Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 51 a 75 de 107

Tópico: Aquário biótopo da costa...

Membro Identificado Avatar de Filipe Pacheco
    Data de Ingresso
    07-07-06

Re: Aquário biótopo da costa...

Bem mostro aqui algumas fotos do aquário depois de ter entrado mais rocha, mais animais e também a instalação de um esterilizador uv ligado a um filtro externo...tirei uma das nanostream 6045 porque estava a ficar muita corrente.

Foto do Esterilizador UV Vecton2 300:

Devo dizer que desde que coloquei o esterilizador a água ficou limpa como nunca.

Foto do Filtro Externo EHEIM Classic 2211 que está ligado ao uv:

Esta foto é apenas para mostrar o que resolvi usar para juntar as mangueiras (mais grossas com mais finas), comprei na maxmat e foi barato e eficaz.

Foto de um dos 5 thalassomas que tenho...este é a fêmea maior (que está um pedaço magra)

Fotos do thalassoma mais pequeno do aquário...tenho dois juvenis, um foi dado pelo Miguel Correia, este foi o que já tinha no aquário, que é ainda mais pequeno.

Blénio galerita (tenho dois)

Estrela Ophidiaster ophidianus, está de exelente saúde e a crescer.

Finalmente uma foto geral do aquário em que podemos ver mais rocha e mais cracas a crescer na parte de trás coladas ao vidro.

Espero comentários...
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...
    http://www.reefforum.net/f18/aquario...a-costa-17469/

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Pacheco

Um biótopo simples e muito agradável
    Um abraço

Jorge Neves

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Parabéns Filipe, cada vez melhor.
    Ainda vai ser o melhor aquário macaronésico.

Dizes que a Ophidiaster ophidianus está a crescer. Consegues perceber do que ela se alimenta? Quando montar o novo aquário vou tentar colocar outra novamente.
    Sei que não estás a pensar colocar macroalgas porque pensas que elas não vão aguentar, mas e se colocares algas calcárias como as Corallina elongata ou Coralina officinalis? Não me parece que os peixes lhes toquem e têm um rosa espectacular.
    Ainda tens os caranguejos? É que não se vêm na geral!
    Por aí existem destas conchas, Ervilia castanea? Por aqui algumas praias em determinadas alturas do anos ficam com um tom rosa devido à presença destas conchas na areia. Poderia ser uma outra solução para o substrato. Até era capaz de não ficar tão bonito, mas queria saber a tua opinião e se existem aí. Tinha a vantagem de ser material calcário.
    Pinna nobilis, existe aí? Não hesitava em pôr essa.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    07-07-06

Obrigado Carlos, a estrela penso que alimenta-se de detritos das rochas, e cresceu um pouco desde que chegou, especialmente aquele braço mais pequeno, que tava minúsculo e já tem o dobro do tamanho. Acho que uma das boas razões para conseguir manter esta estrela é devido à rocha ser daqui, e por acaso apanhada no local onde apanhei a estrela. De facto macroalgas será dificil, já coloquei caulerpa a poucos dias e de um dia pró outro desapareceu, alguma levada pela corrente prás bombas e outra destruída pelos thalassomas ou comida pelos eremitas e os blénios. Essas algas que me mostraste acho que é umas meias gelatinosas né. Ainda tive a pensar trazer mas podiam ser desfeitas, ir prás bombas e sujar a água. Por enquanto apenas tenho dois tipos de alga calcárea nas rochas.
    Os caranguejos infelizmente foram mortos, o primeiro por mim como já tinha explicado antes numa mudança de layout, e os outros dois provavelmente pelo thalassoma macho, o último foi morto a poucos dias.
    Essas conchas que disseste nunca vi aqui, embora aqui normalmente as zonas com areia são muito pobres pelo menos junto à costa a pouca profundidade. As Pinnas existem aqui, mas penso que não irei meter (porque são raras), a manutenção deve ser parecida às das tridacnas...outro problema é que não sei quais são os seus predadores. De qualquer forma se arranjar uma pequena cerca de 10/13 cm irei colocar só pra exprimentar, caso seja atacada retiro logo.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Data de Ingresso
    08-10-05

Pena os caranguejos terem morrido, eram bem bonitos. Sei que há cá mas nunca os vi.

Em relação à estrela poderás ter problemas quando a comida que ela tem nas rochas acabar. Se isso vier a acontecer, uma solução poderia ser ires colocando sempre uma rocha provisória retirada do mar.

Em relação às macroalgas, não são gelatinosas, são calcáreas, tipo halimeda, mas mais fininhas, cor de rosa e mais bonitas. Não me parecem boa coisa para os peixes comerem.

Em relação às pinas é possível que sejam filtradoras. Já mergulhei aqui num sítio cheio de pinas a uns 25m.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    07-07-06

Eu irei colocar mais rocha no aquário, quero formar mais duas ilhas do lado direito do aqua, assim terá alimento suficiente para a estrela...tenho duas Cosciasterias tenuispina, mas essas alimentam-se de caramujos, ameijoas congeladas e miolo de camarão.
    Em relação às algas o mais provável é que ainda não as vi...ah eu tenho uma alga que tem-se portado bem que é parecido com halimeda mas vermelha.
    As pinnas de facto o problema é saber pouco sobre elas, mas que davam uma bela aquisição isso davam
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Membro Identificado Avatar de Rafael Lessa
    Data de Ingresso
    28-10-08

Tá ficando perfeito esse teu aqua!
    Continua com esse progresso!

E o meu, eu desmontei sim, a prova que vou fazer já é dia 09 de novembro hahahah...
    Espero que passe!

E boa sorte com o aqua!

Data de Ingresso
    07-07-06

Boa sorte pra prova
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues d Sousa
    Data de Ingresso
    06-02-08

Smile Re: Aquário biótopo da costa...

Boas Filipe .

Gosto muito deste teu aquario e do layout,
    que esta a ficar muito natural.
    É engraçado que a maior parte dos peixes da Madeira tb a aqui,
    apesar que aqui a agua atinge os 32 graus,
    qual é a temperatura da agua ai ?
    Continua com o bom trabalho vais no bom caminho .

Abraço da Bermuda
    RicardoJRS
    O meu nano
    O Nano da Bermuda
    Video do meu aquario
    http://www.youtube.com/watch?v=Wos37DBqrYA

Data de Ingresso
    07-07-06

Sim de factos os peixes daqui são muito parecidos aos daí.
    Embora é claro que a temperatura aqui é mais baixa eh eh...varia entre 18º no Inverno e 24º no Verão...apesar de haver por vezes extremos de 17º ou 25/26º, mas é raro.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    29-01-07

Boas filipe , venho a seguir este aquário ao longo da sua montagem e acho que esta a ficar um espetaculo , derivado há minha paixão pelo nosso mar sou um adepto incondicional dos aquário ditos mediterrânicos .
    como mergulhador que sou sei que a nosssa costa tem autenticas jóias e um aquário bem estruturado não fica nada a dever ao nosso reefs .
    mando.te algumas fotos que encontrei e um link para seguires alguns dos melhores aquario deste biotopo.

o link

TU ACUARIO MARINO MEDITERRÁNEO • Portal

abraços
    THE NUNO´S REEF

Data de Ingresso
    07-07-06

Olá Nuno, de facto as coisas que temos no nosso mar dá pra fazer aquários que não ficam nada a dever aos de reef, e pelo menos são diferentes.
    Esses aquários estão sem dúvida espetaculares, e deixo aqui o link do aquário mediterrânico mais espetacular que põe muitos reefs abaixo...Guba-Mittelmeeraquarium | StartseiteKategorie
    Já reparei que os italianos são os que têm mais aquários deste género, enquanto que em portugal raramente vejo destes, tu tinhas, a Ana dos açores tinha, e mais uns do forum de aquariofilia.net; de resto nunca vi aqui aquários deste género. O Matias Gomes, o Rafael Lessa e o Ricardo Rodrigues de Sousa também usam muito os animais e rocha da costa...pelo menos o Rafael e o Ricardo Rodrigues de Sousa, tudo o que tinham no aquário era da costa, como eu tinha.
    Este é outro aquário italiano muito agradável...La pagina di Antonio Zofrea equipamento simples está feito um aquário muito bonito. Mas vou ver melhor o site que mandaste pra ver aquários novos.

Outra coisa é que alguns peixes e invertebrados do Mediterrâneo e costa sul de Portugal não se encontram nos Açores, Madeira e Canárias, e vice-versa. Logo os aquários em termos de habitantes ficam um pouco diferentes (mas a ideia é a mesma e isso é que é importante)

Aqui vou colocar alguns peixes do Mediterrâneo e costa sul de Portugal muito bonitos ou interessantes mas que infelizmente não existem aqui...

Blénios:

Aidablennius sphynx
    Lipophrys adriaticus
    Lipophrys canevae
    Lipophrys nigriceps
    Lipophrys dalmatinus
    Parablennius pilicornis
    Parablennius rouxi
    Parablennius sanguinolentus
    Parablennius tentacularis
    Parablennius zvonimiri
    Salaria pavo
    Scartella cristata

Góbios e afins:

Gobius bucchichi (este faz simbiose com a anémona sulcata ou viridis)
    Gobius niger
    Gobius auratus
    Tripterygion melanurus
    Tripterygion tripteronotus

Wrasses:

Symphodus cinereus
    Symphodus melanocercus
    Symphodus ocellatus
    Symphodus roissali
    Symphodus rostratus
    Symphodus tinca

Outros:

Chromis chromis
    Serranus hepatus
    Entelurus aequoreus
    Syngnathus typhle
    Syngnathus abaster
    Syngnathus rostellatus

Como dá pra ver blénios, góbios e bodiões é do mais vulgar no Mediterrâneo e costa de Portugal Continental.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    29-01-07

Pois eu já tive um de 800L mas infelizmente o refrigerador avariou e como sabes a temp do Algarve mesmo de inverno ronda os 20 graus , e nos no Algarve temos como sabes uma corrente que vem do mediterrâneo que nos trás muita coisa daqueles lados, posso te garantir que na ria formosa encontras espécies tropicais que não havia há anos cá e isso foi provado este anos com a universidade do Algarve .
    THE NUNO´S REEF

Data de Ingresso
    07-07-06

De facto li em artigos que no mediterrâneo especialmente costa de Itália têm sido encontrados peixes do mar vermelho e alguns da costa africana oeste. Se puderes arranjar algo a dizer os que foram encontrados aí no Algarve posta aqui.
    Aqui na Madeira os que vejo que não estão registados para o arquipélago nos livros é o Aluterus scriptus, Sargocentrum sp. e Lithognathus mormyrus...sendo este último muito vulgar nas zonas de areia. Também já vi Abudefduf saxatilis (mais que uma vez) mas é muito raro.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Data de Ingresso
    08-10-05

Já agora,

avistamentos raros nos Açores.

http://www.horta.uac.pt/Projectos/MS...200411/new.htm

http://www.horta.uac.pt/Projectos/MS.../Raridades.htm

Segundo o último artigo, falta saber se estas observações se devem às alteração climáticas ou a outros factores. Leiam.
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    29-01-07

correcto em mergulhos que tenho efectuado nos Açores já vi os chatedon vulgaris entre outras espécies de camarões ditos tropicais , mas os Açores e um mar aparte
    THE NUNO´S REEF

Data de Ingresso
    07-07-06

Esses chaetodon são demais, aqui nunca vi nenhum, e Carlos já tinha visto esse segundo artigo que mostraste, de facto esse Antennarius radiosus dizem que também já avistaram cá, mas eu não coloquei na lista que fiz porque nunca vi. Nuno aqui dos invertebrados os mais bonitos são os camarões...Lysmata grabhami e Cinetorhynchus rigens são camarões muito vulgares aqui.

Lysmata grabhami:

Cinetorhynchus rigens:

Mas os avistamentos aqui que tive mais interessantes são sem dúvida um peixe esquilo Sargocentrum sp. que sinceramente não sei a espécie. E os sargentinhos Abudefduf saxatilis vulgares no brasil e zonas tropicais do atlântico.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Data de Ingresso
    07-07-06

Outro artigo interessante é este...http://www.cm-funchal.pt/cmf/Default.aspx?ID=1989. Que fala de um avistamento de um sargentinho Abudefduf saxatilis, exactamente no local (Cais do Carvão) onde já vi vários, portanto posso garantir que não é o único exemplar visto aqui.

Agora falando do meu aquário...hoje trouxe mais 4 peixes pró aquário...2 góbios (Gobius sp.) e 1 blénio (Parablennius parvicornis) apanhados nas poças a beira da estação de biologia marinha eh eh. E o outro peixe foi um sapinho ou sopapo Sphoeroides marmoratus com cerca de 9 cm que foi apanhado por um pescador (no Cais do Carvão) e que foi deitado num buraco para morrer, aqui os pescadores costumam fazer isto a alguns peixes mais pequenos e por sinal mais bonitos, dado que não servem para comer e assim não voltam a picar na isca. O peixe não está em bom estado, dado que esteve uns minutos fora de água jogado num buraco. Vi que o bicharoco estava vivo e trouxe, agora verei se sobrevive.
    Amanhã posto fotos dos outros e do sapinho se ainda tiver vivo.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    29-01-07

eu já vi aqui Lysmata wurdemanni , e nas lojas pedem 10 a 15€ por cada um , e na ria formosa apanho Ophioderma sp. com a garantia de sobreviver num reef vários anos tenho 1 há 3
    THE NUNO´S REEF

Data de Ingresso
    07-07-06

Esses lysmata devem ser os seticaudata, aqui são raros de se ver. Vulgar é os grabhami...mas é verdade, aqui vejo lysmatas destes a preços bem altos (acho que ainda mais altos que esses que disseste). O Ophioderma também tenho 3, já agora quantos aconselhas para um aquário de 300 litros? Parece que eles são bons limpadores.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    29-01-07

2 porque eles ficam grandes com um diâmetro de 10 a 15 cm
    THE NUNO´S REEF

Data de Ingresso
    07-07-06

Ok tão não coloco mais nenhum ofiuro.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Data de Ingresso
    07-07-06

Bem deixo aqui mais umas fotos, incluindo a do sapinho que falei ontem...o peixe ainda está meio atordoado e fraco, portanto não sei se vai sobreviver, veremos nos próximos dias.

Primeiro a foto do dominante do aquário, um Thalassoma pavo macho, que dei o nome de "Terror" o significado disto devem perceber eh eh. Dá pra ver a barriga dele cheia de góbios e outros peixes pequenos.

Foto da parte de baixo da estrela Coscinasterias tenuispina.

Parablennius parvicornis...que entrou ontem e já está perfeitamente à vontade no aqua, o peixe tem cerca de 8 cm, também é um bom comedor de algas...espécie endémica da Macaronésia e partes da costa da África Tropical.

Agora 4 fotos de rajada do sapinho Sphoeroides marmoratus, como podem ver é um animal muito exótico e cores engraçadas, branco com a parte de cima e dos lados com manchas e pintas pretas e castanhas, a cauda é amarelada.

E pronto é isto por agora, pra semana talvez coloque mais rocha e mude assim um pedaço do layout.
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Data de Ingresso
    07-07-06

Bem, desta vez como actualização do meu tópico devo dar a notícia que o peixe sapo não conseguiu sobreviver, passado um dia no aquário acabou por morrer.
    Depois tenho mais um problema, acontece que o meu escumador anda a tirar porcaria como louco, cerca de dois copos cheios em 24 horas. E começo a notar porcarias sobre a rocha, tipo restos de comida e matéria orgânica, em que quando agito a água sobre a rocha saltam logo de lá, voltando passado algum tempo a ficar em cima da rocha ou areia depois de assentar. O que acham que devo fazer neste caso? Aspirar as porcarias que estão sobre a rocha? Introduzir mais equipa de limpeza?...penso que um dos problemas que posso ter em relação a isto é que tenho apenas como equipa de limpeza 3 ofiuros, e uns 6 ou 8 eremitas pequenos (os outros foram devorados pelo thalassoma grande). Que animais é que acham que devo introduzir no aquário para livrar o aquário de detritos???
    Cumps
    Filipe Pacheco

Meu aquário da costa...

Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. O que sei... o que penso que sei ... e o que não sei sobre ciclar um aquário.
    Por Heitor Simões no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 17
    Último Post: 17-06-08, 10:40
  2. A Formula 1 (corrida De Carros) E O Aquário
    Por João Basso no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 5
    Último Post: 24-06-07, 21:17
  3. Artigo sobre ozonizador
    Por Marcos Cavaleiro no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 1
    Último Post: 22-06-06, 19:29
  4. Aquario da Nossa Costa