Resultados 1 a 13 de 13

Tópico: Refresh ou começar de novo......actualizado

Membro Identificado Avatar de CarlosMSousa
    Data de Ingresso
    30-03-08

Refresh ou começar de novo......actualizado

Boas,

Após 2 anos da montagem do meu reef, e devido ao pouco sucesso do mesmo por causa da minha inexperiência e sucessivos erros, vou partir para um refresh ou ate mesmo recomeço….
    Para começar, vou alterar o escumador , pois acho que o meu ATI 200, não corresponde ás minhas expectativas e ás necessidades do meu aquario e vou aumentar a potencia de escumação. Outro dos problemas que penso em resolver é a constante existência de phosfatos, com a montagem de um reactor de Phosfatos. Mais uma situação a resolver é a introdução de 2 bombas de circulação nanostream, atrás das rochas, para evitar o depósito de resíduos.

O setup será este:

Aquário - 120cm x 60cm x 50cm:

Sump - 90 cm x 40 cm x 40 cm

Refrigerador: Hailea HC-300A

Reactor de Kalkwasser 1000 da AquaMedic

Reactor de Cálcio: Shuran jetsream 1

Escumador: Made in Costumreef

Reactor Phosfatos: Made in Costumreef

Circulação - 2 Wave Maker Resun 15000 L/h
    2 Tunze Nanosrteam 6045

Bomba de Retorno - Aquamedic Ocean Runner 3500 L/h

Iluminação : 2 Lumenarc 250W
    2 T5 Blue

Aquecimento - 2 Termóstatos de Titânio

Areão- areia de coral +/- 20 Kg- Vai ser todo substituido

Para controlar o aquario um controlador da Aquatronica.

Aceitam-se sujestões para o Layout, ou se conhecerem algum site interessante seria optimo, pois é o que mais me esta a dar cabo da cabeça

Conforme for decorrendo o refresh irei postar fotos.

Carlos Sousa
    Última edição por CarlosMSousa; 25-02-10 às 23:15.

Membro Identificado Avatar de António A Silva
    Data de Ingresso
    25-05-07

Re: Refresh ou começar de novo......

Carlos,

estive a ler o teus topicos e acho que posso tirar uma conclusão.

Tiveste sempre grandes conselhos, penso que até foram das pessoas mais conceituadas daqui do forum. Fui ler pq fiquei intrigado porque tinhas um excelente material. Agora com a aquisição de mais umas coisitas ainda ficaste muito melhor a nivel de material.

Mas a questão é: aprendeste com os erros? Vais seguir os conselhos que te deram? Já tiraste as dùvidas de antes?

Se sim, porreiro avança, caso contrário espera mais um pouco e vai colocando as dúvidas.

E agora já que "te dei na cabeça" também gostava de te dizer umas coisitas.

- faz o ciclo como deve ser
    - tens possibilidade de colocar um refugio? se sim, diz adeus aos fosfatos para sempre
    - não ligues o reactor de calcio, pelo menos até a uns bons meses/anos
    - as duas resun são mais que suficientes
    - não deites essa areia fora faz antes uma DSB
    - gasta todo o dinheiro imprescendivel num GRANDE escumador
    - se tivesses um aqua mais largo conseguias colocar a rocha no meio, como tens esse... mete menos e faz um vale no meio do aqua.

P.S. não tenhas pressa... tudo a seu tempo

Abraço
    António

Data de Ingresso
    30-03-08

Ola Antonio,

obrigado pela tua resposta....

Infelizmente o meu problema é mesmo tempo pois nao tenho onde guardar os corais e peixes.... depois de me ter aconcelhado e de ter pedido ajuda o que vou fazer vai ser o seguinte:

Na 4ª feira vou montar o escumador e o reactor de fosfatos. Depois no sabado o que esta programado fazer é uma alteraçao de layout... vou retirar toda a rocha para ser limpa, aspirar o areao e voltar a meter tudo lá dentro. Vai ter de ser feito em tempo record, e para isso conto com a preciosa ajuda do Andre da Exoreef. Sei que vai ser um trabalho complicado mas nao tenho outra maneira de o fazer pois tenho vivos que nao tenho onde os colocar. Espero que corra tudo sem baixas.

Quanto ao refugio, infelizmente nao tenho espaço para um, quem me dera.

Quanto ao escumador, esta a cargo do Nuno da Costumreef... pelo que ele diz o escumador promete, mas ninguem melhor do que ele para falar nisso, pois esta a ser feito por ele.

Quanto ao layout, ja pensei fazer uma ilha central, mas ainda esta em estudo....a ver vamos.

No fundo espero estar a optar por uma soluçao viavel, para poder manter saudaveis os vivos que tenho, e a medio/longo prazo poder expandir.

Se estiver a optar por um caminho errado, nao se inibam de me dar na cabeça...esteja á vontade, concelhos aceitam-se e ajuda é sempre bem vinda.

Carlos Sousa

Data de Ingresso
    25-05-07

,

ainda bem que gostaste... sendo assim:

N Ã O faças assim, estás a cometer o 1º erro básico da agua salga que é P R E S S A.

Ainda não entendi bem qual é o problema... mas a tua ideia é concertar os erros, certo?

Se fosse eu, fazia assim:

- pedia emprestado um recipiente de 300 litros ou comprava um, pq é dinheiro sempre bem gasto

- mudava para esse recipiente: - agua, corais, peixes, escumador, aquecedores, bomba circulação,etc e assim tinha todo o tempo do mundo para fazer as coisas como deve ser. Tipo um aquario provisório e ainda por cima sem areão eh eh eh

-não mexia no areão... pelo contrário, apenas subia mais uns 10 cm para ter uma boa DSB

- se achas que vale a pena limpar a rocha... talvez... não a estou a ver, mas fazias assim: à medida que tiravas uma pedra do aqua, limpas essa e depois de limpa colocas nesse recipiente onde está o resto até ficares com o aqua limpo.

- Quanto ao escumador, deves escutar várias opiniões e não só uma. Que escumador é esse? Até pode ser o melhor do mundo, não digo o contrário mas porque não segues os conselhos que te deram? Ou abre um tópico e questiona se alguém tem esse escumador e está satisfeito, se sim então ficas sossegado. Caso contrário ficas com um "coração do aqua" com problemas.

- mais uma vez se tiveres tudo no tal recipiente tens todo o tempo do mundo para construires um layouto bem ao teu gosto, sem pressas e com a possibilidade de alterar sempre que te apetecer até ficar num definitivo.

O pior inimigo do aquariofilo é as pressas

Abraço
    António

Data de Ingresso
    30-03-08

Ola Antonio,

obrigado pelas tuas respostas prontas e de grande ajuda.

O que estamos a pensar fazer é isso mesmo, meter tudo num recepiente e alterar o layout... ao mesmo tempo que mudo o layout quero aproveitar para limpar a rocha de detritos e encontrar uns malditos carangueijos que andam por la. Segunto os concelhos que me deram eu vou aproveitar cerca de 50%a 70% da agua que tenho e voltar a mete-la dentro do aquario... quanto ao areao, se achas aconcelhavel colocar mais em vez de retirar, é uma questao em aberto... se realmente for o melhor é o que sera feito.

Ja agora quanto tempo posso manter tudo no recepiente?

Quanto ao escumador ja vi alguns a trabalhar feitos pelo Nuno e acredito que vá ser um bom Coraçao para o meu aquario.

Abraço,

Carlos Sousa

Data de Ingresso
    25-05-07

,

- apanhar os carangueijos não é tarefa fácil, tens de colocar a rocha parada e esperar que ele mude de sitio, caso contrário podes pensar que o carangueijo não está mas afinal está. Se fosse eu não faria dessa maneira, faria antes uma armadilha. É muito mais eficaz.

- sim podes e deves aproveitar essa agua.

- quanto ao areão... desde que fiz uma DSB nunca mais tive problemas ( a verdade é que tb evolui muito com a ajuda deste forum)

- quando mudei de casa, meti tudo em dois recipientes de 500 litros e estiveram lá mais de 3 semanas. Não morreu literalmente nada. A ideia que tenho é que pode lá estar o tempo que for preciso, desde que tenha as condições básicas: escumador, circulação, aquecedor, etc

- Não sou nenhum "cromo" na agua salgada nem sequer na minha profissão consigo o ser... tudo o que tenho aprendido é quase com os erros que cometi ao longo dos anos e depois dei um grande salto desde que conheci este forum, daí eu gostar de ajudar as pessoas que me fazem lembrar por onde já passei. O que quero dizer é que no meu caso já comprei 4 escumadores... este é o 4º escumador e este sim é um grande coração acho eu . Mas sempre que comprava o a seguir tb ficava com a ideia... sim este sim... e depois afinal não foi. Posso estar completamente errado mas pq não segues o meu conselho? Já agora, o que tens a perder? Se o teu amigo está a fazer um deve estar a copiar um modelo, o que eu sugeria era perguntavas que modelo base e questiona a malta. Se bem que na minha opinião acho bastante interessante fazer nos aqua salgados tudo DYU, com a excepção do escumador, sabes pq? porque consegue-se comprar bons escumadores usados a um preço mais em conta do que comprar novo ou mandar fazer um.
    E plastico é plastico, mesmo que fique esquecido no fundo do mar leva uma eternidade a estragar. Há sempre pessoas que querem um aqua maior ou mesmo um escumador maior e para ti este o "tal" pode ser o ideal. Pensa nisto com tempo. Mais uma vez o tempo é o pior inimigo do aquariofilista.

Tenha pena estares longe mas certamente deve haver colegas daí que te possam dar uma ajudinha!?

Abraço
    António

Data de Ingresso
    30-03-08

Ola Antonio,

obrigado pelas tuas prontas respostas, quem dera que houvesse mais pessoas como tu prontas a ajudar.... felizmente há bastantes neste forum (que ajudam), mas infelizmente a grande maioria só gosta de ver e comentar fotos...

Quanto aos caranguejos, ja tentei as armadilhas, mas o gajo deve ter um QI elevado e nao entra , sempre que o vejo numa toca la estou eu a montar a armadilha com camarão mas nada, o gajo não entra e desaparece.

Quanto ao escumador estive para comprar um Deltec Ap 701, que penso ser um bom escumador, mas vou experimentar o que o Nuno me esta a fazer, vou arriscar pois confio nas capacidades dele... espero que ele se venha pronunciar e explique melhor o que esta a fazer: sbSourire

Quanto aos conselhos que me tens dado vou segui-los, vou manter o areao e colocar mais algum como dizes. Infelizmente não vou poder estar 3 semanas com tudo no recepiente, pois o aquario esta no meu escritorio e não dá... vai ter de ser feito tudo num fim de semana.

Abraço,

Carlos Sousa

Membro Identificado Avatar de CelsoBastos
    Data de Ingresso
    17-10-07

Boas Carlos.

Lamento que as coisas não tenham corrido como esperavas, o teu aquario estava muito bom mesmo, adorava o layout e a disposição dos corais, enfim, 5 estrelas.

Se vais fazer um restart ao aqua deverá ser para melhor, e acho sinceramente que o vais conseguir, pelo menos sei que determinação não te falta .

Quanto ao equipamento que vais adquirir e como o António te disse e muito bem, deves pedir opniões ao pessoal que tem experiência aqui no forum. Por isso mesmo, deixo-te a minha.

Eu sempre tive um problema sério a nivel de espaço na sump, ou seja, a altura que tenho no móvel é de 55 cm de altura, um erro na elaboração do projecto que num futuro muito próximo espero não volte a fazer, alias alguns companheiros de hobby que se iniciam e me colocam algumas duvidas e opniões, tenho o cuidado de realçar que devem ter sempre uma altura considerável para a sump, visto que os escumadores regra geral possuem sempre 60 ou mais de altura. Já tive um ATI BM250 que foi uma experiência para esquecer, bem como outros modelos, desde H&S F110 e F150 porque eram os unicos que cabiam em altura. Neste momento tenho o meu aquario bem povoado, como tu sabes, e os escumadores eram muito curtos, falei com o Nuno da Custum Reef e ele lá fez um escumador que me cabe na sump e com um funcionamento fantástico, pela minha experiência estou muito satisfeito, bem como o reactor de Fosfatos feito por ele.

Acredita que perdi muito tempo a procura de um escumador que fosse de encontro as minhas necessidade, corri quase todas as marcas que conheço e falei com muita gente e era quase impossível.

Espero que esse restart seja um sucesso, e alguma coisa que necessites estás a vontade.

Abraço
    Abraço
    Celso Bastos
    セルソバストス

Data de Ingresso
    30-03-08

Ola Celso,

eu sei que tu fos-te uma das pessoas que teve uma boa experiencia com o escunador feito pelo Nuno, e ainda bem. Espero vir a ter o mesmo sucesso.

Quanto ao caranguejo ao fim de 3 semanas, parece que fui mais esperto e acabei de o apanhar ....

Vou fazer um post para que me ajudem da identificação...

Abraço,

Carlos Sousa

Data de Ingresso
    30-03-08

Re: Refresh ou começar de novo......Actualização

Boas,

finalmente chegaram o escumador e o rector de fostatos....

agora vamos á montagem.....

Carlos Sousa

Data de Ingresso
    25-05-07

,

isso tem muito bom aspecto coloca isso a trabalhar para ver os resultados do esterco .

Abraço
    António

Data de Ingresso
    30-03-08

Boas,

tambem gostei muito do aspecto, apesar da côr azul ,
    esta muito bonito... quanto ao funcionamento penso que vai ser bom, ja esta a bombar e assim que souber os resultados apresento aqui.

Abraço,

Carlos Sousa

Data de Ingresso
    30-03-08

Re: Refresh ou começar de novo......actualizado

escumador montado e os resultados para já muito satisfatórios....

Tampa dupla

com 24 horas de funcionamento

Abraço,

Carlos Sousa

Informações de Tópico

Utilizadores Navegando neste Tópico

Há 1 Membros navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Começar de novo com 1000L
    Por Rogerio Miguel Gomes no fórum Diário do Meu Aquário
    Respostas: 163
    Último Post: 10-02-10, 12:08
  2. Vou começar de novo
    Por Adolfo Pereira no fórum SETUP´S de Aquarios
    Respostas: 13
    Último Post: 15-09-07, 12:20
  3. Começar de novo...
    Por Gonçalo Rio no fórum Discussão Geral, Técnica e Equipamento
    Respostas: 15