Resultados 1 a 14 de 14

Tópico: First Salgado - Nano

Membro
    Data de Ingresso
    15-09-09

First Salgado - Nano

Boas pessoal, desde já os parabéns por este fórum.
    Vou dar os meus primeiros passos nos salgados e queria a vossa opinião acerca desde Setup:

Aquário : 60x35x30 cm
    Iluminação : 6X24W T5 ( 2 actínicas e 4 daylight( penso que sejam de 10.000k )), mas só penso ligar 2 de cada.
    Circulação : Hydor Koralia Nano
    Areão : CaribSea Ocean Direct Oolite 9kg
    Escumador : DIY?!?
    Rocha: Colocarei 4 kg de RV depois com o tempo colocarei RM e RV para completar.

Cumprimentos,
    André Medinas.

Membro Identificado Avatar de AndreCardoso
    Data de Ingresso
    18-10-07

Re: First Salgado - Nano

Olha que geralmente quando diz daylight significa rondar os 6000 ou 6500K e nao 10 000K. 6500Kelvins é muito amarelado para um salgado, mesmo utilizando actinicas para compensar.

Membro Identificado Avatar de Roberto Isidoro
    Data de Ingresso
    25-02-07

Bem vindo ao mundo Reef
    A nível de iluminação podes escolher por 3x24W ao 4x24W.

- 2 ATI-Blue Plus 24w T5
    - 2 ATI-Aquablue spezial 24w T5

ao podes optar por leds da TMC, que são estas:
    - Leds TMC Aquabeam 500 ao as 1000.

Ate podes ver o setup do Artur Fonseca.

Recife54 - Setup e Diário.

Acerca do escumador tens a Deltec, Aquamedic Miniflotor, RedSea e muito mais, agora depende aquilo que queres gastar €€€
    Abraço Roberto

Novo Site: Roisa Reef II

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ...

Para quê tanta luz??????????

2x 24w dá 48w ... para esse aquário já tens 1w por litro. que te dá para manter até corais duros.

Para quê ligar as 4? ou já tens a calha ou então é deitar dinheiro fora.

Poupa mas é na calha para que possas investir num bom escumador e em RV.

Abraços,

Membro Identificado Avatar de Roberto Isidoro
    Data de Ingresso
    25-02-07

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar Ver Post
    Boas ...

2x 24w dá 48w ... para esse aquário já tens 1w por litro. que te dá para manter até corais duros.

Para quê ligar as 4? ou já tens a calha ou então é deitar dinheiro fora.

Poupa mas é na calha para que possas investir num bom escumador e em RV.

Abraços,

E verdade Rui, erro meu 2X24W chega na boa.
    Mas podes por os leds, gastas menos electricidade.
    Abraço Roberto

Novo Site: Roisa Reef II

Membro Identificado Avatar de Jorge Neves
    Data de Ingresso
    22-07-07

Boas ...

Abraços,
    Rui

Tenho um nano com essas dimensões...tem 3x24w...e não è tão linear em termos de duros como queres dar parecer...pese embora até exceda o w/l.
    Um abraço.

Jorge Neves

Membro
    Data de Ingresso
    15-09-09

Muito obrigado pelas opiniões, tal como diz o membro Jorge Neves e pelo que tenho lido muitos duros necessitam de 2w/l.
    Deixaram me um pouco indeciso nesta matéria.

Tenho outra dúvida já li por ai que por vezes o escumador retira nutrientes a mais que poderiam ser imprescendíveis a corais e sendo maioritariamente um nano de corais, não terá uma carga orgânica muito grande de peixes.

Cumprimentos,
    André Medinas.

Data de Ingresso
    22-07-07

Citação Postado originalmente por AndreMedinas Ver Post
    Muito obrigado pelas opiniões, tal como diz o membro Jorge Neves e pelo que tenho lido muitos duros necessitam de 2w/l.
    Deixaram me um pouco indeciso nesta matéria.

Tenho outra dúvida já li por ai que por vezes o escumador retira nutrientes a mais que poderiam ser imprescendíveis a corais e sendo maioritariamente um nano de corais, não terá uma carga orgânica muito grande de peixes.

Cumprimentos,
    André Medinas.
    André

Basta que não sobredimenciones o escumador...mas na dúvida,porque queremos sempre mais ...se for sobredimensionado...liga-o só no periodo noturno...ex:22h/08h (caso tenhas bi-horário è ouro sobre azul).
    Fica bem

Jorge Neves

Data de Ingresso
    24-03-05

Caro Jorge Neves

O nosso colega André Medinas no seu primeiro post diz ... "dar os primeiros passos".

Deste modo duvido muito que se aventure (ou pelo menos não o deveria fazer) em corais duros que necessitem da quantidade de luz que refere ou mesmo que o André refere, até porque tipicamente esses corais são muito mais intransigentes com a qualidade da água.

A luz que colocamos nos nossos reef para mim são extremamente exagerados e não nos esqueçamos que podemos sempre colocar os corais mais exigentes em termos de iluminação mais no topo do aquário.

Eu para me iniciar com corais duros mantive uma Montipora Aequituberculata com Power Compact e nem de perto nem de longe tinha 1w por litro (se bem me recordo até era 0,5w por litro)

E convém também não esquecer a altura de aquário que estamos a falar.

Eu aqui não quero dar a parecer nada e acredite que tento medir as palavras quando me dirigo a pessoal novato na aquariofilia salgada (e aqui eu sinceramente incluo-me na categoria de novato ).

O meu objectivo não é enganar ninguém ou mal informar ninguém. Se o fiz peço desde já as minhas desculpas mas para mim e para quem está a iniciar-se em aquariofilia de recife e pretende manter SPS convém que faça uma selecção de peças ou frags de fácil manutenção e quanto a mim a escumação aqui é bem mais importante que a iluminação. Quantos de nós quando nos estavamos a iniciar não fizemos as nossas asneiras? Eu certamente fiz algumas.

Agora aquilo que me incomoda é que continuo a ver, sistema após sistema, nos iniciantes de aquariofilia de recife a mesma teimosia em não definir o tipo de aquário que querem. Isto depois traduz-se em asneiras, dinheiro gasto desnecessáriamente, mortes desnecessárias e eventualmente abandono do hobby.

Dou-lhe um exemplo. A montagem do meu aquário. Tenho dois objectivos muito presentes: A reprodução de Cardinais de Bangaii e a manutenção quase exclusiva de Ricórdias Florida (digo quase pois tenho lá umas palythoas que me acompanham desde o inicio da aquariofilia e embora tenha que fazer umas podas de vez em quando, não me consigo desfazer delas). Com base nessa informação é que decidi o setup do aquário e não o contrário.

André desculpa um pouco do off-topic, mas parece-me que talvez para quem como tu se está a iniciar até é informação relevante.

Grande abraço, boa sorte nessa montagem e qualquer coisa que precises e que eu possa ajudar, avisa ...

Membro
    Data de Ingresso
    15-09-09

Jorge e Rui

Tenho mesmo bi-horário penso que a melhor solução é mesmo essa Jorge.

Muito obrigado Rui também concordo contigo é informação relevante para quem quiser começar. Como indiquei no post anterior o meu objectivo com este nano é manter alguns corais dos quais os principais zoanthus, Discosoma, Acropora, Montipora, Seriatopora. Depois com o evoluir talvez entrem mais.

Já que ando a reunir informação que equipa de limpeza aconselham?

Que acham?

Cumprimentos,
    André Medinas

Data de Ingresso
    22-07-07

Caro Jorge Neves

O nosso colega André Medinas no seu primeiro post diz ... "dar os primeiros passos".

Deste modo duvido muito que se aventure (ou pelo menos não o deveria fazer) em corais duros que necessitem da quantidade de luz que refere ou mesmo que o André refere, até porque tipicamente esses corais são muito mais intransigentes com a qualidade da água.

A luz que colocamos nos nossos reef para mim são extremamente exagerados e não nos esqueçamos que podemos sempre colocar os corais mais exigentes em termos de iluminação mais no topo do aquário.

Eu para me iniciar com corais duros mantive uma Montipora Aequituberculata com Power Compact e nem de perto nem de longe tinha 1w por litro (se bem me recordo até era 0,5w por litro)

E convém também não esquecer a altura de aquário que estamos a falar.

Eu aqui não quero dar a parecer nada e acredite que tento medir as palavras quando me dirigo a pessoal novato na aquariofilia salgada (e aqui eu sinceramente incluo-me na categoria de novato ).

O meu objectivo não é enganar ninguém ou mal informar ninguém. Se o fiz peço desde já as minhas desculpas mas para mim e para quem está a iniciar-se em aquariofilia de recife e pretende manter SPS convém que faça uma selecção de peças ou frags de fácil manutenção e quanto a mim a escumação aqui é bem mais importante que a iluminação. Quantos de nós quando nos estavamos a iniciar não fizemos as nossas asneiras? Eu certamente fiz algumas.

Agora aquilo que me incomoda é que continuo a ver, sistema após sistema, nos iniciantes de aquariofilia de recife a mesma teimosia em não definir o tipo de aquário que querem. Isto depois traduz-se em asneiras, dinheiro gasto desnecessáriamente, mortes desnecessárias e eventualmente abandono do hobby.

Dou-lhe um exemplo. A montagem do meu aquário. Tenho dois objectivos muito presentes: A reprodução de Cardinais de Bangaii e a manutenção quase exclusiva de Ricórdias Florida (digo quase pois tenho lá umas palythoas que me acompanham desde o inicio da aquariofilia e embora tenha que fazer umas podas de vez em quando, não me consigo desfazer delas). Com base nessa informação é que decidi o setup do aquário e não o contrário.

André desculpa um pouco do off-topic, mas parece-me que talvez para quem como tu se está a iniciar até é informação relevante.

Grande abraço, boa sorte nessa montagem e qualquer coisa que precises e que eu possa ajudar, avisa ...
    Amigo Rui

A exigência da montipora arquitoberculata em termos de luz,è igual há de qualquer mole...estou a falarar de outras montiporas mais exigentes e não só...e como a ambição è maior que o homem...não è nada de mais para o futuro,que o André esteja prevenido...até porque está a pensar em seriatoporas;acroporas;...
    Não foi minha intenção desacreditá-lo,ou fazê-lo chegar aonde o Rui chegou quando coloquei o post .
    Desculpa-me também a mim o off-tópic André.
    Um abraço

Jorge Neves

Data de Ingresso
    24-03-05

Amigo Jorge Neves,

Eu não cheguei a lado nenhum ... . Estive sempre sentadinho no mesmo sítio.
    Por mim está tudo bem. só quis clarificar e aproveitar também para chamar a atenção de alguem que se está a iniciar.

Abraços,

Equipa RF Avatar de Artur Fonseca
    Data de Ingresso
    21-06-07

Boas André, boa sorte com o novo projecto

No meu nano de 60x30x30, com duas T5 de 24W, e devido à calha principal ter as duas lâmpadas bastante juntas, consigo iluminar na boa cerca de 2/3 da área, então coloco os corais estrategicamente numa "faixa" central e a calha centrada para essa faixa. Uma calha com 3 lâmpadas de 24W para o meu até não seria uma má opção, então para esse que tem uns 5cm mais de largura, acho até recomendado, mesmo para ter uma cobertura de luz mais abrangente, particularmente importante para os corais duros, que como não têm "tentáculos", se a fonte de luz for muito estreita, poderão ficar com partes da superfície na sombra, então um maior número de lâmpadas, ou idealmente, uma calha com mais espaçamento, aliás, uma ideia até seria uma calha para 3 a 6 lâmpadas e usar apenas 3 lâmpadas, mas nos slots mais espaçados. Para o caso de optares por 3 lâmpadas, acho que uma ideia seria por exemplo, 2 x Ati Special e 1 x ATI Blue, com a azul no meio, acho que deveria dar uma luz bem porreira, sem ser exageradamente azul. De qualquer forma, se tiveres oportunidade de arranjar a calha de 6 lâmpadas, acho que é um bom investimento, até porque poderá permitir usar lâmpadas durante mais tempo e ir acrescentando 1 ou 2 novas, quando a intensidade luminosa das mais antigas começar a diminuir. Isto assumindo que permita usar apenas 2 a 4 lâmpadas em simultâneo, deixando os slots vazios, por exemplo.
    Se quiseres apostar nos leds, a TMC diz que para uma área de 60x30, duas blades Aquabeam500 servem. Eu acho que talvez chegue, se bem que apostaria mais em 3 blades, para a tal maior cobertura e no caso dos SPS.
    A circulação parece-me bem essa bomba, devendo apontar para uma circulação total de cerca de 15x a 30x o volume do aqua, portanto 1000 a 2000 l/h. Esta parte da circulação é facilmente melhorável com upgrades, pelo que mais tarde poderás considerar outras opções, incluindo as bombas electrónicas controláveis.

Escumador, acho que há uns Turboflotor da Aquamedic, com venturi (ou será needlewheel?), tipo mochila (hang-on), bastante porreiros e relativamente acessíveis. Até aqueles modelos da Sera ou Boyu, provavelmente dão conta do recado e tb são de mochila, bom para libertar espaço. Um aquamedic miniflotor igual ao meu, arranja-se por uns 50 euros novo, só que depois é preciso uma bomba de ar e depois substituir as pedras de madeira tipo todos os meses. Dá muito trabalho. Recomendo os venturi/NW. E mesmo uma modificação do miniflotor para funcionar com uma bomba DIY.

Citação Postado originalmente por AndreMedinas Ver Post
    Boas pessoal, desde já os parabéns por este fórum.
    Vou dar os meus primeiros passos nos salgados e queria a vossa opinião acerca desde Setup:

Aquário : 60x35x30 cm
    Iluminação : 6X24W T5 ( 2 actínicas e 4 daylight( penso que sejam de 10.000k )), mas só penso ligar 2 de cada.
    Circulação : Hydor Koralia Nano
    Areão : CaribSea Ocean Direct Oolite 9kg
    Escumador : DIY?!?
    Rocha: Colocarei 4 kg de RV depois com o tempo colocarei RM e RV para completar.

Cumprimentos,
    André Medinas.
    Abraços, Artur Fonseca - Recife396: Setup e Diário

"Keaton always said 'I don't believe in God, but I'm afraid of him'. Well I believe in God, and the only thing that scares me is Kalkwasser."

Membro Senior Avatar de MAURO PIRES
    Data de Ingresso
    18-01-10

As dayliht rondam entre os 6500k e 7000k nao ponhas podes por por exemplo : 2 sera blue sky royal 60cm 2 deep sea 60cm q sao ambas 10000k

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. 1projeto -Nano 60L
    Por Luan maia carneiro no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 8
    Último Post: 05-12-08, 16:06
  2. Iniciar o meu nano salgado
    Por Nuno Miguel Dias no fórum SETUP´S de Aquarios
    Último Post: 03-10-08, 13:22
  3. O meu 1º Salgado
    Por NJPinheiro no fórum SETUP´S de Aquarios