Resultados 1 a 12 de 12

Tópico: Pico Reef

Membro Identificado Avatar de Ivo Faria
    Data de Ingresso
    03-03-07

Pico Reef

Boas,
    Eu desde o inicio que tenho uma duvida, pois tenho visto alguns aquas com cerca de 5l ate 10l, como é possivel manter um sistema destes? Sempre tive esta curiosidade. Nunca ninguem tentou manter um aqua destes? Eu ate arriscava mas tenho medo que seja so deitar dinheiro fora? No entanto se for possivel ate tentava pois assim ja tinha mais um aqua para me entreter, lool.
    Fikem bem
    Cumprimentos
    Ivo Faria

Equipa RF Avatar de José Passos Campainha
    Data de Ingresso
    26-06-06

Re: Pico Reef

Ivo.

O espírito da aquiriofilia é dar as melhores condições aos animais que pretendemos manter. Ora, num aquário com essas dimensões, não me parece que quem cair lá dentro se sinta feliz.

Como já disse noutro tópico, qualquer dia há indivíduos a montar "reefs" em globos para peixinhos vermelhos (o que também acho uma barbaridade manter um pobre animal em espaço tão exíguo).

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Boas Ivo, dá uma olhada no Nano-Reef.com - The source for nano reef aquarium information Para converter litros para galões basta dividir por 4 portanto 5 litros são 1.25g e 10 litros são 2.5g
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Membro
    Data de Ingresso
    21-10-05

Ivo,

Como se mantêm qualquer outro aquário, com a precepção do que se pode manter (alguns corais moles), dimensionando o equipamento e com muitas mudas de água !
    A curiosidade é meio caminho andado para ter uma pico/nano reef, o restante é um impulso para montar e depois muita regularidade na manutenção. Regra geral é neste ponto que todos nós fraquejamos mais cedo ou mais tarde, no caso de volumes menores a margem de erro é muito pequena.

Boa sorte,
    Pedro Peres

Citação Postado originalmente por Ivo Faria Ver Post
    Boas,
    Eu desde o inicio que tenho uma duvida, pois tenho visto alguns aquas com cerca de 5l ate 10l, como é possivel manter um sistema destes? Sempre tive esta curiosidade. Nunca ninguem tentou manter um aqua destes? Eu ate arriscava mas tenho medo que seja so deitar dinheiro fora? No entanto se for possivel ate tentava pois assim ja tinha mais um aqua para me entreter, lool.
    Fikem bem

Membro Avatar de José Carlos Bolotinha
    Data de Ingresso
    23-06-06

Olá Ivo!

Não te deixes abater pelos puritanos da aquariofilia marinha portuguesa! É por causa dos comentários destrutivos, especialmente quando feitos por utilizadores com previlégios de utilização neste fórum (e como tal com responsabilidade acrescida nas informações aqui prestadas), que eu como apaixonado pelos aquários de pequenas dimensões, frequento essencialmente o Nano-reef.com (como muito bem o Artur te indicou).
    Aproveito para mostrar que já existem aquários marinhos em bolas de vidro:
    Nanoreef - Titolo dell'articolo

Todos os nossos aquários marinhos são pico reefs quando comparados com o oceano, e ter um aquário de 1000 litros cheio de peixes com 30cm de comprimento é tão errado como ter um pequeno aquário só com invertebrados, ou apenas 1 peixe com 3cm.

É possível manter aquários marinhos com dimensões muito pequenas, embora o esforço de manutenção seja inversamente proporcional ao tamanho do aquário. O principal problema será sempre o da reposição de água evaporada, que no Verão pode atingir taxas impossíveis de acompanhar pela reposição manual.

Um abraço, e não desistas!
    Zé Carlos

Membro Identificado Avatar de Ivo Faria
    Data de Ingresso
    03-03-07

Boas,
    Eu nao desisti da ideia, o aqua principal tera um total de 5l e a sump outros 5l onde irei colocar o termostato, as bombas e tudo mais, no aqua principal so tera mesmo rocha, cerca de 1kg, areia de coral sugar size, e uns pequenos, muito pequenos frags de corais.
    Espero ter um minimo de satisfacao, tal como tenho com o meu nano de 50l, que apesar de evoluir muito devagar pois nao gosto de gastar dinheiro e ver tudo a morrer e por esse motivo vou comprando aos poucos e so quando todos estao em boa saude e com boa evolucao é que me arrisco a fazer um novo investimento. Mas aos poucos espero um dia ter um aqua de referencia e que sirva de exemplo aos outros, pois todos os meus colegas e amigos me gozam no bom sentido pois dizem que tenho uma paciencia de xines com os aquarios, lool, se nao tivesse acreditem que ja tinha desistido á muito tempo, pois este hobby da-nos muitos alegrias mas tambem nos da muitas dores de cabeca.
    Mas falando do meu pico reef, vamos ver se este fim de semana ja posto algumas actualizacoes.
    Obrigado a todos que me apoiam nesta minha pico loucura.
    Fikem bem
    Cumprimentos
    Ivo Faria

Data de Ingresso
    26-06-06

Citação Postado originalmente por José Carlos Bolotinha Ver Post
    Olá Ivo!

Não te deixes abater pelos puritanos da aquariofilia marinha portuguesa! É por causa dos comentários destrutivos, especialmente quando feitos por utilizadores com previlégios de utilização neste fórum (e como tal com responsabilidade acrescida nas informações aqui prestadas), que eu como apaixonado pelos aquários de pequenas dimensões, frequento essencialmente o Nano-reef.com (como muito bem o Artur te indicou).
    Aproveito para mostrar que já existem aquários marinhos em bolas de vidro:

Todos os nossos aquários marinhos são pico reefs quando comparados com o oceano, e ter um aquário de 1000 litros cheio de peixes com 30cm de comprimento é tão errado como ter um pequeno aquário só com invertebrados, ou apenas 1 peixe com 3cm.

É possível manter aquários marinhos com dimensões muito pequenas, embora o esforço de manutenção seja inversamente proporcional ao tamanho do aquário. O principal problema será sempre o da reposição de água evaporada, que no Verão pode atingir taxas impossíveis de acompanhar pela reposição manual.

Um abraço, e não desistas!
    Zé Carlos
    Boas, Zé Carlos.

Não deixas de ter razão em tudo o que dizes, sobretudo na comparação pertinente que fazes relativamente a um nano ou naníssimo e a um aquário de grandes dimensões superpovoado.

Contudo, mantenho a minha opinião!... É um direito que me assiste, não querendo com isto dizer que deva ser interpretada como destrutiva. É apenas uma opinião. Ou se aceita ou não!...

Data de Ingresso
    23-06-06

Boas José!

Desculpa a etiqueta de "destrutivo" que coloquei relativamente ao teu comentário, pois sinceramente já vi aqui muito pior, e claro que tens direito à tua opinião!
    O meu comentário acaba por ser um desabafo em relação à atitude geral deste fórum, quando se fala de um aquário marinho de pequenas dimensões, que se resume à seguinte frase: compra um aquário maior!
    Se reparares aqui neste fórum são raríssimas as referências aos aquários de pequenas dimensões, embora eles existam em Portugal. Isso está relacionado com o ataque imediato a alguém que se atreva a sugerir um setup do tipo naníssimo ou pico.
    Eu pessoalmente comecei há um ano e meio com um aquário "grande" de 70 litros brutos e tenho agora um de 30 litros em fase de ciclagem, para futuramente tentar baixar a fasquia dos 10 litros (obviamente a experiência acumulada é importante para setups muito pequenos, e daí a diminuição progressiva que tenho vindo a fazer).

Gostava muito, e fica aqui a sugestão, que existisse uma secção do fórum dedicada apenas a nano e pico reef´s. Talvez assim os picos portugueses saíssem do armário.

Abraço, Zé Carlos

Data de Ingresso
    26-06-06

Citação Postado originalmente por José Carlos Bolotinha Ver Post
    Boas José!

Desculpa a etiqueta de "destrutivo" (...)
    Abraço, Zé Carlos
    Boas Zé Carlos.

Não tens que pedir desculpa. A "discutir" é que a gente se entende. Quanto ao "destrutivo" bem senti na pele esse tipo de comportamento quando me iniciei no hobby. Alguns comentários eram mesmo arrasadores. Contudo, ultrapassei tudo isso e hoje posso-me orgulhar de ter um sistema (em vias de remodelação com a introdução de mais corais duros - sps) saudável e sem qualquer tipo de problema, graças a Deus, enquanto que alguns "vota-abaixo" já desistiram do hobby porque tiveram problemas nos seus sistemas.

Data de Ingresso
    23-06-06

Pois é José, a chave deste hobby é paciência e persistência, os métodos "Diogo Lopes", não dão bom resultado. Boa sorte para o teu aquário!

Ivo, desculpa o uso do teu tópico para os meus desabafos. Fico à espera da evolução do teu pico!

Abraço, Zé Carlos

Data de Ingresso
    23-06-06

Boas Ivo!

Deixo-te este link de micro aquários em sistemas selados (ou quase), de modo a controlar a evaporação:

Reefs.org Forums :: View topic - Reefbowl with assembly steps and -Video-

Abraço, Zé Carlos

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Acho que a grande maioria dos picos que vi no nanoreef seguem basicamente a seguinte receita:

• Filtro de mochila AquaClear 70 ou 110 adaptado para mini-refúgio com macro-alga chaetomorpha, esponjas para filtragem mecânica, termostato e chemipure elite
    • Uma bomba de fluxo para ajudar na circulação, tipo Koralia Nano
    • Corais moles de fácil manutenção
    • Um ou outro invertebrado
    • TPAs semanais certinhas / adição de biocálcio, buffers ou outros aditivos
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Pico Reef "Azur"
    Por Nuno Vaz da Silva no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 17
    Último Post: 08-10-07, 16:15
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 18:23
  3. Pico Reef
    Por Julio Macieira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5
    Último Post: 13-06-06, 02:28

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem