Resultados 1 a 7 de 7

Tópico: Zona de Sesimbra

Membro Junior Avatar de Paulo Pessoa
    Data de Ingresso
    19-09-07

Red face Zona de Sesimbra

Boas,
    Finalmente estou a começar a montar o meu aqua salgado, á muito que tenho de agua doce e agora arranjei um para a agua salgada....
    Mas estou no começo e confesso, pouco ou nada percebo ...
    Tenho tido alguns conselhos do pessoal da loja, "Avipeixe", e hoje fui lá comprar algumas coisitas que me faziam falta e o rapaz ofereceu-me um balde de 25 lt com agua, porem ainda falta um pouco para chegar ao topo.
    Será que posso recolher os cerca de 5 lt que me faltam na zona de Sesimbra ?
    Que me dizem ????
    Abraços e agradeço toda a ajuda possivel

Paulo Pessoa
    Paulo Pessoa
    Kia Motors - The Power to Surprise

Membro Conselheiro Avatar de Joaquim Galinhas
    Data de Ingresso
    18-08-06

Re: Zona de Sesimbra

Boas, Paulo

Podes recolher a água que te fizer falta na zona de Sesimbra, já fiz recolhas para as minhas TPA´s e não tive problemas. Já agora podias aproveitar para descrever o teu aquário para termos uma idéia do que estás a planear.
    A grandeza de um Homem mede-se pelo respeito que tem pelos animais que vivem á sua volta incluindo os da sua espécie

Data de Ingresso
    19-09-07

Boas, antes do mais, obrigado...
    Bem o aquario tem 26*40*30, com ele veio um escumador pequeno, o filtro tipo cascata e o aquecedor para a agua, entretanto na Avipeixe, comprei a areia, e como já sou clientes deles á bastante tempo com os de agua doce, e lá irei comprar os peixes, ele arranjou-me um balde com agua entretanto veio tambem umas rochas "vivas", penso que se chama assim.
    No feturo quero lá por uma anemona, um caranguejo eremita e 1 peixe palhaço e em principio um .... (uma Dory) ???
    Para começar será isso....
    Obrigado pela resposta.
    Paulo Pessoa

Membro Identificado Avatar de João Gregersen
    Data de Ingresso
    31-03-08

Boas Paulo

Vou primeiro responder as tuas perguntas.

A agua de Sesimbra a partida tas a vontade, vários membros recolhem agua ai!

Tens sump? Ou possibilidade de ter uma?

Quanto à Doris (hepatus) não te aconselho, é um peixe que cresce muito, pelo que não é aconselhado para um aqua desse tamanho (aproximadamente 30litros, certo?)

Peixes só os deves por pelo menos mês e meio depois de ter o aquário montado para dares tempo ao ciclo de se realizar.

O maior conselho que te poso dar é lê, lê muito, tens muito para ler neste e noutros fóruns para não cometeres erros que muitos de nos cometemos quando começamos.

Abraço

Membro Avatar de Gonçalo Proença
    Data de Ingresso
    15-11-04

Paulo, umas quantas dicas :

A "dory" , do filme "finding nemo" é um Peixe da familia dos cirurgiões, é um Heapatus.

Eu podia dizer isto de muitas maneiras mas a mais simpatica é ESQUECE.

O minimo imaginario para um peixe desses, mas o ESTRITAMENTE minimo é 150 a 200litros de agua. E com muito boa filtragem, com muito movimento de agua.

Estamos a falar de peixes que atinjem 30-35cms sem problemas.. o teu aquario tem 40cm de frente... percebes o problema ?

Alem disso, sendo um peixe enorme para o teu aquario, a porcaria que ele vai fazer ( dejectos, etc ) é proporcional ao tamanho dele - o teu sistema de filtragem NÃO vai aguentar. Vais ter um crash, morrer tudo, etc etc.

É facil de comprar hepatus com 8-10-12 cms . Não o faças - são peixes jovens mas ele vai sofrer na mesma e mais rápido do que pensas ele está grande demais para o teu aquario.

Ok ponto seguinte :

Anemona

Esquece ( desculpa pelo enxorrilho de noticias más ).

Mas esquece ainda mais depressa que o Hepatus.

As anemonas têm requerimentos ENORMES de luz : são organismos que se alimentam de duas maneiras : fisicamente ( peixes, camarão, etc ) e atraves da fotosintesse ( onde arranjam a maior parte dos nutrientes ). Elas não conseguem , pura e simplesmente, sobreviever só com alimento e sem luz.

No teu aquario cabe uma anemona, sem problemas.

O problema é que para teres luz suficiente para ela ( uma HQI de 150 ou mesmo talvez uma de 70W ) vais gerar tanto calor à agua que vai ficar insuportavel para a anemona ( sao bastante sensiveis à qualidade da agua ) .

Sinceramente, aconselho-te dois peixes palhaços pequenos ( e chega ! para 30 l ! )e um coral mole ( procura na net ) que na grande maioria dos casos os palhaços "adoptam" como anemona e tens o mesmo efeito.

Vai lendo e se precisares de mais algo, diz abraço
    Gonçalo Proença

Convidado Avatar de Paulo J. Oliveira
    Data de Ingresso
    15-03-05

Citação Postado originalmente por Paulo Pessoa Ver Post
    Boas, antes do mais, obrigado...
    Bem o aquario tem 26*40*30, com ele veio um escumador pequeno, o filtro tipo cascata e o aquecedor para a agua, entretanto na Avipeixe, comprei a areia, e como já sou clientes deles á bastante tempo com os de agua doce, e lá irei comprar os peixes, ele arranjou-me um balde com agua entretanto veio tambem umas rochas "vivas", penso que se chama assim.
    No feturo quero lá por uma anemona, um caranguejo eremita e 1 peixe palhaço e em principio um .... (uma Dory) ???
    Para começar será isso....
    Obrigado pela resposta.

Olá Paulo

Antes de mais benvindo aos salgados.
    Esquecendendo por agora os peixes e tipo de corais ou invertebeados que poderás por, acho primordial que nos centramos noutros aspectos.
    È fundamental que após efectures a montagem desse teu nano com a areia e a rocha viva e respectiva água é claro, deixes o teu sistema efectur o ciclo durante a um periodo nunca inferior a um mes e meio, dois meses.
    É normal que durante este periodo te surgam algas verdes, castanhas, mas nao te preocupes, pois é normal nesta fase do aquário, indicando de que o ciclo se está a fazer.
    Poderás optar por nao teres qualquer tipo de luz acesa durante o periodo de ciclagem, ou entao 1 ou 2 horas dia no máximo, efectuares tpa`s semanais na ordem dos 10% e ires verificano ao longo dos tempos os niveis de amonia, nitritos numa primeira fase e maiis para a frente o kh e nitratos.
    Sempre que tenhas alguma duvida nao exites em perguntar.
    Cumprimentos

Paulo J. Oliveira
    RF Moderador

Data de Ingresso
    19-09-07

Boas pessoal,
    quero agradecer as vossas respostas, o Heapatus, ok já esqueci !!!
    Não sabia que seria necessario tanto tempo de espera ... mas vou esperar !!!!
    Hoje fui ao Meco, á zona das rochas buscar agua, consegui trazer .... (parecia um pinto!!!)
    Os vossos conselhos tem sido impecaveis. Obrigado.
    Vou tentar tirar umas fotos para cá meter, já agora... como posso fazer para as colocar cá ???
    Abraços
    Paulo Pessoa

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Colectar na zona de Sines
    Por CarlosMaia no fórum Zona de Colecta
    Respostas: 1
    Último Post: 04-12-07, 23:42
  2. Apoios para o evento da zona NORTE
    Por Julio Macieira no fórum Noticias & Eventos
    Respostas: 3
    Último Post: 04-05-06, 12:32

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem