Resultados 1 a 18 de 18

Tópico: Acho que me nasceram Mandarins !?

Membro Identificado Avatar de Paulo Rui Silva
    Data de Ingresso
    13-12-05

Acho que me nasceram Mandarins !?

Boas a todos,
    à uns dias atras, o meu casal de mandarins (Synchiropus stellatus)começou com umas danças um boacado estranhas paravam lado a lado e começavam (um de cada vez) a levantar a barbatana dorsal e ficaram ambos com umas cores muito intensas mudando mesmo a zona por baixo para um laranja espectacular e passavam largos minutos nakilo...passado um ou dois dias a femea desapareceu fui dar com ela dentro de uma caixa de filtro que o meu aqua tem, retirei-a de novo para o aqua...qual não é o meu espanto quando fui espreitar pra dentro da caixa
    tenho centenas de alevins a nadar todos contentes (eles e eu )
    Será possivel ????? n sei se serão filhotes dos mandarins (Synchiropus stellatus) !?!? mas de algum são

já alguem reproduzio esta especie ?? que devo fazer agora ??

abraço

Moderador de Área Avatar de Rogerio Miguel Gomes
    Data de Ingresso
    30-05-05

Re: Acho que me nasceram Mandarins !?

Olá Paulo.

Sim .tudo é possivel neste hobby ,tenta tirar umas fotos aos bébés para vermos se é ou não.
    Tentar ver na net se já aconteceu o mesmo a alguém ,já tem acontecido com camarões.

Boa sorte
    um abraço Rogério.

Data de Ingresso
    13-12-05

Oi Rogerio,
    Parece que sim ja tentei tirar foto mas não consegui, o sitio onde estão é de dificil acesso e eles têm apenas alguns dias (cerca de 3) são minusculos.
    O maximo que consegui foi um filmezito mas a qualidade é muito fraca que não dá para se perceber....
    mas uma coisa te garanto, são alevins de algum peixito...agora de quem é que não tenho certeza...

abraço

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Parabéns!

http://www.marinebreeder.org/

vai depois aos forums deles... pena ser em inglês...
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Identificado Avatar de João Gregersen
    Data de Ingresso
    31-03-08

Boas Paulo Silva

Desde ja parabens

Sim, pelo que sei ja foram reproduzidos em cativeiro, mas não são a especie mais facil de o fazer! A ultima vez que ouvi falar da reprodução destes peixes as larvas são alimentadas com larvas de bivalves (mexilhão por expemplo) devido ao seu muito reduzido tamanho, pelo que li, mais pequeno que rotiferos!!!

De qq das formas tenta confirmar estas informações pois com os seres do nosso aquario nuca se sabe! O melhor é fazeres como disse o colega António Vitor e ver no marine breeders, ja la vi topicos sobre o assunto!

Desde ja os parabens e boa sorte nesta tua aventura

João Gregersen

Convidado Avatar de Paulo J. Oliveira
    Data de Ingresso
    15-03-05

Citação Postado originalmente por Paulo Rui Silva
    Boas a todos,
    à uns dias atras, o meu casal de mandarins (Synchiropus stellatus)começou com umas danças um bocado estranhas paravam lado a lado e começavam (um de cada vez) a levantar a barbatana dorsal e ficaram ambos com umas cores muito intensas mudando mesmo a zona por baixo para um laranja espectacular e passavam largos minutos nakilo...passado um ou dois dias a femea desapareceu fui dar com ela dentro de uma caixa de filtro que o meu aqua tem, retirei-a de novo para o aqua...qual não é o meu espanto quando fui espreitar pra dentro da caixa
    tenho centenas de alevins a nadar todos contentes (eles e eu )
    Será possivel ????? n sei se serão filhotes dos mandarins (Synchiropus stellatus) !?!? mas de algum são

já alguem reproduzio esta especie ?? que devo fazer agora ??

abraço

Olá Paulo

É de facto interessante este acontecimento, até porque os Stellatus são peixes um pouco dificeís de manter devido à sua alimentação, requerem um aquário com muita micro fauna e bastante estabilizado.
    Só por aí, já estás de parabéns em conseguires manter 2 exemplares dessa espécie.
    Em relação aos peixes que te surgiram, tens ideia de quantos sao? Que alimento lhe estás a dar?
    Tanto quanto sei as possibilidades de sobrevivência dos mesmos são reduzidas, mas até poderás ter sorte enquanto eles se mantiverem na caixa do filtro, pois quando os mesmos se aventutarem pelo aquário, coitados, irão ser imediatamente devorados pelos peixes que manténs no teu sistema.
    Boa sorte com essa nova aventura e vai-nos mantendo informados.
    Cumprimentos

Paulo J. Oliveira
    RF Moderador

Data de Ingresso
    13-12-05

Citação Postado originalmente por António Vitor
    Parabéns!

http://www.marinebreeder.org/

vai depois aos forums deles... pena ser em inglês...
    Oi Victor,
    Obrigado, parece ter "coisas" bastante interessantes...

Citação Postado originalmente por João Gregersen
    Boas Paulo Silva

Desde ja parabens

Sim, pelo que sei ja foram reproduzidos em cativeiro, mas não são a especie mais facil de o fazer! A ultima vez que ouvi falar da reprodução destes peixes as larvas são alimentadas com larvas de bivalves (mexilhão por expemplo) devido ao seu muito reduzido tamanho, pelo que li, mais pequeno que rotiferos!!!

De qq das formas tenta confirmar estas informações pois com os seres do nosso aquario nuca se sabe! O melhor é fazeres como disse o colega António Vitor e ver no marine breeders, ja la vi topicos sobre o assunto!

Desde ja os parabens e boa sorte nesta tua aventura

João Gregersen
    Obrigado João,
    Vou tantar arranjar mais tipos de alimentação e ver o que isto dá...mas se não der em nada já fico contente pelo acontecimento

Citação Postado originalmente por Paulo J. Oliveira
    Olá Paulo

É de facto interessante este acontecimento, até porque os Stellatus são peixes um pouco dificeís de manter devido à sua alimentação, requerem um aquário com muita micro fauna e bastante estabilizado.
    Só por aí, já estás de parabéns em conseguires manter 2 exemplares dessa espécie.
    Em relação aos peixes que te surgiram, tens ideia de quantos sao? Que alimento lhe estás a dar?
    Tanto quanto sei as possibilidades de sobrevivência dos mesmos são reduzidas, mas até poderás ter sorte enquanto eles se mantiverem na caixa do filtro, pois quando os mesmos se aventutarem pelo aquário, coitados, irão ser imediatamente devorados pelos peixes que manténs no teu sistema.
    Boa sorte com essa nova aventura e vai-nos mantendo informados.
    Boas Paulo,
    Sabes que tudo o que entra naquele aquario sobrevive (tirando alguns corais duros)...
    Estão vivinhos e com vontade de repetir a dose, já andam com as danças novamente...
    Quanto aos filhotes devem ser entre 100/150...estou a alimenta-los so com microplancton, vou ver se consigo arranjar outro tipo de alimento mas não sei onde encontrar...
    Sei que não vai dar em nada, mas vou tentar ate ao fim...tens de passar cá para estudarmos uma forma de os retirar para uma zona segura...

abraço

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Parabéns Paulo.

Imagino que não tenhas um refúgio. Caso não tenhas, seria uma boa opção construir um no futuro, para onde poderias transferir uns alevins de uma próxima postura.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Membro Identificado Avatar de Pedro Chouriço
    Data de Ingresso
    18-03-08

Mts Parabens!

Como distingues o macho da fêmea?

Cumps

Moderador de Área Avatar de Rogerio Miguel Gomes
    Data de Ingresso
    30-05-05

Olá Paulo.

Não tes esqueças de fazer TPAs semanais enquanto estao nesse aquario ,tens que pensar que tens ai 100 bébés a precisar de comer toda a hora e a fazer co... a unica coisa boa é que não tens que lhes mudar as fraldas.

Aqui esta uma comida boa para lhes dar "rotiferos" 3 vezes ao dia durante uma semana depois podes passar para o granulado esmagado ou artémia bébé e depois alguns flocos pequenos e então o resto que dás aos outros ,mas picado.

Se conseguires coloca-los em outro aquario terás de fazer TPAs dia sim dia não se não iram morrer ,tens que ter sempre a agua muito limpa.

Link:http://www.reefforum.net/photopost/s...hp/photo/29442

Um abraço Rogério.
    Imagens Anexas Imagens Anexas

Membro Identificado Avatar de António A Silva
    Data de Ingresso
    25-05-07

,

boa sorte... quando poderes coloca umas fotos.

Abraço
    António

Data de Ingresso
    13-12-05

Citação Postado originalmente por António A Silva
    ,

boa sorte... quando poderes coloca umas fotos.

Abraço
    António
    Obrigado tenho de ver se crescem mais um pouco, o sitio onde estão não dá pra tirar nenhuma foto que se perceba...

Citação Postado originalmente por Carlos Jorge
    Parabéns Paulo.

Imagino que não tenhas um refúgio. Caso não tenhas, seria uma boa opção construir um no futuro, para onde poderias transferir uns alevins de uma próxima postura.

Por acaso tenho mas...ainda não está montado Não deverá haver uma proxima vez...isto acontece uma vez na vida. Tive a sorte de a femea se ter enfiado na caixa de filtro porque se assim não fosse teriam sido todos devorados em segundos pelo meu batalhão de cirugiões nem os chegava a ver...

Citação Postado originalmente por Pedro Chouriço
    Mts Parabens!

Como distingues o macho da fêmea?

Cumps
    Obrigado
    O que difere os machos das fêmeas de peixe-mandarim é que os machos são tipicamente maiores e apresentam extensões nas nadadeiras dorsal e anal. Também é mais comum os machos possuírem cores mais bem distribuídas e brilhantes que as fêmeas, embora isso nem sempre aconteça.(distinção sexual retirada do forum iPAQ)

Citação Postado originalmente por Rogerio Miguel Gomes
    Olá Paulo.

Não tes esqueças de fazer TPAs semanais enquanto estao nesse aquario ,tens que pensar que tens ai 100 bébés a precisar de comer toda a hora e a fazer co... a unica coisa boa é que não tens que lhes mudar as fraldas.

Aqui esta uma comida boa para lhes dar "rotiferos" 3 vezes ao dia durante uma semana depois podes passar para o granulado esmagado ou artémia bébé e depois alguns flocos pequenos e então o resto que dás aos outros ,mas picado.

Se conseguires coloca-los em outro aquario terás de fazer TPAs dia sim dia não se não iram morrer ,tens que ter sempre a agua muito limpa.

Link:http://www.reefforum.net/photopost/s...hp/photo/29442

Um abraço Rogério.

Boas Rogerio,
    Não consegui arranjar pra hoje rotiferos, mas acabei de lhes dar o microplankton e é ve-los desalmados atras da paparoca
    Vamos ver quantos dias se aguentam, tenho de cravar o Paulo Oliveira para irmos á agua que ele tem andado perguiçoso (pra variar) e tou sem agua para as TPA´s
    abraço

Membro Identificado Avatar de Mauricio Foz
    Data de Ingresso
    21-10-05

Já faz alguns anos, observei a mesma coisa, o casal nadava hora paralelamente, hora o macho perseguindo a femea. De repente, começaram com uma coisa mais frenética e uma nuvem branca aparecia quando se aproximavam mais.
    De certo modo é parecido com o processo de reprodução dos tangs. Vi um filme no Discovery Channel, o cardume esta nadando e subitamente, um pequeno grupo se eleva do cardume, se aproxima e uma nuvem de ovos e esperma é liberada.
    Foi assim mesmo que vi nos meus mandarins. Até tentei fotografar, mas as luzes do aquario já estavam apagadas e ficaram sofriveis.
    Paulo, posso estar e devo estar sendo muito pessimista, mas será que esses alevins na caixa, não seriam somente camarões?
    Achei algumas fotos.

Nesta é possível ver uma nuvem de pontos brancos, foi isso que apareceu após os encontros subitos como os das 3 primeiras fotos

Outra da nuvem
    Última edição por Mauricio Foz; 14-01-09 às 14:37.
    Mauricio Fóz

Inscreva-se no Grupo Social Brasil a comunidade dos brasileiros no Reefforum.

Data de Ingresso
    13-12-05

Oi Mauricio,
    Não tive o prazer de assistir à desova por isso não te posso garantir que sejam filhotes dos Mandarins mas uma coisa te garanto, são peixinhos e não camarões...pena que o sitio onde estão não dá pra fotografar, so consigo ve-los por baixo do aquario e as fotos que tirei não dá pra se perceber nitidamente o que são...vou rezar pra que cresçam mais um pouco pra ver se consigo uma foto....

Obrigado e um A braço

Membro Identificado Avatar de Mauricio Foz
    Data de Ingresso
    21-10-05

Então, é exatamente isso que eu estou questionando, pelo que observei, não é uma desova como palhaços ou banggais ou pseudochromis ou ... outros.
    Claro que posso estar completamente enganado, mas para mim, ovos e esperma foram liberados na coluna de agua e passaram a ser "plancton". E se for como plancton, ficariam flutuando na coluna de agua e eventualmente seriam captados pelo skimmer.
    Tenta com uma mangueira ou semelhante, coletar um desses "seres" e olhar atentamente com uma lupa.
    Procurei mas não achei qualquer informação sobre forma de reprodução desses peixes.
    Mauricio Fóz

Inscreva-se no Grupo Social Brasil a comunidade dos brasileiros no Reefforum.

Data de Ingresso
    13-12-05

Obrigado Mauricio,
    è isso que vou tentar fazer, não vai ser facil devido ao sitio onde se encontram não ter acesso facilitado mas vou tentar...

Abraço

Membro Identificado Avatar de João Gregersen
    Data de Ingresso
    31-03-08

Boas Paulo

Atao, como tao esses "pequenos"? houve novidades? Conseguiste que sobrevivessem?

Abraço

Data de Ingresso
    13-12-05

Boas João,
    infelizmente o unico sitio por onde os conseguia ver ficou tapado com coralina, ja tentei espreitar por cima mas não consigo ver nada...
    Vou aguardar que algum sobreviva e saia de la ja grandito.... ou não...

Abraço
    Paulo Rui Silva
    pruisilva@hotmail.com

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Acho que o meu escumador não está bom...
    Por Carlos Prates no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 17
    Último Post: 29-09-07, 00:22
  2. Frag de Lobophyton (acho eu...)
    Por José Pedro Oliveira no fórum Técnicas de Reprodução e Propagação
    Respostas: 2
    Último Post: 10-08-07, 01:12
  3. Acho que meti o pé na argola....
    Por João Carlos Judicibus no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 26
    Último Post: 05-05-07, 15:01

Tags para este Tópico