Resultados 1 a 21 de 21

Tópico: Ouriço!! prejudicial ou não??

Membro Senior Avatar de Hugo Miguel Santos
    Data de Ingresso
    14-09-04

Question Ouriço!! prejudicial ou não??

Boas tardes,

Pedia a vossa ajuda no seguinte, comprei um ouriço, mas tenho medo de o colocar na água com medo de ferir algum peixe ou mesmo que a anemona a agarre e que isso seja mau..

Ajudem-me a resolver esta situação..

Abraço

Hugo Santos

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    29-01-07

Re: Ouriço!! prejudicial ou não??

Nao me leves a mal ,as 1º antes de comprarmos algum ser vivo temos de ver os pros e os contras, nao compramos so por comprar ,por vezes alguns nao seram compativeis com os seres que la temos , mas ja que o compras-te em principio nao tens problemas sao reef safe e so teras problemas se algum peixe assustado for ter com ele , e muita atençao que alguns sao venenosos e teras tu problemas serios tenho um amigo que foi picado por um e ja foi operado 6 vezes a mao por uma picadela dum diadema
    THE NUNO´S REEF

Membro Identificado Avatar de Bruno Quinzico
    Data de Ingresso
    21-03-06

Olá Hugo,

não tenhas problemas com isso...podes colocar à vontade
    Bruno Quinzico

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!
    Quinzicário do Algarve
    Quinzico_The_Twin

http://WWW.ALGAREEF.COM

Membro Avatar de Miguel Martins
    Data de Ingresso
    16-09-04

a unica coisa que eu acho prejudicial e o facto de alguns serem esfomeados por alga coralina portanto se a tens toma atençao nao va ele ser um dos que tem apetite por ela :P

se for

Membro Identificado Avatar de Eduardo Ferreira
    Data de Ingresso
    20-07-06

Citação Postado originalmente por Miguel Martins
    a unica coisa que eu acho prejudicial e o facto de alguns serem esfomeados por alga coralina portanto se a tens toma atençao nao va ele ser um dos que tem apetite por ela :P

se for
    eu tenho e ouriços e sao muito boms comedores de algas

Membro Identificado Avatar de Mauricio Foz
    Data de Ingresso
    21-10-05

Eu vejo 2 desvantagens, 1 vantagem e 1 problema.
    Primeiro a vantagem, sim, alguns gostam de comer algas o que é interesante.
    Agora a desvantagem, tambem gostam de raspar as rochas com algas coralineas, o que definitivamente é desagradável e são fortes e não escolhem caminho, então, se as rochas não estiverem bem presas, pode haver deslocamento. Já observaram que algumas rochas apresentam buracos bem redondinhos, até parece que foram feitos por maquinas. Bem as maquinas se chamam ourioço. Sabem o nome que o buraco do ouriço recebe? - Loca!

Problema, sim como disse o Nuno, os espinhos em geral são finos, afiados e as pontas quebradiças, voce pode inadvertidamente se ferir e isso causa sérios problemas.
    Mauricio Fóz

Inscreva-se no Grupo Social Brasil a comunidade dos brasileiros no Reefforum.

Membro Junior Avatar de Daniel Rodrigues Fernandes
    Data de Ingresso
    25-08-08

coloquei um ouriço no meu aquario, e percebi que ele raspou mesmo as coralinas que estavam nas rochas, alem de comer a propria rocha, ficou feio, as coralinas ficaram com caminhos brancos, já esta no sump agora, minha proxima visita a praia será para devolve-los ao mar.
    eu nao recomendo ouriços para um reef .

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Citação Postado originalmente por NunoAlexandre Ver Post
    Nao me leves a mal ,as 1º antes de comprarmos algum ser vivo temos de ver os pros e os contras, nao compramos so por comprar ,por vezes alguns nao seram compativeis com os seres que la temos , mas ja que o compras-te em principio nao tens problemas sao reef safe e so teras problemas se algum peixe assustado for ter com ele , e muita atençao que alguns sao venenosos e teras tu problemas serios tenho um amigo que foi picado por um e ja foi operado 6 vezes a mao por uma picadela dum diadema
    O homem que mo vendeu picou-se...
    hehe, mas acho que não tem alergias á coisa...um diadema...

se calhar depois meteu baixa...

A cena é logo meter a mão de molho em água quentissima que se aguente, as proteinas perdem o efeito...
    isto aplica-se para qualquer veneno, ou pelo menos a maior parte.

Estudos recentes revelam a extrema importância dos ouriços na saúde do recife, são eles o princnipal herbivoro, pelo menos nas caraibas, e o resgresso destes surge sempree um retrocesso nas algas e regresso dos corais..se bem que costuma ser ao contrário...
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    11-03-09

Prezado colega, eu não aconselharia colocar o ouriço não! meu aqua estava indo de vento em popa nas algas pink (é novo +/- 6 meses) dai tive a infelicidade de colocar 3 ouriços. Em uma semana as algas pink sumiram, e olha que já tinha bastante mesmo. Pesquisei na net e descobri que eles eram os culpados (os ouriços), descobri pessoas que até levaram choque no aquário, pois comeram os cabos da bomba e teve um comentário de um aquarista que precisou desmontar o aquário, pois comeu o silicone do vidro. Na dúvida, devolvi-os ao mar....

Membro
    Data de Ingresso
    30-11-07

Caro Amigo,
    Apenas posso falar da minha experiencia.
    Tive um ourico no meu aquario em casa e simplesmente ele passeava por cima de todos os corais. Isto e bastante irritante.
    De resto nao fez mal a mais nada.

Data de Ingresso
    21-10-05

Atenção aos colegas e tambem aos vizinhos brasileiros:
    Existem dois problemas básicos em se devolver um animal ao mar.
    Biológicos:
    O primeiro esta relacionado ao fato de que podemos introduzir uma espécie num ambiente diferente e comprometer o equilibrio da região.
    O segundo esta no fato de que uma vez que este animal esteve em nosso aquario e esse pode conter espécies nacionais ou exóticas, pode, existir algum ser vivo "diferente" que transportado pelo animal devolvido irá comprometer toda a biodiversidade da região.

Legal:
    A legislação brasileira proibe e devolução, reintrodução ou introdução de animais nacionais ou exóticos mesmo que no local de origem após contato com animais exóticos.

Resumo: Jamais depois de colocar um animal em seu aquario devolva para o mar, voce não estará sendo ecologicamente correto, é justamente o contrário.
    Mauricio Fóz

Data de Ingresso
    29-03-08

mais vale matar o bicho..por muito cruel que possa parecer...

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Junior
    Data de Ingresso
    11-03-09

Maurício, vejo que é interessante essa Brecha na legislação para os traficantes...quer dizer então que o cara pega um papagaio, macaco, cobra, etc...introduz com animais diferentes em cativeiro como Calopsita, piriquito australiano, macacos diversos, etc e depois não pode mais devolvê-los à natureza? É isso?

Em ser ecologicamente correto, poderias comentar mais? Não me ficou bem claro... abraços...

Data de Ingresso
    29-03-08

O que ele quis dizer é que animais de outros ecossistemas podem ser nefastos em outros ecossistemas.

por exemplo caulerpa no mediterrâneo, não existem predadorees, só nos trópicos e explodiu...matou tudo, porque nada as consegue as comer...logo o ecossistema entra em colapso, os animais do mediterÂneo morrem porque desaparecem a algas originais desses sitios, não têm defesas contra os quimicos da caulerpa, afinal evoluiram em sitios diferente...

mais exemplo perca do nilo no lago victória, quase TOdOS os peixes ciclideos desapareceram, práticamente um deserto, nem a perca depois sobrevive, só poorque alguém lembrou em a meter lá...

Compreendes?
    ecossistemas podem entrar em colapso, não é 1 nem 2 animais mortos são milhões e várias espécies a desaparecerm.

no caso do lago victória foram centenas snão milhares de espécies ao ar..
    porque meteram lá a perca do nilo.
    despejar os animais pelo esgoto é errado eu nem a algas despejo..vai tudo pró lixo...tenham muito cuidado....

isto pode ser uma caixa de pandora.

agora existe alguns peixes do pacifico nas caribas, e mais uma vez porque alguém deixou escapar estes peixes dos seus aquários....é a desgraça...
    centenas de extinções em massa...
    ou a caminho disso

em portugal é mais complicado a água é fria, mas no brasil tudo pode acontecer...
    pior um animal introduzido que milhares milhoes de peixes corais a serem exportados...sério...

-Anónimo.

Membro Identificado Avatar de Filipe Pacheco
    Data de Ingresso
    07-07-06

Concordo a 100% com o Maurício e o António Vítor, não devemos introduzir espécies que não pertencem ao nosso ecossistema...nas Caraíbas peixes como o flavescens, os pterois e outros, foram introduzidos, embora por enquanto sem problemas ecológicos...em Portugal o grande problema das introduções é dos peixes de rio, como o achigã, lúcio, lúcio-perca, perca-sol, perca e uma outra provável introdução que é o Silurus glanis, a maioria destas espécies provoca graves problemas nos ecossistemas dos nossos rios, embora neste caso tenham sido introduzidas para pesca, felizmente as introduções de peixes que saem dos nossos aquários é relativamente pequena; mais preocupante é provavelmente o aquecimento global que trás espécies que não pertencem ao nosso ecossistema, como alguns hidrozoários na Madeira.

Aliás...NUNCA DEVEMOS INTRODUZIR ESPÉCIES NA NATUREZA QUANDO NÃO PERTENCEM A ESSE ECOSSISTEMA.

Mas António Vítor matar o bicho, isso não concordo, é preferível dar a alguem que o aceite.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...
    http://www.reefforum.net/f18/aquario...a-costa-17469/

Membro Junior
    Data de Ingresso
    11-03-09

Obrigado pelos esclarecimentos Antônio. Sob esta ótica, vou rever meus conceitos acerca de quais animais vou colocar no aqua (tenho somente alguns paguros no momento). Fico mais tranquilo também em saber que devolvi o bicho (ouriço) no mesmo local onde peguei eh ehe..Essa introdução de um animal fora de seu abitat tive eu quando um infeliz abandou os caramujos africanos (que pensava ele ser escarboss-comestíveis) em nosso bairro à sorte....Não precisa dizer o que aconteceu né? abraços amigo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Mas António Vítor matar o bicho, isso não concordo, é preferível dar a alguem que o aceite.
    só disse que é preferivel matar a despejar no esgoto...ou no mar ou rio...

não disse que era preferivel matar a dar o animal...percebes...

ás vezes pareço cruel... mas não sou nem era a minha inteenção parecer...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    21-10-05

Narciso, O IBAMA, que em muitos aspectos (duro e dificil de dizer) é incompetente para o que pretende fazer, em associação na maioria das vezes com criadores locais, em alguns casos, re-adapta, re-treina o animal capturado para voltar a natureza, tambem é feito um trabalho de avaliação das condições de saúde e sanitárias do animal para saber se o mesmo pode ser re-introduzido na natureza.
    Em alguns casos não pode! O animal é destinado então a um zoologico ou criadouro.

Uma coisa interessante da lei, é que nenhum animal ilegalmente capturado na natureza e apreendido pela policia/Ibama pode ser "legalizado". Já ocorreram casos de lotes inteiros de corais importados serem "queimados" pois não havia um local para onde pudessem ser destinados num prazo razoável.
    Recentemente um lote de arraias de agua doce foi destinado a USP.

Poderiamos ficar aqui muito tempo descrevendo desastres ambientais provocados pela introdução de animais "estrangeiros".

PS: Veja que mesmo que vc tenha retirado um ouriço da sua praia, ai mesmo a 100 m de casa e colocado no seu aquario. O simples contato com um coral importado, ou um peixe do caribe, qualquer coisa exótica, impede o ouriço de retornar a sua bela praia.

PS2: Para o IBAMA e legislação brasileira, exótico é qualquer animal NÃO natural, não original do território brasileiro.
    Mauricio Fóz

Data de Ingresso
    29-03-08

O brasil é tão grande que de certeza mesmo a "migração" de animais de ecossistemas diferentes internamente pode provocar problemas...
    mesmo que não sejam exóticos...

de ccerteza que terá vários ecossistemas tanto no mar como na terra...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    21-10-05

Narciso, só mais uma coisa, não sei se ja aconteceu, caso contrário, seja bem vindo a comunidade Reeforum.

Um abraço dos brasileiros e dos irmãos portugueses.

Mauricio
    Mauricio Fóz

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Olá a todos

Só para complemento de informação.
    Caso alguém se pique (como já foi o meu caso) nos espinhos de um ouriço, a solução é bem simples.

Mergulhar o dedo (ou toda a parte picada) em vinagre. Ao fim de uma hora (ou menos) o espinho desapareceu

Numa das minhas viagem ao Mar Vermelho, durante um mergulho nocturno fiquei com uma perna cravada de espinhos de um diadema. A solução passou por compressas embebidas de vinagre. Os espinhos cravados pura e simplesmente desaparecem; Não fossem eles basicamente cálcio.
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Ouriço Rosa
    Por Vlamir Freitas no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 1
    Último Post: 12-02-08, 03:02
  2. Vantagem/Desvantagem de ter um Ouriço
    Por Nicolas Garin no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 10
    Último Post: 25-05-07, 11:57
  3. Ajuda na identificaçao deste ouriço
    Por José Sousa no fórum Ouriços
    Respostas: 5