Postado originalmente por
Hugo Figueiredo
Eu não percebo nada disto de iluminação, mas tenho ideia que uma coisa muito importante e que tem sido ao longo dos tempos negligenciada à medida que as diversas fontes de luz evoluem, é a exposição solar ao longo do dia.
O que se pretende na iluminação de um aquário?
Que seja o mais parecido com o sol possível. Ponto Final!
Em termos de características de luz, e olhando apenas e isoladamente para o se espectro, temos várias hipóteses, umas melhores (HQI, LEDS e Plasma) que outras (o resto), mas olhando para um dia inteiro de sol, vemos que a intensidade, a temperatura de cor, e todas as características da luz variam ao longo do dia e acho que é este aspecto que tem sido um pouco negligenciado.
A luz durante um dia é muito diferente e apenas por volta do 1/2 dia é que o sol tem a intensidade máxima! O que nós temos nos nossos aquários é que por 6/7/8 horas temos sempre a mesma intensidade. Máxima ainda por cima!
Se conseguíssemos ter uma luz artificial igual ao sol, iríamos sujeitar o aquário a 7 horas daquelas luz quando não é isso que acontece no habitat natural. (
Neste artigo podem ver que existe sim o conceito de "
luz a mais" e como isso é prejudicial a alguns habitantes)
Eu acho que este aspecto é muito importante e julgo ser aqui que os leds têm um papel importante porque são por ventura a luz onde é mais fácil controlar a intensidade luminosa, vulgo dimming!
Se calhar andamos todos a tentar arranjar uma luz artificial igual ao sol, e esquecemo-nos depois de a usar da melhor forma!
É um pensamento que deixo aqui à discussão:
Exposição Solar, para lá de PAR's, comprimentos de onda, temperaturas de cor, lumens e afins...