Resultados 1 a 21 de 21

Tópico: Morte inesperada...

Membro Identificado Avatar de Filipe Pacheco
    Data de Ingresso
    07-07-06

Morte inesperada...

Hoje acordei de manhã e o thalassoma que tinha estava enfiado num buraco morto, foi estranho porque o peixe alimentou-se bem no dia anterior, além disso notei que o centropyge está com os olhos baços e grandes...penso que será dos nitratos ou nitritos porque o meu aquário tem o fundo coberto de ciano.
    Acham que há outra forma de resolver isto sem ser umas tpa´s???
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...
    http://www.reefforum.net/f18/aquario...a-costa-17469/

Convidado Avatar de Paulo J. Oliveira
    Data de Ingresso
    15-03-05

Re: Morte inesperada...

Citação Postado originalmente por Filipe Pacheco
    Hoje acordei de manhã e o thalassoma que tinha estava enfiado num buraco morto, foi estranho porque o peixe alimentou-se bem no dia anterior, além disso notei que o centropyge está com os olhos baços e grandes...penso que será dos nitratos ou nitritos porque o meu aquário tem o fundo coberto de ciano.
    Acham que há outra forma de resolver isto sem ser umas tpa´s???

Olá Filipe

É pena que tenhas perdido esse peixe, no entanto em relaçao ao teu problema, as TPA`s irão ajudar e muito e aproveita e aspiras o areao de forma a removeres as cianobactérias.
    No entanto isso não resolve esse teu problema, só o vai remediar, pois tem de se perceber qual a razao do aparecimento dessas ciano e consequentemente a mortes dos teus vivos.
    Penso que num post anterior a este colocado por ti, te dei algumas das possibilidades e passo a repetir :
    - Má Escumação
    - Circulação Insuficiente ou má direccionada
    - Alimentaçao em Excesso

Deverás colocar carvao activado tambem no teu sistema, para ajudar a limpar a agua removendo assim o indesejado que esteja na mesma.

Qual o valor do teu Potencial Redox?

Nao desanimes e tenta verificar o problema, tentando resolver um aspecto de cada vez
    Cumprimentos

Paulo J. Oliveira
    RF Moderador

Data de Ingresso
    07-07-06

Olá João Oliveira, de facto já não é o primeiro tópico que abro sobre cianobactérias...bem a má escumação penso que não será...regulei o escumador hang-on que tenho tenho e pus a torneira às 13:40, além disso o escumador está a retirar muita porcaria quase nada líquido...a circulação tenho de 11500 l/h no aquário que só tem 300 litros, embora é claro que possa estar mal direccionada, eu coloquei uma nanostream 6045 em cada lado do aqua, e uma no fundo do vidro direccionada para a frente, as do lado direccionei para cima.As nanostream que ficam de lado do aqua (especialmente a que está do lado do escumador, ficam cheias de porcaria castanha (que já limpei) a entrada e saída do escumador também ficam...de qualquer forma alimentação está fora de questão, porque nem alimento muito só o que eles comem, só deito a medida que eles vão comendo.
    Não é fácil para mim fazer tpa´s mas terei de fazer em que proporção?? 20% 25%???
    Eu fiz os testes de cor de nitritos e nitratos e deu +/- 0 de nitritos e 0,5 nitratos, embora estes de cor não sejam muito exactos, se houver algo diferente para medir mais exacto era melhor.
    De resto, os 2 corais estão bem, eremitas, búzios, caramujos, e até o zebrassoma está indo bem, além da alga coralina está crescendo bem, o único que está com um comportamento diferente é o centropyge que tem os olhos baços...agora pergunto será que ele sobrevive???
    Para terminar mais duas questões:

Posso guardar a água salgada numa jerrican durante quanto tempo dentro de uma garagem?
    As cianobactérias só nascem onde tem luz???é que no meu aqua elas só aparecem na parte da frente...enquanto que na parte de trás ou nas grutas a areia está branca.

Obrigados pelas respostas e pela paciência.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Membro Identificado Avatar de Bruno Quinzico
    Data de Ingresso
    21-03-06

Olá Filipe,

as cianobactérias são fotosintéticas, daí aparecerem em locais com iluminação. Podes reduzir a iluminação e aplicar um ozonizador (colocar o ORP a rondar os 400 mV).

A alimentação do sistema deverá ser algo a rever.
    Bruno Quinzico

As acções de hoje são as consequências do amanhã!!!
    Quinzicário do Algarve
    Quinzico_The_Twin

http://WWW.ALGAREEF.COM

Equipa RF Avatar de José Passos Campainha
    Data de Ingresso
    26-06-06

Não é fácil para mim fazer tpa´s mas terei de fazer em que proporção?? 20% 25%???
    Posso guardar a água salgada numa jerrican durante quanto tempo dentro de uma garagem?
    Boas, Filipe.

Antes de mais, lamento a tua perda.

O teu problema poderá estar na primeira afirmação que fazes. Quanto às proporções das TPA, uma vez que está a ser atacado por ciano, mais vale 10% a 20%, mas mais frequentes, para além de complementares o seu combate com a dica, que te indicou o Bruno, de reduzir a iluminação.

Quanto à segunda questão, podes guardar água salgada num recipiente por algum tempo desde que esteja protegido da luz solar directa. Portanto, a garangem parece-me um bom local para isso.

Membro Identificado Avatar de Miguel Correia
    Data de Ingresso
    14-06-05

Olá Filipe,

Já ligaste o termostato? dá última vez que falamos, tinhas isso desligado. Com as HQI ligadas durante o dia e as noites agora mais frescas, deve haver grandes oscilações de temperatura.

A morte do talassoma pode ter sido devido à areia estar com detritos (acumulados durante muito tempo) e podendo até estar podre, como dorme debaixo do substrato, deve ter sido mais afectado que os outros, até porque é um peixe muito resistente. Vê se a areia está a cheirar mal.

Abraço,
    Miguel

Data de Ingresso
    07-07-06

Olá a todos, sim Miguel já tenho o termostato ligado a 25º, as mudanças farei hoje a tarde e guardarei o resto da água na garagem como já disse, e em relação a iluminação, eu deixo durante toda a noite as led's acesas, acho que vou desligar as luzes todas durante uns tempos até as coisas estarem melhor, já agora o zebrassoma também já começa a estar infectado como o centropyge.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Lojista Avatar de Ricardo Santos
    Data de Ingresso
    14-07-05

Boas,

Carbono Orgânico Dissolvido e Algas Lodosas Vermelhas
    Por Timothy A. Hovanec, Ph.D.
    Traduzido por: Pedro Nuno Ferreira

Na minha coluna de Maio de 1999, discuti que um factor causador de pelo menos crescimento de algas nos aquários poderia ser ferro na água do aquário. Este mês gostaria de me focar no papel que o carbono orgânico dissolvido possa desempenhar em provocar crescimento incontrolável de algas no aquário.

Á primeiras vista pode parecer que não consigo decidir sobre o que provoca crescimento de algas, mas isto não é o caso por várias razões. Primeiro, algas, de um tipo ou outro, crescem em quase todos os ambientes imagináveis que estejam expostos à luz do sol. A ampla gama de condições ambientais significa que existe muita diversidade nos tipos de algas. Portanto não podemos assumir que todas as algas são o mesmo – não são. As condições ambientais que as algas preferem são de gama tão ampla como o número e tipos de algas na Terra. Mesmo os aquários são diferentes uns dos outros e o tipo de algas que poderão encontrar nos mesmos, variará de aquário para aquário dependendo das condições ambientais. Por isso nenhum factor único pode ser considerado ser a fonte primária do crescimento de algas nos aquários. Os orgânicos dissolvidos são mais outros na lista de componentes que temos de considerar quando se tenta encontrar a fonte do crescimento de algas no aquário.

Em segundo lugar, o que consideramos ou chamamos algas em algumas situações de alguns aquários, de facto não são algas mas bactérias. As bactérias são uniformemente mais amplamente diversas do que as algas e podem viver em muitos ambientes que são inóspitos para as algas. Gostaria de limitar o resto da coluna deste mês a estas algas-bactérias e salientar porque são diferentes das algas e como esta diferença tem efeito no modo como nos livramos delas.

O tipo mais comum de algas-bactérias encontrado nos aquários está nos aquários de água salgada. Estas algas-bactérias são realmente bactérias que são membros das cianobactérias. No passatempo dos aquários, o nome comum para as piores das cianobactérias são as algas vermelhas lodosas. Tal como qualquer pessoa que as tenha tido pode atestar, que as algas vermelhas lodosas podem ser aparentemente impossíveis de eliminar do aquário. Pode-se passar horas a aspirar o substrato de coral e as decorações e pode-se retirar as decorações e soprar as algas com uma mangueira, mas as algas voltam – de um dia para outro, nem menos. Parece que quanto mais se limpa mais rapidamente voltam as algas lodosas.

Os tratamentos comuns para nos livrarmos da alga vermelha lodosa incluem reduzir o número de horas que a iluminação sobre o aquário está ligada em cada dia ou desligar as luzes durante alguns dias. Estes métodos geralmente não funcionam bem porque as cianobactérias que ocorrem nos aquários não necessitam de luz para crescer. Enquanto que os tipos encontrados em aquário não crescerão bem em completa escuridão, crescerão bem em condições de baixo nível. Assim alterar a exposição à luz não resolve a causa do crescimento de cianobactérias.

Outro tratamento que é bem eficaz, consiste em adicionar um antibiótico ao aquário (habitualmente eritromicina). Como dito, este tratamento funciona mas apenas durante um curto período de tempo por isso tem de ser repetido. Isto apresenta vários problemas. Primeiro a eritromicina é um tipo de antibiótico designado como bactericida. Os bactericidas são antibióticos que matam em absoluto as células bacterianas. Outros antibióticos são bacteriostáticos o que significa que inibirão a reprodução das bactérias mas não as matam.

Os bactericidas não são específicos relativamente à espécie de bactéria que matam. Por isso doseando o vosso aquário com esses antibióticos correm o risco de matarem também as bactérias nitrificadoras do vosso sistema. Estas levarão a elevadas concentrações de amónia e nitritos e danos nos vossos peixes. Os bactericidas podem também matar bactérias que estão em simbiose com os vossos organismos do recife e pode levar à morte dos vossos invertebrados.

Também tão importante é o facto de que o uso indiscriminado de antibióticos pode criar bactérias que são resistente ao antibiótico. Assim quando necessitarem de usar o antibiótico para salvar o vosso peixe favorito, o antibiótico falhará porque as bactérias que estão a infectar o vosso peixe, são resistentes ao antibiótico. Este mesmo fenómeno tornou-se também um problema real no tratamento de doenças humanas. Por último, um antibiótico trata apenas o sintoma, não a causa.

O que pode ser a causa principal de florescimentos de cianobactérias nos aquários? A resposta pode estar no facto de que as cianobactérias são um tipo de bactérias heterotróficas. As bactérias heterotróficas, ao contrário das bactérias autotróficas, obtêm carbono de que necessitam para o crescimento, de compostos orgânicos. As cianobactérias crescem habitualmente em ambientes ricos em orgânicos em partículas e dissolvidos e muitos aquários encaixam nesta classificação. Assim para controlar as cianobactérias e ver-mo-nos livres delas, necessitamos de apurar as fontes de orgânicos dissolvidos no aquário e modos para reduzir esses orgânicos.

A maior fonte de orgânicos dissolvidos nos aquários, são os processos biológicos que acompanham um aquário cheio de peixes que são alimentados frequentemente. O alimento para peixes, excreções dos peixes e outro material orgânico em partículas, são colonizados por bactérias que decompõem o material em substâncias dissolvidas. O passo básico é o de que o carbono se torna carbono dissolvido. Mais peixes e mais alimento significam concentrações elevadas de substâncias orgânicas. Uma razão pela qual as cianobactérias são habitualmente um problema maior com aquários de peixes de água salgada versus aquários de recife, é o de que os aquários de peixes recebem mais alimento de peixe numa base diária do que o aquário de recife e assim têm níveis elevados de carbono orgânico total, isso promove o crescimento de cianobactérias.

Existem muitas maneiras de controlar a quantidade de carbono orgânico no vosso sistema. Lembrem-se de que há dois tipos gerais de material orgânico: em partículas e dissolvido. Há maneiras de os retirar ambos do vosso aquário.

Primeiro, limitem a quantidade de carbono em partículas no vosso aquário. Isso não significa reduzir o número de peixes no aquário ou reduzir a quantidade de alimento (mas isso ajudaria seguramente). Significa limpar o filtro mecânico do vosso sistema de filtragem, frequentemente. A almofada de filtragem é onde fica retido a maioria do material em partículas. Se o vosso sistema estiver fortemente carregado de peixes poderão ter de limpar estas almofadas de dois em dois dias, mas o ganho compensará. O material orgânico retido na almofade de filtragem não tem qualquer beneficio para o aquário – removam-no frequentemente. A seguir se o vosso aquário tiver substrato, limpem-no regularmente com um sifão limpador de areia. O coral ou areão no fundo do aquário é bom para local para recolher material orgânico em partículas – assim ver-se livre deste material ajudará.

Livrar-se do material orgânico numa base regular ajudará muito a reduzir florescimentos de cianobactérias. Então quão frequente é uma base regular? Isso tem de ser decidido numa base de aquário a aquário. Se tiverem muitos peixes e alimentarem muito terão de limpar o filtro mecânico e substrato mais frequentemente do que uma pessoa com poucos peixes que alimente pouco. Há três métodos simples para nos livrarmos de carbono orgânico dissolvido. Trocas parciais de água são o mais comum. É um método simples mas a maioria das pessoas são um pouco preguiçosas para o fazerem. Assim para complementar as trocas parciais de água devemos usar escumador e carvão activado para remover (ambos temas de colunas anteriores). A escumação e o carvão removem o carbono orgânico dissolvido mas a pesquisa demonstrou que removem diferentes substancias assim usá-los em conjunto é benéfico. Limpem o escumador frequentemente e mudem o carvão regularmente, para obterem o máximo benefício destas técnicas.

Para controlarem e eliminarem com sucesso as cianobactérias, necessitamos de usar todos os meios que mencionei acima. Isso significa ter os componentes de filtragem correctos e fazer manutenção regular. Boa manutenção de peixes.

1999, Timothy A. Hovanec, Ph.D.
    Originalmente publicado na Aquarium Fish Magazine, Junho de 1999

Membro Identificado Avatar de Mauricio Foz
    Data de Ingresso
    21-10-05

Ricardo Santos, voce tem um link para o original desse artigo?
    Grato,
    Mauricio Fóz

Inscreva-se no Grupo Social Brasil a comunidade dos brasileiros no Reefforum.

Data de Ingresso
    07-07-06

Bem, agora já fiz as mudanças no aqua, aspirei o substracto, ficou praticamente todo branco, as ciano só estão na superfície. Diminuí o tempo de iluminação, talvez desligue durante 5 dias para ver os resultados, fiz troca de 25 % de água e no fim de semana farei outros 25%; além disso limpei as bombas, acessórios e algumas partes do escumador (que só limparei por dentro daqui a 1 semana ou duas).
    Resultados: A água está mais limpa, substracto branco, e o escumador não tira tanta matéria orgânica (o que penso que será de a água estar mais limpa)...adicionarei mais eremitas e caramujos para limpar o aqua e talvez mais rocha viva...além disso o kalk já está a pingar.
    Espero que tudo se resolva.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Data de Ingresso
    14-07-05

Olá Mauricio,

Este artigo foi citado por o Rui Ferreira de Almeida neste tópico, e posteriormente traduzido por o Pedro. Desequilíbrio e cianos

Data de Ingresso
    07-07-06

Depois desses problemas e ter morrido o thalassoma, notei que o centropyge também ficou afectado, agora ele praticamente não sai detrás das rochas, e o zebrassoma já não passeia a frente do aquário como antes, mas sim, tem um comportamento diferente, estando sempre na parte de trás do aquário nadando pouco; e no zebrassoma também começaram as barbatanas a ficar tipo roídas nas pontas e o peixe com manchas na cabeça e parte de cima do corpo, penso que odinium...qual será o melhor tratamento para eles, para voltarem a ficar bem?
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Membro Identificado Avatar de Mauricio Foz
    Data de Ingresso
    21-10-05

Valeu Ricardo, Obrigado
    Mauricio Fóz

Inscreva-se no Grupo Social Brasil a comunidade dos brasileiros no Reefforum.

Data de Ingresso
    07-07-06

Bem após estes dias, eu resolvi voltar a iluminar o aquário e devo dizer, que os corais ficaram logo bem, o blackout não provocou danos nenhuns neles, as ciano desde a muda de água e de aspirar a maioria não voltaram a crescer, e o centropyge e o zebrassoma já começam a voltar a fazer o seu ritmo de vida normal lol...os olhos do centropyge já não estão inchados como estavam e o zebrassoma já está com cores melhores, apesar de as barbatanas estarem roídas ...de qualquer forma irei fazer mais tpa's este fim de semana, aspirar o resto das ciano e ver se troco uns plates mortos que tenho por rocha viva e também mais cerites e eremitas...
    Outra coisa que notei foi que o escumador cada vez tira menos porcaria e o aquário em certas zonas está com um cheiro desagradável, mas muito muito fraco, e nessas zonas desse cheiro está zooplanton morto.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Data de Ingresso
    07-07-06

Boas, para não criar outro tópico resolvi postar neste mesmo os meus problemas sobre ciano e carga orgânica elevada, depois da tal limpeza que fiz nos vidros, bombas e areia, as ciano diminuiram bastante, agora parece que estão a voltar algumas...acham que há algum animal que consiga controlar as ciano ou uso o medicamento que tenho, ele já deve ser conhecido por muitos de vocês, é o Poly-Ox da Kent, agora ão sei se adiciono à água, visto algumas pessoas dizerem que é melhor usar um método natural, quais serão as medidas correctas a adicionar este medicamento...é que o método natural não elimina apenas controla +/- as ciano...de qualquer forma apesar de ter tido algumas baixas passadas, agora os animais que introduzi até estão estáveis.
    Neste aquário fiz um erro na montagem, deixei o aquário sem escumador durante muito tempo, no próximo isso não irá acontecer, afinal aprendemos com os erros.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Data de Ingresso
    14-07-05

Boas Filipe,

Leste o artigo que deixei?

Esses medicamentos não são solução, e podem até causar problemas ao aquário.

Se as cianos estão de volta é porque existe matéria orgânica, por isso a solução é combater o excesso de matéria orgânica e não combater directamente as cianos...caso contrário elas levam a melhor.

• Boa escumação=bom escumador+modelo adequado+boa montagem do mesmo. Retira a matéria orgânica particulada (antes que se transforme em dissolvida, por acção bacteriana), e retira matéria orgânica dissolvida também.
    • Mudas de água, retira matéria orgânica dissolvida. Pode retirar matéria orgânica particulada em conjunto com aspiração.
    • Carvão Activado, ajuda a retirar a matéria orgânica dissolvida.
    • Aspiração. Aspirar a areia, sump, e quaisquer detritos existente ajudará a retirar a matéria orgânica particulada.

Data de Ingresso
    07-07-06

Olá Ricardo...
    Hoje resolvi limpar o escumador por dentro, abri e aquilo estava um nojo, limpei ele como podia retirando a maior parte da sujidade, ficando apenas alguma na parte do fundo do escumador, aliás o meu escumador é um deltec mce 600 e tenho um aquário de 300 litros e penso que será suficiente (corrijam-se se tiver enganado), aspirar e tpa's já fiz, mas vou tentar fazer mais umas 2 tpa's e tentar aspirar o que posso, porque aspirar rochas não é nada fácil. Já reparei que a matéria orgânica está mais depositada nas rochas mortas, do que na rocha viva, talvez se meter mais viva seja melhor para o aqua.
    Em relação ao carvão activado, podias me explicr melhor, é que em água doce (que tive durante muito tempo) só utilizo isso dentro de um filtro externo, aqui no de água salgada onde coloco???
    Obrigado pelas respostas...
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

existem cyanos no ar que respiras, nunca vais conseguir eliminar isso.
    e se o medicamento mata bacterias matará as do ciclo do azoto e a tua rocha viva pode ficar menos viva....

não uses mais isso...
    cria más condições para as cyanos é a uica solução...
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    14-07-05

Olá Ricardo...
    Hoje resolvi limpar o escumador por dentro, abri e aquilo estava um nojo, limpei ele como podia retirando a maior parte da sujidade, ficando apenas alguma na parte do fundo do escumador, aliás o meu escumador é um deltec mce 600 e tenho um aquário de 300 litros e penso que será suficiente (corrijam-se se tiver enganado), aspirar e tpa's já fiz, mas vou tentar fazer mais umas 2 tpa's e tentar aspirar o que posso, porque aspirar rochas não é nada fácil. Já reparei que a matéria orgânica está mais depositada nas rochas mortas, do que na rocha viva, talvez se meter mais viva seja melhor para o aqua.
    Em relação ao carvão activado, podias me explicr melhor, é que em água doce (que tive durante muito tempo) só utilizo isso dentro de um filtro externo, aqui no de água salgada onde coloco???
    Obrigado pelas respostas...
    Aspira as cyanos da rocha quanto poderes, e depois com uma bomba do tipo power head sopra a rocha para libertar os detritos para a coluna de água.
    Se conseguires manter a prática de aspirar sempre que fazes TPA's seria o ideal.
    Podes utilizar o carvão activado de várias formas: num compartimento da sump (se tiveres); num filtro externo onde colocarás apenas o carvão; ou da melhor forma, num filtro fluidizado.

Dispõe sempre.

Data de Ingresso
    07-07-06

E no próprio escumador dá? Será que posso colocar na parte de saída de água do deltec?
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Data de Ingresso
    14-07-05

E no próprio escumador dá? Será que posso colocar na parte de saída de água do deltec?
    Olá de novo,

Já me esquecia...sim o MCE 600 possibilita isso mesmo, o uso de carvão ou anti-fosfatos num compartimento do próprio escumador.
    Deltec MCE 600...There is a chamber built into the skimmer where media such as RowaPhos or carbon can be used in a sock or bag and there is even an optional media box available.

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Morte de Triostegus
    Por Paulo J. Oliveira no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 4
    Último Post: 22-06-08, 10:37
  2. Morte de rostratus
    Por Eduardo Futre no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 58
    Último Post: 04-08-07, 00:03
  3. Fromia sp (morte em 2 dias)
    Por NunoAlexandre no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 4