(tópico em edição)
Boas,
Uma vez que oficialmente a TMC não divulga as características técnicas dos blades de leds Aqua Beam 500, resolvi fazer um ensaio fotográfico para averiguar as ópticas utilizadas e as distâncias de profundidade e respectiva mistura dos leds brancos e azuis... E chegar a algumas ideias e conclusões...
Última edição por Artur Fonseca; 22-08-09 às 04:20.
Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário
"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."
"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."
Fotos [3/3]
Simulações de profundidade e mistura dos brancos/azuis... (continuação)
50cm:
![]()
![]()
outras perspectivas gerais...
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
análise dos ângulos dos focos de projecção...
![]()
![]()
aproximando a forma do foco a um triângulo temos uma base de 16cm e altura de 14cm... fazendo um risco de cima a baixo, passando pelo meio da base, vamos assumir dois rectângulos (iguais, espelhados), com dois lados (8cm e 14 cm) que fazem ângulo de 90º e um lado de 16cm correspondente a hipotenusa. sabendo que o ângulo alfa corresponde a metade do ângulo dos leds/ópticas, e sabendo que o seno de alfa corresponde a 8/16, ou seja, 0.5. Fazendo a operação inversa, ou seja, qual o ângulo alfa cujo seno é igual a 0.5, temos como resultado que alfa = 30º. Como o ângulo corresponde a um dos dois triângulos, temos que o ângulo do foco projectado é de 60º. Fazendo o mesmo para o coseno, temos coseno de alfa = 14/16 = 0.875, ou seja, o alfa para esse valor corresponde a sensivelmente 29º, pelo que tendo em conta pequenos erros na medida e arredondamentos, confirma-se o ângulo alfa de 30º e o ângulo total do led igual a 60º.![]()
Última edição por Artur Fonseca; 22-08-09 às 03:59.
Conclusões...
Se considerarmos a aplicação isolada de uma blade destas, Reef White (5 leds: branco-azul-branco-azul-branco), podemos verificar que só conseguiremos uma luz com cor relativamente uniforme (mistura adequada do branco com azul) para uma profundidade de aproximadamente 25 a 30 cm ou superior. Para uma profundidade inferior a 25cm os focos brancos e azuis não se misturam completamente e ficamos com um tom geral não homogéneo... Percebe-se portanto que estes blades sejam particularmente indicados para aquários com 45cm ou mais de altura.
De qualquer forma, se a blade não for aplicada isoladamente mas sim em complemento a outra blade, designadamente a Marine Blue, com cores complementares (5 leds, azul-branco-azul-branco-azul), e tendo em conta que com blades adjacentes consegue-se praticamente uma distância de 5 cm entre os leds (blades diferentes) versus os 10cm entre os leds numa mesma blade, posso especular que a uma profundidade de apenas 15 a 20cm já se tenha uma tonalidade bastante homogénea e então esta combinação de blades será adequada para aquários mais baixos, entre os 30 e 40 cm de altura.
Isto para demonstrar que no caso do meu nano de 30 cm de altura, esta blade Reef White não consegue substituir uma T5 quando a blade está colocada a apenas 5 cm do nível de água... pois nota-se perfeitamente os feixes azuis praticamente até ao areão...
![]()
![]()
Possivelmente só solucionarei elevando a blade uns 15 a 20 cm adicionais, ou arranjando outra blade complementar (Marine Blue) e assim, elevando as blades apenas uns 5 a 10 cm adicionais, conseguir uma tonalidade homogénea semelhante à das lâmpadas fluorescentes...![]()
Última edição por Artur Fonseca; 22-08-09 às 04:34.
Ola todos os membros deste fórum
Ola amigo Artur Fonseca
Parabéns pela iniciativa que teve em estar a fazer esses cálculos
pois ainda bem que temos pessoal assim com essas capacidades
para não caíramos muitas vezes em erros de comprar material sem saber se
e o que mais se adapta aos nossos aquários
Assim ficamos com uma ideia do que as leds dão em comparação as t5
De um aprendiz no meio de tantos
Um abraço deste amigo
Henrique de jesus
Um grande abraço deste vosso e sempre amigo
Henrique de Jesus
Viva,
Antes demais muitos parabéns pelo estudo efectuado, está de facto bem feito e as conclusões tiradas são verdadeiras.
De facto deparámo-nos com esse problema há cerca de uma ano atrás e agora juntamente com o lançamento das novas 1000HD tentámos solucionar um pouco essa questão que alguns clientes punham de a luz não ter angulo suficiente para se poder posicionar a regua perto da água.
Toda a face frontal das novas aquaray 500 foram redesenhadas e estas irão sair sem a lente, permitindo espalhar muito mais a luz bem como obter uma mistura dos espectros de iluminação mais realista e natural. O angulo que obtivémos agora aproxima-se mais dos 90º e perdemos aquele efeito de feixe concentrado sendo mais larga a incidencia de luz.
Imagens da regua frontal antes e depois.
Um abraço,
Brian
Última edição por TMC IBERIA; 26-08-09 às 20:43.
Boas Henrique, obrigado pela mensagem
Boas Brian,
Bom saber que gostaram do pequeno ensaio (pouco científico, mas com resultados práticos)
Já agora, também vi uns fóruns sobre as novas calhas Aqua Beam 500, parece que terão inclusivamente uns leds mais evoluídos, da Cree, em que dá para obter a mesma intensidade de luz sem precisar de usar as ópticas.
A minha dúvida e curiosidade, se for possível informar, era saber se no caso da minha blade actual, modelo anterior, poderei arranjar essa parte frontal sem ópticas, obtendo assim os feixes mais abrangentes, mas mantendo uma intensidade luminosa adequada para 30cm de coluna de água?
Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)