Boas,
Acho que o filtro 2213 nao vais precisar dele...
Sei-te dizer que RV a esse preço só se for usada, pois nova é pelo menos a 13€ o kg e areao de coral comprei este fim de semana 10kg a 28€
boa sorte para o inicio!
Boas.
Estou ideias de transformar o meu aquario de 60cm de agua doce num nano reef.
O setup de momento é:
Aquario de 60cm*30*30
Calha de 60cm 3x24W 10000K
Filtro externo 2213
Termostato
Bomba de 700L/hora
Sistema de CO2 botija de 2kg
Para esta alteração pelo que li eu iria precisar de areao de coral e rocha viva.
Areao de coral penso que seriam necessarios uns 10kg, assim como 10 kg de rocha viva, ou estou errado?
Já agora eu tenho também um aquario de 40cm que poderia usar como sump ou refugio, contudo penso que irei deixar isso para o futuro, pois ainda não percebi bem a função do refugio e também a ligação entre eles iria ser complicada de momento.
De momento estou com poucos euros, mas para levar isto para devagar penso que o investimento inicial tb não é muito grande ou seja, eu estou a contar com rocha viva no maximo 5€ o kg e o areao coral penso que sejá tb barato. ou seja inicialmente eu iria gastar cerca de 50€ +-, se tiver errado corrijam sff.
E depois é montar tudo lá dentro para ciclar e ir vendo as evoluções e colocar uns ermitas tb.
O que acham deste inicio.
Obrigado.
Fiquem bem.
Boas,
Acho que o filtro 2213 nao vais precisar dele...
Sei-te dizer que RV a esse preço só se for usada, pois nova é pelo menos a 13€ o kg e areao de coral comprei este fim de semana 10kg a 28€
boa sorte para o inicio!
Reef 350L Construido... (ciclo time)
Postado originalmente por Cristóvão Veríssimo
Sim a RV sera usada
o areao de coral tb pretendia usado de preferencia, já agora esse tipo de areao é sempre do que altera o ph para cima correcto?
Fica bem
Boas Nuno
Falta-te circulação de água, 700L/H é pouco. Coloca bombas tipo tunze nanostream, sunsun 3000L/H ou wavemarea, dentro deste género.
E falta-te o mais importante, que é o escumador. Se te estás a iniciar, penso que não deverás prescindir de colocar um.
Quanto á sump, é boa para deposito de detritos que depois podes remover facilmente, colocar termostato e escumador.
Cps
www.reefcenter.vstore.ca
There are no facts, only interpretations.
Friedrich Nietzsche (1844 - 1900)
Postado originalmente por Gil Miguel
![]()
3000L/h uiiiiiiii, isso não será mto para aquele aquario, vou colar tudo o que se mexer ao outro vidro do aquario não, lol...
Li algures que por vezes da para alterar estas bombas de circulação para mais potentes alguem sabe onde posso ver isso?
E sim o escumador tb já ando a pensar nisso, não sei é se faço ou se compro um mesmo...
Obrigado
Boas Nuno
São bombas de fluxo disperso e não powerheads de fluxo muito concentrado, ou seja os 3000 L/H não te vão varrer o aquário todo.
Pesquiza por Tunze Nano Stream, Sunsun 102, wave marea 2400 etc.
www.reefcenter.vstore.ca
There are no facts, only interpretations.
Friedrich Nietzsche (1844 - 1900)
Para a litragem do aqua, de aprox. 50 litros e usando a regra de 30x, o ideal será circulação na ordem dos 1500l/h... ou seja, acrescentar mais uma bomba de 700l/h à existente deve servir..
Por acaso há tempos arranjei uma Sunsun 3000l/h e quando experimentei no meu aqua (de iguais dimensões) retirei-a, pois aquilo fazia uma ondulação do caraças... lol
O escumador poderá ser do tipo airlift, com pedra de madeira para fazer bolhas de ar
A rocha viva é um dos componentes mais caros dos reef e para os 10kg +- recomendados ainda é um tombo valente na carteira.. no meu coloquei uns 8kg e foi aos poucos...
![]()
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."
Boas,![]()
Estou de acordo com o que os conselhos que Gil te deu, e realmente não percisas do filtro externo nem do sistema de Co2.
Aconselho-te a leres as FAQ´s do nosso forum pois vão te ajudar a perceber várias coisas, e uma delas é a função de um refúgio e a sua importância.Postado originalmente por Nuno Miguel Dias
regras???Postado originalmente por Artur Fonseca
![]()
No meu 80x40x40 tenho duas tunzes de 2300l/h e mais uma sun sun de 3000l/h
Precisas mesmo aumentar a circulação!Como ja disseram o filtro vende que dá para comprares pelo menos uma bomba e sistema de co2 idem...
boa sorte para o inicio!
Reef 350L Construido... (ciclo time)
Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)