Resultados 1 a 13 de 13

Tópico: Alga vermelha no fundo AJUDA PLEASE

Membro Senior Avatar de Alexandre Dax
    Data de Ingresso
    12-04-08

Alga vermelha no fundo AJUDA PLEASE

Amigos, necessito outra vez da vossa ajuda.

A minha luta contra as algas vai de mal a pior...

Agora é esta alga filamentosa que está a cobrir todo o fundo do aquário, alguem me sabe dizer como é que eu vou por fim à alga que já me cobre quase todo o fundo do aquário.

Todo o santo dia tenho de fazer uma limpeza ao areão

Neste momento estou a fazer TPAs 2 x por semana fazia apenas 1 mas resolvi experimentar mais mudas de agua para ver se controlo a alga, mas ... não está a dar resultados.

O aquário tem neste momento 2 lismatas, 1 naso, 1 paracanturus, 3 corais moles e pouco mais...

será excesso de carga organica num red sea max ? é que não me parece o caso

Alguém me pode dar uma opinião ????

Última edição por Alexandre Dax; 08-03-10 às 19:04.

Membro Veterano Avatar de Filipe Silva
    Data de Ingresso
    20-12-06

Re: Alga vermelha no fundo AJUDA PLEASE

Boas, tenho pena desse naso estar ai colocado...

É um aquário muito pequeno

Isso não é nada de alarmante, que circulação tens?

Isso das mudas estas a proceder bem, não desistas de início tem de ser... Ainda para mais com um aqua " pequeno " mais difícil é!!!!

As TPa´s que fazes é com agua da nossa costa?
    Que porção fazes essas TPa´s?

O sal corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira . . .

A Ilha Perdida (clicar)

Membro Identificado Avatar de Gonçalo Rio
    Data de Ingresso
    05-10-06

Citação Postado originalmente por Alexandre Dax
    Amigos, necessito outra vez da vossa ajuda.

A minha luta contra as algas vai de mal a pior...

Agora é esta alga filamentosa que está a cobrir todo o fundo do aquário, alguem me sabe dizer como é que eu vou por fim à alga que já me cobre quase todo o fundo do aquário.

Todo o santo dia tenho de fazer uma limpeza ao areão

Neste momento estou a fazer TPAs 2 x por semana fazia apenas 1 mas resolvi experimentar mais mudas de agua para ver se controlo a alga, mas ... não está a dar resultados.

O aquário tem neste momento 2 lismatas, 1 naso, 1 paracanturus, 3 corais moles e pouco mais...

será excesso de carga organica num red sea max ? é que não me parece o caso

Alguém me pode dar uma opinião ????

Alexandre,

Não leves a mal o meu comentário, mas concordo 200% com Filipe, esse Naso está para esse aquario como tu estivesses a viver numa casa de 10m2. Entendes ? Fazias-lhe uma grande alegria se o vendesses (ou desses ) a quem tivesse um aquario bem maior (qualquer coisa como 500 ou mais litros).

Quanto as algas não te preocupes. Tens medições dos parametros do aquario ?
    "Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade"..
    Leonardo da Vinci (1452-1519)

"The definition of spooky: Things that don't fit into 3D!" Kryon, Jan 2009

Data de Ingresso
    12-04-08

o naso vai ter dentro em breve um quartinho de 1,5 metros

está aqui por enquanto porque não me quero desfazer dele, é realmente dos peixes com mais personalidade que tenho visto, está sempre a mudar de cor a pedir comida etc etc etc ...

no entanto o meu problema desde que comecei foram sempre as algas.
    alguem sabe me dizer que tipo de alga é esta para que eu possa procurar alguma informação ??

Data de Ingresso
    12-04-08

as tpas são de osmose com sal do mais caro isto porque sendo 1 aquario pequeno não fica assim tão caro este tipo de sal.
    no proximo vamos a ver a marca de sal a comprar

tb pensei na fraca movimentação de agua uma vez que apqnas tenho as bombas de origem 2x 500 litros hora

Convidado de RF Avatar de Vitor Pestana
    Data de Ingresso
    01-02-05

Tal como foi dito, sugiro que troques o literatus por um casal de ocelaris, dá imensa pena ver um naso num aquario tão pequeno.

O aparecimento de Ciano é sinonimo de poucas trocas gasosas, REDOX baixo, escumação ineficiente, e alta concentração de phosfatos.

Trocas gasosas - Um dos factores que provoca o aparecimento de ciano é o facto de teres o aquario fechado e este não respirar, isto provoca um REDOX muito baixo e permite que a matéria organica não seja oxidada, ou seja existe um deficite de O2. A saturação de O2 além dos factores atrás mencionados, acelera o metabolismo de outras bacterias beneficas que consomem matéria organica.
    Outro factor de um aquário fechado é o acumular de CO2, este composto também beneficia as cianobacterias também estas fazem fotossintese e se somares a isso a quantidade de matéria organica que está dissolvida na coluna de agua tens a explicação logica do que se está a passar no teu aquário.
    Outra desvantagem da acumulação de CO2 é provocar uma acidificação da agua, ou seja compostos de phosfato de calcio presentes no aquario voltam a estar disponiveis sob a forma de phosfato inorganico e podem voltar novamente a ser absorvidos por cianobactérias e por algas tal como as que se encontram a crescer no teu sistema, sugiro que tires a tampa do aquário e provoques uma circulação mais acentuada na superficie.
    Por todas estas razões sugiro que retires a tampa do aquario.

Phosfatos - O exesso de phosfatos deve-se a uma escumação inefeciente, para prevenires esta situação sugiro que passes a fazer 1 TPA por semana e uses hidroxido de calcio para precipitares os phosfatos sob a forma de phosfato de calcio (Ca³(PO4)²). Sugiro também a adição de carbonatos afim de equilibrares a agua e não teres flutuações no pH durante o dia e a noite, isto impede que os mesmos phosfatos que foram precuipitados voltar a estar disponiveis a algas e a cianobacterias.

Escumação - Sugiro que troques de escumador ou o mesmo seja afinado, se bem conheço esse tipo de aquário, o escumador está um pouco subdimensionado, sugiro que faças uma TPA por semana para prevenires a acumulação de matéria organica dissolvida na agua.

Pestana
    Última edição por Vitor Pestana; 19-08-08 às 23:29.

Data de Ingresso
    12-04-08

OBRIGADO Vitor...

neste momento estou a fazer TPAs 1x por semana e julgo que o meu problema é mesmo a falta de movimento de agua! o que achas???

é que o aqua. tem apenas 2 bombas de 500l/h muito pouco na minha opinião ...

No entanto e em relação á alga conheces algun site onde possa ler um pouco sobre ela???

Obrigado

alex F

Convidado de RF Avatar de Vitor Pestana
    Data de Ingresso
    01-02-05

Não tens de "Q", o forum serve para isso mesmo.

As algas e cianos estão sempre presentes no aquário... sempre, apenas esperam uma opurtunidade para avançarem, ou seja um pouco de desleixo, ou neste caso alguma falte de experiencia por parte do aquáriofilista.

A forte circulação é pouco relevante no teu caso, 2 x 500 lt/h é muito pouco, mas não é por isso que tens ciano ou deixas de ter, se todos os factores que mencionei anteriormente estiverem presentes ou ausentes, não existe circulação que possa solucionar o teu problema.

Eu proprio tenho um microreef de 20 litros, talvez 7 vezes mais pequeno que o teu RED SEA MAX (como podes ver pelo tamanho da minha mão), está repleto de corais moles, LPS e um unico habitante, uma camarão mantis. Neste aquario não tenho escumador, apenas recorro a algas e uma DSB como filtro biologico mas na minha opinião o seu verdadeiro segredo é a microfauna, talvez seja o que falte no teu sistema:

Na minha opinião, neste momento terás de:

Abrir a tampa
    Apontar uma das saidas de agua para a superficie
    Usar Kalk durante a noite, uma colher de café rasa caso não tenhas reactor misturada na agua de reposição
    Fazer uma afinação/manutenção/limpeza ao escumador
    E finalmente fazer 1 TPA de 20 litros RELIGIOSAMENTE por semana.

Há... tira o naso e coloca nesse pequeno aquário um casal de palhaços, um par de camarões e usa e abusa de corais moles e LPS, estes ultimos ajudam a consumir o phosfato de calcio precipitado pelo uso de kalk.

Abraço

Pestana

Data de Ingresso
    12-04-08

É isso mesmo...

vou fazer 3 coisas

dar um toque no esqumador porque tb acho que ele não está no ponto

no fim de semana vou tb medir tudo o que é parametro ... e depois logo digo qq coisa

o meu Naso vai ser devolvido logo compro outro quando tiver o aquário maior ...

e tb comprar mais bicharada e moles ...

obrigado pela ajuda quando tiver novidades ... apito ...

alex f

Membro Junior
    Data de Ingresso
    27-12-10

Alga vermelha: Veja o post http://www.reefforum.net/f4/alga-ver...99/#post171515 tem a solução.

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Alexandre

Não sei o que pensarão os reefers disto (...) mas para o teu sistema,uma dezena de "Cerinthiuns",na pior das ipoteses,minimizavam-te esse impacto na cama do àqua,pois tal como as minhocas na terra,para além de predarem os cianos,revolvem-te a cama oxigenando-a,aumentando assim o nº de bactérias disnitrificadoras.
    De qualquer dos modos,como foi referido,deves estar atento aos parãmetros do teu àqua.
    Um abraço

Jorge Neves
    Última edição por Jorge Neves; 22-02-11 às 15:15.

Membro
    Data de Ingresso
    10-09-10

Boas

A minha sogra tem um RED SEA MAX 250 que dor de cabeça.
    Ou é algas vermelhas ou verdes ou assim assim .
    Melhoramos aquilo da seguinte maneira: no lado de traz na parte dos filtros metemos uns saquitos para filtar os fosfatos do lado contrario metemos um filtro UV , aumentamos a circulação e retiramos uma lâmpada. Aquilo agora parece estar a estabilizar, mas estava difícil.
    Pelo que tenho lido na net o grande problema do RED SEA MAX 250 é os filtros dele mas quem o vendeu e ela tem medo de os tirar se fosse meu os filtros já eram mas pronto não é meu...
    Pois e ser tapado não ajuda, mesmo com as ventoinhas que tem não acho que tenha circulação de ar suficiente.
    Mesmo com estas coisas todas demorou cerca de 2 meses a ficar limpo

Ps: isto é só um desabafo do que sofro com um aquário RED SEA MAX

Data de Ingresso
    12-04-08

Citação Postado originalmente por Jaime Branco Ver Post
    Boas

A minha sogra tem um RED SEA MAX 250 que dor de cabeça.
    Ou é algas vermelhas ou verdes ou assim assim .
    Melhoramos aquilo da seguinte maneira: no lado de traz na parte dos filtros metemos uns saquitos para filtar os fosfatos do lado contrario metemos um filtro UV , aumentamos a circulação e retiramos uma lâmpada. Aquilo agora parece estar a estabilizar, mas estava difícil.
    Pelo que tenho lido na net o grande problema do RED SEA MAX 250 é os filtros dele mas quem o vendeu e ela tem medo de os tirar se fosse meu os filtros já eram mas pronto não é meu...
    Pois e ser tapado não ajuda, mesmo com as ventoinhas que tem não acho que tenha circulação de ar suficiente.
    Mesmo com estas coisas todas demorou cerca de 2 meses a ficar limpo

Ps: isto é só um desabafo do que sofro com um aquário RED SEA MAX

Podes crer
    não me interpretem mal eu adoro o aspecto do RSM mas a filtragem tem muito que se lhe diga...

No entanto já resolvi o problema das alga ehehe

Desmontei o aquario todo e vou fazer 1 sump e retirar toda a filtragem original

por fora será o RSM igual a todos os outros e por dentro vai ser quitado até mais não ehehehe

Já estou bem adiantado nas alterações

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. alga vermelha praga??
    Por Alexandre Dax no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 9
    Último Post: 21-02-11, 23:04
  2. Alga ajuda
    Por AndreCardoso no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 4
    Último Post: 20-02-08, 10:21
  3. Substratos de fundo
    Por Julio Macieira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0