Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 40

Tópico: qual a melhor bomba de circulação

Membro Senior Avatar de JoséCosta
    Data de Ingresso
    07-07-07

qual a melhor bomba de circulação

Boa tarde caros amigos

Venho desta forma pedir uma ajuda sobre o assunto que ultimamente me tem trazido grandes problemas..as bombas de circulação....
    Nao sei o que se passa mas as malditas tem uma tendencia a avariar...ou e o eixo que encrava e depois nao sai nem a lei da porrada ou simplesmente pifam.
    Que me aconselham tendo sempre atenção a relaçao preço custo

Abraços
    JC

Lojista Avatar de Duarte Araujo
    Data de Ingresso
    11-04-06

Re: qual a melhor bomba de circulação

penso que é unanime a ideia que bombas de circulação de qualidade serão ou Tunze ou vortech.
    cada um terá a sua ideia relativamente a qual será a melhor. Eu tenho a minha opinião, claro está, sobre o assunto.

depois há uma infinidade de bombas de outras marcas, umas melhores que outras, mas sempre com qualidade muito inferior (e preço também).

é uma questão de escolha (e de )

Convidado Avatar de Paulo J. Oliveira
    Data de Ingresso
    15-03-05

Citação Postado originalmente por JoséCosta Ver Post
    Boa tarde caros amigos

Venho desta forma pedir uma ajuda sobre o assunto que ultimamente me tem trazido grandes problemas..as bombas de circulação....
    Nao sei o que se passa mas as malditas tem uma tendencia a avariar...ou e o eixo que encrava e depois nao sai nem a lei da porrada ou simplesmente pifam.

Abraços
    JC
    Olá José

Esta questão torna-se um pouco discutivel, porque tipos de bombas há muitas, para os variados preços versus qualidade.
    Tens as sun-sun, umas bombas baratas em que poderão fazer fluxos de 3000, 5000 ou 12000litros /hora, em que houve já algumas queixas de pessoal acerca das mesmas.
    Tens as tunze stream ou as nano stream, varios modelos, varios fluxos de agua, varios preços, depende do que queiras gastar, tamanho do teu sistema.
    A tunze é uma marca bem conhecida entre nós,com bons resultados obtidos, mas tambem já houve relatos de problemas com as nanostream.
    Tens também as vortech, bombas que permitem não ter corrente electrica dentro de agua, tambem com varios fluxos de agua, dependendo do modelo, controláveis, mas que custam um pouco mais de dinheiro, mas equivalente às tunze.
    Também já houve pessoal descontente com as vortechs, mas penso ter sido com modelo antigo, problema esse já ultrapassado.
    Penso que terás de ser tu, efectivamente a ver quais as tuas necessidades, mediante o teu orçamento disponivel, e comprares as que mais gostes, porque é obvio que os "olhos tambem comem".

Eu pessoalmente já tive SunSun, wavemarea, Tunze, e gostei muito das ultimas, mas neste momento tenho vortechs e estou supersatisfeito com o seu desempenho, e fiabilidade demonstrada até ao momento.

Espera no entanto por mais opiniões do pessoal, pois esta tua questão é abordada por muitos de nós e todos conseguimos atraves deste post, dissipar algumas duvidas ou incertezas que possam haver, na altura da aquisição ou de um upgrade ao nosso sistema.
    Cumprimentos

Paulo J. Oliveira
    RF Moderador

Membro Identificado Avatar de Roberto Isidoro
    Data de Ingresso
    24-02-07

Também estou a favor do Duarte e do Paulo.
    Sem duvidas as melhores marcas do mercado.
    Abraço Roberto

Novo Site: Roisa Reef II

Data de Ingresso
    07-07-07

caros amigos..se me permitem a confiança

ja tive as resum wave makers.....e tive que encostar as boxes, ja tive as sun sun em que os eixos ficavam todos ferrujentos, tenho actualmente as polario...que nem sei o que diga...ja por duas vezes o controlador foi para arranjar e agora esta semana o eixo encravou na bomba....enfim....sinto-me desmotivado....so vejo os euros a irem e nunca mais atino com a coisa...sinto-me literalmente um peixe fora de agua .
    Resumindo pequei nas minha aquaclear 70 que tinham subrado dos cicledeos e temporariamente estao a funcionar.

Será possivel que ja nao existe equipamente que funcione pelo menos 1 ano sem problemas???

abraços
    JC

Data de Ingresso
    11-04-06

Será possivel que ja nao existe equipamente que funcione pelo menos 1 ano sem problemas???

abraços
    JC
    Eu neste momento tenho Tunzes e Vortech no aquario.

Posso-te dizer que as minhas tunze estão a trabalhar à cerca de 4 anos sem o minimo de problemas e já as tinha comprado usadas a um membro do forum que tinha na altura acabado com o hobby...

Vortech tenho à cerca de 6 meses. nenhum problema até à data....

Membro Identificado Avatar de Luis Santos
    Data de Ingresso
    06-03-06

caros amigos..se me permitem a confiança

ja tive as resum wave makers.....e tive que encostar as boxes, ja tive as sun sun em que os eixos ficavam todos ferrujentos, tenho actualmente as polario...que nem sei o que diga...ja por duas vezes o controlador foi para arranjar e agora esta semana o eixo encravou na bomba....enfim....sinto-me desmotivado....so vejo os euros a irem e nunca mais atino com a coisa...sinto-me literalmente um peixe fora de agua .
    Resumindo pequei nas minha aquaclear 70 que tinham subrado dos cicledeos e temporariamente estao a funcionar.

abraços
    JC
    Boas ,eu tenho 2 6055 da tunze e 1 6105 tambem tunze há cerca de 6 meses ,e até agora a 5 estrelas . Mas tenho o cuidado de todos os meses as limpar como deve ser .O material pode ser bom mas se não houver um pouco de cuidado da nossa parte vai á vida num instante .O mesmo se passa com a bomba de retorno e a do escumador que tambem deveriam de ser limpas todos os meses .Em relação á tua questão já foi respondido em cima (tunze ou vortech).
    Fica bem

Data de Ingresso
    07-07-07

Desde já....muito obrigado pelos...bitaites.....e sem querer abusar muito, onde me aconselham a adequir as vortek....e quantas devo precisar e que modelos?

O meu aquario e de 1.30*0.60*0.60

atentamente...o chato de serviço
    JC

Lojista Avatar de Paulo Bravo
    Data de Ingresso
    15-09-04

Boas

Tenho 8 tunzes de 12000l e 4 delas têm 4 anos e nunca deram problemas as mais recentes apesar de terem menos tempo nada a dizer.
    Vortech tenho 2 e nao estou contente fazem um assobiar do caraças quando estao no maximo em qualquer programa,só nao incomodam a meio gás ,mas para nao estarem a trabalhar no maximo para que uma MP40W,alem de quando estA no maximo aqueçerem bastante,para mim sao os unicos defeitos.
    A marca de eleiçao,sem duvidas TUNZE!!!!!
    Um abraço

Paulo Bravo

www.bubbles-shop.com - Bubbles the Reef Store!!!!

Data de Ingresso
    11-04-06

pois...
    são opiniões as quais respeito como é lógico mas ou é de mim ou cada vez mais gente vai trocar de tunze para vortech...
    Ambas são excelentes bombas.
    A diferença entre as duas é o tipo de corrente que cada uma faz em que as tunze tem um fluxo mais direccional.
    A grande vantagem para mim das Vortech é que não deixam criar zonas mortas dentro do aquário, precisamente devido ao tipo de onda que faz. MAs há mais; efeito estético; não aquecer a água; etc...

Analisa bem as duas, vê topicos, se possível pede informações a quem tem de umas e de outras.

Ideal até era veres as duas a funcionar.
    Última edição por Duarte Araujo; 15-01-10 às 18:39.

Membro Identificado Avatar de António Vitor
    Data de Ingresso
    29-03-08

Vortech, por várias razões

-Tem uma menor ocupação do interior do aquário...

-Um fluxo mais aberto, bem mais que qualquer tunze

-Não aquece a água (daí necessitar de ter um dissipador fora do aquário, e este aquece, mas se aquecer demais a própria bomba defende-se desligando)

-Mais opções, uma delas só descobri há uns dias, periodo nocturno de menor potência.

-o som, existe mas é por estas estarem fora do aquário, não fica abafado, mas sinceramente não incomoda...digo eu...são poucos décibeis.

-Ausência de risco de electrocução, mas aqui também existem as electronicas que funcionam a 12v-24 da tunze...também seguras.

A principal diria eu, na minha perspectiva é o espaço ocupado, ocupa menos que uma nanostream, e debita bem mais que estas...

claro é a minha opinião...
    Atenção que não uso ondas no aquário, sinceramente nunca usarei, o stress no vidro não me deixava dormir descansado.
    http://www.waterinspiration.blogspot.com

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Lojista Avatar de Nuno Ricardo
    Data de Ingresso
    11-05-07

As tunze na minha opinião são as melhores:

Bom - Muito Silenciosas
    Bom - Fiáveis
    Bom - Muitos modelos por onde escolher
    Bom - Possibilidade de controlar ate 4 bombas em conjunto
    Mau - preço um pouco elevado

As vortech não são mas:

Bom - Ocupa pouco espaço dentro do aquário, esteticamente muito bom
    Bom - Fiáveis
    Bom - comunicação wireless entre 10 bombas muito bom
    Mau - Apenas 3 modelos por onde escolher
    Mau - Muito barulhentas
    Mau - Preço muito elevado

Aqua Medic são também muito boas:

Bom - Fiáveis
    Bom - Muito silenciosas
    Bom - Preço muito em conta
    Mau - Impossibilidade de comunicação com outras bombas
    Mau - Apenas 1 modelo desponivel de 5000 a 15000L

Sunsun

Bom - Silenciosas
    Bom - Preço muito em conta
    Mau - Impossibilidade de comunicação com outras bombas
    Muito Mau - Made In china
    Muito Mau - Nada Fiáveis

Neste momento tenho 2 Aqua Medic após ter trocado pelas 4 Vortech que tinha, a satisfação é total.
    -----------------
    Cumprimentos
    Nuno Ricardo

http://www.custom-reef.net

Membro Identificado Avatar de CelsoBastos
    Data de Ingresso
    17-10-07

Boas.

Todas as bombas são fiáveis até haver problemas, na assistência que é dada as marcas é que reside o segredo. Podemos ter bombas com a maior tecnologia e ter uma assistência que é uma vergonha, por aí caí toda a qualidade do material.
    Eu tenho duas sunsun duplas de 6000 l/h com veios ceramicos e estou satisfeito.
    Abraço
    Celso Bastos
    セルソバストス

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Boas,

Eu sou adepto das Tunze mas ainda não experimentei as Vortech. Acho piada nas Vortech metade da bomba ficar fora de água, as pequeninas da Vortech (MP10) para nanos devem ser um espanto e ocupam pouquíssimo espaço no aquário. Felizmente neste momento estamos muito bem servidos quanto à oferta deste tipo de bombas.

Queria também referir as Maxi-Jet da Aquarium Systems, apesar de não terem um fluxo alargado como as restantes estas bombas pela sua simplicidade, tamanho e consumo são para mim muito boas. Comparando com as bombas de retorno, estas são as Eheim Universais, aquilo dura, dura e dura!
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Data de Ingresso
    07-07-07

Bem depois de ter analisado os varios comentarios ja tomei a minha decisao...vou para as vorteck mp40...agora e antes que me passe o amoke...quem e que vende este equipamento ao sabado?????????

abraços e mt obrigado pessoal

JC

Membro Identificado Avatar de Pedro Chouriço
    Data de Ingresso
    18-03-08

Boas!

Tenho 2 tunze 6205 e estou super satisfeito, estão a trabalhar no minimo e dão muito movimento no aqua!

Estão colocadas a meio do vidro e mesmo assim o seu fluxo influencia à superficie, logo têm fluxo muito amplo.

Qualquer tunze ligada a um controlador pode fazer muitas coisas, inclusivé, baixar o fluxo de noite ou quando alimentas os peixes...

Em relação as vortech só posso dizer o que vi em aquas de amigos, são boas se não as colocares no maximo, mas também gastar cerca de 400€ para ter um bomba a trabalhar a meia potência...

Como foi dito Tunze ou Vortech, é uma questão de veres o que mais te agrada, e o que necessitas para o teu aqua...

Data de Ingresso
    29-03-08

elas (vortech) aguentam bem no máximo, possivelmente no verão podem ter problemas de aquecimento, sinceramente não sei.
    Isto aquece, mas o que aquece é o dissipador, tal como nos computadores, não será própriamente o motor, elas são caras, porque tem um sistema mais complexo de arrefecimento, as tunze têm a água para as arrefecer, mas por isso ocupam na versão stream uma área 400% superior.

Mas mesmo a 30% de potência, falo porque já tive tunze e vortech, criam-se menos zonas paradas, a bomba é fantástica, aquilo faz uma corrente em baixo e em cima, tudo no aquário mexe, mesmo a 30%.

Ou seja uma vortech mp40w a 30%, no meu sistema cria zero pontos de ausência de corrente...tive sempre tormentas na afinação das bombas, tentei criar gyros, e afins, tenho dos dois tipos de bombas (tunze), a nano e a stream, a nano é o modelo mais potente (electtrónica), e a stream era o 6000 se não estou em erro, e tive mais problemas do que com as anteriores koralea que tinha, no que diz respeito a correntes.

era muito fortes na saida das bombas (alguns corais agitavam demasiado), e mesmo assim tinha zonas no aquário paradas....muito diferentes da vortech... e falo por experiência.

São caras, mas das coisas caras que comprei foi das coisas que menos me arrependi de comprar, e comprei já em 2ºmão.

Os pontos negativos é o preço, e o ruido, não se pode ter tudo, o ruido no meu caso já que tenho a meio gás, é imperceptivel, o ruido é porque tem as partes mecânicas fora de água...tem de fazer mais ruido...fisica.
    Mas mesmo assim, repito, faz mais circulação de água a minha mpw40 a 30%, que as minhas tunze nano stream 6055 e stream 6000 (juntas), se não falhei na nomenclatura...

A originalidade das vortech é terem uma circulação aleatória, e portanto sozinhas fazem a turbulência necessária, em reef crest ou mesmo lagoon, possivelmente com menos energia fazem melhor circulação...não diria mais circulação, mas uma de mais qualidade.

"Nunca tenham medo de inovar, Lembrem-se, a Arca foi construida por amadores, profissionais construiram o Titanic."
    -Anónimo.

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde

Citação Postado originalmente por Pedro Chouriço Ver Post
    Boas!

Tenho 2 tunze 6205 e estou super satisfeito, estão a trabalhar no minimo e dão muito movimento no aqua!

Estão colocadas a meio do vidro e mesmo assim o seu fluxo influencia à superficie, logo têm fluxo muito amplo.

Qualquer tunze ligada a um controlador pode fazer muitas coisas, inclusivé, baixar o fluxo de noite ou quando alimentas os peixes...
    Pedro, nem sempre foi esse o teu pensamento...referes no teu tópico que...

parece que o barulho das bombas é mesmo normal, vou ter de as colocar a trabalhar a um pouco mais de metade do que maximo de fluxo.
    Afinal agora com o escumador a funcionar as bombas até que não fazem muito barulho...loool
    Uma casa sem mobília também faz eco... depois...

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Membro Junior Avatar de karan bhaskar trivedi
    Data de Ingresso
    28-12-08

Boa tarde caros amigos

Abraços
    JC
    amigo josé ,
    eu tambem acho que tunze e 5 estrelas.
    um abraço

Membro Identificado Avatar de Pedro Chouriço
    Data de Ingresso
    18-03-08

Citação Postado originalmente por Pedro Ferrer Ver Post

Pedro, nem sempre foi esse o teu pensamento...referes no teu tópico que...

Uma casa sem mobília também faz eco... depois...
    Realmente tens razão!

Ao inicio achava as bombas barulhentas!!!Mas não tinha mais nada a funcionar e como referes não tinha mais nada na sala....
    Agora nem se ouvem....pode ter sido da utilização terem ganho algumas folgas, ou mesmo por o escumador as abafar....

Eu se tivesse um vidro do aquario de 15mm também tinha ido pras vortech....mas as tunze tb não ficam nada atrás....

Data de Ingresso
    29-03-08

Em termos de longevidade e assistência, a vortech é uma empresa bem mais pequena que a tunze, neste aspectos não sei...vamos ver daquu para a frente...

aquilo que eu sei é que ninguém passou de vortech para tunze..apenas o contrário...ou quem fez a compra de uma vortech não voltou mais para a tunze...

talvez seja uma questão de investimento, ninguém gosta de ser enganado e ter dado mais por algo similar a outro, e subconscientemente defende-se... e toma partido da compra mais cara, porque a fez...
    não sei se me faço entender...

não é o meu caso, comprei a vortech beem "barata"... ao preço de uma tunze...heheeh

Li num artido da advanced e faz todo o sentido (deste mês), que quem criaram as novas bombas de circulação foram
    Os modders com modificaçlões DIY, se não foseem eles não tinham vortechs nem streams...

As empresas só seguiram as pisadas do pessoal, foram no comboio... e parece parece que a vortech embora tenha muito hi-tech, parece criada por modders, e sinceramente cheira a pessoal que percebe de reefs, a tunze, em contrapartida parece a criação de um grupo de engenheiros, não que isto seja mau atenção...

-Anónimo.

Data de Ingresso
    29-03-08

Artigo que falava atrás...
    Advanced Aquarist's Online Magazine - Product Review: Reefing like it's 1999: How Reef Aquarium Flow and Lighting has Changed Over the Past Decade

A tunze agora tem as stream 2, atenção que eu estava a fazer referncia ás anteriors stream, não faço rigorosamente nenhuma ideia dos avanços destas bombas em relação ás anteriores...
    só gosto de falar daquilo que conheço e da qual tive experiência...
    alguém que tenha experiência com as novas stream2 que diga da sua justiça.

Mas pelos preços praticados, a tunze stream 2 é 50% mais barata, uma bomba de 400 euros despeja o dobro da corrente de água...e uma similar em potência custa metade de uma vortech mpw40.

O problema é que são direccionáveis, á partida isto pode parecer estranho, mas na vortech isso é uma vantagem....quase não interessa para onde estão apontadas, podia acho até as apontar de baixo para cima que todo o aquário mexeria...

A vortech não é campeã isso de certeza no ruído, e a tunze, faz refêrencia a isso, ao promover esta caracteristica mais do que outras...

-Anónimo.

Lojista Avatar de Carlos Basaloco
    Data de Ingresso
    19-04-06

Viva,

Durante 4 anos so utilizei as Tunze Stream 6100 com controlador e não tenho razão de queixa, mas desde que mudei para as vortech, na minha opinião não ha comparação. As Tunze são muito boas, so que o leque de circulação das vortech é muito maior (50cm), logo abrange uma area maior de circulação utilizando menos bombas. Acho que são opções, ambas são excelentes, tudo depende do que queremos.

abraço

Membro Identificado Avatar de Rui Machado Santos
    Data de Ingresso
    10-01-07

Boas!
    Na minha opinião as Tunze Turbelle foram e são sem duvida as mais fiaveis.
    Mas as Stream deixam algo a desejar. As primeiras os clips partiam com a a maior facilidade. Depois houve alguns problemas com a quebra de veios devido á corrosão (aconteceu comigo). Problemas estes resolvidos pela excelente assistencia dada pela marca (comigo não tenho qualquer razão de queixa).
    Por isso julgo que as Turbelle são sem duvidas as rainhas
    Uma das coisas que tenho pena é a Eheim não aparecer no mercado com bombas de circulação de elevado caudal, decerto devido á sua experiencia e qualidade iriam dar que falar...mas pode ser que um dia destes tenhamos uma surpresa.
    Um abraço.

Data de Ingresso
    29-03-08

Não sei se a tunze fabrica mesmo bombas, ou se as manda fazer noutro local, a parte eléctrica, depois alteram para as transformar em circulação...
    O mesmo para a vortech...por encomenda...

não me admirava nada as vortech terem componentes de outro tipo de motores usados numa outra situação...

no meio disto foram patenteando n tecnologias...

Possivelmente pode ser por isso que a eheim não quer entrar na luta, isso e o reef ser apenas uma pequenissima parte do mundo da aquariofilia, possivelmente acharam que o investimento não valeria a pena...digo eu.

-Anónimo.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Melhorar conhecimentos quimicos de Reef...
    Por Marco Madeira no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 67
    Último Post: 15-04-11, 11:56
  2. Qual a melhor bomba de circulação
    Por JoséCosta no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 0
    Último Post: 20-01-09, 19:18
  3. Qual melhor configuração - Nano Reef
    Por Andre Luiz no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 3
    Último Post: 17-12-08, 21:31
  4. Circulação