Página 3 de 20 PrimeiroPrimeiro 123456713 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 51 a 75 de 489

Tópico: Sarilhos Reef - 200x100x65

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Re: Sarilhos Reef - 200x100x65

Boas,

Estou com o Paulo J. Oliveira, um cardume de Zebrassom flavescens.

Mas por outro lado o meu cardume de sonho é sem dúvida um cardume de Acanthurus leucosternum como o Rogério referiu, é preciso é ter coragem para o fazer e alguma sorte claro!!!

Actualmente no maior aquário de recife do mundo (em Atlanta no Georgia Aquarium) a espécie escolhida foi precisamente os Z. flavescens, 500 para ser mais preciso. O aq. de recife do Atlantis Marine World em Long Island (NY) tem também um cardume desses peixes.

Gostava também de ter um cardume de Acanthurus triostegus, vi uma vez uma foto tirada no mar e ficou-me na memória.

Sonhar é fácil...
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia

Hoje, reflectindo bem... um cardume de sereias brasileiras era o ideal!

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Moderador de Área Avatar de Rogerio Miguel Gomes
    Data de Ingresso
    30-05-05

Citação Postado originalmente por Ricardo Rodrigues Ver Post
    Mas por outro lado o meu cardume de sonho é sem dúvida um cardume de Acanthurus leucosternum como o Rogério referiu, é preciso é ter coragem para o fazer e alguma sorte claro!!!.
    Olá Ricardo.

Se a um ano atras eu falasse que iria colocar um cardume de Ancanthurus achilles também eras capaz de dizer o mesmo.
    Mas já pelo menos 2 aquariofilistas "Reefcentral" o conseguiram com bons resultados, acho que ninguém o tinha tentado antes por ser um peixe raro, caro e muito dificil.
    A meu ver o risco aqui é bem nenor, consegues comprar um Acanthurus leucosternum pequeno por volta 40/50€ se for um encomenda de 6-8 pode ficar mais barato e é um peixe muito mais facil do que o achilles.

-Gostava muito de tentar mas o meu aquario é pequeno para isso talvez o proximo.

Um abraço Rogério.

Membro Senior Avatar de vasco.gomes
    Data de Ingresso
    27-10-09

Na minha opinião fazer um cardume de Leucosternon é um pouco utópico e ainda mais utópico o fazer isso sem baixas.
    O Leucosternon é um peixe extremamente nervoso e muito difícil de manter nem que seja só um, se forem mais ainda mais difícil é.
    Para sequer se pensar em tais aventuras, é necessário acautelar uma quantidade de coisas:
    - Ozonizador + UV potente para controlar doenças;
    - Qualidade de água sempre excelente;
    - Nunca comprar logo de uma importação meia dúzia de uma vez. É meio caminho andado para irem uns quantos com o galheiro;
    - Cada Leucosternon a introduzir no aquário deve ser escolhido com muito cuidado na loja; tem que estar a comer de tudo um pouco (comida seca, congelada, Nori, etc), limpo de crypto, o menos nervoso possível;
    - Também se devem escolher espécies mais pequenas que têm mais facilidade em se adaptar; Um Leucosternom maiorzinho que so teja a comer Nori nunca vai mais comer outra coisa senão Nori;

Ainda assim é muito complicado conseguir formar um grupo para longo prazo.
    Nunca recomendo cardumes de peixes desses tamanho. É fácil fazer cardumes de peixes pequenos extremamente fáceis de manter e que fica igualmente bonito.
    Depois de peixes grandes apostar sobretudo na diversidade. Mas se fosse um cardume de peixes grandes apostava nos zebrassoma que são muitíssimo mais fáceis de manter e bonitos.

Cumprimentos.

Membro Identificado Avatar de Pedro Venancio
    Data de Ingresso
    26-09-05

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer Ver Post
    Bom dia

Hoje, reflectindo bem... um cardume de sereias brasileiras era o ideal!

Abraço
    Pedro Ferrer

Pedro prefiro um cardume de peixes a um cardume de sereias brasileiras. Ja ca tenho uma e olha que um Leucosternon e mais facil...

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Citação Postado originalmente por vasco.gomes Ver Post
    Na minha opinião fazer um cardume de Leucosternon é um pouco utópico e ainda mais utópico o fazer isso sem baixas.
    O Leucosternon é um peixe extremamente nervoso e muito difícil de manter nem que seja só um, se forem mais ainda mais difícil é.
    Concordo em absoluto vasco.gomes e queria acrescentar apenas à tua lista de requisitos eventualmente o aspecto mais importante a ter em consideração para ter um cardume destes peixes que é precisamente as dimensões do aquário sendo que quanto mais comprido for o aquário melhor, permite uma natação livre destes peixes de um lado para o outro. Estes peixes nos recifes gostam de andar em cardumes a "pastar" nos mantos de algas que aparecem pontualmente aqui e ali nos recifes pouco profundos e por isso aacredito que num aquário comprido e largo seja possível manter em harmonia um cardume desta espécie. Quando andava em fase de planeamento da população de peixes que iriam povoar o meu aquário de 5m muitas vezes considerei a hipótese de colocar um cardume desta espécie.

Outro aspecto importante que também é preciso compreender para ajudar a manter os níveis de agressividade intra-específica baixos é que um cardume não são 3 peixes, quanto maior for o nº de peixes presente melhor, em função claro do tamanho do aquário. Por exemplo no caso dos A. leucosternum pelo pouco que conheço desta espécie e se fosse a minha opção faria a introdução em simultâneo de 1 peixe maior e os restantes todos de um tamanho menor. O maior teria uma posição clara de dominância face aos outros.

abraço
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

E uns 20 ou 30 Pterapogon Kauderni? Isso e mais 4 ou 5 Diademas ...

Vi no aquário do mónaco um tanque com 2m por 2m por 50cm de altura com uns 500 e era simplesmente LINDO ...

Abraços,

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Desde já queria agradecer a vossa participação e pedir desculpas por não ter intervido. Parece que lancei a bomba e desapareci, mas tenho estado fora.

Ora bom, aqueles que cá andam há mais anos como eu, lembram-se certamente que quando decidi mudar de casa, comecei a decidir o aquário. Isto foi há 3/4 anos atrás, e nessa altura andava aqui pelo forum uma epidemia de morte de corais, sobretudo duros, sobretudo acros. Nesa altura, porque estava a começar a projectar o aquário, ponderei se haveria de fazer um reef ou um aquário mais para peixes. Nessa altura tinhamos o aquário/sistema do Rui Ferreira de Almeida com um aquário lindíssimo só de peixes o que também me ajudou a, nessa altura, começar a inclinar-me para peixes.

4 anos volvidos, e apesar da participação no forum ter diminuido significativamente e muitos do que cá andavam há 4 anos terem interrompido a aquariofilia por uns tempos, parece-me que o "problema" com os corias continua! Em cada tópico de montagem que entro, vejo referências a corais a morrer, acróporas a ficarem brancas, etc... e o meu receio de há 4 anos atrás permance: Será que valerá a pena fazer um reef, para depois estar tudo a morrer? Porque o principal problema é que não se arranja uma causa para essas mortes e portanto é complicado prevenir seja o que for... No meu antigo aquário nunca tive problemas com corais, mas vejo tanta gente a tê-los que fico de pé atrás...

Mas tenho um conflito de interesses na minha cabeça: Gosto mais de corais que de peixes, assim como gostava mais de plantas que de peixes de água doce...

Isto tudo para voltar ao tema dos cardumes. Sempre gostei dos cardumes desde o tempo dos plantados e decida eu ter reef ou não, queria colocar um cardume.

Agora, se optar por reef quero um cardume de peixes pequenos!
    Se optar por peixes, quero um cardume de peixes "grandes"!

No 1º caso porque num reef tudo é importante e considero que um cardume de peixes grandes retiraria o foco do reef. e no 2º caso por razão oposta, ou seja, num aquário de peixes um cardume dominante faz-me todo o sentido.

Eu estou cada vez mais inclinado para um aquário misto, ou seja, um reef sem acros ou coisa que o valha... Desta forma posso sempre colocar um frag para testar, etc... eu adoro LPS por isso contento-me bem sem SPS.

E neste aquário, como seria misto, acho que tanto ficaria bem um cardume de peixes maiores como de peixes menores. Dos maiores, e porque temos aqui no forum essa experiência, os YT são realmente das melhores opções por vários motivos: não são muito caros, conseguem-se arranjar de vários tamanhos nas lojas, não são difíces de manter, etc... O Leucosternon nunca foi um peixe que me atraisse muito. Os meus peixes favoritos são (tirando borboletas, claro):

- Sohal
    - Naso
    - Lineatus
    (por esta ordem)

Acho difícil fazer um cardume de qualquer deles...

A minha "questão" com os YT é que são muito chamativos, ou seja, por terem apenas uma cor dominam o aquário complectamente em termos de visionamento e eu não queria bem muito isso, mas as alternativas não são muitas...

Um cardume de peixes mais pequenos tb seria interessante, mas curiosamente os peixes mais pequenos parece que s ão mais caros que os maiores. lol Um cardume de Anthias? Era já e nem pensava mais no caso, mas o preço é muito elevado! Cromis Viridis? Outra boa opção, mas muito visto e pelo que sei não é facil manter um cardume...

Daí ter pedido a vossa preciosa ajuda...

Até agora, e ponderando todos os prós e contras, acho que os YT estão na frente, mas se houverem mais opções aceitáveis eu pondero...

Obrigado!

Membro Identificado Avatar de Luis Santos
    Data de Ingresso
    06-03-06

Bom dia ,podias optar por 2 cardumes mais pequenos por exemplo os yt e uns peixe borboleta(para mim os peixes mais bonitos) reefsafe.Eu não punha era corais nenhuns antes dos borboleta comerem comida normal.
    Apesar do teu aquario ser grande esse tipo de cardumes ficam bem é em aquarios de grande litragem 5 a6000lt para cima ,ou senão optares por peixes que não exceda os 8 9cm

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde

Temos um membro do fórum, sei que é brasileiro, mas não me recordo do nome, que tem um aquário cheio de anémonas e palhaços.

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Membro Identificado Avatar de Tiago Mourinho
    Data de Ingresso
    11-02-10

Olá a todos,

no caso de ser um aquário 'fish-only' porque não um cardume de Odonus niger? É um peixe lindo e muito activo.
    Na natureza é um peixe de cardume, à semelhança do seu 'primo' muito frequente nas nossas águas o peixe-porco.
    Seria com certeza um desafio interessante!
    Fica mais uma hipótese
    Abraço,

Tiago Mourinho

Data de Ingresso
    13-10-05

Não aprecio odonus niger e quanto a palhaços, um casalito chega bem

Obrigado de qualquer forma!

Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde

E que tal um cardume de Pterois...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    13-10-05

Boa tarde

E que tal um cardume de Pterois...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Não sabia que eram peixes de cardume, mas penso ter pelo menos um fuzzy ou um fu man chu.

Data de Ingresso
    30-10-04

Bom dia Hugo

Citação Postado originalmente por Hugo Figueiredo Ver Post
    Não sabia que eram peixes de cardume, mas penso ter pelo menos um fuzzy ou um fu man chu.
    Foi em tom de brincadeira, e nem sei se o são...
    Mas tenho medo deles

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Data de Ingresso
    13-10-05

Bom dia Hugo

Foi em tom de brincadeira, e nem sei se o são...
    Mas tenho medo deles

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu gosto dos dwarf, como são mais pequenos movimentam-se mais. Os pterois são muito parados, mais que os decora

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Aproveitando a tua deixa.... Eu punha um cardume de acroporas

São um bocado paradas, mas para mim não há nada melhor. E é desafio enorme manter um aquário cheio de acroporas a crescer e com saúde, é o topo da aquariofilia, na minha opinião claro.

Fora de brincadeiras... se fizesse um fish-only ia certamente escolher bastantes anjos.

Um abraço,

Membro Avatar de Nuno Ramos
    Data de Ingresso
    24-04-06

Boas , e que tal um cardume de heniochus , ficava espectacular .

Membro Identificado Avatar de Ricardo Oliveira
    Data de Ingresso
    03-02-07

Estou com o Ricardo,
    anjos+anjos+anjos+anjos
    com 50 a 70cm cada um.
    Abraço
    Ricardo Oliveira
    LINK SETUP: My 3Reef

Data de Ingresso
    13-10-05

Citação Postado originalmente por Nuno Ramos Ver Post
    Boas , e que tal um cardume de heniochus , ficava espectacular .
    hummmmm.... gosto!!!

Um dos peixes que mais gosto é o zanclus, mas dificilmente irei ter um porque acaba sempre por morrer, quanto mais um cardume... o heniochus é o "parente pobre" do Zanclus...

sinceramente conheço pouco deste peixe. Nunca tive nenhum, nem sei se alguma vez vi algum ao vivo...

Preços?
    Cuidados?
    Tamanhos?

Alguém sabe?

P.S.: Entetanto estou cada vez mais inclinado para um cardume de peixes pequenos... Apogon's são sempre uma boa opção...
    Última edição por Hugo Figueiredo; 20-10-10 às 08:52.

Data de Ingresso
    13-10-05

Sei que isto não tem avançado muito (a vivenda também não ) mas tenho lido alguns foruns e tirado muitas ideias.

E uma coisa que vou alterar no desenho de concepção é reduzir uma bomba eliminando o refúgio. Por 2 razões principais:

1 - Ruído. Tenho lido sobre sistemas baseados num triplo overflow que reduz o ruído a patamares nunca antes vistos e um surge neste contexto faria uma barulheira tremenda.

2 - Eliminação de uma bomba = menos consumo!

Posto isto o desenho conceptual agora está assim:

Data de Ingresso
    13-10-05

Algumas novidades (poucas...). Já tenho estrutura e paredes exteriores do fishroom.

Entretanto lembrei-me de fazer uma cois que acho que me vai dar um jeitão: Deixei um tubo de água desde a garagem até ao fishroom. Assim, será mais fácil não só transferir, como armazenar a água natural.

2 imagens onde já se começa a perceber melhor "a coisa":

RF Moderador Avatar de Paulo Marinheiro
    Data de Ingresso
    13-09-04

Olá Hugo,
    A cor das fotos pode enganar mas esse gesso cartonado parece-me normal. Se assim for, aconselhava-te vivamente a colocar hidrófugo nas zonas próximas do aquário.
    Acho também, prevenindo sobreaquecimento e uma atmosfera demasiado húmida e salgada, que deverias prevêr uma forte ventição no compartimento técnico.

Cumprimentos,
    Paulo Marinheiro
    RF Moderador

Data de Ingresso
    13-10-05

A cor é estranha realmente mas esse pladur é normal, sim.

Terá hidrófugo da parte de dentro, ai só está ainda por fora...

Membro Avatar de Hugo Costa
    Data de Ingresso
    24-06-05

Está a tomar forma.

Já pensaste no layout que terá o aquário? Quantos cms de areia vais usar?

Página 3 de 20 PrimeiroPrimeiro 123456713 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Algas I e Algas II.
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2
    Último Post: 17-10-08, 23:58
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 18:23
  3. Agresividade de Corais
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 1
    Último Post: 12-02-05, 21:21

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem