Resultados 1 a 3 de 3

Tópico: Desova de Chromis viridis

RF Moderador Avatar de Paulo Marinheiro
    Data de Ingresso
    13-09-04

Desova de Chromis viridis

Olá caros colegas,

Os meus Chromis viridis desovaram ontem, toda a informação que puderem oferecer é bem recebida, principalmente na questão da criação dos alevins, alimentação, etc, já que talvez quarta-feira eclodirão os ovos. ( 2 a 3 dias de gestação). Embora seja uma tarefa complicada irei empenhar-me a fundo.

Cumprimentos,
    Paulo Marinheiro

PS- Não tenho nenhuma foto porque o aquário está em Aveiro e eu no Porto e, no fim de semana, não levei a máquina fotográfica.

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Re: Desova de Chromis viridis

Oi Paulo,

Antes de mais Parabéns! É bom saber que há mais pessoal a tentar reproduzir peixes de água salgada. Sei pouco sobre a reprodução dessa espécie no entanto calculo que o procedimento seja semelhante à reprodução de peixes palhaços. Primeiro aconselho-te a tomares nota de todos os parâmetros físico-químicos relacionados com esse aquário, mais tarde se houver alguma interrupção nas posturas esta pode estar relacionada com variações de algum destes parâmetros. Toma nota também das datas de postura e eclosão e se possível fotografa a postura para depois comparares tamanhos - normalmente as primeiras posturas são mais pequenas.

Para já não te aconselho a tentares retirar os alevins dessa postura, isto porque qualquer interrupção das condições que estabeleceste ou indução de stress pode levar a que os bichos se assustem e deixem de pôr. Quando tiveres reunidas todas as condições para retirar e criar alevins então aí começa a festa!

O método que utilizo para retirar os alevins dos peixes palhaços é aspirá-los durante a noite para uma maternidade. Depois essa maternidade fica em comunicação com o aquário dos pais de forma a haver renovação constante de água, assim não há acumulaçao de nitritos ou amónia (altamente tóxicos para os alevins). No 2º dia após a eclosão tens de ter comida para lhes dar. Não tenho a certeza mas julgo que a variedade S da espécie Brachionus plicatilis (rotíferos - zooplâncton) deve ser adequada. Para cultivares esta espécie de rotíferos necessitas de microalgas (fitoplâncton) e tens de manter ambas as culturas com uma densidade suficiente para alimentar os alevins durante 10 dias (ou mais). Nos peixes palhaço após o 10º dia os alevins já têm a boca suficientemente grande para começarem a alimentar-se de náuplios de artemia.

Se estiveres interessado posso recomendar-te alguma bibliografia sobre o assunto, nomeadamente sobre o cultivo de plâncton.

Boa sorte,
    Ricardo Rodrigues

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Re: Desova de Chromis viridis

Olá de novo,

Aqui vai um link super-interessante e útil: http://www.cultivo.algas.nom.br/

E alguma bibliografia que dá sempre jeito ter quando estamos a pensar em criar peixinhos: http://www.amazon.co.uk/exec/obidos/...590342-1899618

No Porto não conheço nenhum sítio onde possas arranjar inóculos para as culturas.

Cumps.
    Ricardo Rodrigues

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Chromis viridis
    Por Julio Macieira no fórum Peixes
    Respostas: 4
    Último Post: 19-01-08, 21:37
  2. Sexo de Chromis viridis...
    Por José Passos Campainha no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 26
    Último Post: 08-03-07, 13:35
  3. Morte de chromis
    Por Patricia Silvestre no fórum Peixes, Corais, Invertebrados e Algas
    Respostas: 2