Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 133

Tópico: BubbleReef

Membro Identificado Avatar de Gonçalo Rio
    Data de Ingresso
    05-10-06

BubbleReef

Pois então cá vai mais uma "aventura".

Aquario 1,40mx0,6mx0,6m

Sump 1mx0,55mx0,4m

Escumador: Bubble King Supermarine 250

Reposição: Red Dragon II Titanium 16.000l/h regulavel

Circulação: Kit TS24 da Tunze

Iluminação: 2 x Lumenbright com lampadas Coralvue Reeflux 250W 12.000k

Seguem-se desenhos do aquário (já encomendado à Scalare com acabamentos em cerejeira e puxadores cuidadosamente seleccionados pela cara metade ).
    Última edição por Gonçalo Rio; 22-09-09 às 19:53.
    "Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade"..
    Leonardo da Vinci (1452-1519)

"The definition of spooky: Things that don't fit into 3D!" Kryon, Jan 2009

Data de Ingresso
    05-10-06
    "Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais, e, neste dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a humanidade"..

Membro Identificado Avatar de Pedro M Gomes
    Data de Ingresso
    16-02-08

Re: BubbleReef

ui promete heheheheeheeh kero ver mais ! :p
    Island Reef . Click Here New!

Eighty Nano . Click Here Ended
    UK Wave . Click Here Ended

Membro Identificado Avatar de Anthony Rosado Neto
    Data de Ingresso
    18-06-07

EHEHEHEHHEHEH gonçalo nao tarda tens um dos maiores aquario de portugal, isso é sao mudanças

O "pouco" que se viu ja tem muito bom aspecto, eheheheh

FOrça nisso.

Lojista Avatar de Carlos Mota
    Data de Ingresso
    10-12-04

boas

eu era para dizer alguma coisa

eu até queria dizer alguma coisa

perfeito

veremos o resto

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Olá Gonçalo,

Boa sorte para o novo projecto

Se me permites tenho 2 questões a colocar-te:

Estás a planear colocar algum tipo de substrato? As bombas que escolheste equivalem a 84x o volume do aquário.

O aquário vai ficar na mesma sala onde estava o anterior e com o qual tinhas algumas questões relacionadas com o aquecimento excessivo? Neste caso a passagem das T5 do aquário anterior para duas HQI de 250W vai dificultar ainda mais o controlo da temperatura do aquário e humidade da sala.

Nos últimos tempos e face ao aumento do preço da energia eléctrica e também à minha vontade em querer ter cada vez mais aquários (leia-se corais e peixes...) em casa tenho tentado diminuir o consumo eléctrico sem reduzir o nº de aquários nem o suporte de vida dos animais. Nesse sentido tenho feito algumas trocas de material que apesar de ter um custo mais elevado gasta menos Watts com a mesma ou melhor performance. Nesse sentido 2 das alterações que fiz no meu aquário de 720l foram precisamente trocar a iluminação HQI (3 x 250W=750W) por T5 (8x80W=640W), o que além de poupar energia torna o ambiente onde o aquário está mais confortável reduzindo humidade. Outra das alterações feita foi a troca da bomba de retorno em que tirei uma Eheim 1260 (2400l/h - 65W) e troquei por um modelo mais antigo Eheim 1060 (2200l/h - 50W). No total reduzi o consumo em 125W.
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Membro Identificado Avatar de João A Alves
    Data de Ingresso
    19-11-05

Boas Gonçalo

De facto está com a muita vontade para esse aquário, pelas dicas que destes vai ficar espéctacular.
    Boa sorte para esse teu novo projecto.

Abraço

João Alves

Data de Ingresso
    05-10-06

Citação Postado originalmente por Ricardo Rodrigues Ver Post
    Olá Gonçalo,

Boa sorte para o novo projecto

Se me permites tenho 2 questões a colocar-te:

Estás a planear colocar algum tipo de substrato? As bombas que escolheste equivalem a 84x o volume do aquário.

O aquário vai ficar na mesma sala onde estava o anterior e com o qual tinhas algumas questões relacionadas com o aquecimento excessivo? Neste caso a passagem das T5 do aquário anterior para duas HQI de 250W vai dificultar ainda mais o controlo da temperatura do aquário e humidade da sala.

Nos últimos tempos e face ao aumento do preço da energia eléctrica e também à minha vontade em querer ter cada vez mais aquários (leia-se corais e peixes...) em casa tenho tentado diminuir o consumo eléctrico sem reduzir o nº de aquários nem o suporte de vida dos animais. Nesse sentido tenho feito algumas trocas de material que apesar de ter um custo mais elevado gasta menos Watts com a mesma ou melhor performance. Nesse sentido 2 das alterações que fiz no meu aquário de 720l foram precisamente trocar a iluminação HQI (3 x 250W=750W) por T5 (8x80W=640W), o que além de poupar energia torna o ambiente onde o aquário está mais confortável reduzindo humidade. Outra das alterações feita foi a troca da bomba de retorno em que tirei uma Eheim 1260 (2400l/h - 65W) e troquei por um modelo mais antigo Eheim 1060 (2200l/h - 50W). No total reduzi o consumo em 125W.
    Viva Ricardo,

Sugestões e questões são sempre bem vindas.

Sim estou a pensar colocar substrato por "imposição" da maioria feminina que nem quer ouvir falar de aquario sem areia

O aquário vai ficar na mesma sala do anterior que agora possui ar condicionado.

Não deixas obviamente de levantar questões muito pertinentes relativas à iluminação e bomba.

Relativamente à bomba a escolha assentou em 2 vectores: fiabilidade e capacidade de regulação (vai desde os 1000l/h aos 16.000l/h). Não penso por este facto ter a bomba na sua velocidade máxima (mas só na prática veremos até porque os 16.000 l/h não são reais, como sabes , com a elevação).

Relativamente à iluminação confesso que me rendi aos Lumenbright pelas imensas reviews que tenho lido sobre os mesmos, sendo que existem 2 pontos extraordinarios nesta solução:

1. Distancia do refletor à superficie da água deve rondar os 50 cm o que diminui consideravelmente a taxa de evaporação
    2. As reeflux de 12.000k que apresentam de facto uma cor extraordinaria que dispensa a existência de actinicas

Aqui tens uma excelente review dos lumenbright:

Reefkeeping's Product Review - Reefkeeping.com

O papel das Tunze surge em base nas seguintes decisões:

• Não tenho espaço para colocação das Vortech nas laterais do aquário, porque seriam sem duvida a minha opção
    • As tunze serão as bombas que vão estar conectadas à UPS para garantir a circulação de água em caso de falha de energia

Abraço !

Data de Ingresso
    05-10-06

Citação Postado originalmente por Carlos Mota Ver Post
    boas

eu era para dizer alguma coisa

eu até queria dizer alguma coisa

perfeito

veremos o resto
    Viva Carlos,

Sempre com a boa disposição em cima

Obrigado pelo apoio

Data de Ingresso
    05-10-06

Citação Postado originalmente por Anthony Rosado Neto Ver Post
    EHEHEHEHHEHEH gonçalo nao tarda tens um dos maiores aquario de portugal, isso é sao mudanças

O "pouco" que se viu ja tem muito bom aspecto, eheheheh

FOrça nisso.

Obrigado Anthony,

Agora "só" falta por em prática

Abraço !

Data de Ingresso
    05-10-06

Citação Postado originalmente por Pedro M Gomes Ver Post
    ui promete heheheheeheeh kero ver mais ! :p
    Eu diria obrigado mas sinto-me mais tentado a dizer: thanks old chap, give my regards to the queen !

Abraço !

Membro Senior Avatar de Raul Bernardino
    Data de Ingresso
    09-09-06

Ora boas Gonçalo,

Gostei do aspecto e dos esquemas. Surgiram-me algumas dúvidas (newbie here).

A água de reposição (kalkwasser?) como é alimentada ao aqua? Como tencionas fazer as TPAs?

Quanto à iluminação, os LEDs foram postos de parte? (é mais uma provocação esta última pergunta)

Abraço e boa sorte para o projecto,

RB
    "your soul becomes a fish
    you swim in idle waters and drink other fishes piss
    your soul feeds on fish
    on piss, puss and men
    who in turn, become as you have become,
    a fish" - Bauhaus

Data de Ingresso
    05-10-06

Citação Postado originalmente por Raul Bernardino Ver Post
    Ora boas Gonçalo,

Gostei do aspecto e dos esquemas. Surgiram-me algumas dúvidas (newbie here).

A água de reposição (kalkwasser?) como é alimentada ao aqua? Como tencionas fazer as TPAs?

Quanto à iluminação, os LEDs foram postos de parte? (é mais uma provocação esta última pergunta)

Abraço e boa sorte para o projecto,

RB
    Viva Raul,

A água de reposição não vai ser kalkwasser (vai ser mesmo agua de osmose). Ela é alimentada à sump através de uma bomba peristaltica com boia de nivel.

TPAs podem ser perfeitamente feitas pela sump. O nivel na sumo deverá rondar os 25cm (aconselhado para o escumador em causa), consequentemente pretendo manter cerca de 96 litros na sump (facilmente se faz uma tpa de 50-75 litros na sump).

eheheheh infelizmente o gasto de LEDs para 500 litros de água era.....violento......

Abraço !

Membro Conselheiro Avatar de Joaquim Galinhas
    Data de Ingresso
    18-08-06

Viva, Gonçalo

Depois quero ver esse sistema a funcionar e espero que desta vez com mais tranquilidade do no anterior, estive a ver a tua descrição de material e reparei que pensas utilizar o mesmo tipo de lampadas que eu uso e assim evitar as actinicas, no entanto e por experiencia (uso as HQI Coralveu reeflux 12000k á 3 anos) elas perdem o tom azulado com alguma rapidez e os corais efectivamente sente a falta, normalmente entre os 6 e os 8 meses já notas as diferenças nas lampadas, por isso aconselho-te a ponderares sériamente o uso das actinicas. Eu tentei evitar o seu uso durante o primeiro ano e deu mau resultado. Quanto ao restante material acho que a escolha até está razoável

um abraço e boa sorte nisso
    A grandeza de um Homem mede-se pelo respeito que tem pelos animais que vivem á sua volta incluindo os da sua espécie

Data de Ingresso
    05-10-06

Citação Postado originalmente por Joaquim Galinhas Ver Post
    Viva, Gonçalo

Depois quero ver esse sistema a funcionar e espero que desta vez com mais tranquilidade do no anterior, estive a ver a tua descrição de material e reparei que pensas utilizar o mesmo tipo de lampadas que eu uso e assim evitar as actinicas, no entanto e por experiencia (uso as HQI Coralveu reeflux 12000k á 3 anos) elas perdem o tom azulado com alguma rapidez e os corais efectivamente sente a falta, normalmente entre os 6 e os 8 meses já notas as diferenças nas lampadas, por isso aconselho-te a ponderares sériamente o uso das actinicas. Eu tentei evitar o seu uso durante o primeiro ano e deu mau resultado. Quanto ao restante material acho que a escolha até está razoável

um abraço e boa sorte nisso
    Viva Joaquim,

Vou então rever a configuração a ver se "encaixo umas actinicas".

Obrigado pelos teus conselhos.

Abraço !

Data de Ingresso
    10-12-04

boas

reparei que pensas utilizar o mesmo tipo de lampadas que eu uso e assim evitar as actinicas, no entanto e por experiencia (uso as HQI Coralveu reeflux 12000k á 3 anos) elas perdem o tom azulado com alguma rapidez e os corais efectivamente sente a falta, normalmente entre os 6 e os 8 meses já notas as diferenças nas lampadas, por isso aconselho-te a ponderares sériamente o uso das actinicas. Eu tentei evitar o seu uso durante o primeiro ano e deu mau resultado
    grande Galinhas

tens certeza que as lampadas perdem assim tanto azul
    eu como sabes uso essas lampadas tanto no meu aquario principal como nos meus frags
    embora no principal tenho duas actinicas de 80W que apenas ligam uma hora antes e uma hora depois das HQI estando desligadas todo o periodo em que as HQI estão ligadas

são as mesmas lampadas que usei de inicio
    http://www.reefforum.net/f8/ajuda-co...95/index2.html

por agora nem penso mudar porque acho que ainda estão muito boas tendo já 15 meses de uso

agora que disses-te isso fico aqui com a pulga na orelha

Membro Identificado Avatar de PedroPedroso
    Data de Ingresso
    19-10-07

Boas Gonçalo

parabéns pelo teu novo projecto ( acho que ele furou o outro aquario para fazer um maior )

porque não pensas em fazer uma coluna seca externa? eu fiz e estou bastante contente com o resultado. fiz uma caixa de 30x15 na trazeira do aqua, com o devido recorte a lazer para o pente e ficou mt bom.

o meu aquario apenas tem a frente visivél, está entalado entre paredes.

outro ponto que aconcelho é a pintura dos vidro que estão tapados, feito de raiz não custa nada e evita os vinilicos e afins.

são só mais umas bocas para um final feliz

abraço
    Abraço

Pedro Pedroso

cego não é o que não vê, é o que não quer ver.....

Data de Ingresso
    05-10-06

Citação Postado originalmente por PedroPedroso Ver Post
    Boas Gonçalo

parabéns pelo teu novo projecto ( acho que ele furou o outro aquario para fazer um maior )

porque não pensas em fazer uma coluna seca externa? eu fiz e estou bastante contente com o resultado. fiz uma caixa de 30x15 na trazeira do aqua, com o devido recorte a lazer para o pente e ficou mt bom.

o meu aquario apenas tem a frente visivél, está entalado entre paredes.

outro ponto que aconcelho é a pintura dos vidro que estão tapados, feito de raiz não custa nada e evita os vinilicos e afins.

são só mais umas bocas para um final feliz

abraço
    Viva Pedro,

Foi dificil mas lá o consegui partir todo para poder por um maior

O unico problema que vejo numa coluna seca externa é a existência de mais um "ponto de falha" (não deixa de ser um componente externo que esta colado com silicone ) ainda por mais quase inacessível.

A coluna seca externa (na minha perspectiva) faz mais sentido para aquários com fácil acesso à parte de trás.

Abraço e obrigado !

Membro Identificado Avatar de PedroPedroso
    Data de Ingresso
    19-10-07

boas

tens toda a razão a dizeres que é mais um ponto de falha para o aquario, mas por outro lado não tens o vidro do fundo furado. certo
    Abraço

Pedro Pedroso

cego não é o que não vê, é o que não quer ver.....

Membro Conselheiro Avatar de Joaquim Galinhas
    Data de Ingresso
    18-08-06

Boas, Carlos

Gonçalo, desculpa o abuso mas é só para esclarecer o Carlos.

Então é assim Carlos, como sabes sou adepto dessas lampadas á muito tempo e como tenho aparelhometros de medida para quase tudo entretenho-me a fazer comparações e efectivamente elas perdem a tonalidade ao fim de algum tempo, e se tiveres oportunidade de colocar uma lampada com 6 meses e outra nova lado a lado mesmo a olho nu é visivel a diferença, no entanto são lampadas que duram aproximadamente 2 anos sem grandes perdas de qualidade o que justifica o preço e acabam por ficar mais ecónomicas do que as lampadas T5.
    Mas se só quisermos corais verdes e castanhos não são precisas as actinicas

Um abraço
    A grandeza de um Homem mede-se pelo respeito que tem pelos animais que vivem á sua volta incluindo os da sua espécie

Data de Ingresso
    10-12-04

boas

Joaquim
    como tenho aqui lampadas novas vou experimentar mudar a do meio para ver se noto alguma diferença

Gonçalo
    desculpa lá tar a usar o topico para isto,mas sabes como é
    duvidas e mais duvidas

quanto a tua coluna seca acho que devias procurar outra solução
    isso é uma coisa que se contorna facilmente e acredita que o espaço que ocupa dentro do aquario é demais pro beneficio que trás

quando montamos o aquario há espaço para tudo mas acredita que com o passar do tempo qualquer bocadinho de area livre é bom

Membro Identificado Avatar de Anthony Rosado Neto
    Data de Ingresso
    18-06-07

Concordo com o Pedro e o Mota, pondera bem a situaçao da coluna seca, se fosse hoje levava o meu aquario para uma vidreira pare desbastar o vidro lateral e fazia uam coluna seca externa, era 10/15cm que ganhava no aquario, parece que nao mas faz diferença.

Data de Ingresso
    05-10-06

Citação Postado originalmente por Anthony Rosado Neto Ver Post
    Concordo com o Pedro e o Mota, pondera bem a situaçao da coluna seca, se fosse hoje levava o meu aquario para uma vidreira pare desbastar o vidro lateral e fazia uam coluna seca externa, era 10/15cm que ganhava no aquario, parece que nao mas faz diferença.

Viva Anthony,

Como referi a solução de coluna seca externa faz sentido numa óptica de menor ocupação de espaço, mas não deixa de ser um facto inequivoco que introduz mais um ponto de falha.

A introdução desse ponto de falha não me "enervaria" de todo se eu conseguisse aceder de forma livre à traseira do aquário.

Como o aquário vai ficar só com a parte da frente visivel (as laterais e traseira vão estar encostadas contra parede e um movel) , isso significaria que a coluna seca exterior obrigaria a "avançar o aquario para a frente" e para além do mais algum problema que pudesse existir tornaria muitissimo dificil qualquer tipo de "remendo" (ou pelo menos levaria muito mais tempo a remendar e lá ficaria o parquet molhado => "guerra" lá em casa ).

Abraço e obrigado pela sugestão (de facto pensei muito nisso quando estive a estudar o aquário, observando nomeadamente a experiencia do Gil)

Membro Junior Avatar de jeff corado
    Data de Ingresso
    16-09-08

Olá Gonçalo,

Quanto ao projeto parabéns pela nova aventura, gostava de saber + do teu sump, como vai repor a agua de osmose no reservatório (solenoide?) e da evaporação do aqua (osmoregulador?), ou se aproveitando para outros fins vai colocar algum computador a controlar tudo e mais um pouco?

Quanto as HQI, uso 150W BLV 14K, estão a 7 meses e pelo comportamento / reação dos corais que estão a "buscar" mais luz, estas já foram a vida! Mas a olho nú não apresentam diferença, nem mesmo quando comparadas com fotos anteriores. Hoje vou repor com 150W Arcadia 14k, espero que tenham o efeito esperado.

Quanto ao calor gerado, nada que um chiller não resolva...contudo a temperatura desce com a mesma proporção que a conta de energia sobe...

Já agora para não perder o barco...
    Citação Postado originalmente por Joaquim Galinhas Ver Post
    (...) como tenho aparelhometros de medida para quase tudo entretenho-me a fazer comparações e efectivamente elas perdem a tonalidade ao fim de algum tempo,(...)
    Qual o aparelho usado pelo Joaquim para medir a tonalidade das lamps? É o mesmo que mede a luminosidade, usado em fotografias?

Gonçalo, quando estiver com o aqua novo a rodar não esqueces de convidar este vizinho pra ver em loco, ok.

Abraços,

Jeff

Membro Identificado Avatar de Manuel Faria
    Data de Ingresso
    02-03-06

viva Gonçalo.

Em primeiro lugar queria dar-te os parabens e muita sorte para esse projecto.
    Em segundo, dizer-te que tenho a coluna seca como a que pensas colocar e que se fosse hoje não a teria colocado asssim.
    Segundo a minha experiencia a coluna colocada no meio dificulta em muito o layout. Penso que se a colocasses num canto ou mesmo numa lateral ficarias mais bem servido.
    Mas como sempre se diz aqui cada aquario é um caso e até pode ser que mesmo com ela no meio consigas um bom layout.
    Eu não consegui por mera falta de jeito talvez
    Um Abraço amigo
    -----------------------------------------------
    M. Faria

Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem