Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Dúvidas e mais dúvidas

Membro
    Data de Ingresso
    29-06-05

Dúvidas e mais dúvidas

Olá a todos,

antes de mais queria dar o meu parecer sobre este forum: ESPECTACULAR.
    Estou agora a pensar que tipo de SETUP terei no meu aquário 150x50x65 e já aqui coloquei algumas questões que foram prontamente respondidas. Também já li muitos posts e já deu para perceber que o espírito deste grupo é qualquer coisa de extraordinário. Por essa razão...Obrigado.

Mas vamos às minhas dúvidas (algumas delas devem ser mesmo estúpidas derivadas à minha condição de maçarico nestas andaças):

- Quero montar o meu aquário na sala cujo piso é soalho flutuante. Será que vai aguentar o peso? Todo o conjunto deverá andar à volta dos 1000kg (ainda não utilizei o "calculador" já disponibilizado aqui).

- Em relação ao substracto, estou a pensar em utilizar, não só mas também, areia da praia por uma questão económica e também sentimental pois gostaria de ter no aquário areia da praia onde sempre passei férias (também já aprendi neste forum como tratar a areia da praia antes de a introduzir no aquário). Li num livro, que uma boa solução para o substracto serão conchas de ostras esmagadas, mas ainda não encontrei ninguém aqui a falar nesta hipótese (já houve alguém que falou em conchas partidas). Se se verificar ser uma boa solução, como é que eu posso esmagar as ostras? À martelada em casa?

- Em Outubro vou de Lua de mel para o México e também gostaria de trazer de lá alguma lembrança para o aquário. Não estou a falar de peixes nem corais mas sim alguma areia (sei que naquela zona existem muitos corais mortos) ou alguma rocha/pedra (nada muito pesado, claro). Vêem algum incoveniente nisso? (Prometo não estragar nada)

Para já são estas as minhas dúvidas (espero que não se riam de algumas delas ).

Continuem com este espírito que eu estou a adorar de dia para dia este meu novo "hobby".

Carlos Machado

Membro
    Data de Ingresso
    29-06-05

Re: Dúvidas e mais dúvidas

Citação Postado originalmente por Carlos Machado
    Olá a todos,

antes de mais queria dar o meu parecer sobre este forum: ESPECTACULAR.
    Estou agora a pensar que tipo de SETUP terei no meu aquário 150x50x65 e já aqui coloquei algumas questões que foram prontamente respondidas. Também já li muitos posts e já deu para perceber que o espírito deste grupo é qualquer coisa de extraordinário. Por essa razão...Obrigado.

Mas vamos às minhas dúvidas (algumas delas devem ser mesmo estúpidas derivadas à minha condição de maçarico nestas andaças):

- Quero montar o meu aquário na sala cujo piso é soalho flutuante. Será que vai aguentar o peso? Todo o conjunto deverá andar à volta dos 1000kg (ainda não utilizei o "calculador" já disponibilizado aqui).

- Em relação ao substracto, estou a pensar em utilizar, não só mas também, areia da praia por uma questão económica e também sentimental pois gostaria de ter no aquário areia da praia onde sempre passei férias (também já aprendi neste forum como tratar a areia da praia antes de a introduzir no aquário). Li num livro, que uma boa solução para o substracto serão conchas de ostras esmagadas, mas ainda não encontrei ninguém aqui a falar nesta hipótese (já houve alguém que falou em conchas partidas). Se se verificar ser uma boa solução, como é que eu posso esmagar as ostras? À martelada em casa?

- Em Outubro vou de Lua de mel para o México e também gostaria de trazer de lá alguma lembrança para o aquário. Não estou a falar de peixes nem corais mas sim alguma areia (sei que naquela zona existem muitos corais mortos) ou alguma rocha/pedra (nada muito pesado, claro). Vêem algum incoveniente nisso? (Prometo não estragar nada)

Para já são estas as minhas dúvidas (espero que não se riam de algumas delas ).

Continuem com este espírito que eu estou a adorar de dia para dia este meu novo "hobby".

Carlos Machado
    - Ainda mais uma dúvida: Onde trabalho existe uma máquina de água para beber que diz trabalhar por osmose inversa ("Água depurada por Osmosis Inversa"). Será que esta água tem qualidade suficiente para se adicionar ao aquario? Que testes posso fazer a esta água para saber se tem condições? Já me estou a imaginar a levar uma litrada de água para casa todos os dias...
    Obrigado

Membro Identificado Avatar de Paulo Santos
    Data de Ingresso
    05-04-05

Olá Carlos, benvindo ao mundo fascinante (e muitas vezes desesperante... ) da aquariofilia marinha .

Quanto ás tuas questões, eu tenho o meu aqua montado em cima de soalho flutuante (há quase 4 anos) e até agora sem problemas. Tens que ter cuidado com a água que entornes, pois aí sim pode-te causar umas chatices...

Aviso-te que cerca de 95% das bagagens são revistadas exaustivamente na saída do México e nada (repito NADA) é deixado ao acaso. Podes ter um final de viagem pouco agradável (penso que uns caracoizitos dentro de uma garrafa de água na bagagem de mão ainda será passível de escapar... mas mesmo assim...).

Cuidado com a água dessa máquina. Mesmo que seja água de osmose (e acredito que sim), normalmente para arrefecer a água existem circuitos de cobre que te contaminam a água. Se quiseres mesmo usar, faz testes de cobre (mas acho que perdes menos tempo e tens menos chatices se fores buscar água ao mar ).

Abraços e força.
    Paulo Santos

Membro Identificado Avatar de Diogo Lopes
    Data de Ingresso
    20-01-05

Olá,

Vou responder apenas à questão sobre a máquina de água que podwerá ser da Ionics (empresa onde trabalhei como responsável de Marketing há uns tempos). De facto a máquina tem uma membrana de osmose, mas além de ser uma membrana fraca (pois para consumo humano a água não precisa de grande tratamento), a máquina tem na sua composição elementos em cobre e outros metais prejudíciais para o aquário.

Um abraço,
    Diogo

Membro
    Data de Ingresso
    29-06-05

Bom dia,

estive a ver as caracteríticas técnicas da máquina de osmose inversa existente no meu escritório e as mesmas são:

Filtro de sedimentos - retira da água todas as partículas com tamanho superior a 0,005mm
    Filtro de carvão activo - retira da água o cloro, compostos organoclorados e trialometanos.
    Membrana de Osmose Inversa - retira da água os excessos de sais, nitratos, pesticidas, chumbo, virus, bactérias, etc., filtrando a 0,000004mm.
    Filtro regulador de Ph.

Depois tem um esquema do funcionamento da máquina que n~so sei se vale a pena colocar aqui.
    A minha pergunta é (uma vez que não percebo nada disto): as máquinas de osmose inversa existentes no mercado e utilizadas pelos aquariofilistas têm características semelhantes a estas ou têm outro tipo de filtros? Poderão existir resíduos de cobre nesta água? Já alguém fez testes a esta água?

Obrigado e venham daí essas experiências e sugestões

Carlos Machado

PS-> Não se esqueçam das outras dúvidas iniciais

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Olá Carlos

As osmoses usadas nos aquarios marinhos, quantos mais niveis de filtração tiverem melhor. A que eu uso é de 5 niveis.

1º - Filtro de sedimentos
    2º - Filtro de carvão activo granolado
    3º - Filtro de carvão em bloco
    4º - Membrana de osmose
    5º - Resinas para silicatos
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Moderador de Área Avatar de Rogerio Miguel Gomes
    Data de Ingresso
    30-05-05

oi ,compra uma placa de madeia maior que o aquario coloca-o em cima assim o peso esta destribuido pela placa.

Membro Identificado Avatar de Ricardo Vintém
    Data de Ingresso
    29-09-05

Citação Postado originalmente por Carlos Machado
    Bom dia,

estive a ver as caracteríticas técnicas da máquina de osmose inversa existente no meu escritório e as mesmas são:

Filtro de sedimentos - retira da água todas as partículas com tamanho superior a 0,005mm
    Filtro de carvão activo - retira da água o cloro, compostos organoclorados e trialometanos.
    Membrana de Osmose Inversa - retira da água os excessos de sais, nitratos, pesticidas, chumbo, virus, bactérias, etc., filtrando a 0,000004mm.
    Filtro regulador de Ph.

Depois tem um esquema do funcionamento da máquina que n~so sei se vale a pena colocar aqui.
    A minha pergunta é (uma vez que não percebo nada disto): as máquinas de osmose inversa existentes no mercado e utilizadas pelos aquariofilistas têm características semelhantes a estas ou têm outro tipo de filtros? Poderão existir resíduos de cobre nesta água? Já alguém fez testes a esta água?

Obrigado e venham daí essas experiências e sugestões

Carlos Machado

PS-> Não se esqueçam das outras dúvidas iniciais
    Penso que o sistema de funcionamento é o mesmo, mas as máquinas de escritórios ou hospitais têm uns revestimentos plásticos mais bonitos, e uns panfletos agarrados que falam na pureza deste tipo de "água hospitalar" que a fazem custar 10x mais

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Melhorar conhecimentos quimicos de Reef...
    Por Marco Madeira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 67
    Último Post: 15-04-11, 11:56
  2. Porque SPS fica Acastanhado
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0
    Último Post: 18-09-04, 19:33
  3. Composicao de ASW
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 3
    Último Post: 18-09-04, 05:30
  4. Artigo sobre iluminação da reefkeeping