Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 47

Tópico: Ajuda para projecto do 1º reef

Membro Avatar de joao manuel castelo
    Data de Ingresso
    01-09-08

Question Ajuda para projecto do 1º reef

Boas a todos.

Antes de mais para quem não viu a minha apresentação.
    Tenho 30 anos, casado e com um filhote de 3. Estou a gerir a unidade de producao de uma cartonagem em Paços de Ferreira de onde sou natural.

Ando com ideia de fazer um reef desde a primeira vez que vi um ha uns 4 ou 5 anos, mas so agora depois de ter ido ao Oceanario pela primeira vez,decidi que estava na hora...

A minha ideia é fazer um tanque com 1.6 a 2.0 X 0.7 X 0.7m, de 3 vistas(duas frentes e uma lateral), embutido num movel com a sump na parte inferior do movel e talvez com um refigio ao lado do tanque principal.

Como de momento nao tenho nenhum amigo ou conhecido onde me apoiar conto com o vosso conhecimento e paciencia

Agora as duvidas:

1ª: O vidro. Que tipo de vidro usar e qual a espessura? Vidro simples, temperado, vidro low-E(tipode vidro que deixa passar a luz mas filtra radiaçoes UV, muito bom para isolamento termico)
    Quanto a espessura estou a pensar usar 20mm sem travamento, será demais?

2ª: Coluna seca. Estou a pensar fazer na lateral esquerda, ou seja, na lateral cega do tanque que ficara encostada a parede ou entre o refugio e o tanque principal. A duvida é a quantidade de furos e de que diametro?

3ª: Sump. Tamanho, configuração e o respectivo equipamento. tenho visto tanta coisa que estou um bocado confuso...

4ª: Bombas. Que bombas usar? Qual o debito de agua que deverei ter no sistema?

Tudo isto tendo sempre em conta que este projecto nao sera para executar de um dia para o outro(os € nao permitem) e como tal tenciono tomar decisões tendo sempre em conta o futuro. Nao quero, por exemplo, comprar agora um skimmer qualquer, so porque para começar serve, e daqui a 3 ou 4 meses chegar a conclusao que ja nao me serve...
    O quero é começar com o material minimo, para o bom funcionamento do aquario, mas de qualidade.
    Tambem tenho como requesito(obrigacao ) de nao fazer bagunça em casa, o sistema deverá ser o mais silencioso e arrumado possivel.

Bem e para começar é so isto

Abraço a todos

Data de Ingresso
    01-09-08

Re: Ajuda para projecto do 1º reef

Entao pessoal ninguém da uma ajuda...

Pelo menos no vidro, que tipo de vidro costumam usar? Posso fazer um tanque com 2000 X 700 x 700mm com vidro de 16mm sem travamento?

Membro Identificado Avatar de CelsoBastos
    Data de Ingresso
    17-10-07

Boas.

Com vidro de 16mm já ficas muito bem servido, se colocares travamentos ainda melhor por uma questão de segurança! Em relação aos escumadores tens várias marcas à disposição, se bem que os ATI estão na moda
    Em relação as bombas de circulação, vi recentemente umas da boyu com controlador WM-3 que são show de bola! (fiquei com os olhos naquilo)

Alguma coisa apita, estamos cá para isso
    Abraço
    Celso Bastos
    セルソバストス

Data de Ingresso
    01-09-08

Citação Postado originalmente por CelsoBastos
    Boas.

Com vidro de 16mm já ficas muito bem servido, se colocares travamentos ainda melhor por uma questão de segurança! Em relação aos escumadores tens várias marcas à disposição, se bem que os ATI estão na moda
    Em relação as bombas de circulação, vi recentemente umas da boyu com controlador WM-3 que são show de bola! (fiquei com os olhos naquilo)

Alguma coisa apita, estamos cá para isso
    Quer dizer entao que no caso de nao usar o travamento o 16mm nao é 100% seguro, certo? E ja agora qual o tipo de vidro que se costuma usar? Vidro normal, temperado, laminado, etc, etc...

Obrigado pela dica

Data de Ingresso
    17-10-07

As dimensões do meu são 100x50x50 e utilizo vidro de 10mm laminado sem travamento, não quero dizer com isto que não seja seguro! Agora parte de cada um o conceito de confiança. É normal que nos primeiros dias não se durma bem a pensar se aquilo está aguentar ou não mas com o tempo passa
    Abraço
    Celso Bastos
    セルソバストス

RF Moderador Avatar de Paulo Marinheiro
    Data de Ingresso
    13-09-04

Olá João , se não queres por travas, então terás de optar por um vidro de 19mm (medida correcta) ou por um laminado 10mm+10mm. Com esta espessura podes estar descansado.
    O vidro é sempre NORMAL de boa qualidade, mesmo os laminados serão dois vidros normais. O vidro temperado resiste ao impacto, mas não apresenta flexibilidade, NUNCA é usado em aquariofilia.
    O meu actual aquário não tem qualquer travamento, tem as dimensões de 215cmx75x75 e uso vidro normal 19mm.
    Mais tarde dou-te umas dicas relativamente às outras dúvidas.

Cumprimentos,
    Paulo Marinheiro
    RF Moderador

Convidado Avatar de Paulo J. Oliveira
    Data de Ingresso
    15-03-05

Olá

Antes de mais benvindo ao forum e ao salgados.
    Felicitar te ainda pela coragem de te iniciares neste maravilhoso mundo , com um projecto com essa grandeza e bem pensado.

Respondendo agora ás tuas questoes

Vidro - concordo com Paulo Marinheiro e a opção para nao usares travamento é sem duvida o vidro de 19 mm

Sump - Esta questao é muito relativa, pois a funçao primaria da sump alem de aumentar a quantidade de agua num sistema, é de permitir a colocação de material, por isso aconselho te a fazer uma sump com as dimensoes maiores possiveis, para que futuramente nao tenhas que colocar material todo em cima um do outro, a opçao 120x50x40, seria optima.

Escumador - Caso penses num escumador interno, ou seja que trabalhe dentro da sump eu opteria ou por um ati bubble master 300 ou um deltec 850 ou superior, evitas depois e bem como referistes upgrades ao sistema ,logo mais gastos desnecessarios de euros.

Circulaçao - Tens opçoes como a tunze com as bombas 6100 ligadas ao controlador, ou as novas bombas da vortech que funcionam com modo wireless que evitam assim fios dentro do aquario

Coluna seca - Poderas faze-la da forma que estas a pensar, em relaçao a furaçao 2 furos de 50 mm seriam suficientes para a queda, em que utilizaria torneiras de forma a regular caudal de queda em caso de necessidade, e um tubo ladrao de segurança de 40.

Iluminaçao - Colocaria sem qq exitação 3 lumenarcs ou de 250 ou 400 watts cada.

Esta e a minha opiniao, estando ao teu dispor para qualquer esclarecimento tas a vontade seja aqui no topico seja por mp

Abraço e boa sorte com projecto.

Paulo J. Oliveira

Data de Ingresso
    01-09-08

Boas pessoal e obrigado a todos pelas respostas

Bem estando a questão do tanque esclarecida e com orçamento de 480€ para os 5 vidros de 19mm passemos ao seguinte.

Penso que o passo seguinte será desenhar a sump.
    Ja vi alguns desenhos e fotos mas ainda assim estou um bocado confuso em relacao as varias divisoes e varios sistemas de filtragem aplicados.
    Pelo que li deveremos usar tres tipos de filtragem: biologica, quimica e mecanica. De que forma e em que parte da sump aplico esses tipos de filtragem

Mais uma vez abraço e obrigados

Membro Identificado Avatar de João Castelo
    Data de Ingresso
    27-02-06

Olá João Castelo

Até que enfim, um João Castelo decente

Ora bem,

Estou de acordo contigo. O projecto deve ser bem elaborado e o material deve entrar logo de forma bem pensada, adequada ao sistema, para evitar que ao fim de meses se tenha que trocar.

Eu repensava nas medidas , principalmente na altura.Tens de saber se queres efectuar uma dsb ( camada de areia com uma expessura cerca de 10/12 cm´s ) ou uma sb ( cerca de 2 cm´s ).

Essa escolha é factor importante para a escolha da altura do aquario pois consoante a tua escolha tens que adaptar à altura do aquario ( exemplo - aquario com 70 cms com dsb resta uma altura de 60 cms ).

Depois tem a ver com gostos e euros. A capacidade de penetração de luz das t5´s é inferior às hqi´s. Quero com isto dizer que se escolheres uma altura desde a areia à superficie superior a 50 cm´s tens que pensar apostar mais em hqi´s , o que se traduz em aumento de custos pois gasta muito mais electricidade e as lampadas são mais caras.As hqi´s também aquecem muito mais tornando-se mais complicado no verão. Quero com isto dizer que penso que um aquário deve ter hqi´s mas " quanto baste ".

Eu, sem dsb pensaria numa altura de cerca de 55 cm´s e com bsb cerca de 65 cm´s.

Um abraço,

JC
    Um abraço,

João Castelo

Data de Ingresso
    01-09-08

Citação Postado originalmente por João Castelo
    Olá João Castelo

Até que enfim, um João Castelo decente

Ora bem,

Estou de acordo contigo. O projecto deve ser bem elaborado e o material deve entrar logo de forma bem pensada, adequada ao sistema, para evitar que ao fim de meses se tenha que trocar.

Eu repensava nas medidas , principalmente na altura.Tens de saber se queres efectuar uma dsb ( camada de areia com uma expessura cerca de 10/12 cm´s ) ou uma sb ( cerca de 2 cm´s ).

Essa escolha é factor importante para a escolha da altura do aquario pois consoante a tua escolha tens que adaptar à altura do aquario ( exemplo - aquario com 70 cms com dsb resta uma altura de 60 cms ).

Depois tem a ver com gostos e euros. A capacidade de penetração de luz das t5´s é inferior às hqi´s. Quero com isto dizer que se escolheres uma altura desde a areia à superficie superior a 50 cm´s tens que pensar apostar mais em hqi´s , o que se traduz em aumento de custos pois gasta muito mais electricidade e as lampadas são mais caras.As hqi´s também aquecem muito mais tornando-se mais complicado no verão. Quero com isto dizer que penso que um aquário deve ter hqi´s mas " quanto baste ".

Eu, sem dsb pensaria numa altura de cerca de 55 cm´s e com bsb cerca de 65 cm´s.

Um abraço,

JC

Boas Joao Castelo

Para ser sincero, se for a ver por mim, não acredito que haja algum joao castelo fino de todo.

Bem e no que diz respeito a altura do aquario talvez tenhas razão, tenho de repensar a questao, pois nao tenciono ter um forno em casa sempre ligado, especialmente no verão que a minha casa ja é quente que chegue.

Abraço

Data de Ingresso
    01-09-08

Algumas imagens do andamento do projecto:

Nao sei se este sistema ira funcionar correctamente ... sintam se a vontade para criticar.

Data de Ingresso
    01-09-08

Boas pessoal

Mais umas imagens do projecto do aquário concluído...

Esta é a minha ideia inicial mas nao me sinto seguro o suficiente para mandar cortar os vidros.
    Gostava de ouvir a opinião dos experts aqui do forum

Não tenham problemas de descascar no projecto, nesta fase tudo pode ser alterado

Abraços

Data de Ingresso
    17-10-07

Esta muito bom! Manda para a frente... é cortar vidro

Boa sorte
    Abraço
    Celso Bastos
    セルソバストス

Data de Ingresso
    15-03-05

Olá João

Vou te deixar aqui a minha opinião em relaçao ao teu projecto, mas vai ser só a minha opinião, aconselhando te vivamente a veres alguns aquários de forma a poderes acentares ideias, porque uma coisa é as ideias no papel, outra é a propria realidade do projecto ao vivo, que depois poderás ter algum problema em alterar.

Coluna seca - pensas em fazer coluna seca com 2 furos e mais 1 de segurança, tens de ter em atençao, que da maneira como tens a queda poderá fazer algum barulho,porque nao furar coluna seca em baixo e colocares durso.

Circulação - Nao sei que tipo de bombas tas a pensar em colocar, mas tens de ter em atenção, pois estas a colocar a circulaçao toda de um lado, podendo nao haver os tais choque de correntes, que sao muito beneficos ao sistema.
    Mas tudo isto depende do tipo de bombas que poderas estar a pensar em usar.

Escumação - pelo desenho, verifico que tas a pensar em optar por um escumador alimentado por gravidade, teras entao de ponderar tipo de escumador, pois a gua que ira cair por gravidade poderá nao ser o suficiente/excesso e dai nao tirares proveito desse mesmo escumador.

Sump - inicialmente pensaste em fazer refugio superior, mas como nao o vejo neste desenho, deduzo que o vais fazer no compartimento do meio na sump?

Layout - Axo muito interessante esse layout, pois além de ter muito espaço para os peixes nadarem, permite te ter circulaçao tanto pela frente como por tras evitando assim a acumulaçao de detritos tanto na rocha como no areao.

Boa sorte e se precisares de alguma coisa da minha parte dispoe

Abraço
    Paulo J. Oliveira

Data de Ingresso
    01-09-08

Boas Paulo Oliveira.
    Antes de mais obrigado pelos dicas

Citação Postado originalmente por Paulo J. Oliveira
    Coluna seca - pensas em fazer coluna seca com 2 furos e mais 1 de segurança, tens de ter em atençao, que da maneira como tens a queda poderá fazer algum barulho,porque nao furar coluna seca em baixo e colocares durso.
    No projecto nao fiz a furação em baixo por que pensei que de alguma forma fragilizasse a base do aquario.
    O que queres dizer com "durso"? Se poderes apontar me algum exemplo para eu ver agradeço

Circulação - Nao sei que tipo de bombas tas a pensar em colocar, mas tens de ter em atenção, pois estas a colocar a circulaçao toda de um lado, podendo nao haver os tais choque de correntes, que sao muito beneficos ao sistema.
    Mas tudo isto depende do tipo de bombas que poderas estar a pensar em usar.
    Também estou preocupado com essa questão.
    Estou a pensar usar este quite: Turbelle® stream Kit TS24 da Tunze com 2 bombas Turbelle® stream 6105 com 2x12,000 l/h. No caso de nao ser o suficiente mais tarde ponho mais duas bombas iguais, como mostra no projecto.

Escumação - pelo desenho, verifico que tas a pensar em optar por um escumador alimentado por gravidade, teras entao de ponderar tipo de escumador, pois a gua que ira cair por gravidade poderá nao ser o suficiente/excesso e dai nao tirares proveito desse mesmo escumador.
    Em relação ao escumador so desenhei desta forma porque ainda nao tenho a certeza de qual vou usar, mas estou a pensar usar o 250 da ATI o que achas?

Sump - inicialmente pensaste em fazer refugio superior, mas como nao o vejo neste desenho, deduzo que o vais fazer no compartimento do meio na sump?
    Sim, em principio vai ser isso.

Mais uma vez obrigado pelas dicas

Data de Ingresso
    01-09-08

Boas pessoal

Depois de ter falado com alguns membros do forum e ter ponderado algumas situações eis a revisão do projecto.

Tanque com 1800(c)1630reais x 800(l) x 700(a) A alteração no comprimento é devido a questoes ergonómicas

Equipamento a adquirir inicialmente:

-Esqumador ATI BM250
    - 2x vortech 40w. Ainda estou em duvida com as tunze pois essas posso embuti las na lateral esquerda, enquanto que as vortech terao de ficar a vista.
    -Bomba de retorno ainda a defenir.(ajuda!!!)
    -Bomba do close loop tambem por defenir. Ainda em duvida se vou ou nao fazer o close loop. Com a redução no comprimento talvez já não se justifique?(ajuda!!!)

Edit: Também aproveito para pedir ajuda no que diz respeito ao diametro dos varios furos.

Mais uma vez aguardo a vossa preciosa ajuda
    Abraços

Data de Ingresso
    15-03-05

Citação Postado originalmente por joao manuel castelo
    Boas pessoal

Depois de ter falado com alguns membros do forum e ter ponderado algumas situações eis a revisão do projecto.

Tanque com 1800(c)1630reais x 800(l) x 700(a) A alteração no comprimento é devido a questoes ergonómicas

-Bomba de retorno ainda a defenir.(ajuda!!!)

-Bomba do close loop tambem por defenir. Ainda em duvida se vou ou nao fazer o close loop. Com a redução no comprimento talvez já não se justifique?(ajuda!!!)

Edit: Também aproveito para pedir ajuda no que diz respeito ao diametro dos varios furos.

Mais uma vez aguardo a vossa preciosa ajuda
    Abraços

Olá João

Circulaçao - colocaria 2 vortech e desistia da ideia do close loop

Retorno- Pensaria em colocar uma bomba de retorno na ordem dos 4000 lts, ou uma sicce ou eihm

Furação - queda de agua de 50mm e segurança a 40mm, retorno de 20 mm
    Cumprimentos

Paulo J. Oliveira
    RF Moderador

Data de Ingresso
    01-09-08

Olá João

Circulaçao - colocaria 2 vortech e desistia da ideia do close loop

Retorno- Pensaria em colocar uma bomba de retorno na ordem dos 4000 lts, ou uma sicce ou eihm

Boas Paulo

Mais uma vez obrigado pela rápida e preciosa ajuda

Em principio vou seguir o teu concelho em relação ao close loop. Pelo que tenho lido as vortech são muito boas e com duas acho que fico com circulação mais que suficiente visto ter reduzido o Comp. do tanque.

Em principio para a semana vou mandar cortar os vidros e nao quero de maneira nenhuma fazer asneira

Abraço e obrigado

Data de Ingresso
    01-09-08

Ja agora alguem me pode dizer qual o tipo de tubagem que se costuma usar?
    De oring, de colar, de encaixe rápido, etc...?

Membro Identificado Avatar de Bruno Quinzico
    Data de Ingresso
    21-03-06

colar
    Bruno Quinzico

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!
    Quinzicário do Algarve
    Quinzico_The_Twin

http://WWW.ALGAREEF.COM

Membro Identificado Avatar de Anthony Rosado Neto
    Data de Ingresso
    18-06-07

Boas sem duvida de colar e mais fiavel, a nao ser os passa muros que sao de rosca.

Data de Ingresso
    01-09-08

thx

Não consigo encontrar nenhuma loja de jeito aqui em Paços... alguém sabe onde posso ir comprar aos artigos em PVC aqui na zona do Porto?

Membro Identificado Avatar de Rafael Bruno
    Data de Ingresso
    05-12-04

www.asc.pt - Zona industrial da Maia
    www.cepex.pt - Zona industrial da Varziela - Mindelo

Boa sorte para o teu aqua
    Rafael Bruno

Data de Ingresso
    01-09-08

Citação Postado originalmente por Rafael Bruno
    www.asc.pt - Zona industrial da Maia
    www.cepex.pt - Zona industrial da Varziela - Mindelo

Boa sorte para o teu aqua

Obrigado

Membro Identificado Avatar de José Francisco Duarte
    Data de Ingresso
    09-11-05

...

Boas...

Quero deixar apenas uma alternativa que tenho e que considero boa, bomba de retorno Deltec de 4500lts com um tubo de retorno de 1' (+-25mm), é extremamente silenciosa e robusta!

No caso do retorno de 1' já te permite fazer upgrades jeitosos ao retorno, menos com o de 20mm...

Apenas tens que ter espaço fora ou fazer um compartimento na sump para a colocares visto ser externa!

Abraços.
    ...

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Importância dos aditivos
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 1
    Último Post: 26-02-12, 22:51
  2. O meu reactor de Kalkwasser DIY
    Por Rogerio Miguel Gomes no fórum DIY - Faça Você Mesmo
    Respostas: 63
    Último Post: 17-09-09, 11:57
  3. Rochas vivas brasileiras no aquarismo e mais...
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0
    Último Post: 25-02-05, 22:58
  4. Composicao de ASW
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 3
    Último Post: 18-09-04, 05:30
  5. Artigo sobre iluminação da reefkeeping
    Por Daniel Teixeira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2
    Último Post: 16-09-04, 12:30

Tags para este Tópico