?t=14166

A minha questão é, que tal te safaste com a camara de video?
    Já agora que marca é o equipamento?

A minha é uma Sony HC7 e uma caixa Ikelite. Optei por não adquirir já a iluminação que pode ser adquirida à parte, mas sem duvida que é um "must have"

Um abraço,
    Carlos

Data de Ingresso
    08-09-04

Antes das questões

Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    08-09-04

Continuando para "bingo"

Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    08-09-04

Mais 10

Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    08-09-04

E mais....

Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    08-09-04

Agora... em pé

Um abraço

Julio Macieira

Membro Identificado Avatar de Marcos Cavaleiro
    Data de Ingresso
    15-08-05

Boas
    Sejas bem vindo ao forum de novo juca, essas fotos deviam ser proibidas de postar aqui....metem inveja a qualquer pessoa
    COLOR="Black"]AGAS[/COLOR]- Associaçao dos Guros da Aquarifilia Salgada

http://www.reefforum.net/showthread.php?t=4042
    http://www.reefforum.net/showthread.php?t=15404

Data de Ingresso
    08-09-04

Vamos então as questões:

Os locais de mergulho deste ano foram:

• GORDON REEF
    • JACKSON REEF
    • RAS CATTY
    • JACKSON REEF
    • SHARK&YOULANDA REEF
    • THOMAS REEF
    • DUNRAVEN
    • KINGSTONE
    • THISTLEGORM
    • CARNATIC
    • MARCUS
    • RAS GHOZLANI
    • RAS MOHAMED
    Utilizei para as minhas filmagem uma camara Sony AVCHD 1080 HDR - SR7, com uma caixa estaque adequada a 100 Mt da Amphibico
    Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    08-09-04

Uns mergulhos "fixes"

Pontos de mergulho

Um abraço

Julio Macieira

Membro Identificado Avatar de António P Sousa
    Data de Ingresso
    10-07-08

Ola
    Parabens pelas fotos.
    Este é um dos meus sonhos,
    fazer mergulho no mar vermelho ou em sitos com muitos recifes, mas primeiro ainda tenho que tirar o curso de mergulho.

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por António P Sousa
    Ola
    Parabéns pelas fotos.
    Este é um dos meus sonhos,
    fazer mergulho no mar vermelho ou em sitios com muitos recifes, mas primeiro ainda tenho que tirar o curso de mergulho.
    Viva
    Como és de Leça do Balio, possivelmente já conhecerás algumas das escolas como a MergulhoMania, seja como for, aqui tens mais Escolas e Centros de Mergulho

Sugeria também que visitasses o Fórum de Mergulho nosso fórum parceiro e a nossa secção de Mergulho

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-09-04

Olá de novo

Relembro apenas, que dentro do espirito do nosso fórum, no próximo não haverá evento, mas sim uma "saidinha" de mergulho (provavelmente para o RED SEA)

Este ano é ano de conferência
    Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    08-06-06

Citação Postado originalmente por Julio Macieira
    Relembro apenas, que dentro do espirito do nosso fórum, no próximo não haverá evento, mas sim uma "saidinha" de mergulho (provavelmente para o RED SEA)
    Viva....eu sei......

e agora....vamos a perguntas...

Ora cá vai uma primeira pergunta relativa a este magnifico conjunto de que daria um excelente diorama num sistema de 500 litros, por exemplo.

O coral Mole de cor purpura à direita da Tridacna é uma Siphonogorgia...Scleronephtya...

Imediatamente por baixo está uma fungia?!? algo irregular o que poderá ser devido ao facto de ter crescido sobre superficies muito irregulares como se vê na fotografia a não sobre a areia. É uma Fungia

Parece-me ver também varias colónias de Porites, uma colónia grande de Turbinária, Pocillopora, algumas Xenias e...Millepora (coral de fogo) mesmo encostado à Tridacna

Sendo uma Tridacna, a profundidade não seria muita de modo a que recebesse bastante luz, ou não era assim

Vemos também o que poderá ser um bando de Anthias a rondar a Tridacna, talvez para beneficiar das particulas em suspenção e zooplâncton existentes próximo da Tridacna....O local tinha muita corrente...pouca...

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-09-04

Citação Postado originalmente por Pedro Nuno Ferreira
    Viva....eu sei......quem sabe...

e agora....vamos a perguntas...

Ora cá vai uma primeira pergunta relativa a este magnifico conjunto de que daria um excelente diorama num sistema de 500 litros, por exemplo.

O coral Mole de cor purpura à direita da Tridacna é uma Siphonogorgia...Scleronephtya...

Imediatamente por baixo está uma fungia?!? algo irregular o que poderá ser devido ao facto de ter crescido sobre superficies muito irregulares como se vê na fotografia a não sobre a areia. É uma Fungia

Parece-me ver também varias colónias de Porites, uma colónia grande de Turbinária, Pocillopora, algumas Xenias e...Millepora (coral de fogo) mesmo encostado à Tridacna

Sendo uma Tridacna, a profundidade não seria muita de modo a que recebesse bastante luz, ou não era assim

Vemos também o que poderá ser um bando de Anthias a rondar a Tridacna, talvez para beneficiar das particulas em suspenção e zooplâncton existentes próximo da Tridacna....O local tinha muita corrente...pouca...

Atenciosamente
    Pedro Nuno
    Muita questão para uma vez só.

vamos tentar responder a tudo

Por acaso tenho identificado o local dessa foto (Jackson Reff)

Trata-se um mergulho relativamente baixo (na ordem dos 25 a 30 mt), por isso normalmente bem iluminado.

O coral em questão, provavelmente será uma Scleronephtya, não o posso afirmar. O que posso afirmar é que muitos deles se encontram habitualmente retraidos durante o dia, e apenas a noite se tornam explenderosos.

Quanto a fungia.

Correcto. Penso tratar-se desse coral.
    Curiosamente, é muito frequente encontra-lo sobe rochas, ao contrário do que normalmente defendemos para os nossos aquarios, de o colocar no substracto para não danificarmos os tecidos dele.

Quanto ao Coral Fogo (milepora)

Sim. É verdade.
    Ano após ano é surpreendente o quanto se observa este coral a invadir territórios. Quer-me parecer que dentro de uns anos só vamos ver mesmo coral fogo e xénias no Red Sea.

No Mar Vermelho as anthias estão em todo o lado.
    Normalmente ocupam as áreas mais superficiais onde encontram maiores correntes.

Pela iluminação da foto, diria que esta se encontrava a menos de 10 mt de profundidade
    Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    08-06-06

ra continuando

aqui vemos dois magnificos e majestosos Naso unicornis com sinais evidentes de combate de que resultaram cortes bem profundos...,

...uma situação que aqui em casa me levou um Zanclus....o que permite avaliar o quanto perigosas podem ser as lâminas osseas que uns possuem ou como no caso desta espécie, espigões/esporões osseos no pedunculo caudal e que não hesitam em usar mesmo contra a mão que os alimenta......
    Constatam-se frequentemente sinais destes

Outro aspecto de salientar é que este peixes crescem muiiiiitoooo...estes teriam aí uns 40 a 50cm ou mais ainda

Deixavam aproximar/fotografar facilmente

...eu tenho um Naso lituratus já com 4 anos ou por aí e que come da minha mão e é muito meigo...mas tem uns afiadissimos valentes espigões/esporões de cor laranja vivo, que quando se assusta eu retiro a mão da água...

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-09-04

Pedro Nuno

Tenho um pequeno filme de um cardume destes peixes.
    Penso que estive 2 a 3 minutos sem respirar e com o coração a palpitar com medo destas "bestas".

É como dizes. atingem grandes dimensões, mas... se um é impressionante, então pensa só o que seria de um cardume de várias centenas e eu a passar a menos de um metro por eles. Curiosamente... nada de estranho acontece ao passar por eles. normalmente até fogem

Quem nunca mergulhou não sabe o que são espigões/esporões

Trata-se de autenticas navalhas de capar porcos

Um abraço

Julio Macieira

Data de Ingresso
    08-06-06

Tenho um pequeno filme de um cardume destes peixes.
    Penso que estive 2 a 3 minutos sem respirar e com o coração a palpitar com medo destas "bestas".
    E esse filme quando o colocas no YouTube...deduzo que seja grande demais para o alojarmos cá na galeria

É como dizes. atingem grandes dimensões, mas... se um é impressionante, então pensa só o que seria de um cardume de várias centenas e eu a passar a menos de um metro por eles. Curiosamente... nada de estranho acontece ao passar por eles. normalmente até fogem
    Pela experiência que tenho com o Naso lituratus cá de casa, não me surpreende porque constato que são grandes, possantes e têm como dizes umas valentes navalhas...mas são muito assustadiços e depois.....com este aspecto que tens debaixo de água...

francamente...um bicho com 4 olhos, dois dos quais muito afastados, vesgos e luminosos, um olho bifocal tipo cyclop na cabeça e outro olho no peito, mais duas barbatanas caudais tortas, desengonçadas e descoordenadas...e a libertar bolhas de gás por um respiro saliente e cheio de tubos/tentáculos e uma bossa com uma torneira nas costas....francamente...ainda te admiras porque fogem de ti......é uma sorte que não lhes dê uma síncope logo ali ou saltem fora do mar........ok

....como acima disse, são animais assustadiços por natureza e é justamente nessa situação que nos podem ferir ao tentar escapar com fortes batidas da sua possante barbatana caudal...quanto a golpes entre si nos sistemas domésticos, são normalmente devido à avidez por comida pois gostam de pastar algas o dia todo se lhas dermos e como crescem muito, em sistemas exíguos, podem combater por espaço.

e aqui temos mais um belíssimo diorama mas que já necessitará de um sistema aí de 1000 ou 1500 litros. Penso ser uma grande e profusa colónia de turbinária que ao seu lado tem uma Scleronephtya. Tem ainda alguns tufos de xénias a crescerem sobre a turbinária e no topo parece-me que está a crescer um coral millepora...??? na base tem uma belíssima Plerogyra e a acompanhar este conjunto as sempre presentes em todo o recife, Anthias, uma donzela castanha e branca

A Turbinária teria que dimensão

Seja como for, por este exemplo podemos/podem ver que apenas com 3 ou 4 espécies de corais e uma ou duas espécies de peixes, se recria um pedaço de recife espectacular. Digam lá se não ficava fantástico um sistema assim em vez do "jardim" com muita coisa que nem sempre se dá bem...é mais uma boa sugestão da natureza para um diorama.

Atenciosamente
    Pedro Nuno

REEFS MAGAZINE

Data de Ingresso
    08-09-04

Vamos lá então

O video não é meu.
    Trata-se de um video do companheiro de mergulho Paulo Carvalho.
    Última edição por Julio Macieira; 14-08-08 às 08:52.
    Um abraço

Julio Macieira

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Lethesreef - Fotos Novembro 2008
    Por José Passos Campainha no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 6
    Último Post: 24-11-08, 09:23
  2. INTERZOO 2008 Quem vai?
    Por Fernando Soares no fórum Noticias & Eventos
    Respostas: 33
    Último Post: 15-05-08, 14:30
  3. ExpoSub 2008 - De possibilidade à realidade...
    Por Pedro Nuno Ferreira no fórum Mergulho
    Respostas: 8
    Último Post: 16-04-08, 23:26
  4. Projecto 2008 , Viabilidade, opiniões.... Talvez mais um FO...
    Por Ricardo Carpinteiro no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 26
    Último Post: 14-08-07, 22:12

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem