Página 1 de 20 1234511 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 489

Tópico: Sarilhos Reef - 200x100x65

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Sarilhos Reef - 200x100x65

Vivam.

Venho aqui apresentar um projecto que tem mais de 3 anos!
    Comprei nessa altura um terreno para constuir uma vivenda onde o aquário teria um papel importante, contudo só agora a Câmara desbloqueou a Licença de Construção e por isso a ver se é desta que a coisa avança...

Deixo aqui o esquema principal pensado à 3 anos atrás e julgo não estar assim tão desatualizado:

E já agora uns screens que fiz sobre a ideia do projecto:

Mais pormenores sobre equipamentos irão sendo adicionados, dpeois de resolver a questão dos fluxos que é para mim a mais importante!

Membro Identificado Avatar de Pedro Chouriço
    Data de Ingresso
    18-03-08

Re: Sarilhos Reef - 200x100x65

Boas!

Eu se tivesse hipotese de fazer uma vivenda para o meu aqua, colocava-o a dividir 2 divisoes da casa, e com uma casa de maquinas no mesmo piso ou na cave/garagem, isolada do resto!

MAs o teu tb tem bom aspecto!

Força nisso!

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

Muito bom Hugo,

acredita que vai valer a pena o tempo de espera.
    Também tive um projecto semelhante, cheguei a dar entrada na Câmara, mas acabei por desistir e para minha pena quem me comprou o lote eliminou essa parte do projecto.

O surge device vai ser DIY?
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Data de Ingresso
    13-10-05

Pedro,
    se não houvessem restrições financeiras eu também teria feito um aquário de divisória. Também são os que mais gosto, mas num aquário de divisória é muito mais complicado gerir a componente da manutenção...

Citação Postado originalmente por Carlos Jorge Ver Post
    Muito bom Hugo,

acredita que vai valer a pena o tempo de espera.
    Também tive um projecto semelhante, cheguei a dar entrada na Câmara, mas acabei por desistir e para minha pena quem me comprou o lote eliminou essa parte do projecto.

O surge device vai ser DIY?
    Também espero que valha bem a pena a espera...

Sim o surge será DIY, em princípio até mesmo um autocolismo "invertido", ou seja, com o funcionamento invertido: se a boia é activada, abre a valvula!

Data de Ingresso
    13-10-05

Entretanto actualizei o diagrama de fluxos ao adicionar mais uma selenoide ligada à RO para reposição automática:

Membro Identificado Avatar de Paulo Gordinho
    Data de Ingresso
    29-08-06

Penso que podes retirar o resevatório de osmose se tiveres a osmose e torneira ligada no controlador de nivel. Se ligares um temporizador ao S2, podes fazer a reposição através do reactor de calcio apenas durante a noite.

Assim evitas o reservatorio, o S2 e o E2. Para evitar que adicione o calk muito rapidamente podes sempre comprar uma osmose pior , ou seja, com menor fluxo, logo mais barata. Podes ainda configurar o temporizador para fazer apenas 5 ou 10 minutos por hora.

Se nao te importares de adicionar calk durante o dia, entao dispensas o temporizador.

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Olá Hugo,

Fico sempre com inveja destes esquemas bonitinhos, que software utilizas?

Eu não utilizaria o sqwid, faria a entrada de água directa no lado oposto à saída de água (coluna seca).

abraço
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Data de Ingresso
    13-10-05

Paulo,
    se percebo bem o que dizes, a tua sugestão é +/- isto?

Efectivamente e tendo em conta que parece que a primeira água que sai da osmose tem "qualidade" suficiente, não vejo realmente para quê o uso do reservatório de osmose...
    Obrigado!

Ricardo, este diagrama de fluxos é feito com o... Paint

Os outros desenhos em 3D, são feitos com o Sketch up. tenho ideia que a google o comprou e é Free... Muito fácil de trabalhar. Parece um Paint!

Membro Identificado Avatar de Paulo Gordinho
    Data de Ingresso
    29-08-06

Citação Postado originalmente por Hugo Figueiredo Ver Post
    Paulo,
    se percebo bem o que dizes, a tua sugestão é +/- isto?
    Exacto. Eu utilizo assim, mas ainda nao tenho controlador de nivel. Ligo apenas ao relogio e faço reposição 15 minutos por dia. Ao fim de semana ligo um pouco mais cedo para acertar o nivel caso seja necessário. Com o controlador de nivel fica melhor.

Data de Ingresso
    13-10-05

Faz sentido, sim senhor!

A questão era só mesmo pela "qualidade" da água que sai de início da RO. Lembro-me de medir e não fiquei nada contente... Mas noutro tópico já me disseram que mediram e que o TDs está razoável por isso, é uma excelente sugestão que pouca material e espaço

Data de Ingresso
    13-10-05

Ora bom, a construção lá vai avançando e tenho de (re)começar a pensar no assunto aquário com mais atenção.

Como eu previa o "fish room" é bastante reduzido, pelo que dificilmente conseguirei colocar lá um reservatório de água salgada o que é complicado!!!

Então andei a pesquisar e estou muito inclinado para comprar um reservatório próprio para enterrar no chão, o que me irá resolver o problema da falta de espaço! ALguém conhece alguma coisa destas?

Entretanto deixo-vos uma pergunta:
    Quem anda actualmente a construir aquários deste porte com qualidade e preços atractivos? Os meus últimos foram comprados àquela vidreira no cacém. Ainda são dos melhores em qualidade/preço? Que alternativas há?

Logo vou tentar tirar fotos do "fish room" (se é que se pode chamar isso. lol) mas enquanto não há melhor :

EDIT: Aqui está a foto do "cantinho" do aquário!
    Última edição por Hugo Figueiredo; 08-07-10 às 09:02.

Data de Ingresso
    13-10-05

Tão? Nenhuma ajuda?

Tá certo que não tenho sido muito participativo no forum nos últimos anos, mas isto mudou assim tanto?!?...

Membro Veterano
    Data de Ingresso
    01-11-04

Podes sempre comprar um aquário no Jumbo ou no Continente...

Tudo bem contigo amigo? Grande abraço... depois convida aqui o padrinho a ver isso!!

Membro Senior
    Data de Ingresso
    12-10-07

Ola Hugo,

Tens a scalare qui em setúbal que faz aquarios de grande qualidade!

Cumps

Data de Ingresso
    13-10-05

Citação Postado originalmente por Marco Madeira Ver Post
    Podes sempre comprar um aquário no Jumbo ou no Continente...

Tudo bem contigo amigo? Grande abraço... depois convida aqui o padrinho a ver isso!!
    Olhameste!!!
    Que é feito, pá? Tudo bem?

Convidar-te para ver? Sim, sim... Hás-de alombar com água primeiro que é um mimo!

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Olá Hugo,

Quanto à montagem parece-me tudo muito bem planeado. Fiquei com uma dúvida mas foi em relação à casa.... que tipo de construção é essa?

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Parece algo do outro lado do atlântico...muito aço...
    estou habituado a ver com cimento e tijolos...

Realmente assim nunca vi..
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Data de Ingresso
    13-10-05

Citação Postado originalmente por Ricardo Pinto Ver Post
    Olá Hugo,

Quanto à montagem parece-me tudo muito bem planeado. Fiquei com uma dúvida mas foi em relação à casa.... que tipo de construção é essa?
    LGSF - Light Gauge Steel Framing

Ou em português

Áço galvanizado

Data de Ingresso
    13-10-05

Já se começa a compor a sala do aquário. A vermelho +/- o espaço que o aquário ocupará...

Data de Ingresso
    15-09-04

Olá Hugo,

Já tens algum orçamento para o aquário? Que espessura de vidro/travamentos te propuseram?

Que iluminação planeias utilizar?

Off-topic, que vantagens tem esse tipo de construção em relação ao tijolo e cimento?

abraço
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Data de Ingresso
    13-10-05

Já tens algum orçamento para o aquário? Que espessura de vidro/travamentos te propuseram?
    Sim já e a mais barata é da Vidromoldura. Vidro de 19mm, travas francesas e com ou sem travamento. Continuo a achar estranho que 10+10 não fique mais barato, mas eles disseram 19mm...

Que iluminação planeias utilizar?
    Em princípio HQI. Os leds para este tamanho seriam estupidamente caros e planeio montar um aerogerador para alimentar as lampadas (ou pelo menos ajudar). Estou indeciso entre 2x250W ou 3x150W...

Off-topic, que vantagens tem esse tipo de construção em relação ao tijolo e cimento
    As principais vantagens PODEM ser sobretudo:

- Preço
    - Tamanho de áreas sem pilares
    - Isolamento acústico e térmico
    - Rapidez
    - Resposta sísmica

Referi PODEM porque como em qualquer método construtivo, ha bons e maus profissionais e por isso não há um sistema melhor que outro; há sistemas bem aplicados e mal aplicados! Digo eu que nã percebo nada disto!

Uma grande vantagem que tenho notado em obra é a facilidade em fazer alterações. Por exemplo ainda ando às turras comigo mesmo sobre a altura do aquário embora as paredes já estejam feitas. Se e quando quiser alterar, peço, e eles alteram. Em alvernaria seria preciso partir e fazer de novo!

Mas eu queria mesmo é ideias, críticas e ajuda a nível do aquário em si, que é indiferente do que está por dentro das paredes

Data de Ingresso
    15-09-04

Olá de novo Hugo,

3 HQI de 150W é manifestamente pouco para um aquário com 1m de largura. 250W é uma potência mais apropriada para a área a iluminar sendo que convém recorreres ao uso de reflectores Lumenarc para espalhar bem a luz. Em todo o caso e tendo em conta também que estás numa zona geográfica quente podes também optar pela ilumiinação T5, menos aquecimento e promove melhores cores nos corais. Se essa parede que fica por trás do aquário for virada a Sul esta é uma boa opção. Caso contrário terás que recorrer a um refrigerador, AC ou mesmo ambos para controlares a temperatura no verão.

abraço

Data de Ingresso
    13-10-05

Obrigado pelas dicas Ricardo

Eu sinceramente ainda não comprei a ideia T5. Nem agora nem há 6 anos atrás! Como complemento a HQI tudo muito certo, mas só T5... Admito que possa ser um bloqueio mental como o das bombas peristálticas, mas o que é certo é que só T5 não aprecio...

Relativamente à questão da temperatura também já pensei nisso. Em principio será resolvido com um AC portatil que tenho "encostado" ou com um chiller...

Eu já tive um aquário de 100x45 e tinha um foco de 150W. Nunca achei que era iluminação insuficiente sinceramente. Por isso sinceramente a questão de 150W preocupa-me mais a profundade que propriamente os 100cm da largura, até porque normalmente em cerca de metade das funduras nunca temos muitos corais do meio para a frente, apenas do meio para trás... Os lumenarc ou lá como se chamam só tive conhecimento deles nestes últimos tempos e parece que são mesmo muito eficientes por isso estou a pensar nisso, sim!!!

Membro Senior Avatar de vasco.gomes
    Data de Ingresso
    27-10-09

Citação Postado originalmente por Hugo Figueiredo Ver Post
    Obrigado pelas dicas Ricardo

Eu sinceramente ainda não comprei a ideia T5. Nem agora nem há 6 anos atrás! Como complemento a HQI tudo muito certo, mas só T5... Admito que possa ser um bloqueio mental como o das bombas peristálticas, mas o que é certo é que só T5 não aprecio...

Relativamente à questão da temperatura também já pensei nisso. Em principio será resolvido com um AC portatil que tenho "encostado" ou com um chiller...

Eu já tive um aquário de 100x45 e tinha um foco de 150W. Nunca achei que era iluminação insuficiente sinceramente. Por isso sinceramente a questão de 150W preocupa-me mais a profundade que propriamente os 100cm da largura, até porque normalmente em cerca de metade das funduras nunca temos muitos corais do meio para a frente, apenas do meio para trás... Os lumenarc ou lá como se chamam só tive conhecimento deles nestes últimos tempos e parece que são mesmo muito eficientes por isso estou a pensar nisso, sim!!!
    Viva,
    so venho fazer um pequeno alerta. Segundo percebi o aquário tem as dimensões de 200x100x65, o que dá cerca de 1300L brutos e queres iluminar 1300L de água com 2x250W HQI ou 3x150W HQI que dá entre 450W a 500W de luz, isto é, ficas com o aquário em penumbra.

So para te dar um exemplo o meu aquário tem 430L brutos e tem 432W de luz T5.
    Esse aquário que tas a planear e suponho que queiras manter qualquer tipo de SPS, LPS necessita a meu ver 3X400W HQI caso optes pelas HQI. Tb podes ir para 4X250W que também não deve ficar mau. E opta claro por lumenarc.

Podes ver aqui no forum aquários com litragens parecidas e a usar essa iluminação com sucesso. Podes ver por exemplo o aquário do Pedro Chouriço:
    http://www.reefforum.net/f289/aqua-do-enchido-18784/

Cumprimentos.

Data de Ingresso
    13-10-05

Citação Postado originalmente por vasco.gomes Ver Post
    Viva,
    so venho fazer um pequeno alerta. Segundo percebi o aquário tem as dimensões de 200x100x65, o que dá cerca de 1300L brutos e queres iluminar 1300L de água com 2x250W HQI ou 3x150W HQI que dá entre 450W a 500W de luz, isto é, ficas com o aquário em penumbra.

So para te dar um exemplo o meu aquário tem 430L brutos e tem 432W de luz T5.
    Esse aquário que tas a planear e suponho que queiras manter qualquer tipo de SPS, LPS necessita a meu ver 3X400W HQI caso optes pelas HQI. Tb podes ir para 4X250W que também não deve ficar mau. E opta claro por lumenarc.

Podes ver aqui no forum aquários com litragens parecidas e a usar essa iluminação com sucesso. Podes ver por exemplo o aquário do Pedro Chouriço:
    http://www.reefforum.net/f289/aqua-do-enchido-18784/

Cumprimentos.
    Obrigado pelo comentário!

O aquário será de 80 de altura e não 65 como estava previsto inicialmente, o que só torna o teu comentário mais válido ainda.

Contudo, com excepção de aquários plantados essa relação de W/L são meramente indicativas e está totalmente fora de questão gastar mais de 800W/hora só em iluminação.

Como a altura é considerável e não conheço exemplos de lampadas de 150W em alturas destas, estou inclinado para 2 de 250W com possibilidade de colocar mais uma de 150W eventualmente ao centro considere necessário.

Página 1 de 20 1234511 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Algas I e Algas II.
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2
    Último Post: 17-10-08, 23:58
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 18:23
  3. Agresividade de Corais
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 1
    Último Post: 12-02-05, 21:21

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem