Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 25 de 46

Tópico: Controlador digital DIY com LCD para calhas de LEDs

Lojista Avatar de Baltasar Parreira
    Data de Ingresso
    28-09-05

Controlador digital DIY com LCD para calhas de LEDs

Vou deixar aqui reunido em um só post todas as etapas e a variada informação que tenho sobre a construção do meu controlador digital para controlar as minhas calhas DIY de LED's (http://www.reefforum.net/156586-post1.html).

1-PARTE (O surgimento da ideia)

Após ter visto o novo controlador da TMC (Tropical Marine Centre) para as suas calhas de LED que podem ver aqui:
    AquaRay Lighting Controller

levou-me a pensar que seria simples fazer algo igual ou melhor e que me vai permitir controlar as calhas para alem do simples liga e desliga como estão a funcionar agora, mas sim ter as possibilidades já planeadas em tempos para ter uma simulação no ligar do nascer do sol e no desligar do por do sol e até talvez quem saiba umas tempestades ou passagens de nuvens aleatórias... eheheh ; )

Ora no meu caso como fiz 3 calhas terei de ter 3 canais e cada um com possibilidade de programação independente para ligar e desligar, etc. mas para já vou só indicar o hardware que vou usar inicialmente e a pouco e pouco vou colocando aqui o desenvolvimento e evolução de todo o projecto.

1 x Arduino (mini board com microcontrolador/microprocessador programável por USB para desenvolvimento de pequenos projectos electrónicos)

1 x LCD azul com backlight com interface e botões de navegação (menus) para o Arduino

Aqui fica umas fotos dos referidos componentes.

Board Arduino e o respectivo LCD:

2-PARTE (Brainstorming sobre as funcionalidades básicas)

Após terem chegado os componentes à cerca de uma semana já avancei um pouco com a programação e tenho alguns resultados já a funcionar, embora ainda sem menus e sem ter a saída do controlador ligada as calhas de LEDs pois falta criar os circuitos "Drivers" que vão aceitar os sinais PWM saídos do Arduino para controlo e dim de cada calha.

Estou a pensar poder-se fazer a programação em 4 modos dentro das 24 horas de um dia, ou seja algo assim:

Sunrise: programável para X horas de start com duração de 15m a 30m (ainda não sei bem) em que arranca os azuis a 5% e em incrementos de X em X minutos salta outros 5% durante Y tempo que como disse tenho de pensar, ao fim desse tempo arrancam os brancos também com incrementos semelhantes de forma que talvez ao fim de total de 1 hora ou mais estejam ambas as calhas brancas e a azul a 100%.

Day: este modo será o modo normal que aparece assim que o ciclo de "Sunrise" termine ficando as 3 calhas a 100% como referi.

Sunset: também programável para X horas de start e com decréscimo de X em X muito semelhante ao "Sunrise" mas até ficar as brancas em 0% e a azul num mínimo talvez de 5%.

Night: modo depois de terminar o ciclo de "Sunset" que servirá tipo moonlight com a percentagem possível mínima só a calha azul ligada.

Talvez ainda coloque um quinto modo e nesse caso o "Night" passa a "Moonlight" e o novo "Night" será mesmo tudo a 0% ou seja apagado.
    Ainda também tenho duvidas se fará sentido as programações de start e stop serem sempre repetidas ou ter a possibilidade de ter X diferentes por cada dia da semana, humm geralmente durante uma semana o dia e noite começa sempre a mesma hora hehehe, tirando a mudança das estacões que mexe nisso, humm não me parece que os nossos habitantes aquáticos vão ligar muito a isso não? Os expertes que comentem nesta e outras hipóteses.

A ideia é (pois para ja ainda está fixo) poder-se através dos menus programar com os tempos que se quer e percentagens de azul e branco por cada um dos modos bem como os incrementos e duração total de cada modo, principalmente para "Sunrise", "Sunset" e "Moonlight" se vier a ter.

Ficam aqui umas imagens da board Arduino com o LCD já montado e a ligação ao RTC (Real Time Clock) que alimentado por uma pequena pilha tipo relógio contem sempre a hora e datas certas mesmo que falte a electricidade.

Bem como já referi aceito comentários e ideias que possam melhorar ou até corrigir esta minha ideia inicial e agora ficam então algumas fotos.

Board RTC (Real Time Clock) - vista do lado dos componentes e do lado da pequena bateria de 3V para backup:

(Fotos do site original, pois a minha veio com o circuito impresso vermelho)

Arduino com o LCD e ligação ao RTC (notar que o ciclo a correr é o "Night" devido +/- à hora corrente deste post ):

3-PARTE (Depois de vários dias de programação)

Ok após umas semanitas de programação em Arduino aqui está uns moviesitos com o resultado já um pouco funcional embora ainda não totalmente terminado.

Passagem pelos menus e programação para a hora de arranque que se quer iniciar o ciclo "Sunrise" e a respectiva duração que se quer esse ciclo, neste exemplo e para andar um pouco mais rápido coloquei o mínimo aceitável que é de 10m, mas pode ir até um máximo de 120m, duas horas portanto. Hummm... como referi no post anterior, se alguém tem ideias para melhorar isto ou ter outro tipo de funcionalidades que diga alguma coisa.
    Yutube movie 1

Aqui neste outro movie já se vê o ciclo de "Sunrise" a chegar ao fim e após tanto os azuis (B= no LCD) como os brancos (W= no LCD) terem chegado a intensidade máxima de 100% entra no modo normal diurno "Day" onde permanecera até a hora programada para o modo "Sunset" para começar este novo ciclo diminuindo os azuis e brancos ate 0%, eheheh fase esta ainda por implementar.
    Yutube movie 2

Depois de ter todo o código Arduino 100% funcional, será somente criar o circuito electrónico "DRIVER" para os leds e assim ter o controle da intensidade dos mesmos em função das saídas do Arduino.

Espero que gostem e realmente venham criticas construtivas.

4-PARTE (Mais programação)

Depois de mais uns longos dias e horas de programacao eis que dou como terminado a parte do coracao do controlador de LEDs que tirando um(s) novo(s) modo(s) que ainda estou com duvidas se faz sentido implementar ou não, tudo o resto a nível de programação do Arduino está pronto e passo a descrever as funcionalidades finais implementadas.

Dentro do menu principal, temos isto:

Set Clock

- Para acertar o relógio, horas, minutos e segundos sempre zerados sempre que se entra mas aceita valor especifico também tal como as horas e minutos. A ideia de ter os segundos a zero sempre que se entra é porque assim se torna mais fácil para sincronizar com outros relógios ehhehe, é só esperar que o próximo minuto caia "save" e já esta com o clock igual ao por onde se estava a acertar eheheh.

Set Date

- Para acertar a data com o dia, mes e ano. Esta parte não faz muito sentido para já a não ser que os tais modos adicionais sejam implementados pois não influencia em nada os modos actuais, mas assim pelo menos temos a data certa para os mais rigorosos ehhehe.

Set Sunrise

- Onde se coloca a que hora e minutos se quer que arranca o ciclo do nascer do sol, bem como a duração que se quer para o mesmo em minutos desde um mínimo de 1m ate 120m máximo.

Set Sunset

- Tal como o anterior mas desta vez para colocar a hora de arranque do ciclo do por do sol. Também com as mesmas características de duração, etc. como o anterior.

Set Moonlight

- Possibilidade de especificar se queremos moonlight com duração de 1 a 12 horas ou mesmo off e a intensidade que se quer para os leds azuis durante esse período de 1% a 50% máximo.

LCD Options

- Possibilidade de especificar se queremos um timeout para desligar o LCD desde off até 60m e a intensidade da iluminação (backlight) do mesmo desde 10% até 100%.

Funcionalidades de cada modo:

Sunrise - Ao chegar ao horário programado para este modo o controlador liga e incrementa a intensidade dos leds até 100% durante o tempo especificado no menu da seguinte forma:

azuis, 0 aos 100% 3 x mais rápido que a duração definida
    brancos, 0 aos 100% para a duração definida no setup.

Day - Modo normal em que tanto os leds azuis como brancos estão com a sua intensidade a 100% até chegar o horário programado para desligar (modo "Sunset").

Sunset - Tal como no modo "Sunrise" ao chegar ao horário programado para este modo o controlador inicia o processo de decrementar a intensidade dos leds até 0% consoante a duração estipulada no menu de setup da seguinte forma:

azuis, 0 os 100% para a duração definida no setup.
    brancos, 0 aos 100% 3 x mais rápido que a duração definida.

NOTA: Caso o modo "Moonlight" não esteja a off no setup a diminuição da intensidade dos azuis pára no valor especificado de intensidade para "Moonlight" nunca chegando ao zero mesmo.

Moon - Após o termino do ciclo anterior e caso este modo não esteja off, os azuis permanecem ligados com a intensidade e duração especificada no setup.

Off - Após ter terminado o modo "Sunset" se o modo "Moonlight" está a off, ou então após ter terminado o modo "Moonlight".

Funcionalidades do LCD:

Tecla "Up" comuta alternadamente a visualização de ou horário ou a data.

Tecla "Select" entra no menu de setup referido no inicio do post, onde depois com as teclas "Left" e "Right" se navega e novamente com a tecla "Select" se entra nos diversos menus e se faz Save ou Exit para ajuste dos diversos parâmetros.

NOTA: O LCD caso especificado algum valor de timeout no setup e não a off e nenhuma tecla pressionada , faz fade da luz de backlight até se desligar decorrido o tempo especificado para timeout. Qualquer tecla pressionada reseta este tempo e volta a colocar o LCD ON com a intensidade de luz backlight no valor também especificado no setup "LCD Options".
    O LCD apresenta a sua luz "backlight" sempre com a intensidade especificada no setup.

Funcionalidade de power failure:

- O sistema possui uma pequena bateria para manter todos os dados guardados até 9 anos, dai que em caso de falha de corrente e tambem a primeira vez que se liga aparece um icon a piscar no ecrã que indica que houve um corte de energia. Esse icon desaparece ao pressionar qualquer tecla.

Possíveis novas funcionalidades a implementar (algumas ideias no ar, embora não ache importante a não ser que se queira ser mais rigoroso na simulação das coisas tal como acontece na natureza real):

Modo Clouds: Ou seja simulador de nuvens/tempestade, este modo caso ligado, gera aleatoriamente um enfraquecimento temporário da intensidade dos leds ate um valor mínimo de intensidade especificado no menu talvez de 50% e durante X vezes por cada hora/dia (ainda não sei) também especificado no menu.

Modo Year Calendar: É aqui que faz sentido utilizar a data, que quando este modo ligado ele sabe as estacões do ano em virtude do mes/data em que se esta e pode para o modo "Clouds" ou outro influenciar a intensidade dos leds de alguma forma, ou ate para o modo "Moonlight" fazer umas variações da intensidade de como um ciclo lunar se trata-se.

Espero que gostem da ideia, pois acho que não existe assim nada com estas capacidades e possibilidades de configurar ao gosto pessoal de cada um, mesmo comercialmente nas marcas XPTO que tenho visto.
    Volto a pedir sugestões ou ideias e se acham que tudo ou algumas das funcionalidades são parte ou totalmente idiotas ehhehe...

Volto em breve assim que a parte electrónica que vai controlar os leds estiver terminada, mas ainda tenho testes a fazer com alguns dos circuitos pensados etc.

4-PARTE (Esquema electrónico do driver que controla os LEDs)

O projecto está finalizado embora com alguns bugs mínimos em termos do software programado no microprocessador (Arduino) mas funcional logo estando a funcionar já com leds na bancada de testes.

Quando ao circuito "driver" que vai ligar o Arduino aos LEDs fica aqui um esquema, mas é simples e basicamente um MOSFET que em função do sinal PWM saído do Arduino faz passar mais ou menos corrente para o canal azul ou branco dos leds, variando assim a sua intensidade de apagado (0%) ate máximo (100%) e vice-versa.

Em breve farei um filme com isto a funcionar na bancada para verem um pouco o efeito final e principalmente o efeito do modo nuvens aleatorias (Clouds) por piada mesmo, eheheh.
    Última edição por Baltasar Parreira; 29-01-10 às 00:21.

Membro Identificado Avatar de Marcos Martins
    Data de Ingresso
    09-11-08

Re: Controlador digital DIY com LCD para calhas de LEDs

Boas!
    Antes de mais os meus parabens por este fantastico DIY!
    Já tinha pensado nisso, o problema é que os conhecimentos de programação não dão para tanto!
    Eu tenho 8 calhas led da tmc, consegues com apenas um controlador controlar as 8 independentemente?
    elas são de 18V salvo erro, o controlador actua depois do transformador certo? Caso contrario na funciona..

E comercializar esses bixinhos? depois de estar programado é só fazer upload!
    Eu compro um..

Parabens!

Data de Ingresso
    28-09-05

@Marcos Martins:

Sim consegue-se controlar as 8 sem problema, mas para alem de se ter de alterar a programação para ter essa funcionalidade (pois agora são só 2 canais um para a minha calha azul e outro para as 2 calhas brancas), terá também que se construir o driver com mais canais e mudar o Arduino para a versão MEGA que suporta mais saídas digitais e assim se puder ter mais que 2 saídas PWM (tantas quanto os canais necessários).

O Arduino que usei depois de ligar o LCD, o Keyboard, etc, só resta mesmo as 2 saídas digitais livres que usei para mandar os sinais PWM ao "driver".

Imagem de um Arduino versão MEGA:

Membro Identificado Avatar de Pedro M Gomes
    Data de Ingresso
    16-02-08

Parabens, excelente projecto... fiquei mega interesado... e talvez possa fazer 1 projecto a curto prazo parecido ehehhehe deixaste.me muito tentado !!!!! 5* esse projecto.

Cumps,
    Pedro
    Island Reef . Click Here New!

Eighty Nano . Click Here Ended
    UK Wave . Click Here Ended

Membro Identificado Avatar de Ricardo Rodrigues
    Data de Ingresso
    15-09-04

Muito bem Baltasar, o modo Clouds parece ser uma funcionalidade interessante e que permite imitar ainda mais a natureza.

Consegues ligar esse aparelho às calhas da TMC?

Força com esse projecto, muito interessante
    "The natural world is, and probably always will be, complicated far beyond human understanding" J.E.N. Veron

Data de Ingresso
    28-09-05

@Ricardo Rodrigues

Sim, é só alterar o circuito driver para ter um input do transformador das TMC e saída para as calhas por cada uma, ou então saber qual é a voltagem e consumo em amperes de cada calha e com uma única fonte nova fazer o input de forma a poder alimentar X calhas a saída do controlador. Dessa mesmas fontes de entrada e visto que o consumo da electrónica em si é mínimo mesmo, cerca de 5V a 50mA, um dos próprios transformadores das TMC serviria para a alimentar toda a electrónica do controlador pois internamente existe também um rectificador de voltagem regulável para de qualquer voltagem de entrada gerar os 5V necessários a sua alimentação.

O circuito responsável pela alimentação é este (AX3022 Based Switching Regulator Adapter, Step-Down):

Vejamos este controlador como um interruptor electrónico com variação de DIM, a corrente que entra pode ser variada de 0 a 100% para a saída, simples.

Membro Identificado Avatar de Pedro Ferrer
    Data de Ingresso
    30-10-04

Boa tarde

Tá muito bom! Muito bom mesmo!
    De certeza que não foi um trabalho fácil, mas sei que te deu muito gozo!
    Apesar... das horas roubadas ao sono...(estou a adivinhar...)
    Parabéns!

Abraço
    Pedro Ferrer
    Eu posso!
    Eu quero!
    Eu consigo!

Membro Identificado Avatar de Ricardo Oliveira
    Data de Ingresso
    03-02-07

Os meus parabens.
    Esta altamente, que grande trabalheira que isso deve ter dado, mas compensou. Está impecavel.
    Abraço
    Ricardo Oliveira
    LINK SETUP: My 3Reef

Membro Identificado Avatar de Carlos Jorge
    Data de Ingresso
    08-10-05

É nestas alturas que eu acho que tirei o curso errado!

Muito parabéns!
    Abraços
    Carlos Domingues

*Arcos da Caloura Reef
    *Blog

Membro Identificado Avatar de João Seguro
    Data de Ingresso
    25-02-09

Parabéns pelo diy, muito bem pensado e estruturado

já agora, programaste em que linguagem?

Data de Ingresso
    28-09-05

Os Arduinos são programados em C, C++ um pouco mais especifico para microprocessadores, mas muito semelhante ao vulgar C.

Podem ver no site oficial exemplos de código, hardware, bem como outros DIY's variados sem ser de aquariofilia aqui neste link:

Arduino - HomePage

Membro Identificado Avatar de João Seguro
    Data de Ingresso
    25-02-09

e ensinam a fazer também umas coisas giras com o LCD. eheeheh porreiro, assim que tiver um tempinho também me vou debruçar sobre isso

Membro
    Data de Ingresso
    21-11-05

Ola Baltazar, gostei bastante da tua ideia da calha de leds com controlador, gostava de fazer esse projecto, mas nao sei onde comprar esses leds com o suporte e lente sabes onde poderei encontrar ?
    Abraço

Membro Junior
    Data de Ingresso
    01-02-10

Bom dia,

Segue o link que está no 1º post.

Cumprimentos e larguras

Eduardo

Membro Conselheiro Avatar de JoaoCAlves
    Data de Ingresso
    11-06-07

Boas!

Antes de mais, parabéns pelo teu trabalho, está a correr mt bem, está excelente.

Eu estou tb a fazer um projecto semelhante, só que vou querer controlar tudo. Bombas, ciclos de luz, Temperatura de cor da luz, parametros da água, reposição automatica, TPA's, Reactor calcio, Ozonizador. Ambiciono conseguir simular marés, mas isto vai ser mais complicado, até porque preciso de pesquisar sobre o assunto para perceber como realmente funcionam as marés.

Para já tenho parte do programa das wavemaker feito, Concluí o randomizer com 3 canais. Vou controlar as minhas resun 15000 com o arduino. Tou para encomendar um lcd para começar a fazer menus e programação gráfica. Isto está a ir devagar, pq ainda me falta mt hardware, mas é para ir fazendo!

Depois se quiseres, podemos trocar umas ideias.

Abraço.

Membro
    Data de Ingresso
    10-05-07

Boas tambem estou a desenvolver um codigo em c po arduino que me vai controlar todo o sistema e até ao momento ja controlo o pulse das tunze,a temperatura do aquario quer para cima quer para baixo e reduzo a intensidade das bombas consoante a intensidade da luz.
    Não me queres passar o teu codigo para experimentar o efeito?
    Se precisares de algo apita.
    Cumprimentos Alex

Membro Junior
    Data de Ingresso
    11-12-08

Tambem estou a desenvolver um sistema semelhante, para já não estou interessado na iluminação, quero controlar primeiro aquecimento, arrefecimento e bombas...
    Para já tenho LCD e teclado a funcionar com I2C e com isso consigo ocupar apenas duas portas do Arduino. O RTC será o passo seguinte e depois os sensores de temperatura (tudo em I2C). No final desta fase quero ter reles e alguns SSR geridos pelo Arduino.

Em sites ingleses e americanos existem desenvolvimentos muito interessantes com este tipo de soluções mas em Portugal estamos muito atrasados.

Antonio

Data de Ingresso
    28-09-05

Boas, desde já aproveito para informar que o projecto entrou numa fase comercial não só para combater o problema da falta de soluções nacionais no nosso mercado mas também para poder fazer chegar facilmente estas tecnologias a todos os interessados. Para tal criei recentemente a AquaLED.

O controlador esta já na fase final tendo somente bugs mínimos a nível do menu de setup, mas uma vez programado fica a trabalhar 100% 365 dias por ano e por ai fora sem qualquer problema, estando já a funcionar em alguns aquários por ai.

Os bugs que existem tem simplesmente a ver com pequenas validações tipo por exemplo, esta a decorrer o ciclo "Sunrise" vamos ao setup do clock e mudamos a hora para outra anterior a corrente e inferior a estipulada para arranque desse ciclo, que fazer? Pois tem de se desligar as luzes lentamente (fade) até ficarem apagadas aguardando de novo chegar a hora programada para iniciar o ciclo.

São estes tipos de validações que são importantes para independente da hora em que se esta e se altera qualquer programação das funcionalidades no menu o sistema saiba reagir a reajustar correctamente.

Quanto a funcionalidade novas posso dizer que neste momento o modo "Clouds" esta 100% funcional, bem como dois novos que passo a descrever:

-Modo Mix e Split, este modo está relacionado com os ciclos "Sunrise" e "Sunset" e permitem o seguinte:

• Mix os leds brancos e azuis embora desfasadas em 5x são misturados.
    • Split os leds brancos ou azuis consoante o ciclo seja um ou outro só arrancam decorrido metade do tempo estipulado como duração. Ex. no ciclo "Sunrise" após inicio e caso a duração esteja estipulada a 10m os leds azuis arrancam com velocidade 5x mais rápido mas os brancos só arrancam quando decorridos 5m (metade do tempo estipulado como duração)

NOTA: Por experiencia própria achei que devia criar este modo ao verificar que os meus corais reagiram sempre pior no arranque do ciclo "Sunrise" quando os leds brancos arrancavam simultaneamente com os azuis, de facto ficam mais abertos e muito mais rapidamente quando somente abre lentamente os leds azuis e só passado algum tempo de ter 100% de azul começar lentamente a abrir os brancos, dai o modo "Split".

-Modo Test, como o própio nome indica este modo permite testar os leds e fazer variar a intensidade de 0 a 100% quer os azuis quer os brancos, assim também podemos ter uma referencia de quanta iluminação temos para x% e pudermos usar correctamente para estipular valores de configuração para "Clouds" e "Moonlight".

Em breve colocarei novas fotos quer do LCD com as novas funcionalidades bem como o aspecto geral do programador/controlador.

Membro Identificado Avatar de Marcos Martins
    Data de Ingresso
    09-11-08

Boa!
    Como já tinha dito, isso agrada-me!
    tenho 8 calhas, mais tarde ou mais cedo vou ter 9..
    Valores para isso?!
    Abraço

Membro Identificado
    Data de Ingresso
    07-06-06

e qual o preço e onde podemos comprar esse tipo de controlador??

Data de Ingresso
    28-09-05

Toda a informação necessária neste post recente:

http://www.reefforum.net/159806-post1.html

Membro Identificado Avatar de Luis Santos
    Data de Ingresso
    06-03-06

Boas a todos ,antes de mais nada quero dar os parabens ao Baltasar pela coragem em iniciar este projecto .desejando-lhe as maiores felicidades.
    Tenho uma pergunta que penso ser do interesse de todos ,dai te-la posto neste topico .(se não for o mais indicado ,peço desculpa)
    Qual o comportamento dos corais duros que necessitem de muita e boa iluminação sob a luz destes leds?.
    O calcanhar de aquilles da maior parte dos leds é mesmo esse ,os corais duros.

Mais uma vez, boa sorte

Data de Ingresso
    28-09-05

Neste momento só tenho LPS do grupo dos duros e não tenho qualquer problema devido a iluminação ser de LEDs.
    Tive em tempos Acroporas espectaculares mas devido a me ter ausentado por períodos longos em trabalho e pouco tempo nos fim de semana para as manutenção habituais tive um problema grave de KH e foram-se juntamente com uma Tridacna e uma Cataphyllia com muita pena minha especialmente as Acroporas pois tinham um verde lindo espectacular que raramente vi igual.

De momento os corais que sobreviveram a esse problema estão estáveis e são os que podem ver na secção portefólio do aquário entenda-se de demonstração no website eheheheh.

Em breve conto ter fotografias de aquários de outros clientes onde se estão já a fazer instalações de calhas.

Obrigado.

Membro Identificado Avatar de Fabricio Fonseca
    Data de Ingresso
    26-05-10

Citação Postado originalmente por Baltasar Parreira Ver Post
    Boas, desde já aproveito para informar que o projecto entrou numa fase comercial não só para combater o problema da falta de soluções nacionais no nosso mercado mas também para poder fazer chegar facilmente estas tecnologias a todos os interessados. Para tal criei recentemente a AquaLED.

O controlador esta já na fase final tendo somente bugs mínimos a nível do menu de setup, mas uma vez programado fica a trabalhar 100% 365 dias por ano e por ai fora sem qualquer problema, estando já a funcionar em alguns aquários por ai.

Os bugs que existem tem simplesmente a ver com pequenas validações tipo por exemplo, esta a decorrer o ciclo "Sunrise" vamos ao setup do clock e mudamos a hora para outra anterior a corrente e inferior a estipulada para arranque desse ciclo, que fazer? Pois tem de se desligar as luzes lentamente (fade) até ficarem apagadas aguardando de novo chegar a hora programada para iniciar o ciclo.

São estes tipos de validações que são importantes para independente da hora em que se esta e se altera qualquer programação das funcionalidades no menu o sistema saiba reagir a reajustar correctamente.

Quanto a funcionalidade novas posso dizer que neste momento o modo "Clouds" esta 100% funcional, bem como dois novos que passo a descrever:

-Modo Mix e Split, este modo está relacionado com os ciclos "Sunrise" e "Sunset" e permitem o seguinte:

• Mix os leds brancos e azuis embora desfasadas em 5x são misturados.
    • Split os leds brancos ou azuis consoante o ciclo seja um ou outro só arrancam decorrido metade do tempo estipulado como duração. Ex. no ciclo "Sunrise" após inicio e caso a duração esteja estipulada a 10m os leds azuis arrancam com velocidade 5x mais rápido mas os brancos só arrancam quando decorridos 5m (metade do tempo estipulado como duração)

NOTA: Por experiencia própria achei que devia criar este modo ao verificar que os meus corais reagiram sempre pior no arranque do ciclo "Sunrise" quando os leds brancos arrancavam simultaneamente com os azuis, de facto ficam mais abertos e muito mais rapidamente quando somente abre lentamente os leds azuis e só passado algum tempo de ter 100% de azul começar lentamente a abrir os brancos, dai o modo "Split".

-Modo Test, como o própio nome indica este modo permite testar os leds e fazer variar a intensidade de 0 a 100% quer os azuis quer os brancos, assim também podemos ter uma referencia de quanta iluminação temos para x% e pudermos usar correctamente para estipular valores de configuração para "Clouds" e "Moonlight".

Em breve colocarei novas fotos quer do LCD com as novas funcionalidades bem como o aspecto geral do programador/controlador.

Olá amigos, sou do Brasil e a um bom tempo acompanho o seu trabalho na esperança de lançar o controlador de luminárias led.
    Pois bem, tenho uma luminária que utiliza 8 x drivers "Mean Well ELN-60-48P dimmable driver" com PWM signal for dimming, o controlador poderia ser utilizado com esse driver?

Data de Ingresso
    28-09-05

Sim teria de se adaptar o modulo de potencia para tal, pois como vejo no PDF do fabricante aqui:
    http://www.meanwell.com/search/ELN-60/default.htm

esse driver aceitar sinais PWM de 0v a 10V sendo os 10V para uma intensidade máxima (100%) dos leds a ele ligados. Ora o meu controlador trabalha com o PWM standard ou seja máximo tem 5V, logo como disse teria de adaptar o meu sinal de 0V-5V para fazer actuar um MOSFET que em função desta variação faca uma outra de 0V a 10V no terminais de input do seu driver.

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Plâncton vivo/inerte - Gorgónias/Corais Não Fotossintéticos
    Por Pedro Nuno Ferreira no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 30
    Último Post: 24-10-07, 18:50
  2. Adição de "Trace elements"
    Por José Passos Campainha no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 34
    Último Post: 16-05-07, 04:26
  3. Sistema de Jaubert I e II.
    Por Alex Correa no fórum Discussão de Artigos
    Respostas: 0