Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 43

Tópico: O Eléctrico em acção - Colecta Aveirense

RF Moderador Avatar de Paulo Marinheiro
    Data de Ingresso
    13-09-04

O Eléctrico em acção - Colecta Aveirense

Pois é, como o próprio nome indica, e para fazer frente ao célebre e internacionalmente conhecido "Fumaças Nortenho", eis que surge "O Eléctrico do Centro". Com grande performance e algumas semanas de vida, vem retirando deste nosso oceano, a solução milagrosa para os nossos aquários, a água salgada natural.
    Em local superiormente bem escolhido pelos nossos amigos Paulo Gordinho e Henrique Oliveira, de paisagem única e com a ria de aveiro como pano de fundo, fui vê-lo trabalhar. Sem ruído, sem fumo e numa zona de água límpida como cristal, não resisti e aluguei 8 bidons para 200 litritos.
    Parece que a confraternização passará a ser semanal, tais as manifestações de alegria que se vêem nos nossos aquários após o despejo!
    Espero agora, que o meu ilustre amigo Paulo Gordinho nos brinde com umas fotos desta epopeia a 3.

Cumprimentos,
    Última edição por Paulo Marinheiro; 10-09-08 às 16:27.
    Paulo Marinheiro
    RF Moderador

Convidado Avatar de Paulo J. Oliveira
    Data de Ingresso
    15-03-05

Re: Colecta Aveirense

Citação Postado originalmente por Paulo Marinheiro
    Pois é, como o próprio nome indica, e para fazer frente ao célebre e internacionalmente conhecido "Fumaças Nortenho", eis que surge "O Eléctrico do Centro". Com grande performance e algumas semanas de vida, vem retirando deste nosso oceano, a solução milagrosa para os nossos aquários, a água salgada natural.
    Em local superiormente bem escolhido pelos nossos amigos Paulo Gordinho e Henrique Oliveira, de paisagem única e com a ria de aveiro como pano de fundo, fui vê-lo trabalhar. Sem ruído, sem fumo, e numa zona de água límpida como cristal, não resisti e aluguei 8 bidons para 200 litritos.
    Parece que a confraternização passará a ser semanal, tais as manifestações de alegria que se vêem nos nossos aquários após o despejo!
    Espero agora, que o meu ilustre amigo Paulo Gordinho nos brinde com umas fotos desta epopeia a 3.

Cumprimentos,

Olá

A moda pegou e tá para ficar, vamos a ver se chega cá a baixo, mas não acredito enquanto houver lota , basta abrir uma torneira.
    Agora tens de ter em atençao para ver se nao tas a colectar agua da ria de Aveiro, pois com essas 2 peças (Paulo Gordinho e Henrique Oliveira), é preciso ter muito cuidado .
    Mas ainda bem que arranjaram uma soluçao, pois agora já nao há desculpas para nao se fazer tpa`s e de certeza que sai mais barato que as dezenas de litros de vodka gastas .

Abraço

Paulo J. Oliveira
    Última edição por Paulo J. Oliveira; 10-09-08 às 12:48.

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Thumbs up Re: O Eléctrico em acção - Colecta Aveirense

Viva e muitos parabéns pela iniciativa. Agora fico a aguardar pelas imagens e pelas coordenadas geográficas porque afinal de contas eu divido a minha vida entre Vila Nova de Gaia e Aveiro sul, 50%#50%, e chego inclusive até à Tocha passando pela soalheira e calma Mira, já para não falar de Ilhavo, etc...

Citação Postado originalmente por Paulo J. Oliveira
    enquanto houver lota , basta abrir uma torneira.
    isto de Gente fina é outra coisa...

Atenciosamente
    Pedro Nuno

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Membro Senior Avatar de CarlosMaia
    Data de Ingresso
    19-06-06

Re: O Eléctrico em acção - Colecta Aveirense

Boas pessoal
    Agradecia mais informações,porque o pessoal de Viseu também deve estar interessado,porque é a zona mais próxima.
    Abraço
    Carlos Maia

Membro Identificado Avatar de Paulo Gordinho
    Data de Ingresso
    29-08-06

Então aqui vão as fotos...

E finalmente uma foto do pessoal onde se pode ver nitidamente o ar feliz do pessoal por já ter àgua sem grande esforço.

Data de Ingresso
    19-06-06

Boas Paulo
    Pelas fotos isso é na Barra?
    Confirma-me o local se não te importas.
    Abraço
    Carlos Maia

Data de Ingresso
    13-09-04

Na última foto, de facto, estão bem visíveis os nossos rostos de felicidade!!

Carlos, é na zona do Forte da Barra, do lado oposto à praia da Barra.

Cumprimentos,
    Paulo Marinheiro
    RF Moderador

Membro Identificado Avatar de Henrique Oliveira
    Data de Ingresso
    20-12-04

"E finalmente uma foto do pessoal onde se pode ver nitidamente o ar feliz do pessoal por já ter àgua sem grande esforço."

Nitidissimo Paulo!
    Não cabiamos de contentes a juizar pela expressao das nossas caras...

Abraço a todos!
    Última edição por Henrique Oliveira; 12-09-08 às 13:53.
    Fiquem Bem,

Henrique Oliveira

Data de Ingresso
    29-08-06

Carlos,

É no forte da Barra. As colectas têm que ser bem marcadas por causa das marés. Costumamos ir 1h antes da preia-mar para a àgua estar alta e limpa. Estamos a pensar ir no Domingo. Terá que ser às 14h30. Ainda tem que ser confirmado, mas apontamos para Domingo.

Data de Ingresso
    19-06-06

Ok
    Aguardo confirmação
    Abraço
    Carlos Maia

Convidado Avatar de Paulo J. Oliveira
    Data de Ingresso
    15-03-05

Citação Postado originalmente por Paulo Gordinho
    Então aqui vão as fotos...

[/CENTER]
    Olá

Vejam bem esta foto pela disputa dos bidons,calma que isso dá para todos, não é necessario esse controle tao rispido

[/CENTER][/QUOTE]
    [/CENTER][/QUOTE]

[/CENTER][/QUOTE]
    [/CENTER][/QUOTE]

Podiam ter ao menos lavado os jerricans depois de os terem ido buscar à sucata, que mau aspecto, nem parecem gajos do centro

[/CENTER][/QUOTE]

Vejam bem estas caras de alegria e satisfação por nao terem sido presos por estarem a roubar agua ao estado português .

Agora dá gosto de ver colectas semanais, vai lá vai

Abraço
    Paulo J. Oliveira

Data de Ingresso
    29-08-06

Vejam bem estas caras de alegria e satisfação por nao terem sido presos por estarem a roubar agua ao estado português
    Opahhh espero que não chateiem... A colecta é mesmo ao lado da Policia Maritima, a menos de 20m. Penso que a conclusão aqui foi que é preciso licensa para motores com mais de 3cv. Ora o motor é só de 110w. Como 1CV = 735,49875W temos 1 motor de 0.15cv, menos de 1 decimo do valor para ser obrigatorio a licensa. (Vou decorar isto para quando virem falar da licensa)

Membro Identificado Avatar de Nuno Rogerio
    Data de Ingresso
    07-12-04

Re: Colecta Aveirense

Olá

A moda pegou e tá para ficar, vamos a ver se chega cá a baixo, mas não acredito enquanto houver lota , basta abrir uma torneira.
    ....
    Abraço

Paulo J. Oliveira
    Eu ainda cheguei a trazer alguma água "DA LOTA DO PAULO" e posso dizer que é um luxo, torneira e carrinho para transportar os bidons até ao carro, só que o Paulo não abre a lota ao fim-de-semana, e nem todos temos aqueles empregos que se dorme á noite e descansa de dia para podermos ir lá . Paulo - brincadeira

Agora só falta arranjar o "Metro da Figueira" para o pessoal de Coimbra e arredores.
    Península reef 570lt
    Abraço,
    Nuno

Membro Identificado Avatar de Carlos Prates
    Data de Ingresso
    29-09-06

Olá a todos,

Muito fixe. Há que poupar as costas...
    Agora só faltam é fotos e detalhes do grande "Eléctrico".

Um abraço,
    Carlos

Membro Identificado Avatar de Silverio Torres
    Data de Ingresso
    20-07-05

Boas,
    Agora só faltam é fotos e detalhes do grande "Eléctrico
    .

Sim concordo devia haver fotos mais detalhadas e já agora quanto custa uma aparelhagem dessas e onde comprar.

Fiquem Bem
    Silvério
    No meu aqua nada morre tudo se transforma

Data de Ingresso
    29-08-06

A pedido de várias familias aqui vai a descrição mais promonorizada do equipamento e técnica.

A bomba é uma Sicce Multi 9000 com poder de elevação de água de 5m. Era suposto ser a minha bomba de circulação, mas fazia de longe barulho demais para estar dentro de casa. Como quase toda a gente optei por bombas internas e esta ficou encostada durante quase 2 anos.

Como consegue elevar água a 5m é o ideal para o serviço. Tem um cabo com cerca de 10m que quase chega aos carros.

No local, literalmente atiramos a bomba para dentro de agua, ficando amarrada por uma corda.

A bomba é ligada a um inversor STATPOWER PorWatt 250 que também andava por lá aos pontapés.

O inversor liga ao esqueiro do carro. O carro tem que ficar a trabalhar, porque só a bateria não dá corrente suficiente.

E finalmente a mangueira que chega a meio metro do carro para não termos que carregar muito.

Para a descarga tenho um carro que leva 2 bidões sem problemas e sem necessidade de fazer muita força

Espero que gostem.

Data de Ingresso
    13-09-04

Grande descrição....organizada e detalhada!!

Cumprimentos,
    Paulo Marinheiro
    RF Moderador

Membro Identificado Avatar de Manuel Faria
    Data de Ingresso
    02-03-06

tudo muito porreiro.
    É pena o ambiente ficar cada vez mais poluido . Com o carro a trabalhar....dependendo dos litros que se vão colectar, lá vai o buraco do ozono subir ainda mais . Uma coisa compensa a outra não é ?
    Um Abraço amigo
    -----------------------------------------------
    M. Faria

Biologo
    Data de Ingresso
    27-10-04

Viva
    Desde Janeiro deste ano que estou na Universidade de aveiro como Investigador do CESAM onde me cruzei com o Paulo Marinheiro na sua busca por rotíferos
    Brevemente iremos arrancar com um projecto que entre vários objectivos irá abordar a propagação de corais.
    Contamos com a colaboração de todos os amantes deste hobby, em particular os da zona centro.
    Temos de combinar um café de preferência com uma nata da Costa Nova a acompanhar!
    Obviamente que são muito bem vindos à UA, basta avisar
    Cumps

Data de Ingresso
    29-08-06

Citação Postado originalmente por Manuel Faria
    tudo muito porreiro.
    É pena o ambiente ficar cada vez mais poluido . Com o carro a trabalhar....dependendo dos litros que se vão colectar, lá vai o buraco do ozono subir ainda mais . Uma coisa compensa a outra não é ?
    Tens razão claro, mas ainda assim tenho a certeza que poluimos muito menos com o carro a trabalhar para tirar agua que a produção e transporte de sal. Os ultimos 8Kg de sal que comprei vieram da alemanha. Passear um pacote de sal 3.000Km polui de certeza muito mais. Isto sem contar com o fabrico e transporte da fábrica para o revendedor.

Por outro lado também demonstra o estado das energias alternativas... Simplesmente não vão resolver os problemas energéticos do planeta. O motor até é só de 110W, e nao tenho solução. Os paineis solares não dão nem de perto nem de longe a potencia necessária para alimentar o motor e nenhuma das outras tecnologias é minimamente portatil para o efeito.

Em resumo... Se a poluição do carro a trabalhar é demais para a camada de ozono é melhor deixarmos todos o hobby. Uma ida a uma loja de aquariofilia gasta mais combustivel que a colecta durante 1 ano inteiro, em quase todos os casos que conheço, por isso....

abraço

Membro Senior
    Data de Ingresso
    17-04-06

Citação Postado originalmente por Ricardo Calado
    Viva
    Desde Janeiro deste ano que estou na Universidade de aveiro como Investigador do CESAM onde me cruzei com o Paulo Marinheiro na sua busca por rotíferos
    Brevemente iremos arrancar com um projecto que entre vários objectivos irá abordar a propagação de corais.
    Contamos com a colaboração de todos os amantes deste hobby, em particular os da zona centro.
    Temos de combinar um café de preferência com uma nata da Costa Nova a acompanhar!
    Cumps
    Um voluntário para se juntar ao grupo da propagação de corais e também do café e da nata

Data de Ingresso
    13-09-04

Citação Postado originalmente por Ricardo Calado
    Viva
    Cumps

Sem dúvida que poderás contar comigo Ricardo . O programa da Costa Nova também não se pode colocar de parte.

Cumprimentos,
    Paulo Marinheiro
    RF Moderador

Biologo
    Data de Ingresso
    27-10-04

Viva
    Se forem ao aniversário do forum podemos aproveitar para falar um pouco sobre o projecto.
    Ou então quando quiserem aparecer na UA são mt bem vindos!
    Entretanto para quem achar interessante fica aqui um link sobre uma tese de doutoramento realizda na Holanda referente à propagação de Sinularia flexibilis.

"http://library.wur.nl/wda/dissertations/dis4427.pdf"

espero que achem interessante

Cumps

Data de Ingresso
    13-09-04

Ricardo, infelizmente eu não vou poder estar presente no 4º aniversário. Tenho um compromisso marcado há muito tempo para esse sábado
    No entanto, possibilidades de ir à UA, com certeza, não me vão faltar.

Estava a tentar enviar-te uma MP e tens a caixa de mensagens cheia!

Cumprimentos,
    Paulo Marinheiro
    RF Moderador

RF Moderador Avatar de Pedro Nuno Ferreira
    Data de Ingresso
    08-06-06

Wink Re: O Eléctrico em acção - Colecta Aveirense

Citação Postado originalmente por Paulo Gordinho
    .....

Por outro lado também demonstra o estado das energias alternativas... Simplesmente não vão resolver os problemas energéticos do planeta. O motor até é só de 110W, e nao tenho solução. Os painéis solares não dão nem de perto nem de longe a potencia necessária para alimentar o motor e nenhuma das outras tecnologias é minimamente portátil para o efeito.

abraço
    Viva
    Se de facto a poluição fosse por causa da colecta de água, estávamos muito mas mesmo muito bem...e não haveria o problema que há muito temos mas só agora se está mais consciente....e o planeta está sempre em mudança, já foi bem pior....Um dia destes vou a esse sitio porque...estou perto...todos os dias da semana...

Agora relativamente às possibilidades de tecnologia solares, há ou pode haver solução, soluções.
    Dentro de duas semanas ou três devo ter um primeiro exemplar para testar no meu lago de carpas KOI, ou seja, uma bomba solar de água com chafariz flutuante que é acessível, cerca de 69 euros, e servirá para avaliar o desempenho da coisa uma vez que já avaliei e tenho os lampiões solares e os de três leds são muito bons e dão muita luz...de borla (até alguém se lembrar de taxar a luz do sol...).

Se resultar então poderei considerar outra mas profissional que custa ou pode custar 500 euros (mais coisa menos coisa) e do que estive a ler capta água a 70 metros de profundidade máxima debitando um fluxo de 300 litros por hora (mais litro menos litro), 24VDC, 4.6 Amp...

obviamente que há mais barato e terei de comparar as possibilidades que essas bombas me oferecem com uma outra de 12V com coluna manométrica de 9m testados (Bruno Quinzico) e 12m indicados pelo fabricante http://www.troquedeenergia.com/index...=1&b=0&m=0&p=0 e que funciona exactamente como a que vocês usam, ligada ao isqueiro do carro. Tudo irá depender do que realmente necessitar e a amplitude das aplicações que pretender que no caso da bomba de 12V ligada ao isqueiro do carro serão necessariamente mais limitadas enquanto que no caso das bombas solares posso usar para muito mais coisas e poupar a coluna vertebral. Oportunamente coloco elos e mais informação que cá tenho.

Atenciosamente
    Pedro Nuno
    P.S.: Se te aparecer a Polícia Marítima diz-lhes que o motor tem cavalagem inferior a 5CV......(porque abaixo disso não necessita de licença)...... e faz-te de muito espantado, tipo...a sérioooo...ai não sabia "SENHOR POLICIA DO MAR"....

"I may of course, be egregiously wrong; but I cannot persuade myself that a theory which explains several classes of facts can be wholly wrong"...Tradução: É claro que eu posso estar egregiamente errado; mas não me consigo persuadir de que uma teoria que explica várias classes de factos, possa estar completamente errada"...
    Charles Darwin, a Origem das espécies
    Zanclus canescens, cornutus, Kihikiki ou o zigzags
    REEFS MAGAZINE

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem