Página 5 de 20 PrimeiroPrimeiro 12345678915 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 101 a 125 de 489

Tópico: Sarilhos Reef - 200x100x65

Membro Identificado Avatar de Hugo Figueiredo
    Data de Ingresso
    13-10-05

Re: Sarilhos Reef - 200x100x65

Citação Postado originalmente por Rui Ferreira de Almeida Ver Post
    Eu não tenho colunas secas. Tenho 2 a 3 furos de 50 mm por aquário.
    Pois, era o que eu ia fazer até ter conhecimento deste sistema sem barulho e então alterei porque realmente é outra loiça...

Membro Veterano Avatar de Nuno Prazeres
    Data de Ingresso
    20-04-05

Está brutal, Hugo!
    Parabéns!
    Eu tenho um sistema de coluna a que chamo semi-seca e que produz ruído zero. Baseia-se em dois furos. Um que capta junto à base e o outro com um tubo rígido acopulado que capta mais acima. Como a água segue quase toda pelo furo de baixo e a mangueira respectiva termina debaixo da superfície na sump, não existe ar no fluxo pelo que não há ruído.
    A coluna semi-seca está sempre cheia de água até à altura da segunda saída (por onde segue um ligeiro fio de água mas que também não faz ruído). O facto da coluna estar cheia, diminui a queda de água do aquário tornando-a igualmente silenciosa. Claro que tens que usar uma válvula no tubo principal e calibrar a coisa porque caso contrário só por sorte acertarias a secção do tubo com o fluxo de retorno.
    Mas nem tudo são rosas. Há dois defeitos relevantes:
    1- Não haver ar a misturar-se com a água é perder uma zona importante para o tanque "respirar". No meu caso a consequência é uma queda de pH mais acentuada à noite.
    2 - O facto de teres a coluna cheia de água faz com que em caso de falha eléctrica o nível da sump suba muito mais do que seria normal o que no meu caso obriga a operar a dita sump, que é relativamente pequena, com o nível de água bastante baixo.

Uma vantagem que verifiquei é que posso usar a coluna como refúgio auxiliar. Neste momento tenho lá um A. occelaris que nasceu cá em casa que provavelmente seria morto pelos pais se o colocasse no tanque principal.

Como referência tenho uma bomba de retorno de 3500 l/h e uso secçoes de 1/2 polegada na tubagem mas a tal válvula deve estar cerca de 50% fechada.

Entretanto, quando for preciso alancar com bidons é só dizeres.

Data de Ingresso
    13-10-05

Citação Postado originalmente por Nuno Prazeres Ver Post
    Está brutal, Hugo!
    Parabéns!
    Eu tenho um sistema de coluna a que chamo semi-seca e que produz ruído zero. Baseia-se em dois furos. Um que capta junto à base e o outro com um tubo rígido acopulado que capta mais acima. Como a água segue quase toda pelo furo de baixo e a mangueira respectiva termina debaixo da superfície na sump, não existe ar no fluxo pelo que não há ruído.
    A coluna semi-seca está sempre cheia de água até à altura da segunda saída (por onde segue um ligeiro fio de água mas que também não faz ruído). O facto da coluna estar cheia, diminui a queda de água do aquário tornando-a igualmente silenciosa. Claro que tens que usar uma válvula no tubo principal e calibrar a coisa porque caso contrário só por sorte acertarias a secção do tubo com o fluxo de retorno.
    Mas nem tudo são rosas. Há dois defeitos relevantes:
    1- Não haver ar a misturar-se com a água é perder uma zona importante para o tanque "respirar". No meu caso a consequência é uma queda de pH mais acentuada à noite.
    2 - O facto de teres a coluna cheia de água faz com que em caso de falha eléctrica o nível da sump suba muito mais do que seria normal o que no meu caso obriga a operar a dita sump, que é relativamente pequena, com o nível de água bastante baixo.

Uma vantagem que verifiquei é que posso usar a coluna como refúgio auxiliar. Neste momento tenho lá um A. occelaris que nasceu cá em casa que provavelmente seria morto pelos pais se o colocasse no tanque principal.

Como referência tenho uma bomba de retorno de 3500 l/h e uso secçoes de 1/2 polegada na tubagem mas a tal válvula deve estar cerca de 50% fechada.

Entretanto, quando for preciso alancar com bidons é só dizeres.
    Olha outro... Mas a velha guarda (isto não soa lá muito bem eu sei...) está toda a voltar?

Óptimo, óptimo!!!

Nuno, a ideia da coluna seca que vou fazer é essa que dizes, só que vou ainda ter mais um 3º furo para backup.

Data de Ingresso
    20-04-05

Esqueci me dizer que na minha opinião deves sempre dimensionar a coluna seca de forma a poderes meter lá as manápulas à vontade. A experiência demonstrou-me que de vez em quanto há que ir lá buscar qualquer coisa.
    Exemplos: peixes (eu nao uso pente por me aumentar o ruido), ermitas, ophiurus, turbos... mesmo com pente, alguns artistas destes conseguem ir lá parar.

Data de Ingresso
    13-10-05

Sim 10cm acjo que chega para meter lá as manápulas!

Membro Identificado Avatar de PedroPedroso
    Data de Ingresso
    19-10-07

10 cm é curto, para mim fazia com 15cm.
    tenho 10 cm na minha e é a rasca.
    Abraço

Pedro Pedroso

cego não é o que não vê, é o que não quer ver.....

Data de Ingresso
    13-10-05

Citação Postado originalmente por PedroPedroso Ver Post
    10 cm é curto, para mim fazia com 15cm.
    tenho 10 cm na minha e é a rasca.
    Sim? vou então colocar 15cm

Data de Ingresso
    20-04-05

Melhor do que aprender com os nossos erros é aprender com os dos outros.
    Tenho menos de 10 cm e cada vez que tenho um stress desses é um sufoco.

Membro Identificado Avatar de Ricardo Pinto
    Data de Ingresso
    23-09-04

Melhor do que aprender com os nossos erros é aprender com os dos outros.
    Esse é o meu lema hoje em dia
    Os nossos erros saem um bocadito mais caros... eheh!

Membro Identificado Avatar de PedroPedroso
    Data de Ingresso
    19-10-07

Boas Hugo

como te disse a minha coluna seca tem 10cm e tem 60cm de altura.
    agora se fosse fazer de novo fazia uma coisa igual a do Carlos Mota que é bastante mais baixa, aliás não vejo vantagem nenhuma em ter 60cm mas são este erros que fazemos e podem ser evitados. qq coisa como 15cm acho que já é suficiente, mas pergunta ao Carlos que ele certamente te dirá. se for uma coisa igual os 15cm chegam pois é bastante baixa.

http://www.reefforum.net/f289/mota-s-reef-iii-19211/
    post 15
    Abraço

Pedro Pedroso

cego não é o que não vê, é o que não quer ver.....

Data de Ingresso
    13-10-05

Citação Postado originalmente por PedroPedroso Ver Post
    Boas Hugo

como te disse a minha coluna seca tem 10cm e tem 60cm de altura.
    agora se fosse fazer de novo fazia uma coisa igual a do Carlos Mota que é bastante mais baixa, aliás não vejo vantagem nenhuma em ter 60cm mas são este erros que fazemos e podem ser evitados. qq coisa como 15cm acho que já é suficiente, mas pergunta ao Carlos que ele certamente te dirá. se for uma coisa igual os 15cm chegam pois é bastante baixa.

http://www.reefforum.net/f289/mota-s-reef-iii-19211/
    post 15
    Eu vi o do Mota, aliás tirei muitas ideias das montagens dele (isso não soa muito bem, mas ok ) mas por exemplo, relativamente à altura da coluna seca (acho que temos de começar a mudar o nome porque de seca já não tem nada) há opiniões contraditórias...

O Rui diz que fez com 20cm e que nota que a gordura da água não sai tão bem e que se fosse hoje teria feito até baixo ou perto disso. O Mota tem com 15/20cm também...

Eu queria que ela não viesse totalmente até baixo para não ter de furar a estrutura de suporte, mas o aquário tem 65cm de altura, vamos imagina que eu faço com 50cm. Estmoas a falar já de um peso considerável sem qualquer sustentação... tenho medo daquilo e iria estar sempre a pensar no pior...

Acho que das duas uma: Ou vem até baixo para ter sustentação ou fica o mais pequena possível.

Não sei bem que fazer...

Membro Identificado Avatar de Rui Manuel Gaspar
    Data de Ingresso
    24-03-05

Boas ,

Citação Postado originalmente por Hugo Figueiredo Ver Post
    Eu vi o do Mota, aliás tirei muitas ideias das montagens dele (isso não soa muito bem, mas ok ) mas por exemplo, relativamente à altura da coluna seca (acho que temos de começar a mudar o nome porque de seca já não tem nada) há opiniões contraditórias...

O Rui diz que fez com 20cm e que nota que a gordura da água não sai tão bem e que se fosse hoje teria feito até baixo ou perto disso. O Mota tem com 15/20cm também...

Eu queria que ela não viesse totalmente até baixo para não ter de furar a estrutura de suporte, mas o aquário tem 65cm de altura, vamos imagina que eu faço com 50cm. Estmoas a falar já de um peso considerável sem qualquer sustentação... tenho medo daquilo e iria estar sempre a pensar no pior...

Acho que das duas uma: Ou vem até baixo para ter sustentação ou fica o mais pequena possível.

Não sei bem que fazer...
    Hugo ...

Faz só 10cm ... menos água na coluna seca. Menos peso na coluna, menos água a ir para a sump em caso de falha da bomba.

Mantêm os tubos como eu tenho (soltos) se cair lá alguma coisa tiras os tubos e apanhas tudo na boa.

e 40cm de altura chega prefeitamente para não teres aquele efeito da gordura no cimo. não te esquecas que eu tenho esse problema porque só tenho 20cm de altura.

Abraço,

Rui Manuel Gaspar

Data de Ingresso
    13-10-05

Pois mas mesmo 40cm, estamos a falar de 40x80x15. Ainda é muita fruta para não ter qualquer apoio por baixo...

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas,

Pois mas mesmo 40cm, estamos a falar de 40x80x15. Ainda é muita fruta para não ter qualquer apoio por baixo...
    Correcção ...
    40x80x10 = (como só vais ter metade da coluna com água) estamos a falar de menos de 16l de água.

Não faças 15 ... isso é imenso! Com a tubagem amovível como eu tenho apanhas qualquer coisa lá dentro com um camaroeiro nas calmas.

Ainda por cima aproveitas a tubagem (fixa) para ajudar a suster a coisa.

Abraços,

Data de Ingresso
    13-10-05

Mesmo assim... faz-me confusão ter aqli "uma coisa" suspensa só com o silicone a segurar... Mas também com 80cm dá para colocar qualquer coisa a segurar ... entre os furos...

Data de Ingresso
    24-03-05

Boas

... só com o silicone a segurar
    Só ????
    Então e não te faz confusão ter o aquário colado "Só com o silicone a segurar"?????

A tracção ao silicone na coluna seca externa é bem mais pequena que a tracção a que o silicone está sujeito na cola dos vidros ...

Isso é estares a preocupar-te por nada! Se fôr bem feito aquilo não salta de lá para fora nem com a coluna seca cheia.

Além disso a tubagem que sai por baixo da coluna seca podes apoiá-la e fixá-la para ajudar a repartir o peso da coluna seca se estás assim tão preocupado.

Abraço,

Lojista
    Data de Ingresso
    07-08-08

O que conseguiste descobrir sobre os cardumes de cirurgiões?

Encontraste casos de sucesso?

Abraço

Data de Ingresso
    13-10-05

Citação Postado originalmente por Rui Manuel Gaspar Ver Post
    Boas

Só ????
    Então e não te faz confusão ter o aquário colado "Só com o silicone a segurar"?????

A tracção ao silicone na coluna seca externa é bem mais pequena que a tracção a que o silicone está sujeito na cola dos vidros ...

Isso é estares a preocupar-te por nada! Se fôr bem feito aquilo não salta de lá para fora nem com a coluna seca cheia.

Além disso a tubagem que sai por baixo da coluna seca podes apoiá-la e fixá-la para ajudar a repartir o peso da coluna seca se estás assim tão preocupado.

Abraço,
    Pois entretanto lembrei-me de uma coisa: Posso sempre deixar a tábua de madeira que ficará por cima da estrutura mais comprida e furá-la. Sempre apoia mais a coluna seca!

Que espessura de esferovite recomendam?

Data de Ingresso
    24-03-05

Pois entretanto lembrei-me de uma coisa: Posso sempre deixar a tábua de madeira que ficará por cima da estrutura mais comprida e furá-la. Sempre apoia mais a coluna seca!

Que espessura de esferovite recomendam?
    1 cm chega perfeitamente. Em alternativa à esferovite podes sempre usar roof-mate ... aquele material azul.

Abraço,

Data de Ingresso
    13-10-05

Mas o roofmate não é muito rígido? Até lá tenho muito disso na obra (e até esferovite mesmo mas muito denso), mas o esferovite é bem menos denso que o roofmate.

A ideia não é que seja mais maleável para corrigir possíveis imperfeições da estrutura?

Membro Identificado Avatar de Bruno JR Silva
    Data de Ingresso
    15-12-09

Acredita que depois de estar cheio de água, a tonelada e meia que lá vais ter chega e sobra para "malear" o roofmate.

Data de Ingresso
    13-10-05

Citação Postado originalmente por Bruno JR Silva Ver Post
    Acredita que depois de estar cheio de água, a tonelada e meia que lá vais ter chega e sobra para "malear" o roofmate.
    Sim? então meto roofmate ou mesmo EPS, que tenho lá na obra...

Data de Ingresso
    15-12-09

Eu diria que roofmate é perfeito para o efeito e se já lá tens, óptimo.
    EPS não sei o que é, desculpa.

Data de Ingresso
    13-10-05

É esferovite próprio para construção. igual ao "normal" mas mais denso!

Data de Ingresso
    15-12-09

Ah, ok, então também dá, diria eu.

Página 5 de 20 PrimeiroPrimeiro 12345678915 ... ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Algas I e Algas II.
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 2
    Último Post: 18-10-08, 00:58
  2. DSB - Como fazer da maneira correcta?
    Por Ricardo Lacerda no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 55
    Último Post: 10-08-06, 19:23
  3. Agresividade de Corais
    Por Roberto Pacheco no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 1
    Último Post: 12-02-05, 22:21

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem