Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: Algas vermelhas

Membro Identificado Avatar de Pedro Chouriço
    Data de Ingresso
    18-03-08

Algas vermelhas

Tenho no fundo do aquario umas algas vermelhas, e longas, que cobrem o fundo!

Tenho os parametros todos normais!

O que posso fazer para desaparecer?

Membro Identificado Avatar de Miguel Correia
    Data de Ingresso
    14-06-05

Re: Algas vermelhas

Citação Postado originalmente por Pedro Chouriço
    Tenho no fundo do aquario umas algas vermelhas, e longas, que cobrem o fundo!

Tenho os parametros todos normais!

O que posso fazer para desaparecer?
    Olá Pedro,

Serão cianos?
    Faz uma pesquisa no fórum com essa palavra, vais encontrar muitas respostas.

Cumps,
    Miguel

Equipa RF Avatar de José Passos Campainha
    Data de Ingresso
    26-06-06

Boas, Pedro.

TPAs + TPAs + TPAs.

Data de Ingresso
    18-03-08

Faço TPas de 10% todas as semanas!

Membro Senior
    Data de Ingresso
    21-02-05

Eu tenho esse problema e depois de ter gasto muito dinheiro nas lojas com resultado zero, consegui reduzir com agua de reposição de furo, adicionar kalk e mudar 5 lt de agua todos os dias, não sei se vou erradicar mas que já não tenho 90% do que tinha.
    não desesperar que com paciência e pensar pela propria cabeça vai lá.

Membro Identificado Avatar de Anthony Rosado Neto
    Data de Ingresso
    18-06-07

Caso seja cianobacterias tens este topico do Alex Correa que alem das ciano fala de mais tipos de alga:http://www.reefforum.net/showthread....639#post130639
    O dito texto das cianobacterias:
    Cianobactéria (cyanobacteria).
    São organismos classificados entre algas e bactérias (procariotes), por apresentar características de ambas. A aparência é de uma estrutura gelatinosa e normalmente apresentando cores intensas. Se reproduzem de forma asexual, através de divisão das células. Altas temperaturas aceleram esse no processo. São muito importantes e encontradas na natureza com certa freqüência, ajudando na fixação de nitrogênio.
    Existem dois diferentes estágios em que as cyanobactérias surgem no aquário. Quando no início do amadurecimento (geralmente logo depois das diatomáceas desaparecerem), podem ser vistas com bolhas de oxigênio localizadas dentro da estrutura de forma irregular. As cores podem variar de verde-brilhante, marrom, ou avermelhado. Pode ser por um acúmulo de componentes orgânicos, potência fraca do skimmer, ausência de animais herbívoros (caramujos e peixes), desequilíbrio biológico (ex: introdução de grande quantidade de organismos em um periodo relativamente curto para o tamanho do tanque) e uma falta de oxigenação (deficiência na circulação de água).
    A outra forma aparece quando o sistema está com algum tipo de deficiência, na maioria das vezes já amadurecido. Esse tipo de cyanobactéria é a que apresenta maiores riscos. É dificil de ser controlada e retirada do sistema. Geralmente de cor vermelho-forte e em forma de uma pelícola bem aderida onde encontrada.
    Várias vezes espécies de cianobactérias são encontradas em aquários de reef amadurecidos. Desde que não haja uma super-população, prejudicando outros organismos, isso é normal. Podem ser notadas especialmente em áreas de grande exposição aos compostos orgânicos dissolvidos.
    Como prevenção à longo prazo, as melhores atitudes seriam: possibilitar uma circulação de água constantemente, uso de um bom skimmer, manter animais herbívoros suficientes (peixes e caramujos) e usar água de boa qualidade para repor a perda pela evaporação (osmose reversa / kalkwasser), assim como para fazer as trocas de água pelo menos uma vez por mês com sal de qualidade (para que não haja um acúmulo de nitrato e principalmente fosfato). Um Sistema de Jaubert (como qualquer outra versão de sistema desnitrificador de fundo) também ajudaria a previnir o problema, reduzindo bem a concentração de nitrato no sistema.

Membro Identificado Avatar de Hélder Quinzico
    Data de Ingresso
    03-03-06

Pedro, eu tive cianobactérias quando introduzi um reactor de calcio. Tinha como tu descreveste, no areão todo e nas pedras, eu sinfonava-as, mas passado 2 dias estava igual.

A maneira como as consegui fazer desaparecer foi introduzindo um ozonizador (no meu caso comprei um de 300mg). Mas além do ozonizador é necessário o controlador, para que não seja introduzido ozono em valores alarmantes.

Membro Senior Avatar de Alexandre Dax
    Data de Ingresso
    12-04-08

no meu caso e na ciclagem tive como é normal uma explosão de algas... depois estabilizou e começaram a crescer muitos tipos de caulerpa e um destes tipos de caulerpa a certo ponto começou a morrer espalhando pequenas partes brancas em decomposição que não éram visiveis pois estavam tapada. consequência, cianobatérias.
    Um tapete de algas filamentosas que estavam sempre a aparecer.

Conclusão. se confirmares que é este o problema tens de fazer o seguinte.

Muitas TPAs, retirar o que está a fazer disparar a carga orgânica e tambem muitas TPAs...

Por experiência própria posso dizer que é cansativo ver semana após semana melhorias muito pequenas ... mas no fim compensa nem que seja por não colocares nenhum produto quimico na agua.

é a minha opinião
    alexf

Data de Ingresso
    18-03-08

o problema já está resolvido!

TPA e alguma limpeza e pronto!

Vamos ver se consigo manter as ditas fora do aqua!

Que praga!

Obrigado a todos!

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Controlar e eliminar cianobactérias
    Por NunoCarvalho no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 3
    Último Post: 06-06-11, 19:59
  2. Algas I e Algas II.
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2
    Último Post: 18-10-08, 00:58
  3. Gobídeo (Amblygobius rainfordi) come algas vermelhas???
    Por Constantino Filho no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 0
    Último Post: 04-01-08, 20:40
  4. Controlar as algas
    Por NunoCarvalho no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0
    Último Post: 28-10-04, 15:07
  5. Rocha Viva como Filtração Biologica
    Por Julio Macieira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 4
    Último Post: 12-10-04, 22:43

Tags para este Tópico