Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 93

Tópico: Mortes Estranhas Comportamentos Estranhos

Membro Identificado Avatar de Antonio Andrade
    Data de Ingresso
    26-04-07

Red face Mortes Estranhas Comportamentos Estranhos

Boas a todos

Alo de muito estranho está a acontecer no neu novo aqua,http://www.reefforum.net/showthread.php?t=15380,

Apos a introdução de um coral sol e um Chelmon Rostratus (levou pancada da velha de todos e agora está na maior ), os meus cirurgiões começaram a ter comportamentos estranhos tais como respiração ofegante, boca bastante aberta, timidez acentuada com recolhimento a suas tocas(que são muitas), e ESTRANHISSIMO o meu Zebrassoma Flavescens de mais de 1 ANO E MEIO acabou deitado na areia e após retirado para o meu RED SEA acabou por morrer passado umas horas. O Hepatus ficou então irreconhecivel de timidez e fastio ???? ora come ora não come. Bom depois adquiri outro Zebrasoma identico em tamanho. Chegou viu e venceu, dominou o aqua, só o Strigossos chiou um pouco mas acalmou de sguida. Bicou rocha, areia algas comia artemia Sea Veggies. 3 dias depois demanha estava deitado respiração ofegante. Retirei-o para o RED SEA. Horas depois estava morto.
    De rederir que já antes um Pseudocromis desapareceu além de um Centropide Argi ter ficado repentinamente completamente descordenado ao ponto de tombar e morrer quasi instantaneamente.Pareceu me algo neurilogico pois veio à superficie com um nadar descontrolado até tombar.
    A fauna actualmente é composta por:
    Ivertebrados: 1 Ofiuro Grande,
    3 Eremitas
    2 Estrelas do mar uma laranja outra parda (os meu camarões desapareceram dois Debelius e um Amboinensis, bastante antes, e o Amboinensis após ter mudado de carapaça nunca mais o vi.
    2 Caranguejos (um veio com a roca viva a quasi dois anos
    o outro tem quasi ano e meio e foi adquirido

Corais moles 2 Sarcos , Rodatctis, Actinodiscos, Xenias Castanhas (estas ultimas paraecem estar a morrer (mudei algumas para o RED SEA estam a recuperar e aqui sei que é a qualidade da luz.
    Corais Duros: Pociloporas Damicroni acho que é assim que se escreve
    Seriatoporia Istrix
    Coral Sol Lindissimo
    Zoantus Lindissimos tambem
    Os corais estão todos bem com excepção das Xenias.

Peixes: 3 Cirurgiões - 1 Hepatus (quasi dois anos daqui a pouco)
    1 Lineatus lindissimo quasi 6 Meses
    1 Strigosus quasi um ano
    Anjo - 1 Chelmon Rostratus quasi 3 semanas
    2 Ocelaris (casal) quasi 2 anos, a fazerem posturas constantemente
    1 Ocelaris Negro quasi um ano
    1 Midas
    2 Bangais
    1 Valenciana Strigata
    2 Mandarins
    1 Labroide Dmidiatus

Agradeço opiniões
    Cumps
    Andrade

Membro Identificado Avatar de Carlos Dias
    Data de Ingresso
    18-06-05

Re: Mortes Estranhas Comportamentos Estranhos

Boas

No minimo estranho, mas é necessário saber outras coisas:

TPA´s foi feita alguma com água do mar?

Morreu alguma coisa tipo estrela ou parecido?

Pelos sintomas pode ser também baixo teor de oxigénio, o que pode ser provocado por falta de circulação.

Análizes como estão? quais os prametros da água?

Já agora essa coisa da espuma como é que se passou e quando colocas-te?
    Abraços
    Carlos Dias
    ディアス カルロス

O meu Bloog http://focasagresdy.blogspot.com/

Ena tou quase

Equipa RF Avatar de José Passos Campainha
    Data de Ingresso
    26-06-06

Boa noite.

O Andrade já me tinha falado do que lhe está a acontecer. Também lhe disse que era muito estranho, mas neste nosso hobby acontecem coisas do "arco da velha".

Há relatos, em tópicos neste Fórum, de membros com experiência e conhecimentos reconhecidos e que, de um momento para o outro, viram tudo a desabar inexplicavelmente.

No caso do Andrade podemos ventilar várias hipóteses, até mesmo a TPA que ele fez com água natural, captada numa zona com alguma densidade e intervenção humana!

Mas pergunta-se: então por que é que afectou apenas algumas espécies?!

Estranhissimo e lamentável o que está a acontecer com o Amigo Andrade.

Data de Ingresso
    26-04-07

Red face Re: Mortes Estranhas Comportamentos Estranhos

Citação Postado originalmente por Carlos Dias
    Boas

No minimo estranho, mas é necessário saber outras coisas:

TPA´s foi feita alguma com água do mar?

Morreu alguma coisa tipo estrela ou parecido?

Pelos sintomas pode ser também baixo teor de oxigénio, o que pode ser provocado por falta de circulação.

Análizes como estão? quais os prametros da água?

Já agora essa coisa da espuma como é que se passou e quando colocas-te?

Boas Carlos

Espuma não me parece que tenha referido espuma.
    Mas quanto as condições peço desculpa não as referi: Nitritos- vestigios; Nitratos-Vestigios; Amoniaco 0; Fosfatos 0; PH 8/8,1; Densidade 1023/4 Temp 25/6.
    Oxigenação parece-me que não falta pois está a funcionar com 2 Escumadores na Sump, o meu um Aquamedic Turbofloter Blue 1000 e um Macro Aqua AS 300 P, amavelmente cedido pela Arca de Noé aqui de Viana do Castelo (Obrigado Vitor e Luca), a circulação é assegurada com uma SUN SUN de 5000 lts/hora mais uma Wavemaker de debito maximo de 15000 e o retorno com uma Eheim 3000. Reposição de agua de osmose com Nivaumat da Aquamedic. A calha é composta por 2 HQI e 4 Actinicas.
    As TPAs são semanais de 30/40 lts de agua natural, ultimamente com agua de osmose com sais da Red Sea.
    ---Um dado tenho presença em zona da rocha onde não chega a iluminação tenho algas aveludadas verde escura quasi preta de fraca iluminação mas onde curiosamente a corrente é forte ao ponto de deslocar a areia.----
    Penso que não falta nada

Obrigado
    Andrade
    Última edição por Antonio Andrade; 29-01-09 às 20:31.

Data de Ingresso
    18-06-05

Ok António estive a ler o teu post e afinal a espuma foi para revestir a coluna seca.

Bem isso está mesmo estranho, falas numas algas, é melhor verificares esse sitiu especifico, porque pela descrição, parece-me que são cianobactérias, o que me leva a crer que poderá estar algum animal morto nessa zona.
    Abraços
    Carlos Dias
    ディアス カルロス

Ena tou quase

Data de Ingresso
    26-04-07

Red face Re: Mortes Estranhas Comportamentos Estranhos

Ok António estive a ler o teu post e afinal a espuma foi para revestir a coluna seca.

Bem isso está mesmo estranho, falas numas algas, é melhor verificares esse sitiu especifico, porque pela descrição, parece-me que são cianobactérias, o que me leva a crer que poderá estar algum animal morto nessa zona.

Não será uma vez que naquele local sempre se formou essa algas não sei bem porquê???? Um eremita lá ia e levantava aquilo tudo e o que se via era uma especie de poieira depositada. Ora aparecia ora desaparecia. Como o eremita aparaentemente desinteresso-se elas continuam. Vou teentar aspira-las pois nem são muitas.

Obrigado
    Andrade

Última edição por Antonio Andrade; 22-01-09 às 23:31.

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Olá Antonio Andrade

Observei o teu tópico e com os dados que tenho inclinar-me-ia para 3 possiveis problemas.

Em primeiro lugar e em minha opinião a mais plausivel, houve um pico de amónia no sistema. Os camarões (em especial) são uns excelentes indicadores da qualidade da agua, em especial no que diz respeito ao aparecimento de amónia. Como referes que "desapareceram alguns" parece-me ser a explicação mais palausivel. O uso durante uns dias de Nitrivec pode ajudar a resolver este tipo de problemas.

Em segundo lugar (como já referido) a possibilidade de uma troca de agua em condições menos próprias para o sistema. Estamos numa altura do ano em que as chuvas obrigam os afluentes dos rios a fortes descargas. Em conjunto com essas correntes muita "porcaria" desagua em zonas de mar pouco recomendadas para a colecta de agua. Mais uma vez, Nitrivec e trocas de agua salinada podem ajudar o teu sistema.

Por fim, temos de admitir a possibilidade da introdução do peixe não ter sido feliz. Quer pela possibilidade de alguma doença que foi introduzida, quer por uma situação de excessivo stress a que todos os habitantes foram sujeitos pela necessidade de redefinição de novos terirtórios.

De qualquer das formas, uma expressiva troca de agua salinada, e a adição de Nitrivec, parecem-me ser opções a ponderar com alguma urgência.

Boa sorte
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Data de Ingresso
    26-04-07

Smile Re: Mortes Estranhas Comportamentos Estranhos

Olá Caro Júlio Macieira

Obrigado pelas suas sugestões. Hoje mesmo fiz uma TPA de 40 Lts de agua salinada, (10% do volume), Acho que vou fazer de 2 em 2 dias 30 lts até ao fim de semana e adicionar o Nitrivec. Só uma questão será de suspender os Escumadores?

Um abraço
    Andrade

Administrator Avatar de Julio Macieira
    Data de Ingresso
    08-09-04

Citação Postado originalmente por Antonio Andrade

Só uma questão será de suspender os Escumadores?
    Olá de novo

Não observo razões de maior para suspender a uilização dos escumadores.
    Um abraço

Julio Macieira

Visita o Meu Aquário ***RED SEA 2007***

Data de Ingresso
    26-04-07

Smile Re: Mortes Estranhas Comportamentos Estranhos

Obrigado Julio Maciera

Um abraço
    Andrade

Data de Ingresso
    18-06-05

Citação Postado originalmente por Julio Macieira
    Olá Antonio Andrade

Em segundo lugar (como já referido) a possibilidade de uma troca de agua em condições menos próprias para o sistema. Estamos numa altura do ano em que as chuvas obrigam os afluentes dos rios a fortes descargas. Em conjunto com essas correntes muita "porcaria" desagua em zonas de mar pouco recomendadas para a colecta de agua.

Boa sorte

Este parecer é válido para toda gente que faz TPA´s de água natural.
    Abraços
    Carlos Dias
    ディアス カルロス

Ena tou quase

Membro Identificado Avatar de Marcos Martins
    Data de Ingresso
    09-11-08

Olá a todos,
    Andrade, desde já lamento as suas perdas.
    Estava prestes a iniciar um topico a pedir ajuda qundo vi que não sou o unico com problemas do genero... no meu aquario está a acontecer a mesma coisa, desde quarta feira que alguns peixes começaram a ficar doentes, pensei que seria devido ao aquario ser relativamente recente, (2 meses a funcionar), mas agora vejo que pode não ser por isso..
    tenho um aquario de 400 litros que nunca viu agua do mar, so osmose e sal, tem uns 40 kg de rocha viva, inicialmente entrou um hepatus, andou timido mas depois la se habituou, depois entrou uma estrela, um lysmata, um goby (Cryptocentrus cinctus), e um Zebrasoma flavescens, andavam todos bem, depois acrescentei um Chaetodon lunula, um Chaetodon auriga,
    um Valencienna strigata e um ocelaris muito pequeninito (que nunca chegou a comer, morreu logo) no dia seguinte fui ao mar e trouxe uns caracois e uns camaroes 4 de cada, até ai tudo bem, todos os peixes comiam uma maravilha, então o hepatus nem se fala, mas só durante 3 dias... o primeiro foi o auriga, assou de comer na minha mão para não comer nada e morrer passado umas horas, agora so o Cryptocentrus cinctus, a estrela e o lysmata é que estão bem, o hepatus hoje não comeu e está bastante descolorado e escondido, o Zebrasoma flavescens comeu pouco, está baço e com umas pintas brancas, o lunula comeu bem mas tambem esta baço, o striagata está escondido não se move quase nada, e todos estão ofegantes... as vezes o hepatus fica deitado na areia so a mexer a boca... parecem ser os mesmos sintomas... se bem que o meu camarão e os que vieram do mar estão todos bem..
    E verdade, tambem tenho uns quantos eremitas, e estão todos ok..
    os parametros da agua estão bons, amonia 0 nitritos e nitratos quase nada, ph 8,3 salinidade 1024 so o calcio esta um pouco baixo,320..
    Será a mesma coisa?! os meus tambem ficaram com a respiração ofegante e boca aberta...
    Andrade, sei que este topico não ajuda muito mas tambem não posso contribuir muito...

Um Abraço
    Marcos Martins

Lojista Avatar de Gil Miguel
    Data de Ingresso
    10-09-04

Boas Marco

Um Aquario novo com essa quantidade de peixes já, senão adoecessem é que era estranho...

O facto de ser um aquario novo, ou seja, com parametros não estáveis (mesmo que o não detectes através de testes), e a sucessiva introdução de peixes, gera sempre stress nos restantes, tambem ainda não adequadamente ambientandos ao aquario.

Penso não ter nada a ver com a situação do António, essa sim gerada possivelmente por uma muda de água em más condições.

A colecta de água em alturas de chuva e/ou tempestade deve ser totalmente evitada.
    www.reefcenter.vstore.ca
    There are no facts, only interpretations.
    Friedrich Nietzsche (1844 - 1900)

Data de Ingresso
    09-11-08

Pois.. Tambem Pensei nisso, mas como os sintomas são parecidos...
    Um Abraço

Data de Ingresso
    26-04-07

Marcos

Obrigado pela sua participação. Os sintomas dos seus peixes podem ser parecidos contudo as causas poderão e digo poderão ser diferentes. Na minha opinião e como o Gil Miguel refere, seu problema podera estar relacionado com o facto de ser uma instalação muito recente. Como tal estar ainda em evolução. Eu por norma uso agua natural só quando o mar não permite é que uso agua salinada, e nunca tinha tido problemas, contudo muitas vezes uso agua salinada.
    Agora mesmo que o problema não tenha sido causado por uma TPA com agua natural, é uma hipotese, a verdade é que ultimamente só as faço com agua salinada e vou continuar assim. Vou seguir o conselho do Julio Macieira e vou nestas duas semanas fazer TPAs de 3 em 3 dias (30lts cada) e fazendo a adição de Nitrivec, para alem de continuar com o Ozonizador a ligar em dois periodos diarios de 1 h e 30 cada.

Boa sorte e obrigado
    Andrade

Membro Identificado Avatar de Hélder Quinzico
    Data de Ingresso
    03-03-06

...para alem de continuar com o Ozonizador a ligar em dois periodos diarios de 1 h e 30 cada
    António quando dizes o que está acima, tens o ozonizador a trabalhar com controlador ou não?

Data de Ingresso
    26-06-06

Este parecer é válido para toda gente que faz TPA´s de água natural.
    Olá, a todos!

É válido sim senhor. Uma regra de ouro. Mas acho que o Andrade não apanha água se o mar não estiver em condições. É muito cuidadoso, metódico e adora o hobby.

A causa da fraca qualidade da água que colhe, a meu ver, será a proximidade de um viveiro de mariscos que deve descarregar a água dos tanques no mar. Como o Andrade apanha a água numa poça, possivelmente, ficará retida água contaminada. Não vejo outra explicação.

Data de Ingresso
    09-11-08

Eu nunca fiz mudas com agua do mar, mas fui buscar 4 camaroes e 4 burries a praia norte e a carreço.. Creio que é perto de onde recolhe agua.. pode andar ai algum virus que so ataca alguns peixes (o que acho muito improvavel)...
    Um abraço e espero que resolva o problema..

Equipa RF Avatar de Roberto Pacheco
    Data de Ingresso
    10-09-04

respiração ofegante, boca bastante aberta, timidez acentuada com recolhimento
    Baseado na descricao do Antonio suspeito que seja Amyloodinium ocellatum ! Infelizmente uma doeca terrivel que mata em pouco tempo e dificil de eliminar do aqua
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Data de Ingresso
    26-04-07

Unhappy Re: Mortes Estranhas Comportamentos Estranhos

Meus Caros

O pior está a contecer infelizmente. Ontem notei uma espuma estranhissima branca nos escumadores. O primeiro e mais potente ficou repentinamente com o copo cheio o que me levou a retirar e cheirar. Nada que não tivesse já cheirado num copo de escumador mas é estranhíssimo é.

Mas como disse o pior aconteceu O Lineatus hoje de manhã estava morto e o meu grande orgulho "Hepatus estava deitado com a respiração ofegante e a descolorar, o Dimidiatus também prostrado no fundo, Rápidamente retitei as rochas necessarias e mudei-os para o Red Sea que mantenho mas desliguei as luzes.

O Dimidiatus continua imovel mas ofegante. O Hepatus recuperou a cor, nada de vez enquanto, mas parece cansar-se e pousa as vezes de lado e assim permanece infelizmente.

De referir que ontem fiz uma TPA de 40 lts de agua salinada e coloquei uma meia de senhora a saída do tubo da coluna seca (terá sido isto?) que desencadeou esta situação?
    Estou a preparar outros 40 lts para fazer TPAs no Grande e no REd SEa, coloquei 250 gr de carvão activado nos dois aquas e respectivamente 80 mls e 20 mls de Nitrivec como o Júlio aconselhou.
    Estou a rezar neste momento

Caro Roberto como se pode combater caso seja o Amyloodinium ocellatum como refere? Obrigado

Andrade

Data de Ingresso
    26-04-07

Boas a todos uma vez mais

Anexo 3 fotos do acho que foi o primeiro sinal de algo não ía bem no meu aqua. Só as Xenias ficaram neste estado que acham? depois disto é que tudo começou a dar para o torto. Todosos outros corais duros e moles estão bem.
    Aí estão as fotos:
    Imagens Anexas Imagens Anexas

Membro Identificado Avatar de Hélder Quinzico
    Data de Ingresso
    03-03-06

António, tens ozonizador com controlador ou sem controlador?

Data de Ingresso
    26-06-06

Boas, Andrade.

Precisas de ir à bruxa!!!!

Já mediste a amónia na água que preparas com sal para as TPAs?!

Equipa RF Avatar de Roberto Pacheco
    Data de Ingresso
    10-09-04

Citação Postado originalmente por Antonio Andrade
    Caro Roberto como se pode combater caso seja o Amyloodinium ocellatum como refere?
    Infelizmente so em aquario de quarentena e o metodo preferivel seria usando cobre 0.15-0.20 mg/l para eliminar este parasita.

Aqui podes encontrar mais info mas e em Ingles se precisares de traducao mada-me MP.

The signs of Marine Velvet infection are rather subtle. Respiratory difficulties seem to be one of the most common signs. Other signs are a decrease or a complete loss of appetite, rubbing against objects in the aquarium, erratic swimming behavior, and a dusty or dull velvety sheen, from which this disease gets its common name. Amyloodinium has shown a preference for first attacking the gill tissue of fish (Noga & Levy, 1995 and Stoskopf, 1993), so once it has spread to the body, I would consider the fish to be heavily infected and perhaps beyond hope of recovery.
    Amyloodinium ocellatum
    "I seem to have been only like a boy playing on the seashore, and diverting myself in now and then finding a smoother pebble or a prettier shell than ordinary, whilst the great ocean of truth lay all undiscovered before me." Sir Isaac Newton

Data de Ingresso
    26-04-07

Ola Roberto Pacheco

Obrigado pelas referencias. Li o artigo e não me parece que neste estadio para além da ausencia de luz e rápidas TPAs no aquario onde ele se enconta, possa fazer algo mais. infelizmente. Introduzir o cobre seria talvez o mais fácil e talvez amanhã se ele ainda cá estiver possa tentar.
    O grande obrigado

Andrade

Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Desespero total (mortes e mais mortes)
    Por NunoAlexandre no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 97
    Último Post: 13-08-07, 13:16

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem